50 Anos Depois

50 Anos Depois Chico Xavier

Resenhas - Cinquenta Anos Depois

Lorena 01/06/2020

Cinquenta anos depois, psicografia de Chico Xavier através de Emmanuel conta a reencarnação de Emmanuel como Nestório, um escravo convertido ao cristianismo.

Emmanuel, que chegou a ser contemporâneo de Jesus em uma de suas encarnações, foi um senador chamado Publius Lentulus cujo qual teve um encontro com o Nazareno que poderia mudar para sempre seu processo evolutivo moral e espiritual. Contudo, levado pelo orgulho da moral de sua época, bem como aos prestígios do cargo que ocupava na Roma Imperial da época, ordenou o massacre de inúmeros cristãos em verdadeiros shows de horrores.
História essa que pode ser melhor conhecida em "Há dois mil anos atrás", também do mesmo autor e psicografia própria de Emmanuel.

Cinquenta anos depois traz ao leitor a narrativa principal de causa e efeito, bem como insere novos personagens que foram essenciais para a evolução pessoal espiritual de Nestório. Que é o próprio Emmanuel e outrora Publius.

Fabiana.Franco 27/05/2020

Chico e Emmanuel
O medium Chico Xavier colocou-se a serviço da espiritualidade maior e trouxe-nos centenas de obras lindíssimas e emocionantes, que trazem uma mensagem de esperança e do amor infinito de Deus, que nos dá tantas chances quanto precisarmos para encontrarmos Seu eterno amor. Essa obra conta a história de Nestorio, escravo judeu, que é a reencarnação do soberbo senador Públio Lentulus, do livro anterior (Há 2000 anos). Leitura obrigatória para os amantes Ev estudiosos da doutrina espírita.

Bruna 13/05/2020

A história de Célia é bela, sensível e trágica. Com todo o seu sofrimento, se percebe toda a sua força em sempre, mesmo pelos inimigos, fazer o bem, perdoar e seguir em frente. Toda a passagem dessa personagem me inspira com sentimentos de esperança e amor sincero.

Carla.Dornelles 06/04/2020

Uma linda história de amor, resignação e fé! Não tem como não se emocionar com essas páginas!

Carol 18/01/2020

O romance se passa na Roma do século II d. C. Célia é uma jovem romana na flor da idade, que se apaixona por um dos servos de seu pai, um cristão. Esse amor nunca pode ser vivido plenamente e o jovem morre em meio às primeiras perseguições dos romanos à religião nascente. Embora muito abalada pela morte de seu amor, Célia, que também era cristã, encontra forças nos ensinamentos de Jesus para seguir em sua caminhada, que não seria nada fácil.

site: Leia mais em: http://papoliterarioblog.wordpress.com

Guilherme Ramos 17/12/2019

Profundo, o início da ascenção do Cristianismo e da igreja.

Resenha:

Continuação de Há dois mil anos dos, mesmos autores, 50 anos depois retrata uma era ainda de perseguição aos Cristãos, cujo cultos ao Deus único eram proibidos e quem era adepto dessa fé cultuava seu Deus as escondidas.

Embora Nestório seja a reencarnação do nosso querido Publius Lentulus (Emmanuel) como um humilde escravo cristão, a protagonista dessa belíssima obra é Célia, filha mais nova de Helvídio Lucius (reencarnação de Pompílio Crasso) e enamorada de Ciro, filho do escravo Nestório.

Com Célia, vamos perceber a ascensão da igreja católica primitiva e do crescimento do cristianismo já no primeiro século depois de Cristo, mesmo que ainda às ocultas. Vamos perceber também a notável evolução espiritual desse ser que nessa encarnação muito se dedicou as obras de caridade aos primeiros cristãos e auxílio na propagação do cristianismo, renunciando a vida de luxo e poder, renunciando a paixão do seu amado Ciro, a convivência com sua amada família e até mesmo sua própria identidade. Célia também praticava a cura espiritual aos doentes da época (médium de cura).

Embora os percalços, provas e expiações, Célia é guiada pelo único interesse de amor ao próximo servindo a Deus através dos seus atos, da fé na prática e sendo assim ela contará com o auxílio espiritual de Cnéio Lucius seu avô, Nestório e Ciro.

Em paralelo vamos acompanhando os outros personagens do livro também como suas provas e expiações, ilusões, armadilhas, paixões, ajustes e vinganças. Vamos acompanhar também o principio da fé e sentimento Cristão nascendo em alguns dos personagens mesmo, trazendo luz na consciência de uma nova era.

Conclusão:

Uma estória muito emocionante. Recomendo a leitura com cautela, pois o livro tem uma escrita muito rebuscada, exigindo maior atenção por parte do leitor, principalmente nos primeiros capítulos onde inicia-se um processo de transição na história dos personagens.

O livro chama a consciência do leitor a voltar seus olhos para Cristo, mesmo em época de trevas, em meio às perseguições e qualquer dificuldade nesse sentido, refletindo sobre colocar o amor em prática e despir-se dos sentimentos de orgulho, egoísmo e ganância, que tanto desviam os homens do seu processo evolutivo.

Embora não justifique os erros e equívocos da igreja católica nos séculos passados onde perseguiu o povo pagão de diversas regiões e países através das cruzadas e inquisição, é válido relembrar que o povo cristão nos primeiros séculos foram massacrados, perseguidos de forma violenta e humilhante e fica uma análise, seriam esses mesmos perseguidores os perseguidos da igreja há alguns séculos atrás? Não, o livro não vai falar sobre isso, é apenas uma reflexão. Mas, caso seja isso mesmo e os perseguidores foram os perseguidos de outrora é necessário quebrar a roda e esse ciclo só é definitivamente quebrado quando enfim alcançarmos a graça sublime do sentimento de amor ao próximo, o verdadeiro que vem do coração e da prática, muito além das palavras. Os primeiros cristãos sofreram muito para que hoje pudéssemos ter liberdade de culto da nossa fé e é válido relembrar que nem todo país nesse planeta de meu Deus possui o estado laico e liberdade religiosa e que estando nós encarnados em um país que tem o estado laico é uma oportunidade de crescimento espiritual ímpar, pois através da vivência de nossa fé é que respeitaremos a fé do próximo com amor e resignação.

A passagem do livro que mais me chamou a atenção foi sobre as colunas lactarias, onde as mulheres miseráveis, ou que eram sexualmente abusadas, ou mesmo as mulheres que cometiam adultério abandonavam suas crianças para outras pessoas pegar para criação ou simplesmente tornarem-se escravas quando não escolhidas por alguém. As colunas lactarias vieram alguns séculos depois a virar as famosas “rodas dos enjeitados”, adotada pela igreja católica, onde os bebês e crianças abandonados ficavam disponíveis até os sete anos de idade para adoção, passados esse período viravam criados serviçais da ordem religiosa, tornando na fase adulta, freis e freiras. Ironicamente foi a parte na qual me perdi no livro, tive que retornar algumas páginas para reler novamente, mas, reforço ainda assim foi a que mais me impactou.

Um romance fantástico, mal posso esperar para ler as duas últimas obras do Pentateuco: Renuncia e Ave Cristo.

Mayara.Francine 07/10/2019

Nesta história, Emmanuel remomora mais uma de suas encarnações. O livro é sequência da obra Há Dois Mil Anos e a narrativa envolvente nos leva a refletir sobre a importância de continuar no caminho de amor ensinado por Jesus Cristo. Apesar do tempo e das inúmeras oportunidades que temos, graças a reencarnação, o orgulho e egoísmo ainda nos fazem tomar atitudes equivocadas, atrasando nossa evolução.
Neste livro, vemos a fé e determinação em seguir Jesus, apesar de todas as provações e dificuldades.
Vale a pena a leitura!

jumorgensten 20/09/2019

E li a continuação de Há Dois Mil Anos: Cinquenta Anos Depois, escrito por Francisco Cândido Xavier em parceria com o espírito e mentor Emmanuel.

Aqui temos a reencarnação de Publius Lentulus como o escravo Nestório e também do seu companheiro de desencarne, Pompílio Crasso que nesta obra é Helvídio Lucius, Os outros personagens não aparecem dessa vez.

Ao contrário do que a maioria imagina, Nestório não é o protagonista. Ele é apenas um simples escravo, tornando-se católico e sendo perseguido e morrendo por isso junto com seu filho Ciro. Sim! Assim como Lívia em Há Dois Mil Anos. Chamava a atenção dos demais o seu porte de "moço fino" e o orgulho que levava nos olhos.

Já Helvídio Lucius é casado com Alba Lucínia e possui duas filhas chamadas Helvídia e Célia. Ao mesmo tempo, Jesus e o catolicismo estão em plena ascensão.

Antes do desencarnar, Célia encontra em Nestório todos os bálsamos sobre o assunto e começa a se envolver com o catolicismo e também a sofrer as consequências das suas escolhas. A moça entende todos os preceitos de Jesus e os coloca na prática.

Em paralelo a isso vamos acompanhando os outros personagens do livro com suas provas e expiações, armadilhas, ajustes, vinganças e como estão interligados. E também como alguns vão abrindo os olhos ao longo de suas jornadas terrenas.

Ao mesmo tempo, os desencarnados Nestório e Ciro prestavam auxílio espiritual nos momentos mais tensos da narrativa.

O texto, mesmo antigo, é de possível de entendimento a todos e a leitura é fluída, mais é necessário prestar bastante atenção para compreender o contexto.

Gente! É incrível a capacidade que Emmanuel tem de me sentir burra. :P Minha meta de vida atual é evoluir ao ponto de entender de boas os livros escritos pelo mentor espiritual. Tive que fazer uma revisão mental quando terminei para entender quem era quem e de onde vieram e para onde foram. Uma loucura, Braaasseeeel! Mais deu tudo certo. Eu acho! :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/09/20/cinquenta-anos-depois-francisco-candido-xavier/
Bruno 07/06/2020minha estante
Fazendo um mapinha ajuda... rs

jumorgensten 08/06/2020minha estante
Verdade! Extremamente necessário. ahauahauahauahau

Bruno 09/06/2020minha estante

jumorgensten 10/06/2020minha estante
:P

Renata | @am0r_p0r_livr0s 23/06/2019

Mais um livro pra vida
Acessem a resenha no blog!

site: https://amo-os-livros.blogspot.com/2019/06/resenha-cinquenta-anos-depois-chico.html

Fabischiavon 02/06/2019

Sequência de 'Há 2 mil anos'
Assim como escrevi na resenha de 'Há 2 mil Anos', esse livro tambem carece de informações prévias sobre ele. Para começar a ler, é preciso saber que se trata de uma sequência de 'Há 2 mil anos' (leia minha resenha sobre ele).
Aquele primeiro livro narra uma das primeiras encarnaçoes do espirito de luz Emmanuel.
Esse o mostra no caminho de sua evoluçao espiritual. Em sua primeira vida, ele foi cruel e egoísta. Nessa nova, passa por sacrifícios para evoluir sua alma.
Só que ele acaba sendo apenas um personagem secundário na trama e isso desanimou bem a minha leitura no início. Confesso que pulei páginas de extensas pregações cristãs, e valeu a pena.
Logo me encantei com a personagem Célia, que me faz pensar muito sobre humildadee sobre como agir em tempos de cólera na Terra.

Vivi.Montarde 16/10/2017

Difícil não se emocionar...
“Cinquenta anos depois” é a continuação do livro “Há dois mil anos”. Se em “Há dois mil anos” Emannuel era o Senador Publius Lentulus, em “Cinquenta anos depois” ele é o escravo Nestório. Porém em “50 anos” ele não é o personagem central, mas sim Célia, patrícia romana cuja casa Nestório trabalhava. Logo, temos conhecimento do caminho que ele trilhou, entretanto não é o foco do livro.
Célia lembra bastante a Lívia do livro anterior, aquele tipo de ser iluminado que modifica a vida de quem a cerca e cuja trajetória nos motiva a sermos pessoas melhores. Assim como o livro anterior, “50 anos” também é muito tocante, o tipo de livro que nos afeta muito, nos emociona no íntimo da alma. A história fica rondando nossos pensamentos mesmo depois de já termos finalizado a leitura.
“- Filha, a orientação de todos os homens está delineada nos exemplos de Jesus-Cristo! Não temos o direito de tolher a iniciativa e a liberdade dos entes que nos são mais caros, porque, no caminho da vida, o esforço próprio é indispensável! Luta com energia, com fé e perseverança, para que o reino do Senhor floresça em luz e paz na tua própria vida...Mantém a tua consciência sempre pura e, se algum dia a dúvida vier perturbar teu coração, pergunta a ti mesma o que faria o Mestre em teu lugar, em idênticas circunstâncias...Assim aprenderás a proceder com firmeza, iluminando as tuas resoluções com a luz do Evangelho!...” (pág.224)

Eduardo 17/02/2017

O segundo livro da coleção onde Emmanuel fala sobre suas encarnações anteriores.
Muito parecido com o primeiro livro "Há dois mil anos", narrando cenas emocionantes e de grandes exemplos de renúncia e compaixão, "Cinquenta anos depois" conta a história de Célia, jovem patrícia que desde cedo possui o cristianismo ardente em seu coração.