Excalibur

Excalibur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Edson Camara 27/04/2021

CONCLUSÃO DA SAGA DE ARTUR, QUE NUNCA FOI REI
As primeiras páginas são uma recapitulação dos dois livros anteriores. Após se situar na história encontramos Derfel e Merlin conversando sobre o futuro da Britânia.

Levou 60 páginas para a primeira luta, mas valeu a pena, Derfel havia chegado à corte de Aelle, o rei saxão e foi desafiado por Cedric, o outro rei saxão, que lhe destinou seu campeão para tirar a vida de Derfel. Nas próximas 4 páginas, Cornwell oferece o petisco no qual ele é melhor, descrição de lutas e batalhas. A luta entre Derfel e o campeão do rei lhe cansa, porque é incessante, você sente o cheiro, o calor, e a energia dos combatentes, ouve as espadas se encontrarem, até a estocada fatal no final. Mas desta vez, não houve sangue.

E assim o livro vai seguindo, cheio de altos e baixos, com muitas armações, traições e politicagens, demorei para ler todo.

Cornwell deixa o enredo em fogo brando por dezenas e dezenas de páginas e de repente irrompe em ações e eventos que lhe deixam amarrados.
As últimas páginas revelam com muita adrenalina como Derfel perdeu a mão esquerda e se tornou cristão.

E o último capítulo, este paga o livro todo, este é confusão alucinante, o calor da batalha, os gritos, o cheiro de sangue, suor e cansaço. A descrição explícita das lutas e dos ferimentos te faz grudar os olhos e devorar as palavras.

No último parágrafo, da última página ficamos sabendo do destino da Excalibur, de Artur e Guinevere.

De bônus, Cornwell nos fornece um epilogo onde explica a lenda de Artur e porque ninguém sabe se ele existiu ou não. Mas, ao menos aqui neste livro, Artur nunca foi rei.

Wania Cris 21/04/2021

Que hino!
É um sacrilégio tentar resenhar essa obra, mas, vamos tentar...

Vim de Inimigo de Deus completamente devastada, receosa de iniciar Excalibur e não encontrar a mesma qualidade narrativa ou, pior ainda, encontrar meus receios ali escritos... olha que encontrei as duas coisas.

No último livro da trilogia temos um Artur completamente mudado à vista dos acontecimentos do segundo livro e assim segue por boa parte da leitura, me fazendo acreditar que Bernard havia perdido a mão e não saberia concluir a trilogia com a mesma maestria com que havia escrito o primeiro e, muito mais, o magnífico segundo livro. Obviamente eu estava enganada...

Bernard não apenas entrega um livro magnífico como leva com ele meu coração, meu amor, meu reconhecimento, minha armadura, espada e lança... que hino!

Cada livro da trilogia é grandioso por motivos próprios e mesmo achando que Inimigo de Deus é o ápice da série, cada livro tem o seu valor e como é alto.

Algumas pontas restam soltas ao final da trilogia, mas, recebi muito mais do que eu merecia... Bernardão, eu te amo!

Carol 21/04/2021

Uma triste, mas linda conclusão!
Cornwell nunca decepciona! Que final triste, mas muito, muito bonito...

Com certeza ler a trilogia foi uma experiência literária das mais incríveis que já tive. A sagacidade com que o autor consegue misturar magia com realidade é sensacional, tanto que nos faz realmente querer acreditar que essa é a verdadeira história por trás de todo o mistério da existência (ou não) do Artur.

Excalibur encerra a trilogia com maestria, é um daqueles livros que assim que o fechamos, já deixa aquela saudade dos personagens. Uma trilogia de tirar o fôlego, que apesar das cenas de batalhas bastante realistas, nos apresenta um mundo ficcional grandioso, com uma carga enorme de sofrimento e tristezas, mas também de amizades e amores verdadeiros.

Nat 14/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O título do livro já indica o que há de mais importante nesse livro: o destino da tão famosa espada sagrada. Além disso, a história agora narra a volta dos saxões. Artur tem muitos inimigos! O ápice de tudo é a batalha de Mynydd Baddon, entre poucos britânicos sobreviventes e muitos saxões. Também temos a loucura de Merlin e Minue, e o fim de Derfel. Não sei se é porque a história é contada sob o seu ponto de vista, mas o vejo como o grande guerreiro dessa saga. Livros muito bem escritos, seguindo a História real na medida do possível. Gostei de ter lido!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Tony 13/04/2021

A lenda vive
Mais uma vez Cornwell aviva nossa imaginação com uma história fantástica, baseada em pouquíssimos achados históricos.
Batalhas incríveis, pesadas, sujas e que sempre tem um senso de urgência incrível para a sobrevivência dos personagens.
Magnífico mais uma vez!

Lucas1429 12/04/2021

Chaotic evil
Bernard Cornwell fecha a trilogia de forma sensacional e completamente emocionante. Com toques de caos e violência.
Sentirei muita falta de todos os personagens dessa história maravilhosa. Uma das melhores experiências literárias da minha vida.

Machado 12/04/2021

Excalibur
Definitivamente a melhor obra sobre o Lendário Rei Artur. A vida, as batalhas, vitórias e derrotas aqui narradas, são de uma riqueza de detalhes, e a cada capítulo você fica mais imerso nesse mundo. Até então, a melhor obra de romance histórico que já li. Leiam, realmente recomendo muito.

"Artur, nosso Rei de Outrora e do Futuro"

Bruna Peixoto 12/04/2021

Muito empolgante, difícil parar de ler. A única parte ruim é que infelizmente uma hora chega ao fim.

Daaan 11/04/2021

As Últimas Batalhas de Artur
Terceiro livro da trilogia, "Excalibur" é o fim do relato de Derfel Cadarn acerca de Artur.

Assim como nos livros anteriores, aqui há batalhas, traições, mistérios, tragédias e momentos de alegria. A história é mais focada que no segundo livro, "O Inimigo de Deus" (na minha opinião o melhor dos três).

A mágica de Bernard Cornwell é escrever essas histórias com contexto histórico real e te fazer imaginar que tudo realmente aconteceu daquela forma. Em outras histórias, como a trilogia da busca do Graal e o livro Azincourt, as fontes históricas são maiores e mais confiáveis, de forma que é muito fácil acreditar na visão do autor, por mais que ele diga não ser historiador e admita as mudanças que faz em relação a verdadeira História. Nesse caso, As Crônicas de Artur se passam no século V, e há muito mistério acerca de Artur. É discutido se essa figura existiu mesmo ou se é apenas um personagem inventado na idade média.
Eu desejo de verdade que ele tenha existido, junto a todos os personagens incríveis dessa trilogia. Se eu tivesse uma máquina do tempo e pudesse viajar para o passado e para qualquer lugar do planeta, iria para a Britânia do século V acabar o mistério.

O final pode ser emocionante para aqueles que se apegaram aos personagens. Uma frase na última página do livro quase me fez chorar ?
Ainda sobre o final, há algumas coisas que ficaram em aberto, e que eu gostaria muito de saber qual foi o desfecho. Mas, como a narrativa de Derfil visa relatar sua vida servindo a Artur, o fim é digno.

Uma leitura obrigatória para todos que gostam de histórias medievais. ?

Renan.Leao 09/04/2021

Não sei qual melhor da trilogia
Senti que esse foi o livro da trilogia com maiores descrições de batalhas, e os melhores combates e um final de explodir as cabeças. fiquei bastante tempo refletindo aquele final.

Velho Vesgo 09/04/2021

Genial
Nunca li uma fantasia histórica tão bem elaborada como essa trilogia Arthuriana. O que você conhecia sobre Arthur vai ser transformada em uma história contata sobre outro ponto de vista.

Neto.Menezes 03/04/2021

O fim da jornada...
Bernard Cornwell finaliza de forma gratificante a trilogia dAs Crônicas de Arthur! Excalibur é um excelente livro, entrega o que esperamos e conta uma história sobre Arthur bem diferente da que estamos acostumados a ver, principalmente nos filmes.
O livro é separado em partes (como os outros dois), mas aqui cada parte é destinada a resolver uma ponta solta... A guerra contra os Saxões, Merlin e Nimue, Mordred e Arthur e Derfel.
Todas as cenas de lutas são bem escritas e você fica tenso ao acompanhar as paredes de escudos sem saber quem vai sobreviver ao final da batalha. E Cornwell é magistral construindo a tensão da guerra, ninguém está a salvo e você teme pela vida de todos os lanceiros.
Os desfechos que menos gostei foram os de Lancelot e Merlin, enquanto que os de Arthur e Derfel foram construídos ao longo dos três livros de forma justa e coesa, e quando finalizei a leitura me senti satisfeito com a jornada deles!
A trilogia me deixou com vontade de ler mais obras de Bernard Cornwell, pois são narrativas ágeis que prendem o leitor e com roteiros sem previsões fácies. Tentar adivinhar o que ou como vai acontecer é um exercício que eu não recomendo. Recomendo a leitura da trilogia e a embarcar nessa história de Arthur, contada por Derfel, um excelente co-protagonista!
Sem mais: 5 estrelas e favorito.

Rodes Lima 31/03/2021

Muita ação!
Essa conclusão foi muito bem contada, o autor conduz bem a narrativa acelerando a estória quando precisa, e sendo detalhista na medida certa quando requer mais atenção. E este livro apresenta mais ação do que o primeiro livro da saga (o qual é muito bom tb), tem ritmo frenético. Gostei de ter voltado a ler e fechar a trilogia mesmo depois de achar que o segundo livro deu uma enrolada na estória.
Espero gostar de "As crônicas saxônicas", que tb é do cornwell.