O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba

O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba Eduardo Moreira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Lista de Livros 01/12/2022

Lista de Livros: O que os donos do poder não querem que você saiba, de Eduardo Moreira
“O capitalismo sempre será o sistema no qual pobres trabalham para ver o resultado de seu esforço refletido na melhoria da vida alheia, nesse caso a dos ricos. Não se trata de uma afirmação genérica, estudantil ou midiática. Trata-se de um fato concreto, mensurável e passível de prova. Somos iludidos pelo famoso conceito criado por Adam Smith em seu livro A riqueza das nações de que existe, no capitalismo, uma mão invisível que orienta e distribui os recursos de uma forma ótima.
Sorte para o sistema que essa mão é invisível, pois, na hora em que as pessoas forem capazes de vê-la, o sistema tenderá à ruína.”
“A única mão que existe na hora de distribuir recursos e renda no sistema capitalista é a dos donos dos bancos e dos meios de produção. É um sistema baseado no lucro, e o objetivo é sempre maximizá-lo. A melhor definição da filosofia capitalista é a dada pelo personagem Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas no filme Wall Street – O dinheiro nunca dorme, 2010. Quando outro personagem descobre a fortuna de Gekko e pergunta-lhe quanto ele deseja ter como objetivo, sua resposta é: “Mais!”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/11/o-que-os-donos-do-poder-nao-querem-que.html

brearantes 28/11/2022

Resenha "O que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba"
Magnífico, uma verdadeira crítica e lição econômica! Necessário numa sociedade deficiente como a nossa. Um choque aos que se pronunciam capitalistas, e uma realidade a se pensar.

Recomendado à todos, sou a favor até mesmo de implantarem nas instituições de ensino como método de estudo.

cuauthemoc.nasser 10/11/2022

Poderia ser melhor
Gosto do autor, mas o livro é extremamente introdutório e superficial. Não é um demérito, é a isso que ele se propõe. No entanto, eu esperava um pouco mais. De qualquer forma, caso o tenha por perto e esteja com algum tempo livre, leia-o.

Matheus 10/10/2022

As coisas como elas são?
O autor conta de um jeito prático como funciona o sistema capitalista e como a sua estrutura sempre beneficiou e privilegiou as classes mais ricas da sociedade.

Márcia 28/08/2022

Seja lúcido com seu dinheiro
Uma pausa nesse domingo de trabalho para falar de economia. Esse é um tema que tem me interessado nos últimos meses. Estou fazendo o curso do Eduardo Moreira intitulado Investidor Mestre e me apaixonando cada vez mais por esse brasileiro incansável que é o Eduardo. É autor desse livro aí, que li num final de semana. Livro curtinho, mas que traz reflexões importantíssimas, como as que colocarei a seguir.

? Aprendemos que bancos são lojas que vendem e compram dinheiro. Como eles ganham? Com cobrança de juros e tarifas e investimentos com nosso dinheiro. Olha que interessante essa lembrança que Eduardo traz: ?se você tem R$ 200 mil investido em um banco, paga zero real em tarifas para poder usar todos os serviços dele, como TEDs, saques em caixas eletrônicos, emissão de talões de cheques e outros. Se tem somente R$ 5 mil investidos e se quiser ter um pacote ilimitado como esse, deverá pagar cerca de R$ 1 mil por ano ? ou seja, um quinto de todo seu dinheiro?. Quem paga a conta? Quem tem menos.

? Sobre os impostos. A maior parte deles está embutida nos produtos ou serviços que consumimos. Ocorre que os impostos possuem um valor fixo, que será pago igualmente por todos, independentemente da renda da pessoa que estiver contratando o serviço ou comprando o produto. Novamente: quem paga? Os pobres, que, através dos impostos, contribuem para uma enorme transferência de riqueza para os ricos. E tem mais: parte dos impostos pagos pelos ricos voltam a eles em forma de juros dos títulos de renda fixa que possuem em seus investimentos. No caso dos pobres, boa parte dos impostos que pagam não chega sequer a voltar em serviços para uma melhor qualidade de vida deles.

? Sugiro a leitura do livro, porque Eduardo vai nos abrindo a mente para essas questões que ficam adormecidas. E adormecidas de propósito, porque o modelo capitalista q nos governa depende da desinformação em massa. E pior: ele faz com que toda a base da pirâmide defenda seu maior algoz ? protegemos quem nos explora. Quem está no topo da pirâmide é capitalista quando se trata de ganhos, mas socialista com as perdas.

?Essa frase me impactou: O MAIOR IMPOSTO QUE AS PESSOAS PAGAM É O IMPOSTO DA IGNORÂNCIA.

Laurex 11/08/2022

Excelente!!!!
Não tem como não admirar um cara como o Eduardo.. o primeiro livro que li dos três da "série" foi esse, e creio que seja de fato o primeiro (?).
É um livro de linguagem facil, que explica de forma didática e acessível alguns conceitos econômicos que sempre ouvimos mas não conseguimos de fato entender todo o mecanismo.
É um livro libertador e creio que essa tenha sido mesmo a intenção do Eduardo ao escrevê-lo. Indico e acho que todos deveriam ler para agregar conhecimento e tentar se libertar um pouco mais desse sistema horroroso que vivemos hoje.

Daniel4 13/06/2022

Introdução a economia crítica
Neste livro, Eduardo Moreira discorre sobre diversos temas relacionados a economia e mercado financeiro, pondo em cheque questões a respeito dos donos do capital.

Ele aborda e desmistifica diversos temas sensíveis intrínsecos do capitalismo, porém está longe de ter uma postura anticapitalista, apenas expondo e levando o leitor ao questionamento, como uma espécie de introdução ao pensamento crítico.

Com uma leitura fácil, simples e acessível, o livro tem sua utilidade em provocar o leitor, mesmo reproduzindo, em grande parte, uma visão liberal sobre o assunto.

Sol 26/07/2021

Eu amei esse livro porque Eduardo Moreira conseguiu explicar coisas na qual os "donos do poder" realmente não querem que nós saibamos de uma forma "legível" e acessível a nós jovens sem fazer com que a leitura ficasse cansativa e monótona.

Renato 03/04/2021

Desvendando os caminhos do poder
O Edu conseguiu sintetizar as principais engrenagens do poder neste livro, desnudando assim as ferramentas destes.
Como se sabe, nosso sistema utiliza de contrapesos ocutados para manter a sociedade mansa, e nosso autor vem demonstrar e começar a discussão sobre esses elementos e mostrando que deve-se olhar todo o sistema de poder sobre outro ângulo, mais justo e moderno.

Elis 29/03/2021

Não há muitas novidades pra quem acompanha a política, mas é interessante analisar as ideias do autor sobre as possibilidades para ajustar o sistema, onde o público e privado trabalhando em conjunto traria soluções a médio e longo prazo a todos os brasileiros.
Gosto muito desse autor e esperava mais desse livro. Leitura rápida, chatinha no início mas depois flui tranquilamente.

Antonio.Rosseto 13/03/2021

Bem didático
Gostei bastante da leitura. Deu pra ao menos de ter noção do funcionamento dos bancos e a forma como são tomadas algumas decisões do sistema capitalista.

Jader Selleri 30/01/2021

Acho que no fim das contas, já sabia de tudo aquilo proposto pelo livro

Júlia 19/01/2021

Gostei bastante, ele tenta mostrar o mundo como é e não como é vendido para nós.

Augusto 30/12/2020

Conspiração? Parece que não.
Ao ler o livro fiquei meio cético com o assunto. Porém, em tempos onde a manipulação está em alta, o poder econômico não poderia ficar de fora. Entender um pouco da abordagem do autor, me fez refletir sobre inúmeros assuntos que se assemelham a detenção de poder. Alguns pontos não são nenhuma surpresa, mas a leitura vale a pena.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Os donos do poder
A frase que sempre escuto "ricos fica cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres".

1 | 2 | 3 | 4