A Floresta Sombria

A Floresta Sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

bardo 13/10/2023minha estante
Acredite, a história vai escalar ainda mais. E concordo o Cixin casa breguice e umas ideias de explodir a cabeça com uma habilidade impressionantes. Fico me perguntando se outros trabalhos dele são tão bons quanto essa trilogia insana, certo que depois dela ele podia até se aposentar pq né?

Renata 14/10/2023minha estante
Essa sua resenha foi FANTÁSTICA!!!! Me deu vontade demais de ler os livros novamente kkkkk.... e concordo com o Bardo... o terceiro livro é sensacional... de pirar a cabeça... ate hj eu paro pra pensar no conceito em q gira o livro e é impressionante... é de uma dimensão q nosso cérebro até tem dificuldade de aceitar... INCRÍVEL

Renata 14/10/2023minha estante
Eu tenho medo de ler qualquer outra coisa dele e me decepcionar kkkkkkkk.... e como nunca vi ninguem falando de outra obra dele lida entao estou no aguardo... essa trilogia já é dificil as pessoas conhecerem....

Juliana-- 14/10/2023minha estante
Belíssima resenha e ainda a TS, uau!

bardo 14/10/2023minha estante
Então Renata, eu fui pesquisar e ele tem mais alguns romances publicados e coletâneas de contos, aparentemente ele é bem prolífico. Infelizmente nada além da trilogia foi trazido para cá, vc só encontra traduções em inglês ou espanhol, pensando nas mais acessíveis para nós brasileiros.

bardo 14/10/2023minha estante
Eu desconfio que a trilogia não seja tão divulgada pq ao contrário de outros autores de SciFi mais "pop" o Cixin é bem árido, ele não tá preocupado em mimar o leitor. Daí vc pega os leitores de livrinhos mais "amigáveis" eles não passam do começo de O Problema dos Três Corpos não chegando a perceber a beleza que tem ali. Algo semelhante acontece com o Ted Chiang, os contos dele são ótimos, mas exigem do leitor. Mesmo o que foi filmado e virou o filme A Chegada está longe de ser amigável, tanto que o filme nem esbarra no melhor do conto.

Renata 14/10/2023minha estante
O q a gente vê quando lê a resenha de outras pessoas é q muitos se incomodam com a física e matemática q estão no livro... querem ler ficção científica "fácil"... a obra prima de Cixin é para poucos...

Brujo 14/10/2023minha estante
Rogério, Juliana e Renata, obrigado pelas palavras e pela discussão sobre essa obra fantástica!!!!!

Brujo 14/10/2023minha estante
Eu também vou querer ler qualquer coisa do Cixin que sair por aqui, com toda certeza!!

E, para as pessoas que reclamam das partes técnicas, precisam se informar mais sobre o estilo daquilo que pegam pra ler. Você está com um livro de Hard Sci-fi e está reclamando de termos técnicos ? Brincadeira, né ... ??

bardo 14/10/2023minha estante
Então, eu até entendo que alguns prefiram textos mais leves, nenhum problema com isso, mas daí a criticar livros por serem complexos como eu vejo as vezes por aqui,não dá. Daí vc vai na estante da pessoa e percebe que o problema não é o livro e sim a falta de bagagem para compreendê-lo e a humildade de entender isso e buscar material de apoio.

Brujo 14/10/2023minha estante
Concordo que não tem problema não gostar de livros densos, mas foi o que eu falei, não faz sentido. É como se eu pegasse um livro de romance e reclamasse de sentimentalismo na história...

Brujo 14/10/2023minha estante
Mas, apesar do medo, acho que a série da Netflix vai aumentar significativamente a popularidade do Cixin, talvez isso aumente a quantidade de obras dele lançadas por aqui !

bardo 14/10/2023minha estante
Concordo, mas o que percebo é que as pessoas as vezes leem pela sinopse ou pelo hype, é um ou outro que vai fazer uma pesquisa mínima sobre o autor ou tentar ver uma resenha para ver se é aquilo mesmo que está procurando. E acontece não só com SciFi, o que já vi de gente detonando livro clássico (realmente bom) simplesmente pq foi ler por modinha e não estava preparado. É complicado...

bardo 14/10/2023minha estante
Sim, também estou contando com isso. foi mais ou menos o que fez publicarem o História de Sua Vida e outros Contos do Ted Chiang por aqui, o hype do filme incentivou e nem acho esse o melhor conto.

Brujo 14/10/2023minha estante
Bom ponto de vista, Rogério, acontece mesmo de lerem pelo hype. Mas gosto de pensar que parte dessa galera que lê algo pela moda acaba entendendo a proposta e virando fã.

Sobre Ted Chiang, nunca li nada. Ele só tem livro de contos ?

bardo 14/10/2023minha estante
Até onde eu sei sim, a Aleph publicou aqui duas coletâneas de contos dele o A História de Sua Vida e Outros Contos e o Expiração. Sou suspeito pq gosto demais do autor, o Ted tem uma pegada de misturar filosofia, SciFi e mesmo religião muito interessante.

bardo 14/10/2023minha estante
O conto O Inferno é a Ausência de Deus contido no A História de Sua Vida foi um dos contos mais curiosos e inesperados que já li.

Brujo 14/10/2023minha estante
Vou colocar A História da sua Vida na minha lista de desejos, Rogério. Valeu pela dica !

bardo 14/10/2023minha estante
Acredito que vá gostar, ele é bem fácil de encontrar nessas bancas de shopping e estações de metrô. E se não fizer questão do físico, versões genéricas são ainda mais fáceis de achar ;-)

Renata 14/10/2023minha estante
Eu estou rezando pra netflix adaptar a essência da trilogia... deixar a gente enlouquecido e colocando sim toda a física contida no livro... pq sem isso não vai dar pra entender várias coisas e muito dos diálogos entre os personagens.... esperando ansiosamente.

Henrique Sanches 15/10/2023minha estante
Baita resenha, hein? Parabéns pela leitura...

Cleber 15/10/2023minha estante
Que resenha incrível! Estou louco para ler os livros antes que de sair a série na Netflix.

Lucs 15/10/2023minha estante
Esse pra mim foi o mais fraco, se gostou desse prepare seu cérebro pra sair da caixinha no livro final.

Brujo 15/10/2023minha estante
Henrique, Cleber e Lucas: obrigado pelos comentários!! ??

Lucas, pra mim esse segundo foi bem melhor que o primeiro, e olha que acho O Problema dos Três Corpos maravilhoso!!!

bardo 15/10/2023minha estante
Para mim essa trilogia é uma escalada rumo a quase perfeição, rs. E bem eu acho que é consenso que o terceiro é um dos livros mais fodas escritos no gênero atualmente ?

Renata 15/10/2023minha estante
Verdade... o 3° é esplêndido

Fred 16/10/2023minha estante
Olha só... Peguei o primeiro livro por causa das suas resenhas. Não me decepcione ?

Renata 16/10/2023minha estante
FRED....vai com fé.... é incrível

Fred 18/10/2023minha estante
Valeu Renata. Vou tentar encaixa-lo no mês de novembro ?

Max 27/12/2023

Espetacular...
Ao término deste segundo volume da trilogia de Cixin Liu, trilhado com grande esforço, é uma história densa, singular, e acredito, seja dirigida somente aos mais experientes e bravos leitores de Sci-Fi, não é um livro qualquer, tombam muitos pelo caminho.
Estando agora no topo da montanha gigantesca que subi, a vista daqui, do alto, da história que li é única, e com a resiliência adquirida na subida, lembro que é só a metade do caminho, ainda há a descida, a outra metade, o terceiro e último volume de quase 1.000 páginas!
Não há tempo a perder, sigamos!
Espetacular obra de Sci-Fi!
Super recomendo!
João 27/12/2023minha estante
Estou escalando essa montanha, amigo rsrs

Max 27/12/2023minha estante
Mantenha-se firme, João, o livro é isso tudo mesmo!

Max 27/12/2023minha estante
Como aprendemos em Beagá, esse livro é como um queijo, vai-se comendo pelas beiradas! ??

Débora 28/12/2023minha estante
Opa! Já quero!!!

Mandy 16/04/2024

A floresta sombria
Esse volume foi um pouco mais denso que o primeiro. A questão é que é muuita informação técnica e científica, o que ao mesmo tempo enriquece a trama pois dá embasamento para o que é dito. Isso me deixou dividida porque é muito confuso e curioso ao mesmo tempo.
Tiveram partes que eu realmente não entendi nadinha, que meu cérebro deu nó kkkkkkkk
Leticia.Moraes 16/04/2024minha estante
Caraca, lembro desses dias que vc começou o livro 1!!! Vc lê muito rápido! ?

Mandy 17/04/2024minha estante
É pra aproveitar a skin leitora! kkkkkk tem vezes passo 2 semanas pra ler 30 páginas ?

L1nk 20/08/2020

Fome.
Cheguei até esse livro após descobrir que ele é a continuação do melhor livro de ficção que li até o momento. Cheguei cheio de fome!
Mas enquanto eu "comia" não ia me sentindo satisfeito... É um ótimo livro, mas se perde na dinâmica que havia no primeiro. Me parece que o escritor tentou dar um novo ar na forma de relatar/mostrar as coisas que não me agradou muito. Me pareceu mais pedante e chato em alguns momentos. Adjetivos estes que jamais imaginaria dar ao primeiro titulo da trilogia. Mas, mesmo assim, vale a leitura!
Paulote 17/09/2020minha estante
Meu amigo, sua resenha é exatamente o que eu penso sobre A Floresta Sombria. E mais, mme parece que o autor, influenciado ou querendo homenagear a indefectível trilogia Fundação, do genial Isaac Asimov, se perdeu, inventou essa coisa estranha de Barreiras. Além disso, já estou na metade da trilogia, metade do segundo livro, mas até o momento não tenho uma descrição satisfatória de como são, fisicamente, os trissolarianos. A propósito, trissolarianos é péssimo nome para os habitantes de outro planeta....
Mas continuo lendo, apenas por uma razão: os produtores de Game of Thrones já fecharam contrato com Cixin Liu para filmar sério com base na trilogia, que deverá ser exibida na HBO.

Aleph.Campos 07/02/2022minha estante
Hah, tive a mesma percepção. O primeiro é um dos melhores livros de ficção que já li. Fui para esse esperando algo próximo e não chega nem perto. Duvido muito que eu vá ler o terceiro tão cedo.

Nicole 26/01/2024

LEIA ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS
Sensacional!! A escrita é tão fidedigna que você sente como se estivesse realmente acontecendo e começa a questionar toda a sua vida. O livro me causou uma ansiedade absurda e o final MEU DEUS!!!!!!!! QUE FINAL QUE PLOT TWIST SENHORAS E SENHORES

Não tenho a menor dúvida de que essa trilogia vai se tornar um clássico da ficção científica senão um dos melhores livros do gênero já escritos.
Brujo 26/01/2024minha estante
????

Campos 01/04/2023

Gostei muito
O livro tem seus momentos arrastados, mas a trama que vai se desenvolvendo especialmente o enredo das Barreiras para mim foi brilhante. Não desistam pelo primeiro livro que é mais arrastado, esse vale a pena
Wagner47 01/04/2023minha estante
Eu já tinha amado o primeiro livro, mas esse ainda foi além. O lance das barreiras é algo que só vai "desmotivando" o leitor, mas no final era apenas um exercício de confiança ?. Acabou sendo um grande destaque.
E olha que para mim o terceiro livro aínda foi superior aos anteriores. É de girar a cabeça e com um encerramento excelente.

FaruSantos 19/01/2018

A Floresta Sombria me conquistou com sua ficção científica focada principalmente em como a humanidade reagiria a uma invasão de uma espécie tecnologicamente superior. É uma obra que explora várias questões da mente humana, principalmente quando há a possibilidade de aniquilação. Tem alguns problemas de ritmo, porém isso não atrapalhou minha experiência. Para mim, o mais impressionante no livro foi a abordagem diferenciada da ficção científica. Sim, há tecnologia, alienígenas e cenas de ação no espaço na trama, porém o mais impactante é a reflexão geral sobre tudo isso no contexto do universo e da humanidade. Fiquei extremamente perplexo em vários momentos, principalmente com a explicação do termo “floresta sombria” — é algo lógico, perturbador e muito bem pensado. Já estou muito ansioso para saber como a trilogia termina, afinal a conclusão desse livro praticamente não deixa pontas soltas.

site: https://faru.wordpress.com/2018/01/19/resenha-floresta-sombria-cixin-liu/

Ryllder 23/01/2018

Excelente
Conseguiu superar o primeiro livro da trilogia. Melhorou muito o desenvolvimento dos personagens, sem deixar de lado as ótimas teorias científicas. E de quebra deu uma resposta para o Paradoxo de Fermi.Excelente.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 16/08/2018

Sugestão de Leitura
"Floresta Sombria" é o segundo volume da trilogia "Remembrance of Earth's Past". Caso você queira ler sobre o primeiro livro, "O Problema dos Três Corpos", acesse este post. Além disso, a trilogia se enquadra no gênero hard sci-fi, ou seja, é uma obra com foco na veracidade das informações científicas e suas hipóteses, tendo uma maior consistência e um maior embasamento do que as obras soft sci-fi. Se você se interessa pelo assunto, recomendo navegar por este link: Os 13+ Tipos de Ficção-Científica.

Publicado em 2008, "Floresta Sombria" prossegue com a premissa básica de que toda civilização está predestinada a um ciclo de começo-meio-fim e, desta forma, a Humanidade se aproxima de seu inevitável fim. No prólogo do livro, somos apresentados a Luo Ji, que virá a ser o maior protagonista da estória. Ele conhece Ye Wenjie, a protagonista do livro anterior, que lhe dá dicas de como realizar um estudo adequado das civilizações, sejam elas terrestres ou extraterrestres, pois todas as civilizações do Universo estão sujeitas às mesmas leis - e esta é a segunda premissa da obra.

No final do primeiro volume da trilogia, o leitor se depara com o conceito dos sófons. Os sófons são pequenas partículas de Inteligência Artifical alienígena que vigiam tudo o que a Humanidade faz e, por isso, descobrem todas as evoluções tecnológicas e todos os planos para impedir que Trissolaris invada a Terra. Os sófons também permitem comunicação entre os trissolarianos e alguns seres humanos, mas ambos não conseguem entender as nuances e os comportamentos uns dos outros, o que resulta em frustração e falta de entendimento. Assim, a data da invasão da Terra se aproxima e ninguém sabe como impedir o fim da Humanidade.

Diante deste obstáculos, criam-se as Barreiras. As Barreiras são quatro pessoas escolhidas para bolarem um plano de salvação da Humanidade. Porém, elas não podem compartilhar seus objetivos ou estratégias, pois os sófons ficariam sabendo. As Barreiras precisam dissimular, mentir, enganar e fingir para desviar a atenção dos trissolarianos e, ainda assim, conseguirem executar seus planos. Luo Ji é eleito uma Barreira e sua falta de capacitação é visível, afinal, as outras três Barreiras são militares, engenheiros e neurocientistas, enquanto Luo Ji é uma pessoa comum. Como ponto negativo, foi um pouco óbvio que todas as Barreiras iriam falhar, deixando Luo Ji como "última esperança da Terra".

Depois, um longo período de tempo passa - 200 anos - e vemos uma especulação de como seria a Terra no futuro. Esta foi a parte mais legal do livro, na minha opinião, pois Cixin Liu explora quais teriam sido as guerras destes 200 anos, quais mudanças tecnológicas teríamos (ou não), como a política e a geografia da Terra estaria reorganizada, entre outros aspectos. Para mim, o livro podia ter ido direto para esta parte, pulando a plot das Barreiras.

Senti falta de representatividade neste volume. No primeiro livro da trilogia, tínhamos a astrofísica Ye Wenjie como uma ótima personagem feminina. Aqui, só temos personagens masculinos como relevantes para a trama e são todos, mais ou menos, iguais. Isso é uma coisa que não canso de me desanimar em obras de ficção-científica, ainda mais hoje em dia. Temos o ótimo exemplo de "Aniquilação" de Jeff VanderMeer que, espero, comece a mudar este panorama chato, monótono e meio machista.

Um dos pontos importantes que o livro traz à tona é a questão da dificuldade de comunicação, seja entre pessoas num relacionamento, entre povos de uma mesma civilização ou entre civilizações completamente distintas. De forma geral, Cixin Liu mostra que grande parte dos desafios enfrentados pela Humanidade são derivadas destas dificuldades de comunicação que, uma vez solucionadas, permitem que os conflitos sejam resolvidos de forma favorável para todos.

Uma das coisas que gosto na escrita de Cixin Liu é que ele inclui emoções e sentimentos na ficção-científica, que costuma ser um gênero sem lirismos ou, como costumo dizer, seco e objetivo. Cixin Liu traz uma subplot de amor bonita (embora um tantinho misógina, mas vou deixar passar esta problematização) e, mesmo a Humanidade estando prestes a ser exterminada, terminamos o livro com uma sensação de esperança e de paz. Embora o enredo tenha ficado um pouco bagunçado por causa das Barreiras, de forma geral, é uma ótima ponte para o final da trilogia, que estou muito ansiosa para ler.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com/2018/08/sugestao-de-leitura-floresta-sombria-de.html

Lili 02/05/2024

A história continua
Achei este segundo livro bem inferior ao primeiro, uma leitura menos interessante e mais morosa. Entretanto os acontecimentos finais dão força para lermos o terceiro livro e concluirmos a saga.

Nath Mel 18/02/2020

Criativo e grandioso
Esse é o segundo livro da trilogia O problema dos três corpos. Ele explora a persistência dos personagens na busca de alternativas para salvar sua espécie. Fiquei presa nas entrelinhas do enredo, e tive vários momentos de reflexão sobre as relações humanas e a presença de vida no espaço. O autor explora lindamente a sociologia cósmica, como ele define, levando a várias reflexões. É realmente incrível ver todos os singelos acontecimentos que surgiram no primeiro livro culminar nesse final surpreendente. Apesar da leitura ser longa e muito detalhada (sobre física e tecnologia) vale a pena entrar no mundo do Cixin Liu. É o livro lido que mais explorou com profundidade, o mundo da ficção científica.

Talmo 12/03/2020

Incrível
Nossa! O primeiro livro foi no mínimo maçante a leitura, mas esse superou as espectativas. O enredo se desenrolou tão lindamente que me deixou sem fôlego. Só lendo e gostando desse estilo para entender. Espero o próximo ser ainda melhor.

Alessandro 14/04/2020

História muito bem feita com um final top!
Segundo livro da trilogia mas um pouco diferente do primeiro, com uma história mais encorpada, com personagens mais cativantes, muitas reviravoltas e uma ficção cientifica inteligente e intrigante!!! História muito bem feita com um final top! Muito melhor do que O problema dos três corpos... na minha opinião...