A Ilha do Doutor Moreau

A Ilha do Doutor Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

GuruNeko 16/07/2021

como pode um livro com mais de 1 século trazer à tona questões tão atuais? o cara era um gênio ou estamos regredindo?

LUNII 12/07/2021

Esse livro aqui é muito bom, curtinho, leitura rápido e terrivelmente assustador, o H.G me mostrou por que fez o nome dele no gênero e com certeza vou procurar os outros livros.

Pedro Picoli 11/07/2021

Detalhista e com reflexões
Um livro que me cativou do começo ao fim. Retrata temas da sociedade, e faz críticas constantes às formas de colonização que foram vistas ao redor do mundo. O ponto negativo fica, na minha visão, para a maneira escrita do livro já que detalha muito tudo o que cita, nos mínimos detalhes, que pode fazer a leitura se tornar um pouco mais longa e tediosa de tempos em tempos, mas que compensa o leitor que a lê, já que esta história é muito bem contada e com certeza já está em meus livros favoritos.

Larissa 08/07/2021

Levemente assustador
Nessa obra, acompanhamos a trajetória de Prendick até descoberta de assustadoras experiências realizadas por doutor Moreau, numa ilha deserta, cheia de mistérios e de difícil acesso.

skuser02844 23/06/2021

A Ilha do Dr. Moreau
Agoniante a cada linha!

Nessa obra, H. G. Wells traz reflexões sobre o que faz de nós, humanos, seres ?superiores? aos animais. Será que, dependendo da situação a que somos submetidos, nos diferenciamos tanto deles? De onde vem nossas mais profundas crenças? Podemos mesmo crer cegamente nelas?

?Posso dizer que me habituei ao povo-bicho, que mil coisas que me pareciam antinaturais ou repulsivas logo se tornaram normais ou corriqueiras pra mim.?

Não foi uma leitura tãão prazerosa pra mim justamente pela maestria do autor em descrever certas cenas e horrores que me agoniavam até as entranhas - o livro inteiro, ao meu ver, tem a intenção específica de te perturbar, te tirar da zona de conforto -, mas, com certeza, valeu muito a pena pelas reflexões, assim como pelas diversas metáforas e críticas disfarçadas.

Bjlins 18/05/2021minha estante
Deve ser louco esse livro.

Diana279 18/05/2021minha estante
Siim, mas é muito bom.

Bjlins 18/05/2021minha estante
Show???

Lucianalg 18/05/2021

O que é a humanidade?
O livro apresenta de forma incrível a presunção de que a humanidade seria uma evolução mas traz através do doutor a imagem do homem como uma besta que faria de tudo para atingir seus objetivos.

Carol 02/05/2021

Livro maravilhoso.
Acho que esse livro e um daqueles que todo leitor deveria ler...
Esse livro e uma misturar de ficção e realidade.
"Dele é a Casa de Dor.
Dele é a mão que faz.
Dele é a mão que fere.
Dele é a mão que cura." Ilha do Dr. Morau.

Ana 01/05/2021

O ser humano vive entre os instintos e a racionalidade.
O livro conta a história em primeira pessoa sobre um náufrago chamado Edward Prendick que é resgatado num barco cheio de animais e Depois acaba numa ilha com muitas criaturas estranhas...
A narrativa é muito fluída e é difícil parar de ler. Por incrível que pareça, não sabia do que se tratava, então achei muito interessante. Não é difícil perceber o que está acontecendo, mas isso não tornou a leitura cansativa. Pelo contrário, me fez devorar o livro em 1 dia. Essa história é uma metáfora à Perversidade do colonialismo. Assim como colonizadores europeus dizimaram inúmeros aborígenes em diversos lugares do mundo novo com a desculpa esfarrapada de transformar primitivos em pessoas civilizadas. Moreau justifica suas atrocidades tentando humanizar animais selvagens para criar um ser humano perfeito. Tbm existe uma crítica à ética científica. Sua falta de empatia e humanidade é impressionante. Ele é o verdadeiro monstro desta história. Demonstra uma falta de princípios, limites e um complexo de Deus que chega a assustar... Outro viés que vale ressaltar é o maus tratos a animais. São tratados como coisas pelo Moreau e não como seres vivos. O livro foi lançado em 1986 e até hoje isso ainda acontece, Infelizmente.
Achei o livro excelente.

Nina 01/05/2021

Aventura através da bioética
Através de um clima de aventura são abordados de maneira habilidosa e fluida temas como ética científica, construção social e religião.

Altieris 07/04/2021

A Ilha do Dr. Moreau - H. G. Wells
Apesar de eu adorar histórias de ficção científica, incluindo de HG Wells, achei esta história fraca e mais uma coisa que não estou mais deixando passar, nem sendo condescende é o tratamento presente em obras, incluindo de escritores europeus do passado, ao tratar pessoas de outras etnias. E tem vários momentos de escritas/falas infelizes que o autor demoniza o único personagem negro que aparece no navio, comparando ao um demônio, ultimamente estou bem atento as essas falas racistas, independente se é um escritor de época ou não, não envelheceu bem e eu não estou tolerando mais. Já começa errado quando todos os personagens da trama tem nomes e sobrenomes, mas o único personagem negro é chamado de "negro", é mais fácil desumanizá-los se eles não tiverem nome, preciso dizer que ele é espancando pelo comandante do navio e depois ameaçado de morte e chamado de demônio? Acho que não.

Trechos:

"De repente ouvimos um grito seguido por uma saraivada de blasfêmias, vindo da passagem por onde tínhamos subido, e o negro deformado subiu por ali às pressas, seguido de perto por um homem pesadão, ruivo, com um
gorro branco. À visão do primeiro os cães, que àquela altura já tinham se cansado de ladrar para mim, voltaram a se excitar e a latir com fúria, uivando, arremetendo contra as correntes. O negro hesitou diante deles, e isso deu ao
homem ruivo tempo bastante para alcançá-lo e desferir-lhe um tremendo soco entre as omoplatas."

[...]

"O negro, uivando numa voz singular, rolava no chão sob as patas dos cachorros. Ninguém tentou acudi-lo. Os cães o acossavam o mais que podiam, esfregando nele as focinheiras, numa dança frenética de corpos cinzentos sobre aquela figura desajeitada, tombada no chão. Os marinheiros gritavam como se aquilo fosse o mais divertido dos esportes."

[...]

"Mas o capitão tinha atingido um estado de espírito beligerante e ergueu a voz.
— Se ele vier de novo para este lado do navio, abro-lhe a barriga com uma faca, estou lhe dizendo. Abro-lhe a maldita barriga! Quem é você, para vir me dizer o que posso fazer ou não? Estou lhe dizendo, sou o capitão deste navio. Capitão, proprietário. Sou a lei, aqui. Estou lhe dizendo: a lei e os profetas. Contratei de levar um homem e seu criado até Arica e trazê-los de volta, com alguns animais. Nunca contratei de trazer um demônio como esse e um maldito serra-ossos, um..."

Mas você pode está se perguntando que depois deste trecho tem uma reviravolta na trama, não, não há, mas as pessoas aprenderam a tratar melhor as diferenças, não, não há, mas a briga foi importante para ..., já te respondo que não há, é somente uma forma expositiva de humilhar uma pessoa, cujo conflito e a desumanização não agregou nada a trama, violência racial gratuita e sem necessidade. Até porque nem cita o que acontece ao negro depois, então para quê? Fico a pensar de como eu gostaria de saber seu nome. Como sei que jamais saberei, mentalmente dou-lhe o nome de AURÉLIO, que significa "filho do sol", "dourado" ou "filho do ouro", desta forma eu humanizo alguém que historicamente sempre são invisíveis pelas história, trazê-los para história, humanizar quem a racismo insiste em esconder.

LanNa 31/03/2021

Por trás de cada um há um lado animal ?
🐯 A ilha do Dr. Moreau foi meu primeiro contato com H. G. Wells, escritor conhecido por seus romances de ficção que, mesmo escrevendo sobre outros tempos, lugares e até forma de vida, sempre dava uma alfinetada no Senai comum.
🦊 Aqui acompanhamos o relato, narrado em primeira pessoa, de Pendrick, um náufrago socorrido por um navio com uma tripulação bem estranha e hostil. Depois de diversas brigas com o capitão do navio, ele é lançado ao mar novamente, porém dessa vez ele é salvo por Montgomery que, com pena, resolve levá-lo junto com sua carga para a ilha na qual desembarcou.
🦁 É aí que a história pega rumo e passamos a conhecer o Dr. Moreau e suas criaturas.
🐷 Pendrick relata sua experiência de uma maneira muito clara, seu desespero, aflição e surpresa são diretas e isso nos aproxima dele deixando a leitura envolvente e reflexiva.
🐍 Dividido em 22 capítulo curtos, Well dá um ritmo acelerado e com muito suspense a história. Por vezes ele nos leva a questionar o quanto nos adaptamos ao que anteriormente achamos estranho, não habitual.
"Posso dizer que me habituei ao povo-bicho, que mil coisas que me pareciam antinaturais ou repulsivas logo se tornaram normais ou corriqueiras pra mim" (p.120)
🐶 Wells vai além do conflito na ilha, quando Pendrick volta a Inglaterra, ele segue vendo por trás de cada pessoa uma certa bestialidade destrutiva.
"Creio que nas vastas e eternas leis da matéria existe algo no qual nosso lado animal encontra conforto e esperança." (P.189)

Vc tbm acha que cada um trás um lado animal?

R.Sanches 22/03/2021

Moreau e sua mania de ser deus
H.G.Wells faz o leitor refletir sobre a natureza, sua "criação ou evolução". Nessa obra ele deixa sua contribuição como biólogo, dá diversas referências sobre zoologia e confessa seu ponto fraco em botânica. Afirma as teorias de Darwin e rechaça Lamarck.

@descobrinaspaginas 20/03/2021

Uma história curta, mas cheia de significados. Nem tudo é exatamente o que está escrito. Eu adoro esse tipo de leitura, onde o autor conta uma história aparentemente simples, mas que carrega uma série de questionamentos e críticas.