A Vantagem Humana

A Vantagem Humana Suzana Herculano-Houzel

Resenhas -

Nathália 08/04/2024

Esclarecedor
Porém, as vezes é bem técnico com seus inúmeros gráficos e diagramas. Pode ser ser meio maçante pra quem não é da área. Mas, para os curiosos, é bem interessante.

Isabella 29/12/2023

Tira-mitos
De verdade esse livro me deixou perplexa de diversas maneiras, desmascarou diversas fake News. Nos primeiros capítulos veio grandes quantidades de estudos, e a autora explicou todos sem deixar um fato pra trás, um dos grandes mitos comentados é ?o cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios? e ela explica a origem de cada mito e se é verdadeiro, quase no final depois de ter justificado cada mito e desmascarado, ela vem com um prato cheio justificandando porque nos somos diferentes e que me deixou perplexa até agora. Recomendo esse livro é muito bom leiam!

Ãvy 03/10/2023

Quem gosta de neurociência vai amar o livro, as descobertas são incríveis e explicadas de um forma didática. É incrível entender o cérebro humano e de outras espécies por meio de uma leitura interessante.

Franklyn.Jeferson 20/02/2023

Leitura perfeita para todos amantes da neurociência! Adoro toda a construção não apenas científica mas também histórica sobre a jornada até se chegar aos resultados!

Tiago Bessa 29/11/2022

As Vantagens Humanas
Então o que nós temos e nenhum outro animal tem e que explica a nossa vantagem cognitiva? Um número notavelmente grande de neurônios corticais, eu digo ? ainda que os tenhamos obtido pelo caminho dos primatas, sem violar regras biológicas ou evolucionárias. E o que nós fazemos e nenhum outro animal faz que nos permitiu tornarmo-nos humanos? Esqueça enganar, raciocinar, planejar, contar, usar linguagem ? outros animais podem fazer essas coisas, ao menos em certa medida. Nós cozinhamos o que comemos: essa é a atividade exclusivamente humana, a que nos permitiu pular o muro energético que ainda tolhe a evolução de todas as demais espécies e nos põe em um caminho evolutivo diferente do de todos os outros animais.

Marjorie.Nunes 24/02/2022

Sem defeitos
Se você assistiu o ted talk dela e resolveu comprar o livro: somos dois kkkkkk
CARA, QUE EXPERIÊNCIA!!! Sério, essa mulher é uma gênia brasileira, um diamante desse país! Tô simplesmente apaixonada na inteligência dela, todas as sacadas são geniais.

TW: bioestatística kkkkk se você não gosta de números vai odiar a maior parte do livro, tem bastante gráficos e fica bem complexo por vezes, mas não acho que atrapalhe a leitura, muito pelo contrário, enriquece.

miinscarlos 20/02/2022

surpreendente
quando eu vou atrás de algum livro não-ficção eu normalmente espero livros chatos; importantes, bem explicados, mas ainda assim meio chatos. e não é o que aconteceu comigo neste livro: ainda que seja um livro focado na informação, é divertido, fluído. é surpreendente também, explicando coisas que eu nunca teria parado para pensar por conta própria. leitura muito proveitosa.
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Ana 12/07/2021

Apesar de o livro ser direcionado para o público em geral, algumas partes são muito técnicas e difíceis de acompanhar. Tirando isso, a leitura é excelente, colocando os humanos e suas conquistas em perspectiva em relação a outros animais, levando a autora até a questionar se todo esse avanço não representa também uma perda, uma vez que automatizamos tudo que a tecnologia já conseguiu reproduzir.

Julia.Dani 21/05/2021

A Vantagem Humana
Livro fantástico de divulgação científica, a Suzana Herculano é uma cientista renomada no mundo inteiro e neste livro fala sobre seu trabalho com neurociência e explica sobre nossa história evolutiva.

Josi 31/12/2020

Quantos neurônios tem o cérebro humano?
Nesse livro a cientista Suzane Houzel nos leva por uma jornada incrível em busca do porquê nosso cérebro teve um desenvolvimento tão particular se comparado com outros mamíferos. Uma busca que traz conclusões interessantíssimas e uma intersecção inusitada (mas muito logica) do que o ato de cozinhar tem a ver com a vantagem humana. Mega recomendo

Juliana.Ferreira 04/11/2020

O livro fala sobre quais poderiam ser as vantagens cerebrais que nos fariam ser "superiores" aos outros animais e tenta explicar as possíveis causas dessas vantagens. Não é um livro difícil de ler, mas tem uma quantidade de gráficos enormes, o que possa prejudicar um pouco o entendimento de pessoas mais leigas no assunto. Mas por se tratar de um livro de divulgação científica, o considero bom.

Rafael Castro 10/08/2020

Saga de uma cientista
A Vantagem Humana, além de nos colocar em nosso devido lugar na história evolutiva - como macacos que aproveitaram seu desenvolvido cerebral com mais astúcia que outros hominídeos, mostra a saga de um cientista brasileiro tentando sobreviver com suas pesquisas. Haja luta !

Sidnei 05/12/2017

Tenho o hábito de ler livros de divulgação científica e este me surpreendeu.
Apesar de, no meio do livro, ele se tornar um pouco maçante, no todo a leitura flui bem. A parte que considerei mais interessante é justamente como ela conseguiu driblar as dificuldades do seu projeto de pesquisa. A explicação de como ela conseguiu contar os neurônios nos cérebros é bastante clara e me fez pensar o porquê de não terem tido essa ideia antes.
A parte das análises das tabelas/gráficos comparativos é realmente muito tediosa, acho que poderia ser abreviada indo direto às conclusões deixando essas análises como apêndice.
Mas vale muito à leitura.