As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

06/03/2020

Todos os Deuses são Um
Que livro! Meu coração pesa e ao mesmo tempo se alegra com a conclusão dessa história.

Durante a leitura de As Brumas de Avalon nós passamos por vários anos que iniciam e encerram a história de Arthur, o Grande Rei da Bretanha. Mas são as mulheres, todas elas que nos contam essa história. Mulheres tão diferentes: Igraine, Viviane, Raven, Morgause, Morgana, Gwenhwyfar, Elaine, Niniane, Nimue...

Tantas mulheres, de fé, crenças, personalidades e dilemas diferentes. Se tem algo nesse livro que perdura do começo ao fim é o dilema. Acompanhamos todos os personagens em dúvida sobre como agir diante disso e daquilo e assim construindo o que vai acontecer no futuro.

A fé é sempre discutida. Deusa, Deuses, Deus... Vemos o lado de quem foi forçado ao esquecimento e de quem de estabeleceu como único. Vemos as sacerdotisas e os padres seguindo suas religiões e vemos como qualquer um deles pode ser corrupto. É lindo acompanhar o enaltecimento da mulher em Avalon. E triste ver como elas perdem o direito até mesmo a saber ler quando os padres ganham mais poder.

Mas, apesar de tudo, essa não é uma história apenas de religião. É também de amor, amizade, arrependimento, sofrimentos, de guerra e de paz.

Acompanhamos Morgana e Arthur desde sua infância até a velhice e vemos como Camelot se tornou tão importante. Vemos o auge de Avalon e a luta de sua Senhora para mantê-la fora das brumas. Vemos Arthur vencendo os inimigos de seu pai e mantendo a paz o seu reino, mas tomando decisões que causam sua ruína também.

Tudo segue um destino nesse livro e vemos as coisas se encaixando e caminhando para um fim que todos conhecem, negam na metade do livro e entendem no final. É uma jornada mágica, de fé e de amor. Um livro que me fez pensar em todas as religiões como uma só. E que me deixou com saudade de quando o Merlim da Bretanha e a Senhora do Lago eram tão importantes. Mas me fez ver que a Deusa está em todo lugar de uma forma ou de outra.

LP_Chaun 01/04/2020

Perspectivas
O livro é muito bom para identificar como as nossas percepções pessoais divergem com a das outras pessoas e como temos conceitos equivocados sobre nós mesmos, muitas vezes as intenções ficam estampadas em nós mesmo quando fingimos não nos importar. Não nos conhecemos tão bem quanto imaginamos, o livro é repleto de passagens onde o nosso desejo por destino é contestado pelo avaso, será que aquela situação é mesmo destino ou queremos que ela seja? Parece que os deuses zombam de nós.

sherloking 09/04/2020

Sobre Avalon e seus encantos
Bem, não é à toa que os livros da Marion sobre o ciclo artuniano ficaram TÃO famosos e influenciaram tantas pessoas.

A leitura é muito fluida e, mesmo retratando uma época medieval, em que muitos autores recorrem à diálogos rebuscados, o texto é muito bem compreendido e a narrativa nos envolve facilmente.

De fato, a escrita de Marion me fez ter outras noções sobre personagens que já conhecia de outras histórias e me trouxe muitas emoções diferentes ao longo da leitura.

Recomendo muitíssimo!

Perdidos Em Livros 16/11/2020

Clássico e maravilhoso ?
Oi, amores! Tudo bem? Espero sempre que sim.

Hoje venho trazer a resenha de um livro que ainda nem terminei de ler, mas já ganhou o meu coração, então preciso compartilhá-lo aqui: As Brumas de Avalon ? que foi escrito por Marion Zimmer Bradley em 1979, mas continua conquistando fãs até hoje.

Nessa versão, o livro é um volume único de quase mil páginas, composto por quatro histórias: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho. Ele nos conta acontecimentos ocorridos durante a vida e o reinado do grande Rei Artur e seus já conhecidos cavaleiros da Távola Redonda. Apesar de Artur ser importante na história, não é o foco principal. Diferente da versão que sempre escutamos, essa é narrada pela visão das grandes personagens femininas da história como Viviane, Igraine ? mãe de Artur e Morgana ?, Morgause, Gwenhwyfar e principalmente Morgana.

Logo no início, conhecemos Igraine, ainda uma jovem de dezenove anos, vivendo um casamento arranjado e uma vida que lhe foi imposta. Ela vê sua vida mudar completamente com a visita de sua irmã Viviane, a grande sacerdotisa de Avalon e a Senhora do Lago, e de Merlin que lhe contam que o destino dela era muito mais grandioso, ela daria à luz ao grande rei da Grã-Bretanha. Acompanhamos daí a luta interna que Igraine trava entre seguir mais uma vez o que foi a ela imposto, mesmo que fosse importante, ou seguir o seu próprio caminho. Nele também vemos o crescimento de Morgana, que passa anos estudando em Avalon, junto a sua tia, e se torna uma grande sacerdotisa, dedicando sua vida, até então, a Deusa e a religião.

É bastante relatada a divisão entre o cristianismo e a antiga religião mágica exercida em Avalon, que vinha cada vez mais sendo ameaçada. O objetivo principal para Viviane, Merlin, e posteriormente Morgana, é evitar que isso aconteça. E em meio a tudo isso, romances, guerras e intrigas tornam o livro ainda mais instigante.

Nunca li algum livro sobre as lendas Arturianas antes, só ouvi as histórias muito por alto e quem mais me chamava atenção nelas não eram Artur e os cavaleiros, e sim Merlin, o grande mago (que aparece bem velho na história). Por isso, toda base que eu conhecia da história vinha da série de TV ?As aventuras de Merlin?, que me motivou a comprar esse livro.

Achei que veria bastante da série no livro, mas as coisas são muito diferentes nele e posso afirmar, mesmo amando a série, que nada se compara ao livro. ELE É SIMPLESMENTE PERFEITO! A leitura é muito fluida, porque a narração da autora é ao mesmo tempo leve e cheia de significados, profunda. Nos sentimos muito próximos das personagens e é como se estivéssemos vivendo com elas todas aquelas experiências. Me peguei em vários momentos sonhando acordada com a história, querendo fazer parte dela e ajudar a fazer as coisas acontecerem.

A linguagem, apesar de ele ter sido escrito a muito tempo, é de fácil compreensão e muito bonita. Se você é fã de fantasia e das lendas Arturianas eu recomendo muito que leia esse livro, vai valer a pena.

? Equipe Perdidos Em Livros, B.

Brunna Fernanda Freire 13/08/2021

Com certeza esperava mais
Tenho muitos pontos a comentar sobre este livro e sobre a nota que eu o coloquei.
Primeiramente: é um livro muito arrastado, maçante, onde não acontece nada de interessante em diversos capítulos, onde vemos cenas e mais cenas de uma vida diária que sinceramente não acrescenta nada a história. O livro é imenso (considerando os 4 livros que o definem) e não conta nenhuma história que não poderia ser melhor contada em um livro com metade das páginas que tem.
Em segundo lugar: a história não nos conquista, não se a compararmos que diversos outros livros de fantasia atuais, a escrita segue uma metodologia antiga e, provavelmente, para a maioria dos jovens não conquiste a imaginação. Ouso dizer que é um livro que minha mãe (com 50 anos) gostaria de ler, claro que não desejo generalizar e dizer que NENHUM jovem possa gostar, estou apenas querendo dizer que a maioria deles provavelmente o ache entediante e o abandone logo.
Um terceiro ponto: sobre questões ligadas à protagonista, Morgana, ela é uma mulher do seu tempo, mesmo sendo mais independente do que a maioria das outras por ser de Avalon, ainda se submete a situações que nenhum mulher de hoje admitiria, na verdade acredito que ela ficaria chocada com a maioria de nós hoje, talvez Morgause gostasse mais de nosso tempo do que Morgana em si. Outra questão é sobre a maioria das escolhas de Morgana faz ao longo da história, elas não me convenceram, nem sua mania de tentar se eximir de seus erros e culpas, claro que faz sentido para ela e condiz com a personagem, mas me irritou um bocado.
Por fim, a história tinha MUITO potencial, mas não sinto que foi bem aproveitado, ou talvez tenha sido em 1982, mas definitivamente gostaria que alguém ousasse reescrever essa história novamente.
Infelizmente não recomendo esse livro, foi uma batalha diária não abandoná-lo.

Nina.Adami 24/12/2021

As brumas de avalon -Marion Zimmer Bradley
Não é dos meus gêneros preferidos por isso não gostei muito .
Achei meio confuso e entediante de ler , acho que o livro é bem interessante pra quem curte as lendas arthurianas mas pra mim realmente não funcionou , não curti .
Era aquele livro que eu contava quantas páginas faltam pra acabar , acho que se eu tivesse comprado a edição separada , um conto por vez ... talvez , a leitura seria melhor ..

Gio 11/01/2022

Fantasia intimista
Passei quase 15 dias lendo quase mil páginas de uma fantasia que estava salvo a mto tempo na minha biblioteca, mas nunca tinha lido nada sobre, depois que comecei a ler descobri para minha tristeza que a autora do livro tem acusações de pedofilia e seu marido também, inclusive foi preso o que me entristeceu muito lendo, não tenho ideia de como uma obra tão intimista e tão feminista possa ser escrito por uma mulher que defendia o companheiro de tantas acusações assim, quando conhecemos Igraine nos livros notamos o tão forte ela era, mesmo sendo casada por causa dos ditames da sociedade e como o casamento era horrível e cheio de abusos, e como a obra fazia todos torcerem para que ela tivesse um final bom e ela teve quando conheceu Uther pai de Arthur, depois como tantas outras personagens femininas fortes como a principal Morgana que os maiores pontos de vistas são dela e mesmo fazendo coisas erradas você entende o seu ser como mulher, como mãe e anciã e se revolta quando todos não a entendem como MULHER, é algo deplorável quando uma escita tão boa possa ter sido feito por uma alma tão podre, é como li em um post de uma menina comentando quando soube que uma das sagas que ela mais amava tinha uma polêmica grande dessas, ela citou meio que: talvez era a culpa da autora e isso se manifestava em sua escrita, o abusado era a vítima nos livros e o machismo ela escrevia como algo deplorável pq Marion a autora sabia o certo e o errado e deixava essa mensagem em sua obra.

Pra quem tem vontade de ler o livro e se sente meio culpada por causa dessas polêmicas n faz mal ler baixando ilegalmente ou lendo de algum colega, nos Eua todos os direitos autorais foram pra caridade e para crianças necessitadas e vítimas de abuso no Brasil a editora lucra ainda com o livro, porém os familiares da autora não ganham mais nada com os livros!!!!

Basca 30/07/2023

As Brumas de Avalon
Gente...
Nem sei o que falar.

A maneira como o livro conta a história por meio dos olhos das mulheres é simplesmente maravilhoso!

Apenas leiam!

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

Nova edição encadernada do clássico da literatura de espada Brumas de Avalon.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542213416

Paceli 04/11/2023

Grandiosa Aventura
As Brumas de Avalon é uma daquelas histórias que te levam a ver uma lenda de outra forma.

Digo isso porque acompanhamos com outros olhos a lenda do reinado de Artur e seus cavaleiros da Távala Redonda.

Vimos a destreza do primeiro-cavaleiro: Lancelote, e também a criação da lendária espada Excalibur, dentre muitos outros personagens importantes e bem construídos durante toda a trama.

Esses outros olhos, são os olhos da Senhora do Lago Viviane e do Merlim da Bretanha, Taliesin. Ambos não poupam esforços para defender a continuidade do reino de Avalon, ameaçado de extinção pela falta da crença de sua existência e a da Deusa sob as brumas, culminando com a ascensão do Cristianismo no mundo.

Cabe a Morgana das Fadas a tarefa de trazer este equilíbrio numa aventura de vida sem precedentes. Passando por provações espirituais e físicas digna de uma heroína.

Essa história é tão fantástica e tão bem entrelaçada nos conflitos, que até os anti-heróis passam a ser admirados. Deve-se a isso a excelência criada na composição do caráter de cada personagem e suas motivações pessoais.

Diante disso, você começa a entender que dentro de cada desejo secreto, há uma motivação legítima para cada um, você concordando ou não!

Para mim, que fui degustando cada capítulo como sendo o último, me resta recomendar a todos esta aventura épica, para que cada leitor possa ter sua jornada ao lado do seu personagem preferido no universo da lenda do Rei Artur de Camelot.

Fabrício 08/10/2023

História grandiosa
Um grande livro com uma grande história, e todo relatado através dos olhares das mulheres que vivenciavam a época. Ótima leitura, apesar de um pouco cansativa as vezes.

Ana Carolina 30/11/2022

As brumas de avalon
Para quem curte histórias do Rei Arthur este livro é uma excelente escolha, uma nova perspectiva e protagonismo desse livro é das mulheres.