As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Aline 23/11/2020

Apaixonada
Um clássico que poderia ter lido a muito tempo, que livro maravilhosooo!! Simplesmente encantada com As brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley. Ao recontar a lenda do rei Artur, ela descreve os esforços que ele teve em unificar a Bretanha conta os Saxônicos, mostrando a perspectivas através de mulheres só Reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Arthur, se encantam com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover suas respectivas visões de mundo. Porém, as intrigas e a política do reino de Camelot descritas no livro se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos da época. Um clássico que encanta, fazendo você não lagar o livro, com toda trama, intrigas, segredos e conquistas. Livro muito bom!!!

Perdidos Em Livros 16/11/2020

Clássico e maravilhoso ?
Oi, amores! Tudo bem? Espero sempre que sim.

Hoje venho trazer a resenha de um livro que ainda nem terminei de ler, mas já ganhou o meu coração, então preciso compartilhá-lo aqui: As Brumas de Avalon ? que foi escrito por Marion Zimmer Bradley em 1979, mas continua conquistando fãs até hoje.

Nessa versão, o livro é um volume único de quase mil páginas, composto por quatro histórias: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho. Ele nos conta acontecimentos ocorridos durante a vida e o reinado do grande Rei Artur e seus já conhecidos cavaleiros da Távola Redonda. Apesar de Artur ser importante na história, não é o foco principal. Diferente da versão que sempre escutamos, essa é narrada pela visão das grandes personagens femininas da história como Viviane, Igraine ? mãe de Artur e Morgana ?, Morgause, Gwenhwyfar e principalmente Morgana.

Logo no início, conhecemos Igraine, ainda uma jovem de dezenove anos, vivendo um casamento arranjado e uma vida que lhe foi imposta. Ela vê sua vida mudar completamente com a visita de sua irmã Viviane, a grande sacerdotisa de Avalon e a Senhora do Lago, e de Merlin que lhe contam que o destino dela era muito mais grandioso, ela daria à luz ao grande rei da Grã-Bretanha. Acompanhamos daí a luta interna que Igraine trava entre seguir mais uma vez o que foi a ela imposto, mesmo que fosse importante, ou seguir o seu próprio caminho. Nele também vemos o crescimento de Morgana, que passa anos estudando em Avalon, junto a sua tia, e se torna uma grande sacerdotisa, dedicando sua vida, até então, a Deusa e a religião.

É bastante relatada a divisão entre o cristianismo e a antiga religião mágica exercida em Avalon, que vinha cada vez mais sendo ameaçada. O objetivo principal para Viviane, Merlin, e posteriormente Morgana, é evitar que isso aconteça. E em meio a tudo isso, romances, guerras e intrigas tornam o livro ainda mais instigante.

Nunca li algum livro sobre as lendas Arturianas antes, só ouvi as histórias muito por alto e quem mais me chamava atenção nelas não eram Artur e os cavaleiros, e sim Merlin, o grande mago (que aparece bem velho na história). Por isso, toda base que eu conhecia da história vinha da série de TV ?As aventuras de Merlin?, que me motivou a comprar esse livro.

Achei que veria bastante da série no livro, mas as coisas são muito diferentes nele e posso afirmar, mesmo amando a série, que nada se compara ao livro. ELE É SIMPLESMENTE PERFEITO! A leitura é muito fluida, porque a narração da autora é ao mesmo tempo leve e cheia de significados, profunda. Nos sentimos muito próximos das personagens e é como se estivéssemos vivendo com elas todas aquelas experiências. Me peguei em vários momentos sonhando acordada com a história, querendo fazer parte dela e ajudar a fazer as coisas acontecerem.

A linguagem, apesar de ele ter sido escrito a muito tempo, é de fácil compreensão e muito bonita. Se você é fã de fantasia e das lendas Arturianas eu recomendo muito que leia esse livro, vai valer a pena.

? Equipe Perdidos Em Livros, B.

Taina.Lira 07/11/2020

É como se você vivesse 100 anos dentro desse livro!
Esse livro tem muitas páginas mas não exatamente de história. São muitos detalhes narrados que fazem isso, a história mesmo poderia ser contada em 400 páginas, por isso o livro acaba ficando massante.

LilinhaZ 02/11/2020

As brumas de Avalon
Para os amantes das literaturas arthurianas eu diria que este é um livro obrigatório. Conta-se a historia de Morgana, irmã do rei Arthur, desde a história de como sua mãe, Ygraine, engravidou dela, até o fim de sua vida. O livro diferente de outras histórias foca na parte religiosa da história e não na parte política, é incrivel a maneira que a autora soube colocar características (principalmente as profanas) perfeitamente no livro. A -quase- eterna busca de se mostrar leal a Deusa é incrivelmente absurda é perfeita. Um calhamaço que eu leria de novo tranquilamente.

Tori 25/10/2020

Me fez me apaixonar por contos Arturianos.
Achei o livro mágico, a escrita é envolvente e foi contada de uma forma mais realista e de certa forma, ?mística? pelas personagens femininas dos mitos do Rei Artur.
O livro tem muito conteúdo sobre a cultura celta, a autora (por mais que tenha tantas polêmicas sobre ela) conseguiu expressar bem os sentimentos que ela quis passar. É mágico, mas realista e tragicamente emocionante.

Cleber.Rios 20/10/2020

Maravilhado, não sei como definir ou falar sobre!
Confesso que sou meio que fã da Marion Zimmer, alguma pessoas dizem que ela é repetitiva, eu teimo em dizer que ela só dá ênfase no sentimento e nas características dos personagens. Todo mundo que gosta de ler sabe o quanto é lindo quando o escritor consegue transforma o personagem de um livro em uma pessoa quase que "literalmente" RS.
Eu definitivamente tô muito realizado em ler esse livro, é uma sequência de 4 livros, confesso que o segundo livro é meio "parado" , creio que ela tenha usado ele para concretizar todo o restante, o final da história é INCRIVEL kkkk sério, como ela consegue ? Emocionante de mais gente, é poético, literário e apaixonante! Ver a intenção principal dela com toda a história é de ficar de queixo caído, e só quem leu a nota sobre a autora vai entender. Como é um livro GRANDE e a leitura não é das mais fáceis (prefiro usar a palavra "atual") a intensão meio que passa despercebida, mas é lindíssima. Bom sem muito mi mi mi, façam um favor para vocês e leiam, vale cada palavra.
E sim o livro é um pouco pesado as vezes então é ideal para quem gosta de ler aos poucos.
Paz e bem a todos ??????

Vanessa.Perin 07/10/2020

Então né,
A uns 20 anos, pegue este livro na biblioteca e li, não me lembrava da história, mas achava que era um dos meus livros preferidos da vida.
Quando vi essa nova edição, fiquei doida, quis reler. Então, nao funcionou desta vez. Nao consegui me ligar aos personagem... simplesmente não funcionou pra mim, não comprei a história. Me incomodou a forma como um personagem usa o outro e se deixa usar, sem nem refletir a respeito.... simplesmente não funcionou.

Daniel Lucca 03/10/2020

Brumas
Marion escreve de uma forma fantástica, trazendo uma releitura dos contos arturianos através de uma perspectiva feminina... Mostra como as mulheres eram vistas e tratadas na história... Com certeza uma das ficções mais completas e bonitas já feitas.

Carolina.Souza 06/09/2020

Lenda arturiana pela visão de mulheres poderosas
O livro aborda sobre a lenda do rei Arthur pela visão de mulheres poderosas, sendo elas sua esposa, sua tia Morgause, sua tia Viviane, sua esposa, sua mãe e sua meia irmã Morgana, mãe do seu filho.

Larissa Bispo 06/09/2020

A história do Rei Arthur como nunca se viu antes
Esse livro é uma verdadeira obra de arte. Ele retrata a história do Rei Arthur pela visão das mulheres que o cercavam. Vemos o ponto de vista de Igraine, sua mãe, Morgana, sua irmã, Morgause e Viviane, suas tias e até mesmo de Gwenhwyfar, sua esposa. E todas elas acrescentam pontos ainda não narrados nas tantas recontagens sobre as lendas de Arthur, Excalibur e os cavaleiros da Tavola Redonda. Essa história vai te prender dos primeiros capítulos até o fim em um frenesi de entusiasmo que eu pouco vivenciei na minha vida de leitora. É um livro que indico demais, extremamente rico em todos os seus aspectos.

- J 02/09/2020

Agradável surpresa
Esta é uma releitura da lenda de Artur, dessa vez focada nas mulheres e no enorme papel que elas sempre representam nas tramas medievais, apesar de sempre ficarem por baixo dos panos.

Pela fama do livro, era meu desejo ler, ainda mais se levarmos em consideração o feminismo presente na estória, porém tinha um pouco de medo que a leitura se tornasse muito enfadonha. São quase 970 páginas! Porém, me surpreendi positivamente ao adorar esta estória! Em nenhum momento me cansei ou desejei parar.

Em relação à lenda de Artur, muitos momentos do livro não têm correspondência com a história, mas, como a própria autora ressaltou, o objetivo não era copiar novamente os fatos históricos, mas sim colocá-los sob o ponto de vista feminino e, principalmente, iniciar a discussão sobre o papel feminino e o lugar da mulher no mundo medieval. Apesar de muitas guerras terem se iniciado unicamente pelo poder, inúmeras iniciaram por causa de uma mulher, seja pelo seu amor ou pelo seu defloramento indigno. Mas, ainda que tantas vezes isso tenha acontecido, ainda é raro encontrarmos estórias (ou até a própria História) demonstrando o devido valor das mulheres. Assim, Marion Zimmer Bradley tomou essa incumbência em uma das mais famosas histórias medievais do mundo! E devo dizer que fez um ótimo trabalho.

Aviso aos leitores de ebook: apesar de estar constando na Amazon que o ebook deste livro apresenta defeitos, eu devo dizer que não encontrei nenhum! Até demorei pra ler por ver que o único disponível apresentava defeitos, mas decidi dar uma chance e não me arrependi! Podem ficar tranquilos ao lê-lo.

Bolseiro Míope 01/09/2020

Bom demais
Só em se passar no período medieval já é uma delícia. Fala sobre religião, feitiçaria, natureza, guerras, amor, traição e adultério, tudo narrado pelas personagens femininas do enredo. É uma leitura meio longa, mas vale muito a pena. Sério...o livro é perfeito do início ao fim.

Lilian 12/08/2020

Melhor leitura de 2020?
Acho que essa série foi a melhor leitura de 2020, e olha que eu li excelentes livros esse ano.

Igor 12/08/2020

O clássico que como a Deusa estará presente durante gerações
Uma visão encantadora sobre a lenda Arthuriana que não se prende apenas à guerras travadas no período. Personagens tão reais que nos fazem ama-los e odia-los a cada ação que não concordamos. Com um final emocionante e surpreendente a cada parágrafo, terminei o livro com o sentimento de ter vivido tudo isto do momento em que Igraine recebe a anunciação de sua tarefa ao momento que Morgana percebe que tudo foi como a Deusa quis que fosse.