Pule, Kim Joo So

Pule, Kim Joo So Gaby Brandalise

Resenhas - Pule, Kim Joo So

Gio119 10/11/2018

A surpresa do ano
No ano passado tive minha primeira experiência com um dorama (drama coreano) e eu simplesmente me apaixonei, mas, infelizmente, eu não continuei me aventurando nesse mundo. Até que, nesse ano, eu retornei a me envolver com esse gênero de uma maneira bem inesperada: um livro.

Para continuar lendo acesse o link do blog.

site: https://leivrandos.blogspot.com/2018/11/resenha-18-pule-kim-joo-so-de-gaby.html

Silma 20/11/2018

"Q" deleitoso de dramas coreanos e fanfictions
Pule, Kim Joo So é de autoria de Gaby Brandalise, jornalista, youtuber, ghostwriter e escritora. Casada, e dona de um gato cinza, gordo e velho chamado Gandalf. Gaby começou escrevendo fanfictions de cantores, bandas e seriados. Depois escreveu crônicas, artigos, protestos, poemas, músicas, coisas lindas e coisas desastrosas. Até que publicou, em novembro de 2016, o seu primeiro livro, chamado Os Recados. Exatamente um ano depois, em dezembro de 2017, publicou, pela VERUS EDITORA, a ficção que aqui está sendo resenhada.

Pule Kim Joo So trata-se de uma história inspirada em dramas coreanos, em que Marina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. Ao mesmo tempo, So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle de suas próprias vidas, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Como a sinopse do livro afirma “Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha”. Isso não é mentira. A começar pela forte indagação, que já no inicio faz o leitor pensar na própria vida e suas muitas e diversas possibilidades... O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida?

Pule, Kim Joo So é livro ágil, que realmente faz com que a leitura seja fluida e bastante rápida, no entanto, eu não consegui terminar de lê-lo em um ou dois dias como seria o meu “normal” tendo em vista que se trata de um livro tão pequeno. Porém, isso não foi realmente um problema com o livro, pois ele é bastante agradável de modo geral, tão bom, que eu procrastinei na leitura por cinco longos dias porque eu não queria que chegasse ao fim. Eu de fato me apeguei à história, mesmo antes de começar a lê-la porque já acompanho o trabalho da autora através das redes sociais há um ano, então eu tinha obtido alguns bons spoilers do que a trama contém. Mas somente pude ler tudo na integra agora que já faz um ano que foi publicada. Então, é mais do que explicado esse meu apego ao livro, certo? Sou fã da autora e realmente gosto de ser surpreendia com narrativas tão rápidas, cheias de acontecimentos e viradas loucas como Pule, Kim Joo So, assim, não há como não avaliar a obra como sendo ótima. Claro, a trama não é de todo perfeita, há momentos em que fica confusa em si mesma para logo em seguida ficar tão óbvia, o que é um pouco estressante, ás vezes. Porém, vale destacar que o livro não é pretencioso, não tem a intenção de ser um mega romance ou coisa do tipo. Consigo interpretá-lo como sendo uma espécie de desabafo da própria autora sobre como de fato o processo de escrita pode ser ou não. Pule, Kim Joo So não é somente uma critica divertida aos dramas coreanos, mas um “olá” bem descontraído sobre como os plot twists podem ou não ser usados nas tramas. Este livro é muito bom em si, e poderia ser bem melhor, caso algumas cenas fossem trabalhadas com mais atenção e até alguns acontecimentos fossem acrescentados, porém, esta é apenas a opinião de quem não queria que o livro acabasse tão cedo e desejava ler um pouco mais desta obra bonita, que possui em suas páginas um grande “Q” de dramas coreanos e fanfictions. Um deleite.

Então, se assim como eu você ama dramas coreanos e suas viradas e gosta de ler estórias que te fazem meio que entrar na mente frenética de muitos autores e não tem preconceito com as diversas maneiras sobre como histórias podem ser contadas, venha, esse livro é pra você!

Luiza.Oliveira 14/01/2019

Li em 5 horas o livro todo, a Gaby surpreendeu na escrita deste enredo, cada capítulo uma nova surpresa, uma narrativa perfeita e sem pontas soltas, o final é algo surpreendente, é impossível imaginar o que acontece justamente por essa escrita fantástica.
Escritora nacional que fez uma obra prima em forma de romance

Pri Nunes @infinitoliterarioo 13/02/2019

Você tem o poder de escrever sua história
De um lado temos Marina, sofrendo com as agressões do ex-namorado. Do outro lado temos So, que sofre por ter sua vida controlada, de forma que não se pode escolher nem por quem irá se apaixonar.
As duas histórias, inicialmente apenas ligadas pelo sofrimento, se cruzam de forma inesperada, nos levando a acreditar que o amor pode surgir mesmo nos piores momentos. Parece uma história clichê de sempre? Parece! Senti que alguns pontos poderiam ter se desenvolvido melhor e o final não foi o que eu esperava. O livro ainda tinha muito o que falar.
Entretanto, existem reviravoltas que atiçam a nossa curiosidade e nos levam a ficar até o final da trama. Gostei muito do tema da violência doméstica, abordado na história da Marina, incentivando as mulheres a não se entregarem, a lutarem por si mesmas. Parabéns a autora @gabybranda.
Recomendo para aqueles que querem limpar a mente e curtir um clichê com toques de ação e aventura, daqueles que nos deixam relaxados após um dia super agitado.

site: https://www.instagram.com/p/BtfsC4xAil8/

Priscila 05/05/2019

Amei essa história!!
Olá galera!! ✌🏼 Para quem não sabe, sou louca por doramas (novelas e/ou séries coreanas) e já tem um tempão que venho acompanhando algumas produções. E é incrível quando um autor faz uma história baseada em doramas ou lemos alguma história que daria um um doaram perfeito. E a resenha de hoje é justamente de uma história que foi baseada nos doramas. Sim, estou falando de #Pulekimjooso da Gaby Brandalise (Maravilhosa Kpopeira 😆👊🏽) com a Verus .
E esse livro traz a história de Marina e So. Marina mora em Curitiba e vive se escondendo, e de uma certa forma, se protegendo de um ex-namorado por que é agredida. E So, mora em Seul, e se sente culpado por algo que não consegue resolver. Mundos e lugares diferentes, mas que vivem quase a mesma situação, até que os seus caminhos se cruzam e descobrem coisas bem “malucas”.
O que eu disse acima é apenas o resumo do resumo dessa história, que deixa o leitor envolvido em toda história e deixa os dorameiros(as), como eu, enlouquecidos com todos os acontecimentos na história. E falando desse meu lado dorameiro, fiquei bem louca e empolgada com a história e em minha mente toda história estava construída e isso me deixava mais empolgada ainda, já imaginando a mesma em produção na TV (Louca eu, não?? hahahahaha).
A história é muito boa e digna de um dorama, com personagens bem construídos. É uma experiência de leitura muitoooooo legal, mesmo. Recomendo a leitura desse livro.
Até!!!

site: http://www.instagram.com/uniterario

Larissa 01/07/2019

Sentimento de: Quero mais!
Descobri a @gabybranda pelo meu amor recente chamado: KPOP. Onde uniu duas coisas que estou num vício eterno a mais ou menos um ano: dorama, cultura coreana e kpop. Inicio essa pequena resenha já parabenizando a Gaby pela escrita, achei extremamente interessante essa junção de linguagem coreana levando as pessoas que já estão um pouco mais acostumadas com doramas a suspirar de amor com essa aproximação da língua.

O livro basicamente trás a história de Marina e Kim Joo So. Marina é brasileira e vive em Curitiba. (Mais uma coisa que eu amei... essa questão do alcançável, um romance entre uma brasileira e um coreano, sério, minha adolescente interior já interpretou So como meu bias Seokjin(...)
Larissa 01/07/2019minha estante
(...) Marina tem muitos mistérios à sua volta e um deles é viver tentando se proteger de seu ex-namorado que a agride constantemente. So, mora em Seul, mas acontecem muitas coisas no enredo da história que fazem os dois cruzarem seus caminhos. Dois personagens cheio de mistérios, que vivem dores e segredos parecidos. Bem carinha de dorama, né?

Um resumo bem rapidinho do quanto esse livro tem para nos proporcionar. Só que, SEM SPOILERS, o que mais me impressionou no livro é que eu esperava um livro extremamente voltado para os personagens principais que é a Marina e o So. Sendo que, @gabybranda conseguiu nos dizer "Pera, aqui vai ser diferente", por isso, me peguei tendo conexão não apenas só com Marina e So, mas tão com os "vilões" da trama, teve um apelo emocional pela busca da voz interior e toda essa estruturação bem carinha de dorama que conseguiu me prender muito.

Como qualquer livro você acaba sentindo falta de algumas coisinhas, que ficam meio que 'perdidas' durante a trama. Acho que eu só senti falta de aprofundamento de algumas coisas da vida da Marina, mas entendo, pelo contexto da trama. Sendo assim, super se encaixou nas minhas expectativas, até porque acho que teve um embasamento e análise de cultura coreana que eu fiquei muito impressionada. Começando pela questão da Ponte Mapo, PALMAS DEMAIS! Fiquei muito feliz com o livro e indico SUPER, apenas não li com um apelo emocional muito grande apenas só em So e Marina e sim com um olhar mais estrutural do livro, porque fiquei muito surpresa com essa inteligencia de como a trama mudava e davam plot twists lindos.

Obs: Apesar de o coreano ser extremamente diferente do personagem mental que eu criei, eu amei ler e imaginar meu bias Seokjin rs.

Só para dizer que já é uma das minhas escritoras brasileiras guardadas no coração! Além de ser uma army maravilhosa!

Biblioteca Álvaro Guerra 14/01/2020

Uma narrativa rápida, intensa e envolvente onde o protagonista é o próprio leitor, fazendo-se perguntar e refletir sobre o poder da ficção.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576866466

Mel @_escrevieagora 08/11/2020

Não entendi nada
Continuo sem entender mesmo depois de um tempo, foi uma história bem surreal de louca mas que gostei! É aquele diferente que intriga e você não sossega enquanto não vê o fim!

Rafaela 13/12/2020

Não gostei!
Não gostei, é muito confuso quando você começa a entender aí acontece algo e você ver que não entendeu nada.

É muito difícil eu não gostar de um livro, sempre tento ler até o final e tirar o melhor. Me lembrou muito um k-drama, mas diferentemente da série o livro não tem lógica.

Até a metade tem um ritmo legal, mas com o decorrer da história fica muito corrido e confuso, muitas informações que não foram bem construídas.

Sara.Adganiel 28/07/2021

onde nada é o que parece
Recomendações: leia devagar, deixa ela fluir, preste atenção, capte todos os sinais.
e ainda sim se surpreenda com cada pagina. a minha volta aos livros não poderia ser em melhor companhia! recomendo muitíssimo!!

Evelyn Véras - 01/10/2021

"Mas o bom roteiro trazia exageros para causar impacto emocional. Para mostrar como a vida nos faz sentir, não a aparência que ela tem."

Fernanda Honório 04/12/2021

Para fãs de Doramas...
Leitura instigante, lembra muito a premissa de alguns Doramas que já assisti, talvez dê um "curto" em algumas pessoas rsrs Gostei muito