O velho e o mar

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ELCi 13/01/2021

O velho e o mar
Uma gráfic linda! As imagens maravilhosas.
Uma história subjetiva e encantadora.
Fofo.??

EduardoCDias 09/01/2021

Resiliência
E nessa briga eterna do homem contra a natureza não existe vencedor, apenas derrotados... Bela história clássica de luta, paciência, resiliência e obstinação que se torna ainda mais mágica nesses quadrinhos.

George 23/11/2020

E um livro bem relaxante
E um livro leve que te leva aos pensamentos do marinheiro em conquista mais uma pesca da pra ver que a vida simples e pobre dia personagens não e nada mais que levantar e pescar mais o livro trás a reflexão do velho pescador solitário no mar e um bom livro gostei bastante e recomendo

Ana - @edicaodebolso 05/11/2020

Um linda metáfora sobre a vida
Sou super fã dessa história. A graphic novel está linda, com ilustrações belíssimas.
Algumas alterações foram feitas, não acho que substitua a leitura do livro tradicional, mas é uma bela forma de conhecer os ensinamentos de Santiago.

Gabi Feijó 23/08/2020

Solidão e Vazio
O livro é bastante interessante, aborda a solidão.
Li nesse período de pandemia, onde meus sentimentos estão aflorados.
Como Santiago tinha seus pensamentos que transcorriam em meio a solidão do alto mar.

Hemilly | @pastelescritor_ 21/07/2020

Uma história que irei lembrar
No dia 21 de julho Ernest Hemingway completaria 120 anos. Esse ano passei a me interessar mais pelo autor e a pesquisar e a adicionar todos os livros no carrinho - não custa nada tentar - até que me deparei com uma edição linda de O Velho e o Mar em Graphic Novel. Assim que ele baixou de preço fui correndo comprar e preciso dizer que foi uma ótima primeira experiência com uma história do autor.

Nessa história temos o velho Santiago que sai em sua maior aventura no mar, e o menino que acompanhava a sua jornada contanto tudo o que aconteceu por lá, trazendo assim uma forma de expressar as pedras que estão no caminho da vida de maneira fascinante, ainda quero ler o texto integral para mergulhar nos detalhes, mas preciso dizer que as ilustrações foram simplesmente incríveis para despertar sensações como a tristeza, o desespero e o amparo.

“Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.”

Santiago se depara com o maior peixe que já viu em toda a sua vida, e trava uma luta externa e interna com o peixe e o mar, entre ir para a sua casa, entre deixar tudo como está, entre carregar o peixe e leva-lo a todo custo, mesmo que esse seja a sua vida.

Com uma caminhada fácil, em alguns momentos com uma pausa para respirar, pensar nas atitudes do personagem, a sua relação com toda a situação na qual ele se encontra, e se toda aquela caminhada e sofrimento valem a pena. Esse livro que foi publicado em 1952, a última obra do autor após uma longa pausa na escrita foi marcante e com toda certeza entrou para a minha lista de releituras.

Nós temos uma grande metáfora sobre como a vida nos é colocada, a forma como nos agarramos aos nossos objetivos mesmo que eles no fim não façam mais sentido, como todo o caminho, com as suas derrotas e as suas vitórias nos ensinam e as vezes, mostram o caminho.

site: https://pastelescritor.blogspot.com/

Edu 29/06/2020

Uma estética envolvente.
Tenho vergonha de dizer que um dia eu fiz uma pesquisa de 15 minutos em cima da hora na wikipédia para fazer uma apresentação sobre Hemingway na faculdade. Catei um resumão do Velho e o Mar e apresentei na maior cara de pau.
Hoje estou aqui, ainda com um pouco de vergonha, por que ainda não li o original do Hemingway (mas já está providenciado, e será devidamente lido).

Mas essa graphic novel, gente.
É uma experiência estética.
É uma leitura breve, pode-se dizer. Eu acredito que o tempo de leitura médio seja pouco menos de uma hora.
Mas é uma hora que vale a pena.
Acredito que cada pessoa tem sua relação com quadrinhos.
Eu particularmente gosto de me deleitar com o esmero do desenho bem feito, e eu apreciei cada imagem desse quadrinhos.
O que pode-se dizer sobre o livro ser breve em palavras, ele tem de abundante em imagens.
Thierry Murat soube fazer um trabalho que faz o leitor/contemplador se sentir aconchegado naquela paleta de cores.
Leiam e mergulhem nessa edição!

Beatriz1324 03/04/2020

É uma adaptação muito bonita do livro original. As imagens trazem uma certa profundidade que nos faz sentir exatamente o que o livro quer nos passar. É como um sonho.

Elida Kassia 18/03/2020

Delicado
Baseado no texto de Ernest Hemingway, Thierry Murat adaptou de forma linda "O Velho e o Mar". As ilustrações são lindas, com pouca luz solar e transmitem perfeitamente o estado solitário do pescador. Recomendo!

Carina143 26/02/2020

As ilustrações são belíssimas e dão uma atmosfera essencial pra história.

Cleane 18/02/2020

Uma poesia em quadrinhos!
Como não pretendia ler o livro original no momento resolvi comprar esse quadrinho livremente adaptado. Que HQ lindo, imagino que o livro original deve ser ainda mais encantador. Terminei de ler com o coração aquecido!

z..... 14/02/2020

Adaptação em HQ por Thierry Murat (2017)
Obra de arte, com ilustrações que geram agradável impressão visual e leitura que empolga e emociona.

Visualmente a estética tem traços vigorosos, ressaltando a penumbra, transmitindo algo rústico, selvagem, forte, desafiador, impactante, grandioso, que se destaca também pelo favorecimento de quadros grandes em cada página e colorização onde o amarelo do sol domina tudo como um incêndio no horizonte e a noite chega densa com suas nuvens pretas, parecendo sempre como em lua nova (analogias de Hemingway). Cenário grandioso, vendo-se a pequenez humana diante do céu, do mar, do fulgor solar, da lua, da escuridão, do brilho das estrelas, enfim, diante da natureza, numa solidão tocante.

O desenrolar da história evidencia esses aspectos, mas gradativamente vai elevando Santiago como dominante heroico no contexto, em desdobramentos com devaneios e diálogos poéticos e filosóficos consigo, com Deus e com o peixe. O momento é intenso em emoções, como se evidenciasse ressurgimento ou renascimento de alguém desacreditado e descredenciado de virtudes laureadas em passado distante. É apoteose de realização.

Leitura de surpresas empolgantes. Curti demais!

Alanna Aguiar 13/02/2020

O Velho e o Mar
Essa versão em quadrinho inspirada em uma das obras mais importantes de Ernest Hemingway, apesar de ser curta é uma história grandiosa que causa uma vontade enorme de também ir correndo ler o livro.

Larissa Guedes de Souza 23/07/2018

“O Velho e o Mar” conta a história de Santiago, um velho pescador que já está há 84 dias sem conseguir pescar nada. E o único amigo dele é um garoto, Manolim, que o admira muito, já que foi ele quem o ensinou a pescar quando tinha apenas 5 anos. Porém os pais de Manolim, o mandaram trocar de parceiro na pesca, já que o velho Santiago provavelmente tinha virado um salao, um azarado, e não pescava mais nada. Entretanto, isso não abalou a amizade dos dois e não diminuiu o carinho puro da relação deles.

Sobre a história em si não tem nem o que falar além de: é simplesmente maravilhosa. É daqueles livros que te surpreendem com o quanto pode ser dito em poucas e simples palavras. A história é simples, mas cheia de significados e ensinamentos. É uma história pura e leve, que te faz refletir muito. E essa edição em quadrinhos conseguiu captar a beleza e pureza do enredo e especialmente de Santiago, nosso querido e velho pescador.

A paleta de cores é linda e traduz bem os momentos do dia e até os sentimentos de Santiago. Os traços delicados se encaixaram perfeitamente. E a adaptação da história original para os quadrinhos também foi muito bem feita. Não excluiu grandes partes, nem modificou detalhes importantes. A boa surpresa é que Thierry Murat transforma Hemingway em um personagem para quem Manolin está contando a história de Santiago. Achei uma bela forma de homenagem ao autor. E esse encontro nos dá um diálogo inédito e tocante ao final da narrativa. Diálogo este que destaca mais uma vez a simplicidade e sensibilidade da história do pescador: é uma história sobre a vida.

Hemingway: “Sua história é muito bonita, meu filho”.
Manolin: “Não é uma história, senhor Hemingway, é a vida”.
Hemingway: “Sim, e decerto por isso que é tão bonita (...) Acho que na sua derrota o velho obteve a vitória mais bonita que um homem pode esperar”.

Esta adaptação para quadrinhos só me fez amar ainda mais este pequeno, porém grandioso livro “O Velho e O Mar”. E mais uma vez devo recomendar a todos a leitura deste clássico.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

DAN LIMA 26/03/2018

Uma temática envolvente desde o início. Bastante reflexiva e inspiradora.
Faz a gente esquecer do mundo lá fora e viver a história com toda
veracidade.
Com uma escrita natural, emblemática e profunda, faz o leitor enxergar
o mundo com outros olhos.
Não é a toa que ganhou o prêmio Pulitzer e o Nobel de Literatura, seguidamente.
Recomendo. E mais, deve ser lido anualmente. ;-)

Débora 26/03/2018minha estante
Li em fevereiro, foi o escolhido do clube do livro que participo. Eu amei, me levou a muitas reflexões.

DAN LIMA 26/03/2018minha estante
De fato. Um livro, que foi publicado em 1951, estava à frente de sua época. ;-)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6