Moça Com Brinco de Pérola

Resenhas - Moça Com Brinco de Pérola

1 | 2 | 3 | 4

Luciene 08/08/2010

Fascinante!
De uma narrativa brilhante! Prende o leitor desde o início. Acompanhar o crescimento, o amadurecimente da jovem é comovedor. Um mergulho no dia a dia da jovem, da diferença entre o seu lar e o lar do pintor. "Ouvir" os seus pensamentos, perceber o colorido das tintas, novas descobertas, novos sentimentos... um mergulho na alma sensível da jovem que desperta para nova realidade. Já li e reli várias vezes e lerei de novo! Vale a pena!

- Ester Almeida 19/07/2010

Para além de a história ser inspirada na vida do pintor, a autora, com um final inesperado, torna este livro muito interessante.
Na minha opinião, é quase um clássico.

Tito 21/06/2010

Um mergulho na alma e no coração da jovem Griet, criada da casa do pintor Vermeer, por ele imortalizada em seu quadro mais famoso.
Márcia Regina 23/06/2010minha estante
Gostei muito do filme também. Acho que fechou bem com o livro.

Wall-e 08/03/2010

Uma viagem ao passado...
Uma leitura simples e muito agradável que nos conduz com habilidade a uma época distante (século 17) e a costumes diferentes.
Griet é uma adolescente de família muito humilde que sai bem jovem de casa para trabalhar como criada na casa do pintor Vermeer. É ela quem nos conta a estória, relatando os dramas de relacionamento com suas patroas, com a outra criada, com os filhos do casal e claro, com o próprio Vermeer. Tudo é narrado de forma bastante envolvente e contagiante fazendo-nos penetrar na alma da personagem. Parece que estamos ali, naquela casa, ao lado dela, vivendo e sentindo tudo.
Recomendo!
Boa leitura!

Ladyce 02/01/2010

Envolvente narrativa, ótima!
Este é um ótimo romance histórico ilustrando um dos quadros de Vermeer. É uma excelente reconstrução do século XVII nos Países Baixos. Tracy Chevalier usa a falta de conhecimento que se tem sobre a vida do pintor Vermeer para dar largas à imaginação e nos leva com ela numa espiral emocional fascinante que segura a atenção do leitor desde o início até o fim. É difícil não ler este livro de uma só vez. A vontade que se tem e de sentar e não parar até o final. Muito bom!

Dani Feli7 03/11/2009

Livro fascinante, principalmente para quem gosta de arte. Ficção e realidade contam a história de uma das pinturas mais famosas do pintor holandês Johannes Vermmer. O interessante do livro é o modo artesanal do preparo das tintas e de toda sua técnica para criar a cor adequada...

Lu 27/10/2009

Melhor livro da Tracy Chevalier. Engraçado que o filme é cheio de momentos de silêncio, que no livro são preenchidos pelas impressões e pensamentos da Griet, que conta bastante o dia-a-dia de uma criada na Holanda do século XVII.

Como nas outras obras da autora, a narrativa é esmerada... e de uma certa maneira, bem sensual. Eu gosto muito do filme, mas o livro é muito melhor.

Dri Menezes 22/10/2009

A cada página o leitor se envolve mais com o drama da personagem. História envolvente. Quem leu o livro sabe que o filme não foi fiel à trama.

La Sorcière 18/10/2009

Sem o glamour da pintura....
O ano é 1664. A cidade, Delft, na Holanda.
Griet tinha apenas 16 anos quando foi trabalhar de criada na casa do pintor Johannes Vermeer. Nunca tinha sido uma. Não sabia se comportar como uma.
E seu interesse mal disfarçado pelos quadros de seu patrão não passou desapercebido da esposa do pintor Vermeer, Catherine.
Não passou desapercebido do patrão também.....

A obsessão de Vermeer em procurar a perfeição em seus quadros, a luz ideal, os adereços perfeitos, iluminaram o mundo sem cor e perspectiva de Griet, e ela passou a ansiar cada vez mais pelo tempo em que passava no atelier de seu patrão.

A trama criada por Chevalier para explicar como Griet acabou sendo retratada pelo pintor é muito interessante e bem construída. Mas falta beleza na narrativa. Tudo é muito brusco e seco.

O livro é narrado em primeira pessoa e parece um diário, com as impressões e o dia a dia de Griet, seus afazeres domésticos e mazelas. Achei que um livro que descrevia com requinte as tonalidades e as luzes envolvidas durante o processo de criação de uma tela, deveria ser escrito com mais lirismo....
cid 10/12/2009minha estante
Concordo com voce quando diz que o livro deveria ser escrito com mais lirismo, mas acredito que a autora quis mostrar por contraste a vida sem glamour que Griet levava.O dia a dia dos mais pobres.Cid

Raquel 05/03/2011minha estante
Poxa! Também penso como você, faltou lirismo e muita coisa nesse livro não é legal. A escritora usa figuras de linguagem ridículas como " sua voz parecia a de um latão polido" !!?? Esperava muito desse livro, pois a idéia em si é muito interessante e também pelo fato de assistir ao filme primeiro que é mil vezes melhor e cheio de poesia. Verdadeira arte!

Tati Kementári 14/10/2009

Leitura muito agradável
O quadro Moça com Brinco de Pérola é uma das obras mais conhecidas do pintor holandês Johannes Vermeer. Ninguém sabe quem foi a moça do quadro, há até alguns que dizem que é a filha mais velha do Vermeer; o fato é que a ambiguidade na expressão da tal moça até já lhe fez ser chamada a Monalisa holandesa. A escritora Tracy Chevalier criou então a história dessa moça, chamando-a de Griet.

Griet tem 16 anos e, após seu pai ficar cego, vira criada da família Vermeer. Percebe-se logo no início que Griet tem sensibilidade artística, entende de cores e luzes, e isso atrai a atenção de Vermeer. Além dos serviços domésticos árduos, ela cuida do ateliê do pintor, e fica fascinada com seus quadros. Vermeer resolve mostrá-la todos os processos da pintura e todo seu "mundo" e isso se torna sua única ocupação agradável na casa, já que a esposa de Vermeer, e uma de suas filhas mais velhas, são problemáticas e insuportáveis. Vermeer é apresentado como um homem misterioso, perfeccionista, absorvido nas suas pinturas, quieto e Griet começa a nutrir um amor e admiração por ele.

É um livro escrito com muita sensibilidade e beleza. O amadurecimento de Griet é o tema principal, e é muito agradável e interessante ler suas descobertas, vê-la abandonando sua infância, e o quanto isso às vezes é dolorido. As descrições feitas por Tracy Chevalier são muito bonitas. Uma história simples e curta, porém eficaz no seu objetivo. Ainda relerei (mais uma vez) essa obra!

Lima Neto 24/03/2009

a história em si do livro é muito bonita, bem contado, com uma delicadeza impressionante. mas eu confesso que esperava muito mais desse livro, que foi tão elogiado, que tem, inclusive, um filme, raríssimo, tão elogiados pelos cinéfilos "amantes da sessão de arte"...
talvez eu não tenha me agradado tanto da leitura, por assim dizer, pelo fato de eu ter iniciado a leitura com uma expectativa muito elevada, e o livro acabou não me sendo tão surpreendente quanto eu gostaria que fosse.

Aída 25/08/2009minha estante
Pensei exatamente como vc quando acabei a leitura desse livro. Porém, imaginei que minha decepção fosse pelo fato de ter visto o filme antes. De qualquer forma, expectativas demais sempre podem atrapalhar. ;)

Flá Guiráo 26/02/2009

Minha inspiração a leitura!
Não tinha o hábito da leitura até ler este livro. Ele é muito interessante, principalmente por ter como tema uma obra de arte, ou melhor, a história de quem é retratado nesta obra. A história é muito bem contada e o faz acreditar que a história do quadro é real. Me impulsionou a leitura!

Lu 27/10/2009minha estante
Outro livro da Chevalier que também conta a história de uma obra de arte é "A Dama e o Unicórnio'. Não é tão bom quanto "Moça com Brinco de Pérola", mas a história por trás é muito interessante.

1 | 2 | 3 | 4