A Irmã da Pérola

A Irmã da Pérola Lucinda Riley

Resenhas - A Irmã da Pérola

Maria6043 22/04/2024

Pela graça de Deus..sou o que sou!??
Desde o primeiro livro fiquei meio preocupada com a relação da Ceci e da Estrela, e no terceiro livro vimos um lado e confesso que não estava muito animada com essa personagem... COMPLETAMENTE ENGANADA EU FUI!
O desenvolvimento de sua história foi incrível, como sempre Lucinda arrasa com sua graciosidade em adicionar vida em todos os seus personagens, em suas histórias e colocar elementos reais dentro de casa livro. Gosto dessa saga porque viajo muito: seja de país em país ou de época em época, é emocionante!
E para quem não dava nada no início, esse se tornou o meu segundo livro favorito da saga, só perde para o segundo, mas continua incrível. Obrigada irmãs, nos vemos muito em breve!????

@livrosdalita 17/04/2024

Lindo!!!
Ceci era a irmã que menos me chamava atenção e ao ler a história da Estrela acabei pegando um ranço desnecessário dela.
Porém ler Lucinda é ser uma leitora feliz!!!
Amei cada detalhe do passado da protagonista e amei ainda mais todas as atitudes e superações que ela teve pra se encontrar!!!
Leiam essa série!!!!
Priiprih 17/04/2024minha estante
Essa série é incrivel. Li os 3 primeiros emprestados da biblioteca 3 anos atrás, mas quero comprar toda a coleção ano que vem

cibz 17/04/2024minha estante
Li os dois primeiros e não sabia se valia apena continuar!
Dps de ler isso vou continuar ?

16/04/2024

Depois de acompanhar a trajetória de Maia, Ally e Estrela, agora chegou a vez desvendarmos os mistérios sobre a adoção de Celeno D?Aplièse, mais conhecida como Ceci. Após a morte de Pa Salt, pai adotivo das meninas, cada irmã recebeu pistas sobre o passado ao qual pertencem, para que um dia pudessem ir em busca de suas raízes, se assim desejassem.

Por ter sido adotado com seis meses de diferença de Estrela, Ceci se apegou a irmã desde os primeiros dias de vida e esse elo permaneceu intacto até a vida adulta já que Estrela tinha dificuldades de se expressar e Ceci por conta da dislexia tinha dificuldades com a leitura e escrita, dessa forma ambas se completaram por muito tempo, porém quando Estrela foi em busca de suas origens e encontrou seu próprio caminho, Ceci sentiu-se perdida, solitária e sem saber qual direção seguir.

E foi com essa sensação de não saber quem é ou onde pertence que Ceci partiu em uma viagem em busca de sua família biológico, quem sabe descobrir sobre seu passado pudesse direciona-la para um futuro onde pudesse de fato encontrar-se e finalmente sentir-se parte de algo maior.

Mas antes de voar para a Austrália, Ceci decide ir para Tailândia, local onde esteve com a irmã em um momento que considerava sua vida feliz. Em sua estadia ela se envolve com Ace, um homem misterioso que a hospeda em sua casa e lhe garante companhia nesses dias de solidão. Embora não saiba muito sobre Ace, a segurança que sente junto a ele é reconfortante, ela só não imagina que Ace esconde algo muito sério e que esse segredo a atingirá de alguma forma.
Quando Ceci decide enfim ir em busca de respostas na Austrália com apenas uma foto em preto e branco e o nome de Katherine Mercer como referência, ela descobre mais sobre as indústrias de exploração de pérolas que movimentavam o comércio local, o pré-conceito e descriminação que afligia o povo naquela época e o destino dado às crianças mestiças que eram arrancadas das mães e deixadas em orfanatos para serem educadas por homens brancos, o que nem sempre garantia uma vida boa a essas crianças.

Quanto mais aprende sobre o local de onde veio, mais Ceci tem a sensação de que é ali que ela pertence, e isso só aumenta à medida que ela vai encontrando respostas e percebendo que até mesmo sua inspiração para a arte, antes abandonada, está voltando com todas as forças.
Como de costume nos livros dessa série, somos apresentados também ao passado que envolve cada protagonista, e devo dizer que essa é sempre minha parte favorita nos livros da Lucinda. A história de Kitty Mercer é extremamente interessante e prende o leitor do início ao fim. Acompanhar a trajetória dessa jovem de 18 anos que deixou sua pobre família na Escócia e atravessou os mares para encontrar seu futuro na Austrália foi cativante e de longe imaginei que Kitty amadureceria tanto e enfrentaria as adversidades que o futuro lhe preparava, chegando a tornar-se uma das maiores exploradoras das industrias de comércio da época.

A Irmã da Pérola, assim como em livros anteriores nos apresenta costumes e detalhes muito bem elaborados e estudados pela autora. É incrível a forma como Riley consegue descrever com precisão cada país que decide explorar em seus livros, permitindo que o leitor se sinta inserido na história durante toda a leitura.

Assim como uma pérola bruta, começamos o livro com duas personagens, cada uma em sua história e tempo, sentindo-se deslocadas e incapazes de fazer algo grandioso. No entanto com o tempo, tanto Ceci quanto Kitty foram lapidas pela vida, encontraram seu lugar no mundo e alcançam a força necessária para seguir em frente e fazer algo surpreendente até mesmo para elas.

Mas uma vez me sinto encantada com a narrativa leve e fluída da autora, com sua trama rica em detalhes culturais e personagens tão bem construídos. Esse sem dúvidas é um livro para ser lido e apreciado com calma, por conter fatos importantes da história e belas reflexões. Leiam!

Isabela 23/03/2024

Irma superprotetora que na verdade não se conhecia e não sabia do seu valor, não acreditava em si. Resgatar sua história traz para ela autoconhecimento e autoconfiança

Bruna 14/03/2024

Mais um livro da Lucinda Riley que tem duas partes totalmente distintas, aquela que eu amo e aquela que quase me dá vontade de abandonar?o problema é que a parte que eu amo, eu amo com força, amo muito! Talvez esse seja, até agora, o livro da série que eu mais tenha gostado da parte que fala dos antepassados da protagonista e a que menos gostei quando diz respeito ao enredo da ?irmã? no presente. As vezes tenho a impressão que os livros da Lucinda Riley são escritos a 4 mãos. Um dos autores é dos meus preferidos da vida e o outro juro que nunca mais vou ler nada que ele escrever. No fim das contas, a parte boa sempre vence e eu sigo fanática nessa série das 7 irmãs.

Dani.Wurtz 12/03/2024

Livro lindo, encantador...
Pela graça de Deus, sou o que sou?

"É fundamental que não perca a fé em si mesma. Seu talento(...) é único. (...) E, quando encontrar a confiança para acreditar nisso, tenho certeza de que irá longe."

Estou me surpreendendo com cada livro da saga e me apaixonando por cada personagem e cada história! ??

gabirleal 22/02/2024

Não sei nem o q escrever sou fã dms da série das sete irmãs. história mto legal e cheia de reviravoltas na Austrália. adoro como a autora desenvolve a história dos personagens em um ambientação interessante ( abordando mesmo q superficialmente a situação daquele lugar em determinada época)

fernandaugusta 13/02/2024

A Irmã da Pérola - @sabe.aquele.livro
Celeno D'Apliese é a quarta das Irmãs de Lucinda Riley. Ceci, como é conhecida, cresceu como gêmea de Estrela, dando voz à timidez dela, enquanto Estrela a ajudava com suas inaptidões - Ceci é disléxica e sempre teve dificuldades nos estudos. Essa relação simbiótica evoluiu para uma dependência entre as irmãs, com Ceci tendo sempre o papel de liderança e exercendo um domínio sobre Estrela. No volume anterior, Estrela saiu em busca de suas origens seguindo as direções deixadas por Pa Salt e Ceci não gostou muito da novidade de uma situação em que deixou de ser o centro da vida da irmã.

Neste livro, Ceci começa a sua própria viagem, perdida e sozinha. Seu primeiro destino é a Tailândia, lugar que visitou várias vezes com Estrela em suas muitas viagens juntas. Ela buscou nas praias paradisíacas do local um refúgio, e um pouco de familiaridade com poucos conhecidos. Acaba conhecendo um misterioso homem, que diz se chamar Ace, e acolhe Ceci em uma casa de praia luxuosa e isolada. Ace fica tocado com a história de Ceci, e a ajuda a decifrar as pistas de Pa Salt sobre uma pioneira australiana, Kitty Mercer.

Quando chega na Austrália, dias depois, Ceci descobre que, por causa de uma foto, Ace foi preso e deportado para Londres. Apesar de querer ajudar o amigo, ela antes precisa ir de encontro a suas origens. Logo se vê imersa na história de Kitty, uma escocesa que veio para a Austrália no início do século XX, e que casou-se com um comerciante de pérolas. A história de Kitty vem do passado ao presente com suas desventuras, sua ligação com a cultura aborígine e uma viagem pelo Outback, até se ligar ao presente de Ceci.

Este foi o livro que mais tive dificuldade nesta série até agora. Ceci é uma personagem controversa, e seu comportamento com Estrela me fizeram pegar ranço dela. Seu jeito impulsivo também não ajuda e achei seus envolvimentos com outros personagens da trama muito intensos, de forma muito rápida. Essa impressão de superficialidade se confirma na história de Kitty, que também teve lá seus ímpetos bem questionáveis ao conhecer os gêmeos Mercer.

Achei este livro mais arrastado, e penso que Lucinda poderia ter focado mais a trama quando chegamos na Austrália. Logo temos uma mistura de comércio de pérolas, com cultura e arte aborígine e, apesar de tudo estar bem fundamentado e estudado pela autora (como sempre impecável nas pesquisas históricas), o contexto ficou muito amplo e vago.

Kitty e Ceci são as personagens mais imperfeitas de Lucinda, e sua impulsividade e decisões equivocadas as torna bem irritantes, em alguns momentos "Viver o momento" sem pensar nas consequências dos próprios atos, geralmente não é solução de problemas e sim, causa. Por outro lado, temos uma boa evolução de ambas.

Apesar da história ser mais parada, o final foi ágil e costurou bem todos os acontecimentos, com Lucinda deixando Ceci em construção, no patamar de iniciar uma vida nova e se descobrir, em paz com o passado. Nos outros livros, vemos um resgate de personalidades. O livro de Ceci é todo de descobertas, que não terminam quando fehamos suas páginas, com a promessa de mais e mais amadurecimento dela. Agora é partir para a história de Tiggy!

Nathy.Braganca 30/01/2024

Surpresa
Foi uma grata surpresa acompanhar a história de ceci, especialmente devido a ligação entre ela e estrela. Foi bacana ver a evolução dada a personagem

Cynthia Coutinho 24/01/2024

Muito bom!
Em A irmã da pérola, quarto volume da série As Sete Irmãs, duas jovens de séculos diferentes têm seus destinos cruzados numa emocionante história sobre amor, arte e superação.

Marceli 23/01/2024

Adorei
Excelente história e narrativa. Particularmente, para mim não fez sentido o destino amoroso da Ceci. Mas, vamos ver o que acontece ao longo da saga.

Rubia 16/01/2024

Maravilhoso!
Terminei essa semana ! E não é que gostei muito...a Cecí nos 3 primeiros livros foi chata demais, mas no livro dela ela foi muito legal ! A história passada que se passa na Austrália foi incrível! Mais uma leitura incrível dessa autora.

Katia Góes 16/01/2024

Quem disse que os "diferentes" não são "nossos semelhantes"?
Poderia ser apenas mais um livro de romance com uma jovem vista como de classe inferior e guerreira... Mas, nas mãos de Lucinda vira um livro incrível, daqueles que queremos que todos os nossos amigos leiam e se encantem como nós nos encantamos.

A Irmã da Pérola é o quarto volume da série As sete Irmãs, escrito pela autora Lucinda Riley, lançado no Brasil pela Editora Arqueiro. Como já mencionei em resenhas anteriores, a série foi inspirada na mitologia das plêiades, conhecida como a constelação das sete irmãs, uma série de romance histórico contemporâneo, contando a história de uma família muito diferente. Que tal conhecê-la?!

Recheada de amores impossíveis, mistérios e erros do passado, A Irmã da Pérola nos ensina a não julgar alguém antes de conhecer o seu lado na história, nos mostrando que, muitas vezes, nossas raízes podem sobreviver até ao mais devastador dos destinos.

Se existe monopólio na literatura, mesmo quando o assunto são escritoras feministas, com certeza, o de personagens brancos retratados em lugares prestigiados da Europa e dos Estados Unidos. Uma das coisas que mais me fascina na escrita de Lucinda Riley é, não somente, a capacidade que ela tem em mesclar o passado e o presente, escolhendo episódios consideráveis da história mundial, mas o de se desafiar enquanto escritora ao ambientar histórias e personagens ?diferentes?.

Nesse livro observamos com intensidade o que os personagens viveram, cada um no seu tempo, e entre os vários assuntos abordados, um dos que mais me incomodou, o preconceito racial e cultural presentes no enredo, impedindo os personagens de serem felizes e serem eles mesmos. Algo que, infelizmente, ainda vemos atualmente.

É isso! Indico a série e super indico este livro... Até breve!!! ?