O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Joana.Carvalho 20/02/2022

Genial!
ASIMOV GENIAL. Apesar das dificuldades em relação à construção de personagens mais reais - com os quais nos apegaríamos mais profundamente -, não tem como não se impactar com a forma como fala de temas tão complexos e relevantes em uma história futurista. Amei!

"Você consegue entender isso? Consegue entender que, ao afastar as armadilhas e vicissitudes que perseguem o homem, a Eternidade não deixa que ele encontre suas próprias soluções, boas e amargas, soluções reais que chegam quando a dificuldade é enfrentada, não evitada?"

Yuri 17/04/2021

Uau!
Que livro incrível! O que foi isso! Apesar de uma coisa mínima no início me fazer descobrir uma coisa era a intenção do autor deixar essa pista pra fazer a gente ACHAR que sabia alguma coisa kkkkk
Ingenuo

Raeli 05/03/2022

Uma ficção científica avançada demais para o meu intelecto
Isaac Asimov é um célebre autor de ficção científica aclamado por suas obras que ganhou destaque tanto no cenário literário quanto no áudio visual pelas adaptações bem sucedidas.

O fim da Eternidade é o primeiro livro do autor que leio e infelizmente acho que comecei com o pé esquerdo.

Andrew Harlan é um Eterno exemplar, comprometido com o seu trabalho de técnico, Harlan é parte de uma sociedade secreta composta apenas por homens que controlam os eventos ao longo dos séculos afim de evitar a extinção da espécie humana e a estabilidade da Eternidade. Executando o que eles chamam de mínima mudança necessária nos séculos através de uma máquina do tempo que pode viajar em segundos para um tempo abaixo (passado) ou tempo acima (futuro).

Os Eternos são recrutados em diversos séculos e deixam para trás suas vidas, famílias e amigos para se dedicar a Eternidade. Eles não podem se casar, constituir família ou manter contato com tempistas (pessoas fora da eternidade) a menos que seja para a execução de uma missão.

Essas regras nunca incomodaram Harlan até ele conhecer Noys uma tempista do século 482 fazendo um trabalho temporário na Eternidade. Harlan acaba se apaixonando pela moça e quando descobre que uma mínima mudança necessária pode acabar com a existência dela ele faz de tudo para manter a amada protegida. No entanto, sua interferência pode ter consequências desastrosas.

O livro não é longo e seu início é bem fluido. Entretanto do meio para o final ele fica mais arrastado e cansativo. Levei muito tempo pra terminar a leitura e o sentimento no final foi de frustração.

A premissa do livro é incrível, mas a ficção científica tão avançada não me permitiu aproveitar a leitura.

Primeiro: entender a eternidade, as viagens no tempo e a repercussão das mudanças foi extremamente difícil. Várias vezes tive que reler uma página por não compreender quase nada do contexto e dos diálogos.

Segundo: O explicação do final foi menos compreensível ainda pra mim, eu não conseguia imaginar aqueles eventos e as repercussões deles na sociedade.

Além disso, o romance, que deveria ser a parte mais familiar ao leitor é raso e pouco desenvolvido. Não dá pra acreditar que Harlan abriria mão de algo tão importante para ele como seu papel na Eternidade por um relacionamento sem sal com Noys que não tem carisma nenhum.

A sensação que eu tive lendo O fim da Eternidade é que ainda não estou preparada para ler ficções científicas mais avançadas como as obras de Asimov. No entanto, para quem curte o gênero e está acostumado com os conceitos metafísicos pode ser uma leitura interessante.
juline 05/03/2022minha estante
Talvez o Asimov não soube terminar esse livro mesmo, não se culpe por não ter entendido hsush vai de fundação! Não li o fim da eternidade ainda, mas a trilogia posso lhe recomendar :)

Raeli 05/03/2022minha estante
Vou ler sim! Já tá na minha lista faz um tempo. Li O fim da eternidade primeiro pq estava disponível no K.U, mas acho que vou gostar mais da trilogia A fundação só pelo tanto que me recomendam

Fer Paimel 23/01/2021

Interessante
Asimov é um autor clássico do gênero ficção científica não sem razões. O livro é bem interessante e sua base distópica é criativa.
Tive alguma dificuldade em acompanhar certos raciocínios da ficção, mas nada que atrapalhasse a compreensão da proposta do livro.
Quero ler outras obras do autor para compreender melhor sua produção.
Campos 23/01/2021minha estante
Tenho a versão clássica

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Bacana! Vc gostou da obra? Indica outro livro do autor?

Daniel1841 24/01/2021minha estante
Tô querendo adentrar em algo de sci fi tb. Bom ver q curtiu. Já tem contato com sci fi? Ou tá iniciando?

Campos 24/01/2021minha estante
Eu tô lendo Cavernas de Aço, que parece muito bom, e tá nos meus planos Fundação

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Daniel, não tive muito contato com sci fi ainda não... eu gosto, mas prefiro outros gêneros literários, aí acabo priorizando outras leituras kkkk acho que uns livros muuuito bons são os do Guia do Mochileiro das Galáxias. Humor inteligente e bem doido kkkk eu gostei!

Fer Paimel 24/01/2021minha estante
Fabio, ouvi falar bem de Fundação... acho que é uma trilogia, né? Já vi Cavernas de Aço em algum lugar, mas nem lembro sobre o que é. Obrigada pelas dicas, vou procurar informações :)

Ketlen22 17/04/2023

Achei extremamente interessante como foi tratado a viagem no tempo e como tudo foi explicado, mas não foi um (na minha experiência) livro incrível. Fiquei confusa em muitos pontos, tinha momentos que nem sabia quem estava falando e tinha que rever o diálogo para entender.

O Harlan é chato, ele tomava umas decisões sem nexo, explodia por coisas bobas e os primeiros pensamentos dele voltado a mulheres me tirava do sério.

O romance do livro nem devia ser classificado como romance.
Mariana113 28/04/2023minha estante
Ele é muito emocionado amg

Ketlen22 28/04/2023minha estante
viu uma b***** pela primeira vez na vida e enlouqueceu

Mariana113 29/04/2023minha estante
Até agr não creio que a noys deu para ele pq achou ele legal... precário

claroca_. 13/05/2023minha estante
assim msm que eu me senti, não suportava quando o harlan falava jesus, impaciente e chato, deixava a história chata.

John 05/06/2021

O que foi que eu fiz...
Livro sobre viajantes do tempo que funciona!
É incrível o que foi criado aqui.

Você passa 50 páginas aprendendo sobre o cenário em que a história se passa, mas depois disso se desencadeia uma série de acontecimentos muito bem escritos.

E um final muito legal.

Recomendo muito.

Pedro Octaviano 12/01/2021

Segundo livro do autor que leio, logo após ler Eu, robô. Mais uma vez fiquei preso em uma história fantástica, curioso com o que estava acontecendo e sem conseguir parar de ler. É raro para mim, ainda, ficar preso em leituras e passar horas lendo, contudo, pela segunda vez consecutiva Asimov conseguiu.
Peguei esse segundo livro pra me assegurar que de fato gosto da escrita do autor para que, assim, inicie o projeto de ler fundação com a certeza de que não o abandonarei.
O livro foge demais da superficialidade de histórias de ficção científica e romances que se prendem muito apenas às tecnologias e aos casos de amor, sem aprofundar as relações humanas e implicações desse novo mundo na mente das pessoas. Dessa forma, Asimov entra em conceitos psicológicos, levantando problemas mentais que poderiam surgir nessa nova realidade de mundo, simplesmente incrível.
Por fim, a obra é repleta de viradas que explodem a cabeça.

site: @descansandoavista

Fernando.Mazeo 04/11/2020

Excelente ponto de partida!
Este foi o meu primeiro livro de Isaac Asimov, é impressionante a quantidade de previsões tecnológicas que ele faz ao longo do livro, coisas como reconhecimento facial, vídeo chamadas, telefone celular ou computador de bolso como ele chama livro. Apesar disso a leitura é muito leve e interessante. Vale muito a pena!

Léo 26/09/2023

O fim da eternidade...
Faz um tempo que não escrevo resenhas, mas sinto que precisava falar sobre esse livro. Foi ótimo ler O fim da eternidade e a história que o Asimov escreveu me prendeu desde o primeiro capítulo.

No livro somos acompanhamos a história de Andrew Harlan, um Técnico, membro do grupo chamado de Eternos responsáveis pelo monitoramento e mudanças no Tempo. O trabalho de Harlan é iniciar Mudanças de Realidades, e para isso como todos os Eternos em suas diversas funções, passam por um treinamento rigoroso para deixar suas emoções de lados para executar esse trabalho. Mas Harlan conhece Noys Lambet, uma mulher do século 482, e sua percepção do mundo e valores começam a ser questionados, colocando a seu emprego e a História em risco.

Primeiramente, devo dizer que assim como nos contos, onde o autor consegue colocar bem suas ideias e prender o leitor, ele faz isso aqui igualmente bem. Em 256 páginas, ele traz uma forma diferente de viagem do tempo que é interessante e me deixou empolgado quando pensava em como eram os paradoxos temporais nesse universo, foi uma surpresa boa e, além disso, consegue também colocar um suspense que me prendeu juntamente com motivação e questionamentos do protagonista.

A escrita flui bem, a Eternidade é intrigante e ao longo da leitura você vai entendo como os cargos são distribuídos aos Eternos e seus objetivos. Através da jornada de Harlan e seus pensamentos o autor vai colocando questionamento sobre o comodismo, a evolução e história da humanidade, a razão contra a emoção e outros, fiquei pensando sobre como esses assuntos são colocados e o papel da Eternidade nisso tudo...

Gostei também de descobrir como o livro se conecta ao universo Asimov, mas é uma pena que ele não tenha conseguido escrever um romance ou conto que explorasse melhor essa conexão com os outros livros dele.

Recomendo a todos que gostam de ficção científica. Acho que para quem tem interesse em ler algo do Asimov, e não quer começar pelas coletâneas de contos e nem iniciar uma nova série esse livro é bom.

Leonardo.Broinizi 21/08/2022

Asimov "brincando" com viagens temporais!
Do mesmo autor eu havia lido a trilogia Fundação e o aclamado conto Ao Cair da Noite, e este livro não fica atrás em qualidade. O estilo de escrita do Isaac Asimov me pareceu muito similar em ambos os livros: narrativa clara, muitas reviravoltas na trama, o drama humano sendo preponderante nas histórias (apesar da importância do contexto futurista tecnológico, sempre são as questões humanas que ditam os rumos nas histórias do Asimov).
Ser dar spoiler, só ressalto que é muito interessante a premissa do livro, de que você tem uma especie de "guardiões do tempo", alterando a realidade pra maximizar a felicidade do maior número de pessoas.

Enfim, mais um bom livro de um dos mestres da ficção científica. Um enredo cheio de reviravoltas e surpresas. Indico tanto pra quem já gosta dos livros do Asimov quando pra quem quer conhecer sua obra.

potranca 11/12/2020

Cabeça explodindo!!
Que livro interessante!! Não foi uma leitura fácil, inclusive recomendo que assistam pelo menos uma resenha pra se familiarizar com o contexto da história, porque me ajudou bastante! Você é "jogado" no mundo do livro e meio que tem que ir se virando sozinho, não achei tão complicado assim, mas em certas partes é cansativo. Tirando isso é uma boa história, eletrizante e cheia de plot twist.

O que mais me chamou atenção é que a ficção científica é um ponto crucial, mas o jeito que o autor explora essa temática é sensacional, mostrando como nós, seres humanos, somos egocêntricos, temos desejos, inveja, ganância e amor.

jardel 23/02/2021

Vale a pena cada bugada na mente
Das outras experiências que tive com o Asimov, essa foi a mais complicada, isso se dá pelo tema, tratar de viagem no tempo se torna sempre complexo, então não acho que seja um ponto negativo aqui.
Achei a separação de Eternidade e Tempo muito criativa e única, normalmente as viagens temporais são tratadas na ficção como algo que ocorre dentro da dimensão que vivemos, mas esse livro apresenta uma outra maneira de fazer isso.
O fato de tratarem dos séculos que vivemos hoje como algo "atrasado" e primitivo é uma crítica muito boa, porque torna relativo o conceito de avançados (será que realmente somos avançados?).
Achei bem a frente do seu tempo. Vários acontecimentos, e a forma como os protagonistas reagem, são MUITO parecidos com os da série Dark.
Temos vários plots do meio pro fim, todos encaixando perfeitamente com o que vem sendo construído desde a primeira página. E o final... uma reviravolta na história toda.

Indico para todos que curtirem uma história de queimar os neurônios, demora um pouco pra gente entender como as coisas são na Eternidade e o porque dos Eternos agirem de tal forma, mas depois que entendemos é só sucesso!
Ani 23/02/2021minha estante

mt bom

jardel 24/02/2021minha estante
Obg manrique

Alice Vazarin 20/10/2020

até mais o menos 50% do livro é meio confuso e não dá pra entender o que tá acontecendo, depois ele se explica e fica incrível, cheio de plot twists!!

Gilberto Alves 25/05/2020

Meu primeiro Asimov
Meu primeiro Asimov, e com certeza o primeiro de vários.
Não vou escrever uma bíblia aqui.
O livro é foda, quem curte uma boa ficção vai gostar.
Tem várias pequenas coisinhas que se você simplesmente não aceitar, vai tornar o livro um monte de coisa sem sentido.
Mas tirando isso, a história é massa, tem plot twist até você ficar tonto.
Não dei 5 estrelas porque o personagem principal é chato pra caramba, e a Noÿs (spoiler ->), com o peso que teve ao final da trama, poderia muito bem ter sido mais que aquela coisa mal feita em forma de personagem..