A elite do atraso

A elite do atraso Jessé Souza

Resenhas - A Elite do Atraso

Gabriel.Soneghet 14/03/2024

Mudança de paradigma.
O objetivo do autor é exatamente esse, causar uma mudança de paradigma do que percebemos sobre a corrupção no Brasil.
Jessé Souza faz um apanhado histórico do Brasil e nos mostra as reais causas da nossa desgraça.
Crítico ferrenho de sociólogos consagrados como Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro - "criadores" do termo que chamamos de Patrimonialismo Brasileiro -, Jessé explica como a visão criada por estes autores invisibilizaram os verdadeiros culpados do que o Brasil se tornou: a Elite do Atraso. Elite resultante de uma sociedade desigual e escravista, que comanda de fato o país e que saqueia nossos cofres utilizando a esfera pública a seu favor, usando a mídia e a ingênua classe média como seus soldados.

Flávio 10/01/2024

A Elite do Atraso de Jessé Souza
A Elite do Atraso de Jessé Souza, é uma leitura necessária, já que nos dá um novo ponto de vista na sociologia brasileira, no entendimento de que somos como brasileiros, de como foi construída essa formatação social que entendemos como sociedade. E principalmente os vícios dela, e quem de fato nos exploram e consomem nossas riquezas. Para isso, Jessé vai contra os sensos comuns defendidos em obras clássicas que são consideradas essenciais para se ?entender? o Brasil.
Porém, mesmo sendo essa uma leitura válida e necessária. O texto de Jessé é uma leitura extremamente acadêmica por isso cansativa o que infelizmente torna o conhecimento dele inacessível para grande parte dos brasileiros, o que me faz questionar o distanciamento que infelizmente existe entre o conhecimento acadêmico e a sociedade que ela deveria servir.

Lucas 07/12/2023

Livro essencial para se conhecer a formação do pensamento do brasileiro médio. O autor parte da leitura crítica dos livros referenciais da metade do século 20 para embasar sua abordagem teórica.

Miriamarela 25/10/2023

Olavo de Carvalho?
O livro parece curto, mas é muito denso. Do tipo que eu levo 4 minutos pra ler uma página só. O autor usa palavras muito rebuscadas e escreve frases enormes cheias de vírgulas e travessões, e o leitor acaba perdendo a intenção do que ele queria dizer.
Além disso (antes de mais nada, eu sou de esquerda), o autor trata o Lula e o PT como se fossem bastiões da honestidade e benevolência no país, e todos os outros estão errados. Ok que é muito fácil ser de direita nesse país, e ninguém está negando que o Lula fez muito pelos pobres, mas vamo admitir que o Lula também é corrupto, vamo?
Por fim, em diversas vezes a argumento do autor era um círculo: em vez de defender o seu ponto de vista logicamente, ele agia como se o fato por si só fosse autoexplicativo. Exemplo: ele diz que a prova de que o dinheiro compra qualquer coisa nesse país é o acidente aéreo que matou o Teori Zavascki, como se realmente isso fosse arquitetado.
Por fim, enquanto eu lia, eu tive algumas impressões sobre o autor, e vim aqui verificar se é verdade. Assim que eu li que ele é conhecido como o Olavo de Carvalho da esquerda, tudo fez sentido.
Apesar de tudo, aprendi um bocado com esse livro. Mas preferia ter continuado burra.

CBatista 14/10/2023

A realidade da formação social brasileira
Esclarecedor: a formação da sociedade brasileira que é ocultada nos livros didáticos, neste livro é revelada!
Só os mesquinhos e ignorantes desconhecem a dívida que a elite brasileira tem com população menos afortunada desse País!

Kim 29/09/2023

Todos os brasileiros precisam ler esse livro.
Jessé Souza nos guia a uma realidade em que há um pacto entre a elite do dinheiro, a classe média, os meios de comunicação de massa, o judiciário, os intelectuais etc contra a ralé brasileira, para manter o atraso e a desigualdade no país.

Rosa.France 17/08/2023

Uma análise dos efeitos da escravidão sobre a formação social brasileira; a classe média como executora das ordens da elite do atraso numa relaçao capataz-senhor; o uso do conceito distorcido de patrimonialismo aliado ao populismo protofacista para impedir mudanças no quadro social brasileiro sempre em favor da elite do atraso. A classe média é a protagonista no livro de Jessé de Souza, mas não tem nada do que se orgulhar por isso.

Edi 07/07/2023

Li pra um artigo que preciso fazer da faculdade e achei o Jessé muito pontual e excelente no seu ponto de vista. Apesar de não ter entendido bem algumas coisas, gostei de alguns conceitos que ele traz e a forma como constrói a argumentação.

Ingrid Lima 01/05/2023

O presente se explica no passado
O sociólogo Jesse Souza apresenta evidências de que o racismo continua a colonizar o espírito e as ideias da sociedade através do capitalismo, mídia e manutenção dos privilégios de uma pequena e gananciosa elite do atraso. Mesmo após 6 anos da sua publicação esta obra convoca a uma reflexão dos eventos históricos que marcaram a política no Brasil.

Concluo esta leitura após 13 páginas de anotações no dia do trabalhador - não pode ser mera coincidência. Pois a luta das classes por seus interesses é um dos seus temas centrais. E recomendo esta leitura para todos que se dedicam a construir um Brasil mais justo e sem grilhões.

Fernanda Telli 24/04/2023

A Elite do Atraso
Terminei esse livro perfeito e posso dizer que Jessé Souza fez uma análise acertava do nosso país desde os primórdios da escravidão até a modernidade. Ele me fez abrir os olhos para o que ocorre de verdade no país e refletir muito sobre a nossa sociedade. Uma leitura obrigatória para todos os brasileiros.

Insighters 26/02/2023

O Brasil no espelho
Só depois de entender profundamente o que é patrimonialismo é possivel compreender a falácia do descurso de meritocracia. O mérito é um conceito relativo.

Yasmin 20/02/2023

Jessé Souza precisa escrever uma continuação do livro analisando a tragédia dos anos de governo militar bolsonarista - A elite do atraso 2: o inimigo agora é outro

Cristiano 06/02/2023

Uma ótima análise, porém...
As análises realizadas pelo autor são muito acertivas, porém creio que as afirmações que o mesmo faz baseado nestas análises são um pouco rasas, não creio que as soluções possam ser tão simples como o autor tenta inferir.
A constatação sobre o passado escravagista brasileiro e como ele propaga seu ideário à classe média contemporânea é muito bem feita.
Infelizmente o autor se torna repetitivo ao longo do livro.

Caio Silva 31/01/2023

Livro necessário
Gratidão ao professor de História Dr. Marcelo Durão que me passou essa obra pra ler e realizar um trabalho escolar.
Esse livro aborda um tema muito muito presente na nossa atualidade, a escravidão brasileira e suas consequências, só percebemos que a escravidão ainda é presente após ler os fatos trazidos pelo autor.
Jessé souza parte da visão que todos os problemas estruturais (corrupção, pobreza, alienação, etc) vividos na atualidade do Brasil, é consequência direta de como a escravidão foi tratada no nosso país, e mostra como essa influência negativa se faz presente.
Após a leitura, vemos ainda vivemos na ?era? da escravidão. Jessé não mina críticas à classe média influenciada pela mídia, que é uma das principais causas para que os exploradores ricos se mantenham no poder.
Emyllaynny.Freitas 01/02/2023minha estante
?? ainda lembra! Arrasou

Caio Silva 01/02/2023minha estante
lembro mermo, sou fã nega

CleuzaFaustino 31/01/2023

A face real da sociedade brasileira
Acabei de concluir a leitura deste excelente livro. Demorei por conta das muitas reflexões que ele provoca. Todo mundo que deseja entender verdadeiramente a sociedade brasileira - não a versão envernizada vendida pela imprensa, mas a real, sem pílulas douradas - deveria ler este livro. Eis uma síntese:

"A classe média brasileira possui um ódio e um desprezo cevados secularmente pelo povo. Essa é talvez nossa maior herança intocada da escravidão nunca verdadeiramente compreendida e criticada entre nós. Para que se possa odiar o pobre e o humilhado, tem-se que construí-lo como culpado de sua própria (falta de) sorte e ainda torná-lo perigoso e ameaçador.
Se possível, deve-se humilhá-lo, enganá-lo, desumanizá-lo, maltratá-lo e matá-lo cotidianamente. Era isso que se fazia com o escravo e é exatamente a mesma coisa que se faz com a ralé de novos escravos hoje em dia. Transformava-se o trabalho manual e produtivo em vergonha suprema, como "coisa de preto", e depois se espantava que o negro não enfrentasse o trabalho produtivo com a mesma naturalidade que os imigrantes estrangeiros, para quem o trabalho era símbolo de dignidade. Dificultava-se de todas as formas a formação da família escrava e nos espantamos com as famílias desestruturadas dos nossos excluídos de hoje, mera continuidade de um ativismo perverso para desumanizar os escravos de ontem e de hoje." (...)

Uma pergunta que sempre tive muita dificuldade de responder é: Por que a miséria persiste no Brasil? Eis a análise do autor:

"O Brasil não simplesmente abandonou os escravos e seus descendentes à miséria. Os brasileiros das classes superiores cevaram a miséria e a construíram ativamente. Construíu-se uma classe de humilhados para assim explorá-los por pouco e para construir uma distinção meritocrática covarde contra quem nunca teve igualdade de ponto de partida. Não se entende a miséria permanente e secular dos nossos excluídos sociais sem esse ativismo social e político covarde e perverso de nossas classes 'superiores'". Pág. 170

Leitura muito fluida, sem ser superficial, e muito reveladora dos mecanismos que mantêm as estruturas de poder, opressão e exclusão no Brasil.