Pule, Kim Joo So

Pule, Kim Joo So Gaby Brandalise

Resenhas - Pule, Kim Joo So

Aione 11/11/2017

Inspirado nos dramas coreanos, Pule, Kim Joo So é a estreia de Gaby Brandalise pela editora Verus e um dos livros mais diferentes que já tive a oportunidade de ler. Ágil e inteligente, é uma daquelas leituras para se fazer em poucas horas, durante as quais você certamente mal terá tempo para pensar em outras coisas além do que encontrar nas páginas a sua frente.

Marina é constantemente agredida pelo ex-namorado e precisa viver se esquivando da ameaça que ele representa. Então, ela misteriosamente conhece So no aeroporto onde trabalha, um coreano que não sabe como chegou até ali. Mesmo sem conhecê-lo ou sequer entendê-lo, ela resolve ajudá-lo, e pouco a pouco os dois vão criando um vínculo. Até que mais coisas misteriosas acabam por acontecer, virando a vida de Marina completamente de cabeça para baixo.

A leitura de Pule, Kim Joo So é ágil não simplesmente pela ação própria da trama, uma vez que somos bombardeados por inúmeros episódios uns após os outros, mas principalmente pela escrita de Gaby Brandalise. A narrativa em terceira pessoa é inspirada em roteiros de dramas de TV, de maneira a ser composta de frases curtas e coordenações, que proporcionam uma experiência sobretudo visual e sensorial. A intenção não é a de se aprofundar em reflexões ou nos próprios acontecimentos em si, mas sim a de se vivenciar o que está sendo narrado quase como se aquilo estivesse sendo assistido ao invés de lido. Ainda, os parágrafos iniciais da obra são essenciais para compreendê-la, funcionando basicamente como uma “regra” do universo a ser contado.

Confesso que esperava algo completamente diferente de Pule, Kim Joo So. Quando soube que a história seria baseada em doramas, imaginei que encontraria um romance carregado de drama e intensidade envolvendo personagens e a cultura coreana (embora nunca tenha assistido às famigeradas novelas). Entretanto, apesar de esses elementos fazerem, sim, parte do enredo, o livro é também metalinguístico ao invés da simples narração de um acontecimento. Aqui temos, acima de tudo, a trama de alguém em busca da própria voz e a força que as histórias acabam ganhando conforme são construídas. Ainda, há a noção de como a escrita pode funcionar como um subterfúgio para quem dela faz uso.

Dessa maneira, o que mais me ganhou durante a leitura de Pule, Kim Joo So foi seu aspecto racional, em termos de construção de obra como um todo, ao invés da história das personagens em si. É claro que torci por elas e me envolvi com seus dramas, mas não fiz a leitura emocional que imaginei que faria. Pelo contrário, fiquei muito mais admirada em como tudo me soava interessante e inteligente do que de fato sensibilizada pelos aspectos emocionais, talvez por me identificar com a posição de também escritora ao invés de simplesmente leitora.

Em linhas gerais, Gaby Brandalise cumpriu seu papel ao fazer de Pule, Kim Joo So uma obra inspirada em roteiros de dramas coreanos e foi além, trazendo reflexões sobre o próprio ato da escrita em si. O livro é capaz de oferecer diferentes elementos aos leitores, dependendo do tipo de leitura realizada: você pode, como eu, se prender aos aspectos metalinguísticos da obra ou simplesmente se entregar a Su e Marina, imergindo em todas as emoções que naturalmente surgem entre eles.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/11/10/resenha-pule-kim-joo-so-gaby-brandalise/
Libna Dourado 14/11/2017minha estante
Resenha maravilhosa.

Polímnia - @polimnianiagara 18/11/2017minha estante
Arrasou na resenha. Fui convencida a adquirir o livro. Estou curiosa em saber mais sobre a história. ?

Lena D. 18/02/2021

Diferente e intisgante!!
Pule Kim Joo So, é um romance inspirado em dramas coreanos, temos como personagem principal a Marina que trabalha no aeroporto de Curitiba e ao entrar no banheiro, se depara com um homm, que no caso é o nosso segundo protagonista, Kim Joo So, na hora Marina percebe que ele é o homem que a polícia do aeroporto está procurando. Marina decide ajudar esse homem mesmo com as dificuldades de se comunicar que ao longo vão se resolvendo, um sentimento entre os dois começa a surgir e aí ao longo dos próximos capítulos muitas coisas vão acontecendo, um plost it atrás do outro e muitas dúvidas vão surgit na nossa, Como foram parar lá?, Quem é esse tal de Kim Joo So, afinal de contas? E é nesse momento que você não querer parar de ler por nada, de tão instigante que a estória fica.
É um livro com a narrativa frenética, com um plost it surpreendente, e uma estória original que explora esse lado dos bastidores dos Doramas, enfim, é um livro incrível que me deixou grudada nele e eu tenho certeza que você também vai gostar bastante desse romance!

asiwithbooks 19/12/2017

Uma ótima recomendação pra quem ama dorama
Comprei esse livro na curiosidade para ver como seria a mistura dos clichês de doramas com o Brasil, e até mais da metade do livro eu estava gostando muito do livro. Só que esse final...
A história é sobre Kim Joo So que misteriosamente aparece em Curitiba e cai de paraquedas na vida de Marina, que sofre com violência doméstica por um ex-namorado policial.
E até a forma como os personagens brasileiros são mencionados me lembraram muito mais o formato de dorama do que de novelas.
Só que teve muito plot twist pra só duzentas páginas. Então ficou muita coisa corrida e DO NADA os personagens tinham sentimentos uns pelos outros. Do nada eles resolviam fazer algo que não parecia muito deles.
E eu adorei a ideia da Gaby, mas acho que esse livro ia ficar muito mais interessante se tivesse no mínimo mais umas cem páginas. Pra poder desenvolver mais essa história toda.
Um grande exemplo é que de repente o núcleo vai pra um lugar, conhecer meio que o "vilão" da história, e lá a gente começa a acompanhar a vida desse vilão mas aí acontecem uns problemas que eu só consigo me expressar assim:
????????????????????????
Eu acho que quem ama dorama vai adorar esse livro, porque ele é realmente inspirado em um dorama e, poxa, seria legal vê-lo sendo produzido como um. ( Ou uma novela brasileira.)
Essa história é maravilhosa, mas eu achei que ela podia mesmo ser mais desenvolvida pra ficar realmente interessante.

Taís 10/04/2020

Gente?!!
Esse livro foi uma coisa muito louca. A minha sorte é que eu já estava preparada
Pq assisti o Dorama W.. pq noossa q viagem (mas não chegou nem perto do Dorama, q por sinal eu amei).
Não tem explicação nenhuma para as coisas acontecerem do jeito que acontecem, os personagens são rasos, não tem motivação nenhuma.
Tava ansiosa para ler algo sobre a cultura coreana, q é algo que muito me interessa, porém foi um pouco decepcionante.

Blog MDL 04/02/2018

Marina é uma jornalista de 26 anos de idade que aprendeu a ser forte ainda que sua vida seja permeada por constantes abusos físicos do ex namorado que não aceita o término do relacionamento. Ela já não esperava ser surpreendida por muitas coisas mais, principalmente no amor, mas eis que um dia o destino lhe surpreende e coloca So em seu caminho. Kim Joo So está assustado e com medo, ele não lembra como deixou Seoul para trás, tudo o que ele sabe é que agora está preso em um país que não conhece e dependendo da ajuda de uma mulher que é incapaz de compreender qualquer coisa que sai de sua boca. E é em meio a esse turbilhão de acontecimentos, que duas almas feridas se conhecem e percebem que a vida não é apenas dor.

Ao pensar nessa história, algumas coisas surgem a minha mente, mas a principal delas é a originalidade com a qual a autora conduziu todo o enredo. De fato, a mescla entre a cultura brasileira e sul-coreana para construir um dorama foi algo que o meu histórico como leitora não encontrou precedentes. No entanto, o ponto mais forte dessa obra escapa deste âmbito e adentra ao campo de construção e desenvolvimento dos personagens. Isso, porque, trazendo protagonistas fortes e com um histórico pesado, o leitor é instigado o tempo todo a virar as páginas em busca da resolução dos impasses que ditam o ritmo de suas vidas.

Todavia, ao contrário do que ocorre em muitas histórias, a autora busca demonstrar o quanto a voz de cada um deles é mais forte do que os sentimentos que flutuam entre Marina e So. O romance torna-se, pois, em um aspecto subsidiário da obra, já que após o impacto inicial causado pela clara empatia dos protagonistas, o que nos torna refém da escrita de Gaby é a vontade de descobrir mais acerca da origem de So e o porquê de seus segredos influenciarem todos os aspectos de sua vida, inclusive, o físico. Um ponto a ser destacado é a maneira totalmente apaixonante que Marina é apresentada, pois apesar de ela agir de um modo que nem todas as mulheres reagiriam diante de uma agressão, ela é real o suficiente para nos apegarmos a ela.

Para além, mesmo com todos os aspectos realistas da história, o toque de fantasia está ali e é impossível não notá-lo, posto que por mais que sejam cogitadas possibilidades outras, aquelas que estão pautadas no surrealismo parecem ser a única explicação para tudo o que acontece. Apesar de ter gostado da ousadia da autora em conduzir um enredo deveras complexo, senti que alguns pontos poderiam ter sido explicados de uma forma um tanto mais clara, principalmente, nas cenas que ocorrem na Coréia do Sul e que buscam explicar So ser quem é. Acredito que isso tenha ocorrido porque há momentos em que inevitavelmente o leitor se sente perdido com relação ao desenrolar das coisas por mais que seja notório o esforço da autora em explicar tudo da melhor forma possível.

É claro que isso não tira o brilho da obra, já que ao devorar "Pule, Kim Joo So" em poucas horas tive a certeza de que o cenário literário nacional ganhou uma voz que deve ser ouvida. E se eu pudesse fazer um pedido a Gaby Brandalise seria: escreva um conto sobre os meus queridos personagens para eu saber o que acontece depois do ponto final! Demais disso, o que eu poderia dizer a vocês é que caso tenham curiosidade de saber o que há por trás do enigma que envolve So e da maneira corajosa com que Marina lida com tudo o que acontece a sua volta, não percam tempo e pulem, sei que vocês não se arrependerão.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/12/resenha-pule-kim-joo-so-por-gaby.html

wendy 31/07/2019

Faltou coisa
Quando fiquei sabendo da existência desse livro, fiquei muito empolga principalmente por se tratar de um livro que era inspirado em dramas coreanos. Eu amo assistir dramas coreanos, então a minha expectativa estava mega alta. Entretanto, o livro me decepcionou, em muitos aspectos e me surpreendeu em outros. As partes que me decepcionaram foram que os acontecimentos eram narrados com muita rapidez, em um capitulo tudo estava resolvido. Talvez, por ser um livro curto, não consegui me importar com os personagens, em partes que eram para ser emocionantes e chocantes eu fiquei tipo e... Acredito que isso se deve ao fato que eu achei os personagens um pouco rasos, suas motivações também eram rasas, para mim, os personagens não cresceram ao longo da narrativa, e isso me incomodou, tem uma revelação no final do livro em relação a Marina, que a autora poderia ter explorado muito mais. Mas o livro tem muitos pontos positivos a historia em si é muito boa, fala sobre violência contra a mulher, que é um tema que é muito importante, fala explicitamente sobre a jornada do herói, as citações no inicio de cada capitulo ( muitas das minhas novelas coreanas favoritas), a escrita da autora é bem fluida o que deixa a leitura bem leve. O que realmente faltou nesse livro foi mais profundidade, mais explicações e mais paginas.
PS: vale ressaltar que essa é somente a minha opinião, e não uma verdade absoluta sobre o livro e recomendo as pessoas a lerem e dar sua própria opinião sobre.

Rafaela1101 02/07/2019

Nossa...
Livro mais confuso. Adorei, não entendi nada.

Aline 16/02/2018

Pule, Kim Joo So
Não vou negar, comprei esse livro por essa capa maravilhosa, pelo fato da protagonista ser de Curitiba e lógico, pela premissa diferente.

A história é inspirada em dramas coreanos, os famosos Doramas ou K-dramas. Já ouvi falar muito mas confesso que nunca assisti nenhum.

O que posso dizer é que é um livro muito diferente do que estou acostumada a ler. Há muitas reviravoltas e tudo acontece muito rápido no decorrer da leitura.

Mas não se engane, o livro é fininho com a escrita fluída que torna a leitura bem rápida. A autora muda muito os acontecimentos rapidamente, mas é tudo muito bem explicado, com muita aventura, segredos e descobertas que não se perdem apesar do ritmo acelerado.

Os personagens são bem construídos e maravilhosos. Marina, que nos faz sentir a agonia a cada encontro com o ex namorado e toda sua força.
So foi muito bem trabalhado, Adorei as interações entre ele e Marina, principalmente pela dificuldade na comunicação e toda sua força de vontade. Os outros personagens também são excelentes e essenciais.

Eu devorei o livro em um único dia. Comecei e não consegui parar enquanto não soubesse mais e mais sobre So.

Recomendo muito, por ser uma leitura bem diferente, por ter um romance lindo e pelas aventuras e reviravoltas surpreendentes. Se tornou um dos meus favoritos ❤️
Ah, e claro, por ser de uma autora nacional😉

site: https://www.instagram.com/p/Bc5TQ8yFBa4/?taken-by=folhaafolha
Gaby Branda 02/03/2018minha estante
oi, aline! que legal que você curtiu aaaaa! um beijão pra você!

Summer 12/07/2022

O que?
Esse livro tem uma ideia e um mundo interessante, mas falta informação e detalhes, a cada "nova informação" eu fiquei confusa, simplesmente por essa falta de explicações, seria melhor se as tivessem.
Não sei como explicar mas a escrita não é de milhões, não é como a da Sarah J. Maas ou da Victoria A. lembra a escrita de uma iniciante, sem ofensas.

Tracinhas 26/02/2018

por Juliana Arruda
Pule, Kim Joo So, é uma história inspirada em novelas coreanas e escrito pela Gaby Brandalise. Conheci a Gaby através do YouTube. Estava pesquisando coisas sobre “como escrever” e encontrei o canal dela. Além de falar sobre escritas ela também faz vídeos sobre k-pop e tudo o que envolve esse mundo coreano. Claro que eu me inscrevi na mesma hora, né?
De primeiro momento nos deparamos com Marina, uma jornalista que precisa se proteger de um ex-namorado que só quer saber de bater nela quando está bêbado. Por ele ser policial, os amigos da polícia deste embuste o protegem o tempo inteiro, fazendo com que a Marina não tenha opção a não ser aprender a se defender sozinha.
Como Marina acaba sempre se metendo em algum problema, ela encontra um coreano todo ensanguentado dentro do banheiro feminino no trabalho (que é em um aeroporto). Marina percebe que ele está sendo perseguido e então decide ajudá-lo de alguma forma. Ela o leva para a sua casa, e ambos acabam criando uma amizade bastante legal — daqueles tipos que só os doramas têm.
Depois de alguns dias, como era de se esperar, o ex-namorado de Marina aparece em sua casa completamente bêbado, pronto para lhe bater mais uma vez — e consegue, porque ela acaba prendendo o Kim Joo So em um lugar para que o seu ex não o veja. No entanto, como esse ex adora ser insistente, numa outra tentativa, Kim Joo So consegue fugir com a Marina — e olha só, ele “pula” pro país de origem e leva a Marina junto.
Eu entendi a associação do título do livro com essas cenas de “pular” de um país para o outro. É como se eles se transportassem — mas não tive mais detalhes sobre como isso verdadeiramente acontece.
Confesso que com o começo o livro tinha tudo pra ser maravilhoso, mas no decorrer dos acontecimentos tudo fica muito confuso e corrido. Há uma pausa em determinados momentos para que a gente possa apreciar os personagens e o ambiente, mas em outros é uma jogada de informações que não consegui acompanhar. Cada reviravolta era algo perdido pra mim, porque eu não conseguia associar a primeira parte da história com o meio e o fim. A não ser o começo, achei a metade e o final muito… oi? Me perdi. Li o livro em um dia porque queria entender o que realmente estava acontecendo, e no fim eu tive mais perguntas do que respostas.
De qualquer maneira, quando eu descobri que ela tinha conseguido uma editora e que o seu livro ia ser inspirado em doramas, eu surtei. Quem me conhece, sabe que eu adoro uma novela asiática — especialmente os k-dramas. Então, assim que ganhei o livro, a primeira coisa que eu fiz foi pegar pra ler.
Agora uma coisa que eu achei interessante foi que durante a narrativa, eu me senti lendo — exatamente — um roteiro, e não os livros que estou tão acostumada a ler. Adorei o modo de como o livro foi estruturado (capa, diagramação, enfim, o livro), mas achei que a história poderia ser melhor. Acho que criei expectativas demais e acabei me decepcionando um pouco.
De qualquer maneira, estou dando três estrelinhas porque sei que a Gaby tem potencial para criar histórias — julgo isso porque vejo como ela fala no canal sobre como escrever. E ela fala com uma propriedade que, confesso, me faz pegar o caderno e a caneta pra anotar.
Eu posso não ter gostado muito da história, mas soube que este livro já está em segunda edição.
Que tiro foi esse, garota? Preciso aprender.

site: http://jatracei.com/post/171306893617/resenha-292-pule-kim-joo-so

Julia5628 02/03/2018

Eu gosto muito de dramas coreanos e foi isso que acabou chamando minha atenção ao ler a sinopse do livro. Pelo começo, eu achei que seria uma história incrível, a Marina é aquele tipo de personagem que tenta sempre ser forte, nós a vemos lutando contra um ex namorado violento, os pais morreram, a irmã gêmea deu um golpe nela e ela tenta sobreviver a tudo isso. Até ela encontrar o So e tentar ajudá-lo a partir disso a história é só ladeira abaixo.

A partir desse encontro a história passou a ser muito rápida, eu ainda estou tentando assimilar algumas coisas, principalmente depois do primeiro plot twist, a leitura por vezes foi confusa, para mim, do nada o narrador mudava. Eu fiquei com a sensação de que tudo se desenvolveu tão rápido que o romance entre a Marina e o Joo So não foi bem desenvolvido nem aproveitado, tinha uma tensão sexual porque aparentemente o Joo So tem um corpo maravilhoso, mas não percebi aqueles pequenos sinais de que eles estavam se apaixonando.

Na metade do livro a Marina é meio que jogada pra escanteio, ela é engolida por outros acontecimentos na história, como eu já vi acontecer várias vezes em alguns dramas coreanas, a mocinha na metade da história passa a ser mera coadjuvante. E isso acontece com a Marina e é uma pena acho que ela tinha mais a oferecer no livro.

Eu ainda não sei bem definir se o Tan Lee é o rival do Joo So, mas gostei bastante da sua história, ele é um personagem bem interessante, cheio de conflitos e se culpa muito. A minha maior decepção foi depois do segundo plot twist, foi ali que eu percebi que a história, pra mim, foi mal desenvolvida, são muitos acontecimentos para um livro curto, as explicações da autora não me convenceram, o romance não funcionou, deixou muitas ponta soltas e o final foi muito em aberto o que pode render um segundo livro. O livro tinha tudo pra ir muito bem, acho que a autora tentou fugir do clichê, mas não deu muito certo, parece mais uma fanfic (nada contra fanfics, inclusive amo, mas essa é uma daquelas que me deixaria bem frustrada)
Juuh 08/04/2018minha estante
Olha, eu senti o mesmo que você enquanto estava lendo. Não sei se as expectativas foram altas demais (afinal, assisto dramas coreanos há uns 6 anos), mas no fim acabei me decepcionando. Muitas pontas soltas, So é muito instável, Marina perdeu a graça e o único personagem que valia a pena era o Tan Lee. Mesmo assim, para o livro explicar tudo o que não foi explicado de forma correta, precisaria mais do que 203 páginas.

Julia5628 10/04/2018minha estante
Nossa, eu coloquei muitas expectativas nesse livro, quando li a sinopse achei que fosse uma coisa, mas se mostrou outra, para quem gosta drama coreano é frustrante.

Juuh 19/04/2018minha estante
Exatamente. Eu pensei que seria um livro mais estilo "W - Two Worlds", mas eu só me senti confusa e frustrada. Não gostei do casal principal, fiquei com várias perguntas que não foram respondidas e terminei com um imenso ponto de interrogação na cara kkk Triste

Aliffer.Pereira 02/01/2021

Interessante porém vago..
Em Pule, Kim Joo So existe um enredo interessante demais quando entendemos do que se trata, inicialmente parece um romance bobo, mas os fatos em si são pesados.. instiga a curiosidade do leitor, porém tende a deixar os fatos pouco explicados quando os fatos são explicados. Algo me dizia que poderia ser bom por se tratar de um drama coreano e realmente tem tudo que o diferencia de uma história comum, mas não foi tão maravilhoso assim.

Jess 12/04/2021

Premissa boa, narrativa vaga
Iniciei esse livro com muita expectativa. Poucos autores colocam coreanos como protagonistas, então isso me deixou bem curiosa. Com uma irmã viciada em doramas e eu mesma já tendo assistido alguns muito bons, embarquei nesse livro me me chamou atenção, principalmente, pela capa.
Temos So, um jovem asiático que chega ao Brasil muito perdido, abalado e assustado com tudo ao redor. E também temos Marina, uma brasileira que vê esse homem fugindo da polícia e decide ajuda-lo porque ele parece tão assustado e desesperado que ela não pensa duas vezes. So é cheio de conflitos internos e culpa, enquanto Marina vive com o medo do ex-namorado abusivo.
Da mesma forma que So aparece no Brasil, inesperadamente, ele leva a mulher para a Seul, na Coreia do Sul. Marina chega ao novo país cheia de confusão e dúvidas, conhece Tan pessoas novas e descobre verdades que nem podia imaginar serem possíveis.
A premissa da história é boa, inovadora, do tipo que faz você querer começar a ler para descobrir, mas a narrativa não funcionou para mim. Achei vaga, deixava varias pontas soltas nos capítulos que achei que seriam fechadas no final e algumas foram, mas outras ficaram sem resposta, com um final que parecia estar sendo feito às pressas, deixando para trás personagens e situações pendentes.
Becca_Martins 07/06/2021minha estante
Eu acabei de terminar o livro, e nossa, você descreveu exatamente o que eu senti.
Tô até agora tentando entender o final, me deixou frustrada

gigi33 10/02/2022

MUITO BOM
Eu sou simplesmente apaixonada na capa desse livro. Quando eu li a sinopse, já fiquei mega ansiosa pra ler. É um livro que me cativou muito, que a cada folha que eu lia, eu só queria ler mais e mais. Além de que achei uma vibe meio dorama e fanfic, e eu simplesmente amo essas duas coisas. Fiquei encantada pelo casal e surtei muito nas cenas deles. Mostra como a Marina sofre com as agressões do ex-namorado, então se você tem gatilho com esse assunto, já fica ligado. Teve uma reviravolta muito grande que eu fiquei mega chocada, porque nunca imaginei que ia acontecer. O único ponto negativo é que tiveram algumas cenas confusas, principalmente o final, que poderiam ser explicados de uma forma melhor.