As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Rickey de Souza 29/05/2023

Profundamente impactante
Acompanhar diversos personagens do nascimento até a morte, sofrer com os que sofrem, amar todos, são coisas proporcionadas por este livro.
Morgana, sobretudo, brilha por múltiplas razões: é uma mulher polímata numa época em que o feito era incomum até para homens, extremamente envolvida com a política de Camelot, corajosa, espirituosa, marcada pelo sofrimento, obstinada, raivosa. Ela é, após certo trecho da obra, o centro em torno do qual Avalon gira, para o bem e para o mal. Lindamente desenvolvida, sinto que vou carregar Morgana para sempre em mim.
Não bastasse isso, há o rol de outras personagens extremamente ricas na sua profundidade e multilateralidade. Artur, Lancelote, Gwenhwyfar, Igraine, Viviane, Mordred: não há ninguém poupado pela autora, vemos a luz ser lançada sobre os aspectos mais nobres e mais sombrios de cada um.
Por fim, somos atingidos com a passagem do tempo e mudança do mundo, a descoberta de que quase nada, no fim das contas, está sob nosso controle, e sofremos com a despedida de cada personagem amado. O livro é lindo.

Gra 21/06/2022

Que livro
Esse livro mexeu demais comigo. É uma literatura fantástica muito superior à que lemos normalmente. Critica demais o cristianismo e o machismo. É excepcional. Morgana das fadas é meu personagem preferido de todos os tempos.

Imi 09/11/2022

Morgana é a maioral, deusa da 🤬 #$%!& toda, o Arthur é muito dependente da gwenhwyfar, impossível gostar dela, chata demais,a Morgana merecia muito mais vindo dela, mas enfim, a trama foi muito boa, eu queria tudo de melhor pra Morgana, mas esse livro não é sobre o que desejamos pros personagens, porq eles só sofrem.

Pagliuca 14/11/2023

Esqueçam tudo!
Esqueçam todas as outras lendas sobre o Rei Artur. Não há mais dúvidas, essa é a verdadeira história. Simplesmente, sensacional.

Aninha 31/12/2022

Depois de 84 anos terminei "As brumas de Avalon"
Nada que eu diga sobre o enredo do livro vai ser novidade, levando em consideração que o livro é um clássico da fantasia e centenas de milhares de pessoas o conhecem. Então, aqui, vou falar minha opinião sobre a história!
Ler através de uma perspectiva feminina dá a chance do leitor conhecer o rei Artur para além do guerreiro imbatível, com o coração bondoso e sempre justo, mas tenho que admitir que senti falta das batalhas, apesar do livro não ser sobre isso. Aqui conhecemos os Deuses e a magia com M maiúsculo, e acompanhamos a jorna dos personagens para preservarem o que é místico e sagrado.
Assim como em todos os livros em que a religião é uma das bases da história, usar o cristianismo para justificar todo ódio e preconceito dessas pessoas com relação a aqueles que seguiam e acreditavam em outras coisas me incomodou bastante.
A Guinevere (não vou lembrar o nome que ela carrega na história) me provocou aversão, assim como o fato do Artur ser um manicaca (marido mandado pela mulher), no mais a história é ótima.
Não sei se lerei os próximos livros, esse teve um bom final, então não senti necessidade de uma continuação.

Aline 08/10/2023

Um livro incrivelmente maravilhoso
Eu não sei nem como elogiar esse livro, foi uma leitura inesquecível! A história de Arthur contada através de sua irmã Morgana... muita aventura, romance e diversão.

Josana.Baltazar 31/01/2023

É pura magia, a lenda do Rei Arthur contada com muito encantamento, personagens maravilhosos, mulheres fortes, Deusas, rituais, fé, Cristianismo. Escrita perfeita. O amor pulsando nas suas mais variadas formas. Amizade o amor mais verdadeiro. Trás tbm traições, a ambição desenfreada de alguns personagens. A submissão da mulher × a independência delas. Excelente

LP_Chaun 01/04/2020

Perspectivas
O livro é muito bom para identificar como as nossas percepções pessoais divergem com a das outras pessoas e como temos conceitos equivocados sobre nós mesmos, muitas vezes as intenções ficam estampadas em nós mesmo quando fingimos não nos importar. Não nos conhecemos tão bem quanto imaginamos, o livro é repleto de passagens onde o nosso desejo por destino é contestado pelo avaso, será que aquela situação é mesmo destino ou queremos que ela seja? Parece que os deuses zombam de nós.

Perdidos Em Livros 16/11/2020

Clássico e maravilhoso ?
Oi, amores! Tudo bem? Espero sempre que sim.

Hoje venho trazer a resenha de um livro que ainda nem terminei de ler, mas já ganhou o meu coração, então preciso compartilhá-lo aqui: As Brumas de Avalon ? que foi escrito por Marion Zimmer Bradley em 1979, mas continua conquistando fãs até hoje.

Nessa versão, o livro é um volume único de quase mil páginas, composto por quatro histórias: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho. Ele nos conta acontecimentos ocorridos durante a vida e o reinado do grande Rei Artur e seus já conhecidos cavaleiros da Távola Redonda. Apesar de Artur ser importante na história, não é o foco principal. Diferente da versão que sempre escutamos, essa é narrada pela visão das grandes personagens femininas da história como Viviane, Igraine ? mãe de Artur e Morgana ?, Morgause, Gwenhwyfar e principalmente Morgana.

Logo no início, conhecemos Igraine, ainda uma jovem de dezenove anos, vivendo um casamento arranjado e uma vida que lhe foi imposta. Ela vê sua vida mudar completamente com a visita de sua irmã Viviane, a grande sacerdotisa de Avalon e a Senhora do Lago, e de Merlin que lhe contam que o destino dela era muito mais grandioso, ela daria à luz ao grande rei da Grã-Bretanha. Acompanhamos daí a luta interna que Igraine trava entre seguir mais uma vez o que foi a ela imposto, mesmo que fosse importante, ou seguir o seu próprio caminho. Nele também vemos o crescimento de Morgana, que passa anos estudando em Avalon, junto a sua tia, e se torna uma grande sacerdotisa, dedicando sua vida, até então, a Deusa e a religião.

É bastante relatada a divisão entre o cristianismo e a antiga religião mágica exercida em Avalon, que vinha cada vez mais sendo ameaçada. O objetivo principal para Viviane, Merlin, e posteriormente Morgana, é evitar que isso aconteça. E em meio a tudo isso, romances, guerras e intrigas tornam o livro ainda mais instigante.

Nunca li algum livro sobre as lendas Arturianas antes, só ouvi as histórias muito por alto e quem mais me chamava atenção nelas não eram Artur e os cavaleiros, e sim Merlin, o grande mago (que aparece bem velho na história). Por isso, toda base que eu conhecia da história vinha da série de TV ?As aventuras de Merlin?, que me motivou a comprar esse livro.

Achei que veria bastante da série no livro, mas as coisas são muito diferentes nele e posso afirmar, mesmo amando a série, que nada se compara ao livro. ELE É SIMPLESMENTE PERFEITO! A leitura é muito fluida, porque a narração da autora é ao mesmo tempo leve e cheia de significados, profunda. Nos sentimos muito próximos das personagens e é como se estivéssemos vivendo com elas todas aquelas experiências. Me peguei em vários momentos sonhando acordada com a história, querendo fazer parte dela e ajudar a fazer as coisas acontecerem.

A linguagem, apesar de ele ter sido escrito a muito tempo, é de fácil compreensão e muito bonita. Se você é fã de fantasia e das lendas Arturianas eu recomendo muito que leia esse livro, vai valer a pena.

? Equipe Perdidos Em Livros, B.

Thiago Bomfim 08/07/2023

A história do rei Arthur está presente em muitos momentos da minha vida e a sua irmã Morgana sempre foi a personagem mais interessante pra mim, por tanto foi muito legal ler um livro inteiro com o foco nela e em outras mulheres dessa narrativa, que são muito interessantes também. E o que torna As Brumas de Avalon um livro único, além de ser um dos poucos que tem as personagens femininas dessa história detendo de forma exclusiva o foco narrativo, é a forma com que cada uma delas lida com a religião e os seus deuses, e a forma com que isso afeta a vida delas e suas relações é muito bem feita e desenvolvida, porque cada personagem escolhe um caminho para si na sua religião e acabam entrando em conflito com outros que têm opiniões divergentes levando a uma conclusão que ao mesmo tempo é incrível e emocionante, mas também é um balde de água fria pois estava lá desde a 1? página.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

Nova edição encadernada do clássico da literatura de espada Brumas de Avalon.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542213416

Fernanda.Navarro 27/05/2023

Rei Arthur, Lancelote, Merlim e Sacerdotisas
O que mais gostei foi o fato de todas as personagens femininas possuírem personalidades fortes à sua maneira! O primeiro livro é bem chocante, mas confesso que no final a narrativa ficou meio enrolada, repetitiva, até fiquei com raiva da Morgana. Amei o fato de ser uma releitura das Lendas do Rei Arthur. Claramente demonstra a vasta pesquisa que a excêntrica autora fez para gerar uma obra tão criativa e cheia de detalhes. Recomendo para aqueles que gostaram de Outlander.