Nas montanhas do Marrocos

Resenhas - Nas Montanhas do Marrocos

1 | 2 | 3 | 4

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/01/2021

Resenha para o Blog Pétalas de Liberdade
Katherine Hartington era uma jovem lady inglesa que, contrariando os planos da mãe, não queria pensar em casamento, preferindo ajudar a tia na administração do ducado.

Eis que, em uma viagem de navio, uma tragédia aconteceria e Katherine acabaria sendo vendida como escrava no Marrocos. Fahid, um príncipe marroquino, seria seu "dono", e a convivência com Fahid mudaria as concepções de Katherine sobre relacionamentos.

"Nas montanhas do Marrocos" tem uma linguagem um pouco mais formal que os romances de época que costumo ler, além de mais descrições, o que é necessário por causa da ambientação no Marrocos, um cenário diferente de outros livros do gênero.

Isso de mocinho que compra a mocinha e obriga ela a ficar ao lado dele é algo que me incomoda muito! É um tema sensível para mim e creio que, por isso, eu não seria o público-alvo da obra.

Se Fahid encarava o encontro com Katherine como um sinal dos céus para que eles tivessem uma chance, a forma como ele agiu não me agradou. Eu até o teria perdoado se, por exemplo, ele mentisse para Katherine dizendo que não tinha como mandá-la de volta para a Inglaterra imediatamente, na tentativa de ganhar tempo para que ela o conhecesse e quisesse ficar com ele. Mas Katherine não teve escolha, mesmo falando que queria voltar para sua família, Fahid insistia em mantê-la no Marrocos, inclusive impedindo suas tentativas de fuga. Então, eu não conseguia torcer pelo envolvimento do casal.

O comportamento de Fahid poderia ser justificado pelo fato de ele ser um príncipe marroquino do século dezenove, mas em termos de veracidade histórica, não tenho certeza se, por exemplo, Katherine poderia herdar um ducado sendo mulher.

"Nas montanhas do Marrocos" pode ser uma boa leitura para os fãs de romances de época que gostem de histórias ambientadas em cenários diferentes dos habituais, com um toque de aventura e mistérios, onde casais enfrentam muitos desafios até o final feliz. Infelizmente, acabei tendo esse problema com o comportamento do Fahid, mas sei que outros leitores podem não se sentir incomodados com a atitude do protagonista e curtir mais a leitura do que eu.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/12/resenha-livro-nas-montanhas-do-marrocos.html

Comenta Livros 28/09/2020

Sensacional romance de época
Para quem gosta de bailes, saraus, príncipes marroquinos, esse livro é sensacional. Um ótimo enredo, bem escrito com um final feliz estonteante.

site: https://comentalivros.com/nas-montanhas-do-marrocos-luisa-berard/#.X3HtLGhKiyI

Ketlyn.Silva 18/03/2018

Marrocos...
Sou suspeita para falar pois uma das coisas que mais gosto e entender e aprender com as diversidades entre povos e com este lindo romance podemos ver culturas diferentes se misturarem tão perfeitamente que foi de tirar o fôlego.
Confesso que em determinadas horas me vi transportada nestes senarios mágicos.
Super recomendo está história.

Haruka 28/11/2019

A história demora muito pra desenrolar, além do casal não de cativar, a leitura é desgastante e exaustiva. A construção da história é muito ligada à descrição da paisagem e detalhes arquitetônicos, o que não é ruim, mas o excesso de informações atrapalham no desenvolvimento da leitura.

Dea 05/12/2019

Achei cansativo
A história demora pra se desenrolar. Muitos detalhes que poderiam ter sido preenchidos com mais vida. Não sei... Não deu pra mim.

Teresa.Paiva 29/11/2017

Um romance para se deliciar! Super recomendo!!
Recomendo muito! Amei, fiquei completamente apaixonada e passei a ser fã dessa autora!

O livro 'Nas montanhas do Marrocos' tem tudo que um leitor de romance gosta: cenários lindos, personagens apaixonantes, muita emoção, reviravoltas e principalmente amor. Em suma, uma história envolvente que faz você sentir todas as emoções dos personagens, nos transportando da Inglaterra para o Marrocos com suas culturas distintas e paisagens estonteantes, fazendo a pessoa não querer parar de ler.

Comecei em um sábado e na terça eu tinha finalizado. Todo o tempo livre que eu tive me dediquei a ele, não conseguia parar, tamanho o envolvimento que tive com esse livro. Quando terminei me senti nostálgica, com saudades dos personagens! E o que fiz? Decidi ler as melhores partes novamente!! Não vou passar maiores informações acerca da história do livro porque a magia está justamente no desenrolar, nas descobertas, nas surpresas que a trama nos discorre a cada página, nos proporcionando uma ligação emocional indescritível.

É o primeiro livro da autora que é brasileira, e diga-se de passagem, não deixa a desejar em nenhum momento para as autoras internacionais de romances consagradas pelo público, e, arrisco dizer sem medo de errar, que ela é muitooo melhor que várias autoras de livros históricos de sucesso de vendas que eu já li! Torço para que 'Nas Montanhas do Marrocos' vire futuramente uma minisérie, porque tem todos os elementos para isso. Vislumbro um mega sucesso de audiência.

Coloquei uns videos que achei no youtube na página da autora onde ela fala acerca da história do livro, do processo de produção que foi auto publicado e também tem um vídeo que ela fala um pouco sobre ela! O projeto durou cerca de 6 anos e tudo se iniciou com uma conversa com a irmã dela que a incentivou a escrever. Inclusive o livro foi dedicado para ela! Muito lindo. Inclusive vi no site da Luisa Bérard que ela disponibilizou o 1º capítulo. Então é só acessar lá e terá um gostinho do livro.

Fica a dica de quem ainda não leu, pois está perdendo uma linda história de amor!

site: www.luisaberard.com.br

Fabi129 13/07/2019

AVISO: LEIA COM UM DICIONÁRIO DE LADO
Gosto muito de ler livros que se passam no deserto e foi o motivo principal por ter escolhido este livro. Comecei a leitura e estava achando o início muitíssimo arrastado e cansada de tanta narração sobre vestidos, bailes, etc. Eu ficava: Poxa, quando a protagonista vai para o Marrocos? Eu também gosto de livros de época, mas não foi o motivo de eu ter escolhido esta leitura.
Finalmente a protagonista chega ao Marrocos e pensei que iria apreciar a narrativa. Que nada! Achei muito estranho Katherine sendo escrava de Fahid, se adaptar tão bem a seu novo mundo. Ela logo vai conhecendo novas pessoas e nem parece que deseja tanto retornar a Londres. É como se ela tivesse esquecido sua antiga vida. Sem mencionar que em tão pouco tempo, ela se vê apaixonada pelo marroquino.
Eu gosto de livros que a mocinha, se apaixona pelo carinha que não convém ela se apaixonar. Então, achei muito estranho, estar lendo este livro e não sentir entusiasmo com a história. Em muitos momentos, achei Nas montanhas do Marrocos, parecido imensamente com o livro Tuareg da autora Elena Garquin. A única diferença, é que amei o livro e quanto a este, não foi a mesma sensação.
Uma coisa que me incomodou DEMAIS, foi como uma autora brasileira escreveu um livro tão carregado em palavras difíceis. CARAMBA, SERÁ QUE NÃO VÊ QUE SEU PÚBLICO ALVO SÃO OS BRASILEIROS E QUE MAIS DA METADE DESCONHECE O SIGNIFICADO DESSAS PALAVRAS??? É um livro que você tem que ter o dicionário de lado, literalmente!! Eu só não parava e ia pesquisar o significado de todas as palavras, porque se fizesse isso, aí que demoraria mais dias para concluir essa leitura enfadonha! E lhes digo que a palavra ''paulatinamente'', me acompanhará por um bom tempo. Motivo? Meus caros, ô palavra que apareceu muiiiiitas vezes. Que tosco! Custava colocar sinônimos?!
Muito aliviada por ter chegado ao fim. E digo que custou muito chegar à última página. Não recomendo!
Nadja 13/07/2019minha estante
Que pena!

Celina 13/07/2019minha estante
Pena mesmo.

Cris 13/07/2019minha estante
Eu detestei mesmo, foi ele o fato dele ser um sheik e pedir por favor toda hora, até parece que num mundo aonde mulher não é nada, ele agisse daquele jeito...

Nadja 14/07/2019minha estante
Realmente é inverossímil!

Fabi129 14/07/2019minha estante
Surreal demais!

Dani 14/07/2019minha estante
Lamentável você não ter gostado Fabi:(
Eu gostei muito desse livro, fora as cenas hot em excesso pra mim ele foi Ótimo. Não tive dificuldade nenhuma na leitura.
Mais isso vai de pessoa a pessoa. Cada uma tem uma experiência diferente:)

Fabi 20/07/2019minha estante
Ah que pena! Dani, concordo com vc. Tb não tive problemas. E admiro muito uma autora nacional com a formação dela escrever um livro assim. Hj em dia não é fácil encontrarmos boa literatura nacional. Realmente que pena! Mas gosto é gosto.

Dani 21/07/2019minha estante
Oi Fabiana concordo como você hoje em dia não é fácil mesmo encontra Boa literatura brasileira e que gosto e gosto;)

Vann.Deodato 11/08/2019minha estante
Finalmente uma resenha que disse tudo que eu queria dizer.

Daniele.Couto 25/04/2020minha estante
Estou quase terminando esse livro e mesmo assim estava prestes a desistir da leitura, o livro não é o que eu esperava. Estou saturada desses romances surreal. Vi que o livro tem muitas resenhas positivas e quando li sua resenha, vi que eu não era a única que não conseguiu se conectar.

Juliana 17/06/2021

Maravilhoso
Um livro muito fácil e muito gostoso de ler. História linda, emocionante e romântica! Gostei muito e indico!

Fê_Sato 30/10/2021

Apesar de ser muito detalhista, chegando a ser desnecessário às vezes e ter capítulos muito longos, a escrita da autora é impecável.
A história demora muito a engrenar, mas depois começa a despertar o interesse.
De modo geral, foi uma boa leitura, mas que não agrada a todos.
Fabricy 31/10/2021minha estante
Também quero ler!!!

@umaleituraenadamais 24/08/2021

Romance de Época no Marrocos
Amei toda as paisagens descritas com tantos detalhes. Viajei com minha imaginação para uma fortaleza linda e paradisíaca. O romance entre Katherine e Fahid foi lindo de ler. Apaixonante.

Déb 19/04/2018

|#Resenhasdadéb| Nas Montanhas do Marrocos
Minha primeira impressão já começa pela capa, linda, né?! A segunda, é a escrita. Luisa é bem detalhista, faz com que a gente imagine o cenário, os personagens, as roupas... E a terceira é que, por mais que seja um romance, o livro conta com uma personagem que não pensa - ou que foge - em casamento - Lady Katherine é o que chamamos de espírito moderno para a época.

”A minha consciência é o que me guia. Jamais tolerarei esse tipo de dominação!” - Lady Katherine para Fahid.

Eu acredito que esse é o diferencial da Luisa, porque em todos os livros de romance, a mocinha sempre está presa, querendo casar, sonha com filhos e bláblá. Essa jovem não! Ela quer liberdade e se fosse para casar, quer escolher alguém por amor e não por ducado ou herança

Um romance de época, passado entre o Marrocos e a Inglaterra do século XIX, onde ela mora com a família.

São 560 páginas que não me deixou nem um pouco entediada, pelo contrário, eu ficava: UAU! No primeiro instante você pensa que o livro irá seguir o mesmo caminho que qualquer outro, ela conhece Ethan, na temporada, em Londres. Aí, achei que iria ficar com ele. Mas, como sempre, Lady Katherine preferiu pensar. Daí a história muda completamente! Eu fiquei besta, o desenrolar dos acontecimentos me deixava sem fôlego. É uma supresa e tanto, os fatos seguintes.

E a riqueza das palavras da autora aliado ao que está se passando em Marrocos, é incrível! Sério! Nunca li nada parecido! Nunca peguei em um livro que era tão bem construído. É gradativo o clímax, tem drama, romance, história, liberdade...

Daniella Ceppo 31/05/2018

Nas Montanhas do Marrocos - Luisa Bérard
Romance histórico, que se passa no século XIX, entre a Inglaterra vitoriana e o Marrocos. Dois mundos completamente distintos em sua geografia, cultura, costumes, religião... e que aqui são descritos com grande riqueza de detalhes. É um romance de época mas, pra mim, o foco principal é a jornada da protagonista e todas as reviravoltas que a vida pode proporcionar. Vale muito a pena ler, a estória é deliciosa e cativante e não dá vontade de parar de ler! A capa também é linda e o que me chamou a atenção logo de cara e me fez ter vontade de ler esse livro foi o fato de falar do Marrocos, um país que me fascina e que está no #top1 da minha bucket list. Livro de estreia da escritora brasileira #LuisaBerard , com lançamento independente, não deixa absolutamente nada a desejar com relação aos best sellers do gênero. Eu amei!!

La Oliphant 30/05/2018

Quando Nas Montanhas do Marrocos chegou nas minhas mãos, eu estava muito animada para começar a leitura. Primeiro, é um romance de época e não tem como eu deixar passar um livro do gênero. Segundo, é um livro nacional com uma proposta interessante, completamente diferente de todos os outros livros que eu já tinha lido: um convite a uma viagem ao Marrocos. Não tem como negar uma leitura assim, tem? E com essa capa de tirar o fôlego, eu comecei a leitura com as expectativas lá em cima, mas apesar da escrita de Bérard não decepcionar, o enredo de Nas Montanhas do Marrocos acabou sendo um pouco demais em vários aspectos.

Antes de tudo, vocês precisam saber que eu não tenho do que reclamar da escrita da autora. Apesar do tom coloquial da narrativa, a escrita da Luisa é muito gostosa e você consegue fazer uma imersão muito legal dentro do enredo. O meu problema começou no desenvolvimento da história que, demora pelo menos 230 páginas para realmente começar. Nos primeiros capítulos, nós ficamos presos a vida da protagonista, perambulando pela Inglaterra, por mais tempo do que o necessário para que pudéssemos conhecer sua personalidade. Eu realmente senti dificuldades para continuar a leitura, mas estava tão animada com o livro que insisti mais um pouco, até que finalmente chegamos ao Marrocos.

O livro tem muitos capítulos que eu considerei irrelevantes para o resultado da história. Como eu disse, temos uma introdução muito longa da protagonista e, durante sua aventura no Marrocos, temos capítulos intermináveis com foco em personagens secundários que eu não achei que acrescentaram tanto assim a proposta do enredo. Essas idas e vindas do enredo prejudicaram um pouco a minha leitura porque me passou a sensação de que a história não estava andando, por mais que eu soubesse que estava avançando. Sabe aquela sensação de “nossa, ainda estou na página 310”, foi mais ou menos isso.

Eu não posso opinar muito bem sobre o contexto histórico do livro, porque o que eu sei da época vitoriana é o que eu pesquisei na internet e assisti em séries, mas eu tenho quase certeza de que Katherine não seria tão bem recebida assim numa terra estranha, como ela foi recebida pelo povo de Fahid. Ela é tão bem tratada e cuidada que eu consegui até mesmo me esquecer de que estava naquela situação na condição de escrava e não de amante, como é colocado no livro. Além disso, tem alguns pontos sobre os costumes que me deixaram muito confusa, principalmente porque as pessoas se referiam a protagonista como “milady”, sendo que naquela situação a nobreza dela nem deveria mais ser importante.

O romance foi um ponto do livro que eu gostei e, ao mesmo tempo, não foi o que eu estava esperando. O relacionamento de Katherine com o Fahid não fez muito sentido para mim. Primeiro, ela queria ir embora e o fato de ela ter se envolvido com o seu “captor” já foi muito estranho, mas fácil de relevar por se tratar de um romance. Logo no segundo momento que tem juntos, Fahid já se demonstra completamente apaixonado por Katherine, mas a relação deles não é muito bem trabalhada já que o tempo que passam juntos ao longo do enredo é curto demais para que seja construído um romance que me convença.

Apesar disso, eu tenho que admitir que a química entre o casal não deixa a desejar. As cenas “quentes” entre os dois são de fazer as areias do Marrocos parecerem mornas, e não podemos reclamar disso, não é mesmo? Eu só não gostei muito do fato de que o Fahid sempre me pareceu muito mais preocupado com o próprio prazer do que o da Katherine. Isso ficou ainda mais forte em uma cena em que ela está dormindo e acorda com o príncipe em cima dela, a acariciando antes mesmo de ela lhe dar consentimento. E eu sei que são coisas da época, mas existe uma coisa chamada “licença poética”, onde esse tipo de contexto pode ser perdoado por não ser utilizado no livro.

Os personagens secundários do livro também deixam muito a desejar. Por mais que eu consiga entender a ideia por trás da trama, todas as artimanhas para separar o Fahid da Katherine não se encaixaram muito bem para mim. Era como se tudo estivesse girando em torno de uma birra de criança ou algo assim. E eu sei que essa coisa de casamentos arranjados por política não era uma coisa exclusiva da cultura árabe, mas ainda assim, tudo me pareceu um tanto exagerado, principalmente a maneira como as coisas desenrolaram. Amira, a noiva prometida de Fahid, tem uma cena tão “wtf”, que eu perdi um pouco do tesão pelo livro, honestamente.

O ponto que realmente me pegou foram os diálogos, que são o ponto de qualquer romance de época que mais me conquista. No caso de Nas Montanhas do Marrocos, eu senti que faltaram diálogos mais profundos, que realmente revelassem os personagens e os deixassem ter uma voz própria. Eu não sei se foi o tom coloquial da narrativa ou a forma como a autora resolveu retratar seus personagens, mas muitos dos diálogos eram complicados, cheios de palavras polidas demais para expressar sentimentos como raiva e frustração. Eu acho que o que era dito e o que queria ser dito não estavam bem alinhados nos diálogos.

Apesar de todas essas questões, eu devo lembrar a vocês que, Nas Montanhas do Marrocos é o primeiro livro de Luisa Bérard e, para uma primeira publicação, eu acho que ela entregou até que bem o enredo. Eu gostei de fugir um pouco da ambientação da Inglaterra e, querendo ou não, o livro foge bastante de todos os clichês dos romances de época que estamos acostumados. Uma pena mesmo ele ser 200 páginas mais longo que o necessário e ter certos pontos que me incomodaram muito enquanto leitora. Ainda assim, caso a autora venha lançar outros romances, eu quero lê-los sem pensar duas vezes para ver o quanto a sua escrita evoluiu.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-montanhas-marrocos-luisa-berard

Roseane 19/05/2018

Ótimo
Um romance de época diferente de todos que eu já li. Lindo.
viviane.casale. 19/05/2018minha estante
Estou lendo e gostando muito! ?

Roseane 19/05/2018minha estante
Eu gostei bastante Vivi.