Mentes ansiosas

Mentes ansiosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Ansiosas - Medo e A Ansiedade Nossos De Cada Dia

Van 15/03/2020

Uma leitura interessante
Procurando livros sobre ansiedade, me veio esse título e resolvi dar uma chance a ele. Tem muitas dicas e explicações interessantes. Do meio pro final do livro achei que ficou um pouco repetitivo e cansativo, mas ainda sim valeu a leitura.
Aylla 17/04/2021minha estante
Oi, achei isso tb.

Wiulayne.Souza 17/06/2020

Gostei do livro.
Me fez parar para refletir em várias coisas que causam a ansiedade, e sem querer graças ao livro fui melhorando minhas crises de ansiedade.
Gabi Q.M. 29/12/2022minha estante
Que ótimo que a leitura te ajudou! Sensacional! Comprei recentemente com esse intuito. Está sendo uma leitura interessante...

Elide 19/07/2023

Audiobook Skeelo
Meu primeiro contato com essa autora e achei o livro bem interessante. Trata de diversos aspectos da ansiedade, suas características, causas e tratamentos. Me fez refletir sobre episódios da minha própria vida e de como eu não soube nomear sentimentos vividos.
Dani Veiga 02/10/2023minha estante
Eu também conheci a autora através do áudiobook do Skeelo

Lara1596 02/10/2021

Resenha: Mentes Ansiosas
Ana Beatriz escreve de forma didática e de fácil acesso, seu prazer em poder ensinar que me cativa em todas suas obras.

Com Mentes Ansiosas não foi diferente, em cada momento que lia o livro havia mais vontade em terminá-lo.

A origem da ansiedade, como é o tratamento e maneiras que possam amenizar são descritas nos livros em todos os âmbitos onde o transtorno se manifesta, afinal, sentir medo e ansiedade faz parte de nossa sobrevivência porém até porque ponto tais sensações são saudáveis para nosso dia a dia?
Jeh 04/10/2021minha estante
Como faco pra conseguir ler o livro?

Juliana3431 31/07/2019

Perfeito!
Mentes Ansiosas é um daqueles livros que vale a pena ler, reler e consultar sempre que preciso. Acredito que o conhecimento desses temas são importantes não só para aqueles que sofrem com o transtorno mais também para os que não sofrem com ele, até como ferramenta de prevenção, principalmente por vivermos em uma sociedade cada vez mais doente, uma vez que o meio em que vivemos e as pessoas com quem convivemos influenciam diretamente nosso comportamento e nossa qualidade de vida.

Bruna França 21/06/2020

Não é um livro de auto ajuda
Achei que o livro fosse me ajudar de alguma forma a entender a minha ansiedade. Só fiquei mais ansiosa listando sintomas e lendo informações inúteis para mim.

Jéssica Menegardo 29/07/2020

Ansiedade e medo no mundo atual
Ana Beatriz, uma psiquiatra renomada com anos de experiência no ramo, nos traz neste livro diversos traços de personalidades de pessoas ansiosas e como o medo está intimamente relacionado. Em cada capítulo ela explica um tipo de transtorno de ansiedade, fobias específicas, TOC, TEPT, fobia social, fobia escolar, entre outras. Ela nos traz também os tipos de tratamentos para cada caso, medicamentoso ou não, a prevalência dos transtornos, suas causas dentre outros fatos relevantes.
O livro tem uma linguagem simples e bem explicativa, sendo perfeitamente entendido por leigos.
Eu como ansiosa nata, adorei a leitura, foi muito explicativa e não foi cansativa apesar dos diversos termos médicos. Se você é um ansioso, não deixe de prestigiar esse livro maravilhoso!

Hayanne Lins 06/08/2020

Muito bom!!
Livro muito interessante, explica direitinho sobre transtornos, e fobias! Achei muito esclarecedor!! Amei a leitura, super leve!

Jessé 03/09/2020

Não sabia, aprendi
Aprendi que o excesso nos leva a loucura
Aprendi que o mínimo nos leva a solidão
Sempre ter equilíbrio

Vivi 04/10/2020

Toda leitura é válida (minha opinião), mas é um livro que definitivamente não é o que eu esperava. Apresenta termos técnicos deixando a leitura por vezes cansativa. Do meio pro fim achei muito repetitivo. Começo a considerar que talvez não me identifique com a autora, segundo livro de Ana Beatriz Barbosa Silva que leio, tendo as mesmas percepções. Se assim como eu busca ajuda, sugestões práticas para ansiedade, não é o que o livro traz.

Renata 11/10/2020

Razoável
Um livro que trata de maneira bastante superficial sobre o transtorno de ansiedade. Já li outros livros da autora, e tendo como base o Mentes Inquietas, esperava um pouco mais deste.

vitoriapamplona 13/08/2024

Tenho uma admiração pela Ana Beatriz, costumo assisti-la com certa frequência no Youtube. Na livraria encontrei um livro dela, e por coincidência também estava na promoção. Peguei este sobre ansiedade, porque depois do filme "Divertida mente 2" que abordou a emoção da ansiedade, quis me aprofundar mais no tema. Agora falarei de fato o que achei do livro.

A autora traz umas sacadas simples e inteligentes ao nos falar que a ansiedade e o medo estão tão relacionados quanto ao arroz e feijão. Ela elabora sintomas e tratamentos eficazes para TAG(transtorno de ansiedade generalizada), TOC(transtorno obsessivo- compulsivo), pânico, fobia social, TPET(Transtorno do estresse pós traumático), etc.

Pontuarei algumas sugestões do livro que achei útil... sobre como reduzir a ansiedade e o estresse para que os mesmos não se transformem em um transtorno.

-Evitar ver notícias várias vezes no dia. Uma única vez basta.
-Para dormir melhor. Evite dormir com o celular perto, tome um banho relaxante, não coma comidas pesadas após 16h, não dormir em desjejum ou fome, não beba água após às 20h para evitar acordar no meio do sono para ir ao banheiro. Esses feitos ajudam a reduzir estímulos excitantes e ter um sono tranquilo.

Alimentos que ajudam: morango, uva, banana, melão, laranja, tubérculos, batatas, acelga, espinafre, brócolis, couve, feijão, ervilha, arroz integral, milho, linhaça, semente de abóbora. Em vez de beber suco de frutas, opte por comer fruta inteira. No livro é explicado os porquês de cada um.
"O estresse emocional e os hábitos nutricionais desempenham papéis significativos no funcionamento do sistema hormonal. Uma exagerada ingestão de gordura, álcool e açúcar submete o fígado a um esforço excessivo, pois compete a ele processar esses alimentos. Além disso, a falta de vitamina B reduz a capacidade de o fígado executar suas tarefas metabólicas. Em qualquer desses casos, o fígado não consegue decompor hormônios de maneira eficaz, como consequência, eles continuam circulando no sangue níveis elevados, sem eliminação adequada. Assim, por excesso de estrogênio, a balança pende para o aumento da ansiedade."

Ansiedade nos relacionamentos. Isso se deve quando a pessoa está no auge da paixão e das expectativas. Para se ter um relacionamento tranquilo, seria interessante ter uma amizade primeiro com conexão, vibe, livre, à vontade, o amor verdadeiro nos conecta com o outro e o social, não é bom ficar escondendo a relação de todas as pessoas, e jamais encare como uma obrigação enfadonha, assim terá um relacionamento feliz.

Em resumo, o livro é excelente, completo, explica os porquês, traz depoimentos de pacientes, e sugestões para apaziguar um pouco a ansiedade.

Arlete.Lety 13/12/2020

Ensinamentos para a vida
A autora explica de forma simples e didática como funciona a mente dos ansioso e ensina como lidar com isso. Sou uma ansiosa crônica, e a leitura desta obra me ajudou bastante a entender os aspectos mais críticos.

Ari 27/12/2020

O que eu achei...
Ótima narrativa e didática sobre o assunto. Diferente de Mentes Perigosas que contempla vários exemplos, Mentes Ansiosas aborda de forma didática e explicativa os principais transtornos de ansiedade que são comuns na sociedade. Leitura esclarecedora!

cami 14/01/2021

Mentes Ansiosas
O livro é muito bom, é bastante fluido e perfeitamente possível de releitura se precisar. A autora fornece narrativa simples e didática sobre o assunto, é bem interessante ler sobre as variações dos tipos de ansiedade.