Excalibur

Excalibur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Biel 31/03/2021

Conclusão épica
Excalibur foi um livro com um ritmo bem diferente dos anteriores, pois vc já sentia o passar dos anos nas atitudes dos personagens e até msm na forma que eram conduzidas as guerras! Bernard Conwel foi genial nesse aspecto, pois ele conseguiu transmitir pra nós, toda essa evolução de cada um dos personagens.

Achei uma leitura bem emocionante e com um grande tom de despedida, talvez por isso eu achei que foi o livro mais arrastado dos 3. Porém isso não é um demérito, pq esse volume encerra a saga de maneira muito satisfatória e bem emocionante!!

Indico demais essa série para todo mundo ler, ainda mais que foi aqui que me deparei com o meu personagem favorito de todas história que eu já li, Merlim é simplesmente fenomenal!! Sem defeitos nenhum, mesmo que você não goste da história, conhecer esse Merlin do Bernard Conwel já vale muuuito a pena.

Kevin 23/03/2021

Um excelente final para a trilogia!
Bernard Cornwell fecha a trilogia de Arthur com chave de ouro. As batalhas de Mynydd Baddon e Camlann são ouro puro!

Otávio - @vendavaldelivros 22/03/2021

“Quando um homem morre em batalha vai para um lar abençoado no céu. Mas para chegar a esse grande salão de festas ele precisa morrer de pé, com a espada na mão e os ferimentos na frente.”

Bernard Cornwell tem o dom para deixar leitores órfãos de seus personagens. Excalibur dá fim a um ciclo perfeitamente construído e ambientado, e nos deixa órfãos de personagens tão bem construídos que nos levam a ter um pouco de fé de que talvez, em algum momento da história, existiu um homem na Britânia que se chamava Artur e, mesmo não querendo reinar, era rei.

Se você ama história, a trilogia das Crônicas de Artur é um prato cheio para uma experiência de leitura espetacular. Cornwell consegue transformar a Britânia do século V, com suas chuvas e paisagens pouco atraentes, em lugares incríveis e perfeitamente visíveis. Sua capacidade narrativa se estende também para uma rica criação de personagens cativantes, com personalidades destacáveis e que fogem do senso comum.

No terceiro livro, as Crônicas de Artur são encerradas com tudo de melhor que o Cornwell consegue entregar. Batalhas memoráveis, reviravoltas, sangue, morte, crítica as instituições religiosas da época e, claro, como não poderia deixar de ser em uma obra que se propõe a retratar Artur, Merlin e Guinevere, um tempero de magia. Uma magia “humana”, que flerta muito mais com a realidade que com a fantasia e surpreende vindo de um autor conhecido também pelo ateísmo.

É com respeito e humanidade que essa obra é construída. Da humanização de Artur até os relatos históricos precisos que seriam possíveis de serem retratados, Excalibur finaliza uma saga que se completa, que tem poucas falhas e que deixa, em especial, um grande sentimento de saudade. De Derfel, o narrador “autor”, de Merlin, Artur, Galahad e Guinevere (sem esquecer do o incrível Aelle que conseguiu ser um dos meus favoritos em pouco tempo). Uma saudade que vive nas paredes de escudos e em um mítico e sempre aguardado Artur, Rei sobre todos os reis.

site: https://www.instagram.com/p/CMvSSvxj_vU/?utm_source=ig_web_copy_link

Mari 21/03/2021

"Artur provavelmente não foi rei, pode não ter vivido, mas apesar de todos os eforços dos historiadores em negar sua existência, para milhões de pessoas em todo o mundo ele ainda é aquilo que um copista no século XIV chamou de Arturus Rex Quondam, Rexque Futurus: Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro".

A leitura da trilogia me tomou por volta de 15 dias, prazeirosamente passados na companhia de Artur e Derfel, Nimue e Merlin, Guinevere e Ceinwyn, entre torcida e indignação no decorrer do enredo, e sobretudo, admiração pela escrita de Bernard Cornwell. Historiador e imaginativo, Cornwell lança as bases de seu romance sobre os fragmentos históricos disponíveis acerca do perído por volta do ano 500, e tenta ligar pontas incertas com o melhor tecido da imaginação. Ao final, ainda que fique bem claro que muito pouco possa corresponder ao que realmente aconteceu, ao menos os sonhos de um povo parecem agradecer, muito bem alimentados pela fantasia de um apaixonado pelo passado.

Um dos aspectos mais interessantes da trilogia é o conflito entre as crenças pagãs e o cristianismo, que acabam se tornando personagens fundamentais de toda a trama política. Outra questionamento - não tão explorado, mas muitas vezes sugerido - diz respeito à "bondade" ou "maldade" do ser humano. A trajetória de cada personagem, seus infortúnios, tudo entra na composição, de forma a ser dolorido reconhecer, num dado momento, que aquele por quem torcemos num determinado momento, vai ser o mesmo que desejamos que pereça.

Especificamente sobre Excalibur, encerra na medida certa as aventuras dos heróis (e vilões) que acompanhamos desde praticamente a infância. Sobra tensão, confesso que galopei pela leitura de certos trechos, no afã de saber o que iria acontecer, no que ia dar determinada empreitada, a quem a sorte iria abençoar. O defecho veio bem acertado, sem a extravagância de um final feliz inverossímel, bastante coerente com a saga dos personagens.

Mais do que recomendada a leitura! Encerro com mais um trechinho do livro (que rende muitas partes sublinhadas):

"Quando um homem promete alguma coisa para sempre, está jogando com a verdade. Nada é para sempre, garoto, nada."

Everton Vidal 21/03/2021

Começa onde o segundo volume (O Inimigo de Deus) termina, com Merlim e os objetos sagrados, sem um salto de tempo importante, como ocorreu entre o primeiro e o segundo tomo. O ponto mais alto é o retrato da Batalha de Camlann, brutal e fascinante, descrito com riqueza de detalhes, uma das melhores cenas de batalhas medievais que já li. O livro encerra a série de forma magistral, com a presença da mítica ilha de Avalon, em uma versão mais realista ou possível, embora nem todos os heróis cheguem a ela.

Pedro.Yamashiro 14/03/2021

Final Perfeito!
Melhor versão das lendas Arthurianas que já lí magnífico. Personagens e lugares inesquecíveis, uma das melhores sagas atualmente.

Denise 14/03/2021

O destino é inexorável
Excalibur, o último da série de Bernad Cornwell sobre as Crônicas de Artur, se mostra bastante satisfatório! Nos remete a várias emoções: alegria, tristeza, medo...estava constantemente tensa, torcendo pelos britânicos, especialmente pelo exército de Artur. O personagem Derfel é super cativante, acredito que a história é sobretudo acerca do amor e amizade. Além de tantas lições maravilhosas, ainda aprendi mais sobre lendas e crenças dos povos de lá. Uma super leitura.

Alda 12/03/2021

Excalibu!!
Os feitos guerreiros e heroícos de Artur, são em Excalibu, sublimes, cheios de magia e encantadores. Uma leitura empolgante que desperta no leitor um encantamento tal que o faz ver a literatura do gênero de forma mais atenta e apaixonada. Umas das melhores leitura sobre o tema que já fiz.

Bruno Passuello 12/03/2021

Arturus Rex Quondam, Rexque Futurus!
Esse livro com certeza foi um dos melhores que já lida na vida não por conta da história ser uma obra de arte e sim pelas emoções que ele me proporcionou. Depois das leituras de ''O Rei do Inverno'' e ''O Inimigo de Deus'' os quais me deixaram extremamente presos na trama e como ela foi crescendo desde o primeiro capítulo. Porém em ''Excalibur'' a trama começa a terminar e o livro do inicio ao fim foi uma montanha-russa basicamente em termos Cornwellianos marcha pré-combate, momentos pré-massacre e parede de escudos, pós-batalha e tudo se repetindo, eu fiquei por vários momentos sem ar tentando acompanhar tudo que estava acontecendo e pela riqueza dos detalhes me sentindo como um drone sobrevoando os acontecimentos, Cornwell não pensou duas vezes em matar personagens importantes que realmente eu me conectei absurdamente, a vitória e ascenção dos renegados nos momentos mais importantes da história devo dizer que fiquei muito mais ligado ao Derfel do que o próprio Arthur. Devo dizer que a morte de um dos maiores filhas da puta do livro foi muito tranquila para o que faria com ele e uma das protagonistas da história teve o seu papel invertido no último livro, a insanidade tomou conta dela pelo poder que poderia ter, nas últimas páginas as lagrimas escorreram pelo meu rosto devido aos acontecimentos únicos que se desenvolveram, as palavras lealdade, confiança e amor ao próximo tiveram outro significado pra mim depois desse livro. Acredito que essa seja a formula do sucesso de Cornwell que por mim ele pode e deve usar sempre em todos os seus livros. Fico triste de terminar essa saga e tenho esperança dessa trilogia ir para as telas de televisão, e não sei se irei ler qualquer outra coisa relacionada a Arthur por conta dessa obra-prima de Bernard Cornwell. O DESTINO É INEXORÁVEL

Inácio 10/03/2021

Não seja absurdo, Derfel!
Livro sensacional! Desfecho eletrizante! Ficarei com saudade do personagem Derfel! Cornwell é excepcional!

Leo Vieira 08/03/2021

A última batalha de Artur e o difícil adeus.
Esta foi uma leitura que conforme me aproximava do final, eu ficava mais triste. Ao mesmo tempo não conseguia parar a leitura.

A história do Artur narrada pelo Derfel, nos leva a mais épica das histórias relacionadas às lendas Arturianas. Bernard Cornwell, assim como os livros antecessores, tentam narrar a história mais próxima do real do icônico herói da Britânia.

A última parte da trilogia é o desfecho perfeito para uma história que desde seus primeiros capítulos segue uma linha crescente de qualidade, e termina no momento exato, como tinha que ser.

São tantos momentos, batalhas, reviravoltas, intrigas de tirar o fôlego, ao mesmo tempo de uma incrível história de amor, que tornam essa história tão envolvente como é.

Não tem muito o que falar sem dar spoilers, apenas que As Crônicas de Artur é a melhor história de ficção histórica que já li, com toda certeza vou voltar a essa história num futuro pois, logo que acabei já estava saudades do meu já amigo Derfel.
J. B. 03/03/2023minha estante
Excelente review, vou iniciar essa Saga.

Vitor.Palotti 04/03/2021

Que história maravilha!
Bernard Cornwell conta a história de artur de uma forma fantástica. Contava pelo seu melhor amigo Derfel, um de seus mais leias guerreiros. Ótimos personagens, narrativa que te prende de uma forma q vc não consegue parar de ler. simplesmente maravilhoso!

Murilo sibim 04/03/2021

Pra finalizar a saga com chave de ouro, como sempre Bernard Cornwell com sua escrita fluída, envolvente e muito imersiva, dizemos adeus a alguns persongens marcantes porém ao mesmo tempo ficamos felizes pelo destino de outros, para quem ainda não leu essa saga fica a recomendação, simplesmente incrível!

Bruna Lima 28/02/2021

O final de uma trilogia simplesmente incrível, prepare-se para muitas emoções!

Neste volume as batalhas são simplesmente emocionantes, a cada sequência de luta é possível verificar o quanto o autor é o mestre do gênero, descrevendo algo visceral, vívido e épico!

Muitos personagens se tornam gigantes e mostram um potencial incrível, dando a trama reviravoltas sensacionais, inclusive, a cada morte e golpe o leitor sente profundamente e lamenta, pois aqui se percebe o quanto somos conduzidos para suas histórias.

Cornwell é um mestre da escrita, e trouxe às Crônicas de Artur um toque único.

Definitivamente uma das melhores versões da lenda de Artur!