As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Juliana 28/03/2021

Maravilhosa
A história é maravilhosa, no entanto que estou relendo, fala sobre espiritualidade e busca feminina e de plano de fundo tem a história de Artur e os cavaleiros da távola redonda. É um livro que toda mulher deve ler.

Gabi 23/03/2021

Brumas de Avalon (toda a saga)
Coleção excelente, aborda de maneira sucinta histórias sobre o legado do rei Arthur com um olhar voltado para o misticismo.

Patriccia12 16/03/2021

Um livro atemporal
Um excelente conto, que nos dá ideia de tempo passando, crescemos e vivemos todas as alegrias e dores a partir do olhar de mulheres fortes, fortíssimas. Morgana, sacerdotisa de Avalon, lugar mágico, esquecido ou perdido nas brumas com o avanço do cristianismo é quem narra a versão dela da lenda do rei Arthur e tudo de politico e místico que há por trás desta.
Muito bom mesmo, recomendo demais.

Concha Literária 14/03/2021

Uma história grandiosa
No início da leitura, eu nunca poderia imaginar tudo o que aconteceria. Uma história grandiosa, poderosa! Uma visão bem diferente da sociedade, uma oposição mesmo ao sistema patriarcal, além da questão religiosa/ mística (nunca mais verei a névoa com os mesmos olhos). Um final inacreditável! Um clássico das histórias arturianas!

Bernardo.Mucelini 01/03/2021

O ciclo de Avalon
"Não posso ouvi-la amaldiçoar minha religião, Gwenhwyfar. Jamais amaldiçoei a sua, lembre-se disso. Deus é Deus, não importa como seja chamado, e é sempre bom. Acho que é pecado acreditar que Deus possa ser cruel ou vingativo, e você o torna mais malvado que o pior de seus padres." – Morgana Le Fay

Essa foi apenas uma das inúmeras lições filosóficas que o livro As Brumas de Avalon aborda ao leitor das obras de Marion Zimmer Bradley. A edição é o copilado dos 4 tomos da saga do Rei Artur e abrange os livros A Senhora da Magia, A Grande Rainha, o Gamo Rei e O Prisioneiro do Carvalho.

Em um contexto geral, o livro discute muito bem as questões da religiosidade e o conflito crescente causado por ela no decorrer da narrativa. O tópico em questão é a trama que move todo o contexto histórico desse universo, a datar do nascimento de Artur até o fim dramático de seu longo reinado.

Com referência a isso, é plenamente perceptível a briga por protagonismo entre a religião cristã e a pagã – uma monoteísta e a outra politeísta. No livro, os princípios dessas duas fés são muito bem apresentados, o que as tornam por ventura personagens inerentes a obra. Tão verdade é isso que, enquanto sentimos aversão a uma, criamos compaixão pela outra. Entretanto, a dinâmica do sentimento apresentado não é una, já que conseguimos fluir entre essa conexão repulsando e amando tanto uma quanto a outra ao mesmo tempo. Desse modo, as religiões abordadas se reavaliam a cada livro e culminam em um final silencioso e épico.

As crenças retratadas abarcam o Catolicismo – vertente poderosa a qual cresceu na Bretanha por volta do século XII – e a Grande Deusa – culto característico dos povos antigos daquela região. A perspectiva da história descrita é feita por personagens femininas, tendo como principais a Morgana, Igraine, Viviane, Morgause e Gwenhwyfar. Isso confere a obra um caráter intimista, carregado de uma denúncia sutil nas entrelinhas em relação a como o gênero feminino era tratado naquela época.

O interessante de se notar é que durante a aventura, os livros conseguem se fortalecer sem ter um protagonista vilanesco aparente. Essa particularidade é um dos motivos de eu considerar a obra uma das maiores já feitas, devido ao fato da dificuldade que é segurar o interesse pela narrativa de uma história sem um antagonista ostensivo. Isso se deve ao fato de entendermos as motivações de todos os personagens que nos são apresentados, e compadecer com seus julgamentos e opiniões. As Brumas de Avalon nos fazem pensar, refletir, indagar, concluir sobre pontos metafísicos e efêmeros da vida e da filosofia.

Outrossim, a magia mística que a obra nos apresenta por meio das sacerdotisas e dos druidas de Avalon é muito bonita de se imaginar, e encontra na trama uma das formas de ler e interpretar o mundo ao redor das personagens. Contudo, a única ressalva que faço em relação aos misticismos é a falta de descrição quanto ao ambiente onde Avalon se situa. Acredito que diante da obra que nos é apresentada, faltou maiores descrições sobre a ambientação de Avalon, assim como o modo de vida desses seres tão únicos e de linhagem antiquíssima.

No mais, para quem gosta de uma boa aventura carregada de trama política, amorosa, combativa e bem reflexiva, recomendo vivamente As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley. Leitura obrigatória!
raomzk 27/04/2021minha estante
Que maravilha de resenha! Traga sempre mais impressões sobre os livros que você mais amou. As Brumas de Avalon está em sequência comigo, devagar, mas estou ansioso para nosso encontro ao vivo para falarmos sobre esse livro lindíssimo! ?

mslemonpie 23/02/2021

A autora trouxe o ponto de vista feminino para as velhas lendas do rei Arthur de maneira realista, as mulheres parecem mulheres reais, respeitando o contexto "histórico" da época e suas diferentes personalidades. Claro que não é tão empolgante quanto batalhas épicas, duelos até a morte e etc, mas esse simplesmente não é o objetivo do livro, e a autora preencheu as lacunas da história original de maneira muito rica, com um foco nas relações de poder e em questões culturais, como o paganismo x ascenção do Cristianismo. Eu diria que o livro cumpre muito bem sua proposta.

Ana Cecília 07/02/2021

em um lugar distante perdido nas brumas
Achei melhor fazer essa resenha no exato segundo em que terminei o livro por que as emoções tão no auge e eu não sei se consigo escrever melhor que isso depois. As Brumas de Avalon sempre foi meu sonho de leitora, nunca entendi o filme que passava na globo e sempre soube que era um livro gigante, surgia um medo, mas em 2020 decidi encarar. Achei o box com o primeiro volume e 2 a mais, engoli o primeiro em 2 meses. Eu tava certa, 967 páginas são mesmo assustadoras, menos quando a história é incrível desse jeito, quando mesmo confusa tu não consegue largar de tão curiosa pra página seguinte. Todos os personagens são falhos, são hipócritas, e eles reconhecem isso, e ainda assim torci pela Morgana como se fôssemos amigas, senti empatia por Morgause e o destino de um casamento ameno e pela liberdade de amar que ela achou no fim da vida. O romance proibido entre Lancelote-Gwen-Artur me fez suspirar em alguns momentos e sentir tristeza em outros, o plot de Kevin e Nimue ME DOEU NA ALMA. E ainda assim é impossível esquecer a realidade da vida da autora, os inúmeros crimes praticados por ela e pelo marido contra tantas crianças e adolescentes, incluindo os próprios filhos. É uma pena que uma autora com tanta criatividade pra criação de mundos tenha sido um ser humano tão imundo desses. Permaneço apaixonada por Avalon, quero voltar logo, quero conhecer mais de tudo, por que não acho que uma obra dessa magnitudade deve ser esquecida (ela já não foi), mas acho muito importante ter em mente as situações inspiradas na vida real de Marion que estão com muita clareza em certas cenas curtas da trama, que me fizeram fechar o livro de angústia. Com certeza não vou esquecer dessa história tão cedo, mesmo se quisesse.

Mari 04/01/2021

Melhor livro sobre as lendas arturianas que já li, uma versão arrebatadora que desenvolve uma linha cronológica perfeita, com construção de personagens ideal, me prendeu do início ao fim. A versão dando mais voz a essas mulheres incríveis da história foi uma ideia fenomenal, pois muitas já estavam vivas antes de Arthur até mesmo nascer, oq alimenta a narrativa desde a raiz dos acontecimentos. Fiquei apaixonada no mundo arturiano depois desse livro, e se houvessem mais parecidos, pode ter certeza q eu leria

Bárbara 31/12/2020

Um clássico sob a ótica feminina
Aos fãs das lendas arturianas, um aviso: após esta leitura, dificilmente você encontrará outra que faça se encantar mais pelas personagens e por toda a mitologia que envolve a espada do poder e o reinado do Rei Artur.

Esta é uma obra única. Dividida em 4 livros (A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-rei e O prisioneiro no Carvalho), conhecemos personagens que certamente fazem parte do nosso imaginário: Rei Artur, Merlin, Morgana, Lancelote, Gwenhwyfar, as tramas e segredos que envolvem todo o contexto. Viviane, a Senhora do Lago, é apresentada já no início do livro. Conhecedora dos mistérios da Deusa, ela é sábia, e tece com Merlin a trama que culminará no nascimento de Artur, predestinado a ser um grande rei e trazer a paz para a região.

Toda a história, inclusive, é contada a partir do sagrado feminino, e passamos a acompanhar o nascedouro e o amadurecimento de muitos personagens, mostrados como seres humanos repletos de virtudes e defeitos. Vemos Morgana ainda criança, a acompanhamos indo para Avalon, e se preparando para ser a sacerdotisa. Conhecemos, também, o relacionamento de Morgana com Artur, seu irmão mais novo, bem como com seu primo Lancelote.

O livro é uma obra de arte, repleto de passagens impossíveis de não se emocionar. Camelot e Avalon são tão bem descritas que é como se mergulhássemos no enredo. Além disso, a obra trata de um tema ainda bastante atual, que é a intolerância religiosa e a falta de respeito com as escolhas do outro. Nessa época, a Igreja Católica estava se solidificando, então, logicamente, a obra mostra a ótica da religião católica contra o paganismo, em entendê-lo como diabólico.

Enfim, é uma obra que vale muito a pena conhecer. Ganhei de presente da minha mãe há algum tempo, mas sempre acreditava que não estava no momento correto para ler. Neste ano, a vontade surgiu, e foi uma maravilha ter encontrado a #LCAVALON. É uma obra que mostra a força da mulher, tomando as rédeas da própria vida.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Gabriela 20/12/2020

As Brumas de Avalon, Livro Sobre Rei Arthur Pelo Olhar Feminino
Através dos olhos de mulheres incríveis, você presenciará, nesse livro, a mais intensa jornada em busca do Gamo Rei e a paz pela Bretanha. As Brumas de Avalon é a primeira história do famoso Rei Arthur através do olhar feminino. Não por menos tornou-se uma das obras mais famosas do mundo.

A história tem principio em uma profecia, uma missão destinada às personagens femininas com a finalidade de fazer um grande rei assumir o governo da Bretanha. Esse rei seria Artur um líder de sangue pagão e cristão que seria capaz de unificar o povo sob a mesma bandeira e enfim levar a paz a uma nação.

O livro é carregado de jogo político e estratégias de guerra, mas o foco está nas mulheres que estão inseridas nesse cenário, que parecem representar as faces da Deusa, desde a mais submissa até a mais rebelde, passando pela donzela, pela mãe e pela anciã.

As personagens do livro As Brumas de Avalon

livro, as brumas de avalon, resenhalivro, as brumas de avalon, resenha
As Brumas de Avalon, Livro Sobre Rei Arthur Pelo Olhar Feminino. (Foto: GMRhaekyrion)
O livro começa na visão de Igrene, uma típica senhora gentil, solícita e dócil. Mandada para terras distantes, ainda muito jovem, para casar-se com um desconhecido, Igrene se vê revoltada ao receber a revelação de que precisará trair o homem que acaba se aperfeiçoando para realizar o destino que a Deusa traçou para ela.

Viviane, sua irmã, é a Senhora do Lago, quem governa Avalon e vem ao encontro de Igrane para anunciar seu destino. Viviene é aquela mulher poderosa e incrível, que todas sonhamos em ser. Um tanto vaidosa e muito autoritária ela sabe, não só persuadir, mas também guiar e usar seus dons de sacerdotisa para conquistar os desejos da Deusa.

Morgana, filha de Igrane, é aquela personagem que cativa mesmo em situações que façam o leitor sentir raiva. Carrega o ultimo ponto de vista da história e é simplesmente apaixonante.

As Brumas de Avalon, Feminismo e o Patriarcado

Já li muitos romances de época e muita fantasia medieval, mas em nenhum deles eu senti tanta dor e tanta realidade ao expor o patriarcado da época. A devastação que o cristianismo foi capaz de causar à cultura e outras religiões, a mudança de costumes e, principalmente, a forma como as mulheres eram usadas (isso mesmo, consideradas objetos de troca e venda) e como elas precisavam lutar para alcançar o que queriam.

Infelizmente, muito do que li naquele livro, que fala de uma Terra bem mais velha, acontece hoje em dia e é possível entender como evoluiu o patriarcado durante os anos e como o cristianismo ajudou a deixar as mulheres tão subjugadas, servas e pecadoras, as nomeando fonte do mal e por essa razão destinadas a pecar.

Um fato que me deixou curiosa é como as interpretações bíblicas feitas pelos padres eram tão severas para o mundo feminino, tornando qualquer comportamento comum algo abominável, levando as próprias mulheres a se enxergarem como pecadoras e merecedoras de punição.

Assim o poder de escolha feminino é tirado, o poder, a possibilidade de ser dona de suas terras e rica, a independência, as escolhas conjugais, os modos de se vestir, as coisas que come, a escolha da maternidade, o direito de falar, a significância das argumentações e até as descartam quanto conselheiras e líderes. Nos tornando troféus de casamento e parideiras (se for das boas dará um filho, se for ruim, uma filha).

Engraçado como isso vem até os dias atuais e que muitos se comportam medievalmente e esse livro mostra como mulheres grandiosas superam essas barreiras para sobreviver na cadeia alimentar machista que as eliminam ferozmente.

Então, se prepare, porque existirá um indivíduo antes de ler As Brumas de Avalon e outro após a leitura.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/as-brumas-de-avalon-livro-sobre-rei-arthur-pelo-olhar-feminino

Isadora.28 30/11/2020

Luta das Mulheres para Sobreviver em um Mundo Masculino
Em uma leitura fluida que agarra o leitor, em quatro livros que compõem as Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley desenvolve com delicadeza toda a trajetória das lendas arturianas de um ponto de vista feminino e selvagem.
Sem dúvidas todas as mulheres (e homens) deveriam ler esse livro pois é claramente a história da luta das mulheres em um mundo masculino, a busca espiritual de uma mulher. E isso, Marion conseguiu nos fazer entender.
Sem dúvidas transcendi muito com essa leitura, me arrisco a dizer que talvez tenha sido a melhor do ano de 2020, uma leitura que me salvou.
Leiam as Brumas de Avalon, vocês não vão se arrepender!

Aline 23/11/2020

Apaixonada
Um clássico que poderia ter lido a muito tempo, que livro maravilhosooo!! Simplesmente encantada com As brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley. Ao recontar a lenda do rei Artur, ela descreve os esforços que ele teve em unificar a Bretanha conta os Saxônicos, mostrando a perspectivas através de mulheres só Reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Arthur, se encantam com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover suas respectivas visões de mundo. Porém, as intrigas e a política do reino de Camelot descritas no livro se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos da época. Um clássico que encanta, fazendo você não lagar o livro, com toda trama, intrigas, segredos e conquistas. Livro muito bom!!!

Perdidos Em Livros 16/11/2020

Clássico e maravilhoso ?
Oi, amores! Tudo bem? Espero sempre que sim.

Hoje venho trazer a resenha de um livro que ainda nem terminei de ler, mas já ganhou o meu coração, então preciso compartilhá-lo aqui: As Brumas de Avalon ? que foi escrito por Marion Zimmer Bradley em 1979, mas continua conquistando fãs até hoje.

Nessa versão, o livro é um volume único de quase mil páginas, composto por quatro histórias: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho. Ele nos conta acontecimentos ocorridos durante a vida e o reinado do grande Rei Artur e seus já conhecidos cavaleiros da Távola Redonda. Apesar de Artur ser importante na história, não é o foco principal. Diferente da versão que sempre escutamos, essa é narrada pela visão das grandes personagens femininas da história como Viviane, Igraine ? mãe de Artur e Morgana ?, Morgause, Gwenhwyfar e principalmente Morgana.

Logo no início, conhecemos Igraine, ainda uma jovem de dezenove anos, vivendo um casamento arranjado e uma vida que lhe foi imposta. Ela vê sua vida mudar completamente com a visita de sua irmã Viviane, a grande sacerdotisa de Avalon e a Senhora do Lago, e de Merlin que lhe contam que o destino dela era muito mais grandioso, ela daria à luz ao grande rei da Grã-Bretanha. Acompanhamos daí a luta interna que Igraine trava entre seguir mais uma vez o que foi a ela imposto, mesmo que fosse importante, ou seguir o seu próprio caminho. Nele também vemos o crescimento de Morgana, que passa anos estudando em Avalon, junto a sua tia, e se torna uma grande sacerdotisa, dedicando sua vida, até então, a Deusa e a religião.

É bastante relatada a divisão entre o cristianismo e a antiga religião mágica exercida em Avalon, que vinha cada vez mais sendo ameaçada. O objetivo principal para Viviane, Merlin, e posteriormente Morgana, é evitar que isso aconteça. E em meio a tudo isso, romances, guerras e intrigas tornam o livro ainda mais instigante.

Nunca li algum livro sobre as lendas Arturianas antes, só ouvi as histórias muito por alto e quem mais me chamava atenção nelas não eram Artur e os cavaleiros, e sim Merlin, o grande mago (que aparece bem velho na história). Por isso, toda base que eu conhecia da história vinha da série de TV ?As aventuras de Merlin?, que me motivou a comprar esse livro.

Achei que veria bastante da série no livro, mas as coisas são muito diferentes nele e posso afirmar, mesmo amando a série, que nada se compara ao livro. ELE É SIMPLESMENTE PERFEITO! A leitura é muito fluida, porque a narração da autora é ao mesmo tempo leve e cheia de significados, profunda. Nos sentimos muito próximos das personagens e é como se estivéssemos vivendo com elas todas aquelas experiências. Me peguei em vários momentos sonhando acordada com a história, querendo fazer parte dela e ajudar a fazer as coisas acontecerem.

A linguagem, apesar de ele ter sido escrito a muito tempo, é de fácil compreensão e muito bonita. Se você é fã de fantasia e das lendas Arturianas eu recomendo muito que leia esse livro, vai valer a pena.

? Equipe Perdidos Em Livros, B.

Taina.Lira 07/11/2020

É como se você vivesse 100 anos dentro desse livro!
Esse livro tem muitas páginas mas não exatamente de história. São muitos detalhes narrados que fazem isso, a história mesmo poderia ser contada em 400 páginas, por isso o livro acaba ficando massante.