Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor Oliphant está muito bem Gail Honeyman

Resenhas - Eleanor Oliphant Está Muito Bem

bee 19/07/2021

despretensiosamente complexo
nossa? comecei a ler sem expectativa e me surpreendi totalmente! o que começa com a história parada e cansativa da eleanor vai se tornando uma bola de neve e quando você percebe todos os pontos se conectam. o jeito que a autora mescla passado e presente e a forma que ela escreve o desenvolvimento da principal é absolutamente incrível!

Thalita - @mundodaspaginas 18/07/2021

Virou favorito!
Eleanor Oliphant conhece a solidão como ninguém, sua única companhia por muitos anos tem sido sua planta e suas palavras cruzadas, vivendo sozinha em um apartamento simples ela trabalha durante a semana em um escritório e passa os finais de semanas se revezando entre pizza e vodca. Assim, Eleanor se fecha em si mesma, cheia de traumas e medos, a cicatriz em seu rosto não a deixa esquecer que algo horrível aconteceu.

Quando ela e um colega de trabalho ajudam uma pessoa na rua, esse pequeno gesto de bondade muda completamente a vida de Eleanor e, a mulher que não tem habilidades sociais bem desenvolvidas começa a se abrir para o mundo e enfim compreender como funciona o amor, a amizade, o afeto, começa a descobrir quem é de verdade. Mas seus traumas permanecem escondidos só esperando para retornar!

?Há cicatrizes em meu coração, tão grossas e desfigurantes quanto as de meu rosto. Sei que estão ali. Espero que reste algum tecido ileso, uma área através da qual o amor possa entrar e fluir para fora. Espero.?

Eleanor Oliphant é uma das melhores personagens que já pude conhecer. Sua falta de habilidade para interações sociais é compensada por um coração bondoso e uma força fora do comum. Conhecer essa personagem e realizar essa leitura tocou profundamente meu coração, e tudo o que queria ao fechar as páginas desse livro era poder abraçar Eleanor (mesmo que ela fosse achar estranho esse gesto), e dizer o quanto me orgulho da jornada que ela percorreu durante essas páginas!

Gail Honeyman sabe como cativar desde a primeira página e faz com que o leitor embarque em uma montanha russa de emoções, ao mesmo tempo que Eleanor nos faz rir intensamente, ela também nos faz chorar no minuto seguinte e traz reflexões poderosas sobre a vida, a família e os traumas que carregamos desde a infância!

O livro virou favorito por aqui e eu recomendo demais essa leitura. Apenas leiam e se deixem conquistar por essa história!

Elly 09/07/2021

Eleanor Oliphant está muito bem
Não sei nem como começar essa resenha, mas vamos lá. Conhecer a Eleanor e ver o progresso dela nesse livro foi, sem dúvida alguma, uma coisa incrível. O modo como a autora retratou a solidão, os traumas e até mesmo a importância de se ter alguém ao seu lado, foi tocante demais. Chorei e ri bastante com essa leitura. Viver com a Eleanor, conhecer o Raymond e o Sammy foi bastante incrível.
Estou até agora triste pelo fato dessa autora não ter outros livros publicados, a escrita da Gail fluiu muito bem. Essa leitura poderia ter durado um dia, mas me contive com medo de acabar rápido e não aproveitar direito.
Espero que essa leitura possa tocar outras pessoas da mesma forma que me tocou.

Brunakelle 09/07/2021

Magnífico! LEIAM!!
A narrativa é realista e ao mesmo tempo poética, uma história envolvente e divertida, possui o equilibrou perfeito entre o drama e humor. O livro que fala muito bem sobre depressão, solidão, amizade e superação, tudo isso de forma cômica, comovente e esperançosa. SUPER RECOMENDO!

Biula 09/07/2021

Tudo bem, não estar muito bem.
Reflita se você está vivendo ou sobrevivendo.
Reflita se está apenas existindo.
Para todos aqueles com medo de viver, eu recomendo essa leitura.

Acho que eu passei o livro todo espumando de raiva com várias atitudes da Eleanor. Em vários momentos ela é completamente insensível, arrogante e egoísta, mas no decorrer dos capítulos você percebe que ela age deste modo, pois simplesmente não sabe qual é o jeito certo e é MUITO gratificante ver a evolução dela, ver como ela vai aprendendo a viver em sociedade. É lindo.

jailxon 05/07/2021

ELEANOR OLIPHANT ESTÁ MUITO BEM
Eu não sei nem por onde começar a falar desse livro maravilhoso, mas vamos tentar.

Primeiramente preciso elogiar a escrita da Honeyman e sua capacidade de criar uma história com base na solidão, que não é um assunto simples, de uma maneira tão descontraída, inovadora e, ao mesmo tempo, carregada de sentimentalismo.

Eleanor teve um processo de crescimento conturbado, principalmente por questões relacionados a uma comunicação não muito saudável com sua mãe e diversos acontecimentos do passado que deixaram cicatrizes profundas em sua personalidade. Afinal, o que vivenciamos acaba moldando a pessoa que somos. Não é mesmo?

Me identifiquei e me apeguei a Eleanor de uma maneira que não consigo explicar, por isso eu digo para vocês que eu posso ler um bilhão de livros esse ano, mas nenhum deles superará esse.

Quero fazer uma menção honrosa ao Raymond, que entrou na vida da nossa protagonista de uma maneira tão despretensiosa e acabou por conquistar um espaço muito especial nessa história. E não, isso não é spoiler.

Um livro incrível sobre solidão, cicatrizes e laços que conquista desde a primeira página.

Mariana 04/07/2021

"Quando você lê sobre 'monstros', nomes conhecidos... esquece que tiveram uma família. Eles não brotam do nada simplesmente. Você nunca pensa sobre as pessoas que são deixadas para trás para lidar com as consequências de tudo." - Eleanor.

E Eleanor fora deixada para trás. Mas não ficou. Embora tudo que parecia ter sido criado para dar errado tenha dado, ainda sim Eleanor Oliphant está muito bem.

A gente realmente não faz ideia do que um sorriso sincero, uma pergunta simples que demonstra preocupação genuína, um toque faz com uma pessoa... Por isso, meus queridos, desejo que, após a leitura desta obra, vocês também tenham esse mesmo vislumbre de percepção. A EMPATIA SALVA VIDAS!

Aline 03/07/2021

Esse livro me fez gargalhar e chorar na mesma medida!!
Que personagem maravilhosa, que relações verdadeiras, o quanto me encontrei nesses pensamentos loucos.
Amei, favoritei!!

Isabela.Fonseca 30/06/2021

Vá sem expectativas
O livro é bom, porém eu acho que eu fui com MUITA expectativa devido aos milhares de comentários e resenhas que eu já havia lido falando o quanto ele era incrível. Pra mim a leitura foi muito arrastada e eu não conseguia me conectar de jeito nenhum com a personagem principal, o que foi muito frustrante porque senti que faltava mais empatia da minha parte pra conseguir entendê-la.

A história em si, apesar de triste, é bem bonita só que não me surpreendeu muito nem me moveu o tanto quanto eu esperava.

Letícia Santos 29/06/2021

Dias Melhores sempre chegam.
Comecei a leitura desse livro com grandes expectativas, e elas foram cumpridas. Um livro que fala sobre depressão, traumas, solidão, quem vê somente esses pontos no livro pode achar que é muito triste, mas a leitura apesar de muito delicada te envolve de uma maneira que faz você querer saber o que houve e que Eleanor vai sim ficar muito bem. Muito bem escrito, uma leitura fluida (apesar da minha demora para terminar a livro). Recomendo demais a leitura desse livro, mas venha preparado para o turbilhão de emoções que vão te pegar. Mas saiba que no fim vai valer muito a pena.

Pietra 28/06/2021

Interessante
Li uma vez que seria uma narrativa mais introspectiva, sem muitos acontecimentos fantasia ou grandes clímax e é exatamente isso. Eleanor conta mais sobre seus traumas, vivências do passado e as consequências dos abusos e alienações. Achei o final bem abrupto, parece que estava com preguiça de desenvolver mais a história

Carous 26/06/2021

Muitos meses já se passaram deste a leitura deste livro. Acho que é hora de admitir para mim mesma que não conseguirei escrever uma resenha à altura desta história maravilhosa.

Quem quiser ler uma resenha realmente boa do livro, que faz jus à magnificência dele, procure a resenha da Laura Machado (vou tentar deixar o link aqui, mas se eu esquecer, procurem!). Mesmo que você não tenha achado o livro tão bom assim ou a minha impressão tenha bastado: não deixe de ler o que ela escreveu. Tá muito bom. E além da bom expressa palavra por palavra o que achei do livro.

Primeiro quero dizer que é uma pena que este livro não tenha vingado no Brasil (ou lá fora, não sei). Eu sei que muita gente pensou que se passava de um chick-lit: fofo, cômico e despretensioso, e levou um susto ao se deparar com o conteúdo mais sombrio da história. Não sei se o livro não fez muito sucesso porque ninguém mais leva chick lits a sério ou por que a editora não fez um trabalho de marketing melhor. Mas eu espero que um dia Eleanor Oliphant Está Muito Bem atinja meu potencial como Circo da Noite está fazendo quase 10 anos após seu lançamento.

Como mencionei acima: este livro parece uma comédia romântica, parece descontraído, parece divertido e parece a pedida ideal para espairecer a mente. Mas não é. Ele traz uma protagonista que te faz ri, mas não propositalmente, e quanto mais avançamos as páginas, mais percebemos que toca em assuntos sérios. A autora não traz esses assuntos à toa de forma pesada, mas não é leve o suficiente que te leva a pensar que não é grave.

Para as pessoas de fora e até seus colegas de trabalho, Eleanor Oliphant é uma pessoa descomplicada com uma rotina espartana, embora tediosa. Ela também não é muito espontânea, e isso a torna esquisita aos olhos dos colegas de trabalho.
A história é narrada por ela mesma. Confesso que como sou introspectiva e antissocial, me identifiquei com ela em vários momento. Há outros pontos da rotina de uma personagem retraída que me fez pensar: "Olha, parece eu!", mas acaba aí.

A chegada de Raymond agita a trama e a vida de Eleanor um pouquinho. Ele, apesar das reservas de Eleanor a respeito de sua aparência e vícios, é o que se poderia dizer de uma pessoa "normal". Ele é sério, como todo inglês, mas se encaixa melhor nas situações sociais.

O ritmo do livro é bom, mas ele não é muito dinâmico. Eu não tenho problemas com isso se outros elementos me fisgam completamente - como aconteceu aqui -, mas para outras pessoas pode ser um livro chato.

Gostei de como Gail trabalha as temáticas mais sérias. Foge um pouco de como normalmente aparece na ficção, mas um novo olhar caiu bem. Doenças, famílias disfuncionais, depressão, problemas na vida não aparecem do mesmo jeito, então é importante cobrir as variadas formas disso tudo surgir.

Este livro ressalta a importância de ser gentil com o próximo.

Link da resenha da Laura: https://www.skoob.com.br/estante/resenhas/3674644/page:1/mpage:47

Anna Alves 24/06/2021

"Perceber detalhes, isso era bom. Pedacinhos de vida"
que leitura intensa! por tantos momentos quis entrar no livro e abraçar a eleanor, que bom que o raymond estava lá pra fazer isso.

é uma história muito forte que toca em assuntos como autoconhecimento, amizade, depressão e coragem. acho que p algumas pessoas, certas partes podem ser gatilhos, então vale saber um pouco mais sobre a história.

terminei esse livro realmente tocada e com tanto pra refletir que ainda vou ficar pensando sobre ele por um bom tempo.

Vic 16/06/2021

??
Uma das minhas leituras favoritas do ano sem dúvida! Eleanor oliphant está muito bem foi um livro que mexeu comigo do início ao fim ao falar da solidão, de traumas do passado e da força que temos pra mudar. Espero q esse livro toque outras pessoas da mesma forma q me tocou.