As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Julia 15/11/2021

Incrível!
Nunca pensei que fosse gostar tanto das histórias do Rei Artur, mas se tornou de longe minha série de livros favorita.
Acho que o principal motivo pelo qual eu gostei tanto é o seguinte, o foco da narrativa está nas personagens femininas, sobre o papel da mulher após a chegada do cristianismo na Bretanha e o ponto de vista delas sobre as façanhas de Artur e seus companheiros, ao invés de focar nos personagens masculinos com suas batalhas e guerras que me deixam entediada. A autora traz também essas divergências entre a religião cristã que estava se espalhando pela região na idade média e as religiões ancestrais, que cultivavam o Deus e a Deusa, o que me agradou muito pois desde muito nova sou facinada em estudar sobre religiões pré-cristãs.
Essa série me encantou num nível que eu estou até com medo de consumir outras obras sobre o ciclo arturiano que estraguem a história para mim.

Recomendo demais esse livro para todos, principalmente se você for adepto do paganismo ou tenha interesse em religiões ancestrais.
Nine 19/11/2021minha estante
e se for uma pessoa adepta do cristianismo vc indicaria?

Julia 20/11/2021minha estante
Para pessoas adeptas do cristianismo eu indicaria ler o livro com a mente bem aberta, já que a autora traz o lado do cristianismo bem de quando ele começou a se propagar pelo mundo e, bem, a coisa não era muito bonita. Como eu falei eles também questionam muito o papel da mulher após a chegada do cristianismo e a incorporação de alguns aspectos pagãos nos rituais cristãos. Mas a gnt entende que naquela época as coisas eram bem diferentes, por mais q eu não me considere cristã eu sei que as coisas não são mais como as que os padres daquela época pregavam.
Diversas vezes alguns personagens se revoltam contra a religião cristã, mas a gnt entende que eles estão apenas chateados porque a religião deles está sendo substituida por essa "nova" religião. De qualquer jeito, o livro faz questão em sempre relembrar que todos os Deuses e Deusas são um só, e que não existe verdade absoluta em uma religião em si, já que estamos todos tecnicamente orando para o mesmo Deus.
Enfim, como eu disse no começo, se você encarar o livro com a mente aberta e considerar essas coisas que eu falei, tenho certeza que vai gostar! :)

Nine 23/11/2021minha estante
Obrigada Julia, quero muito ler!

Lorranny 06/11/2021

Leia com a mente aberta e se encante... ?
Comecei esse livro em um momento errado e por um bom tempo ele ficou encostado, mas quando resolvi que tinha chegado o momento para tentar novamente foi ótimo, se tornou uma das minhas fantasias favoritas. Foi muito interessante conhecer a história/a lenda do Rei Arthur sob a perspectiva de um olhar feminino.

jude.romania 17/09/2021

ent, o livro é bom, amei super a história e os personagens e tal. Mas assim.... imaginem a ressaca literária q duro quase 2 anos......
Dante.Emanuel 17/09/2021minha estante
Eu abandonei esse kkkk

mauricio.sperb 16/09/2021

Meu deus, que obra de arte.
Eu nunca imaginei que esse livro fosse tão bom, senão o teria lido mais cedo! Impecável, com uma história delicada, mas cheia de drama, reviravoltas e até ação. Todas as personagens repletas de nuances e ambiguidade e sem nenhum favoritismo por parte da autora, inclusive a própria Morgana que era muito defendida pela narrativa, teve seus momentos de descrédito.
Creio que por conta dos inúmeros anos que se passaram através do livro, senti que vivi uma vida toda o acompanhando. Vai ser difícil deixar essa história e partir pra outra!
Jonatas 16/09/2021minha estante
É bem por aí mesmo. História muito bem escrita de fato.

Thiago.Moreira 02/09/2021

Muito bom, porém não superou minhas expectativas
Como tb li a trilogia de Arthur do Bernard Cornwell, comparações são inevitáveis. A abordagem da autora focada na perspectiva das personagens femininas é definitivamente o ponto alto da obra. O excesso de politicagem e falta de batalhas deixa a história um pouco monótona. O terceiro livro foi meu favorito por trazer mais ação e bastante reviravoltas.

Patrícia | @lendocomapaaty 20/08/2021

Resenha postada no perfil @lendocomapaaty
Quando se trata das lendas arturianas é difícil não interessar-se, querer ler imediatamente e diversas as versões sobre Arthur; mas nenhuma se iguala a esta. De maneira inteligente e única a autora dá voz às mulheres - mulheres fortes, determinadas e que mostram não somente seu valor, mas sua importância na sociedade. Guerreiras, sacerdotisas, mães, esposas, amantes.

Nesta edição, temos os quatro primeiros livros ou Primeiro Ciclo de Avalon; onde no decorrer das quase mil páginas vamos acompanhar a chegada do cristianismo e a luta para preservar tradições - tudo isso com personagens e ambientações complexas - é uma leitura fácil e rápida? Não, eu mesma que sou apaixonada por essa obra, não consegui (re) ler de uma só vez.

Arthur, Gwenhwyfar, Lancelote, Viviane e Morgana são os protagonistas dos quatro livros e, acabei problematizando (mais uma vez) com Gwen - sua hipocrisia irritou-me, mesmo encontrando-me na situação de: entendo suas motivações, porém não concordo. Já Morgana, a qual acompanhamos sua jornada (de sua infância até a sua velhice), jornada essa cheia de altos e baixos, de erros e acertos; o que nos faz afeiçoar a ela de maneira ímpar.

No que refere-se à Ilha de Avalon, Marion nos passa a sensação de ser quase um “personagem”, afinal é aqui o ponto de partida ou encerramento de vários núcleos de conflitos.

Uma obra onde temos a chegada e o avanço do cristianismo - uma “nova e desconhecida” até então religião que outrora conviveu pacificamente com outras já existente; porém tudo muda quando a sede por poder faz-se presente, a necessidade de “extinguir” o culto a outras divindades é o objetivo e mulheres antes admiradas passam a ser tratadas como bruxas - doutrina que vai ganhando força e entra em conflito direto com aqueles que ainda acreditam em Avalon. É fascinante a maneira com que a autora trabalha o fanatismo religioso - o qual sabemos ter resistido ao tempo e estar presente até os dias atuais.

site: https://www.instagram.com/p/CSEc99hL9If/

Brunna Fernanda Freire 13/08/2021

Com certeza esperava mais
Tenho muitos pontos a comentar sobre este livro e sobre a nota que eu o coloquei.
Primeiramente: é um livro muito arrastado, maçante, onde não acontece nada de interessante em diversos capítulos, onde vemos cenas e mais cenas de uma vida diária que sinceramente não acrescenta nada a história. O livro é imenso (considerando os 4 livros que o definem) e não conta nenhuma história que não poderia ser melhor contada em um livro com metade das páginas que tem.
Em segundo lugar: a história não nos conquista, não se a compararmos que diversos outros livros de fantasia atuais, a escrita segue uma metodologia antiga e, provavelmente, para a maioria dos jovens não conquiste a imaginação. Ouso dizer que é um livro que minha mãe (com 50 anos) gostaria de ler, claro que não desejo generalizar e dizer que NENHUM jovem possa gostar, estou apenas querendo dizer que a maioria deles provavelmente o ache entediante e o abandone logo.
Um terceiro ponto: sobre questões ligadas à protagonista, Morgana, ela é uma mulher do seu tempo, mesmo sendo mais independente do que a maioria das outras por ser de Avalon, ainda se submete a situações que nenhum mulher de hoje admitiria, na verdade acredito que ela ficaria chocada com a maioria de nós hoje, talvez Morgause gostasse mais de nosso tempo do que Morgana em si. Outra questão é sobre a maioria das escolhas de Morgana faz ao longo da história, elas não me convenceram, nem sua mania de tentar se eximir de seus erros e culpas, claro que faz sentido para ela e condiz com a personagem, mas me irritou um bocado.
Por fim, a história tinha MUITO potencial, mas não sinto que foi bem aproveitado, ou talvez tenha sido em 1982, mas definitivamente gostaria que alguém ousasse reescrever essa história novamente.
Infelizmente não recomendo esse livro, foi uma batalha diária não abandoná-lo.

Caio 20/07/2021

Fantástico
Começarei elogiando a obra que foi realizada com muita maestria. Não tenho frequência de ler livros de fantasia, mas de início me interessei porque falaria sobre a história de rei Arthur. Porém, me surpreendi porque não se trata apenas da história do rei Arthur, mas também, a história de mulheres fortes, guereiras que pouco se fala, Responsáveis pelo triunfo de Artur. Mulheres que foram consideradas na época feiticeiras, bruxas por cultuar a natureza e seguir a deusa de Avalon. Nesta religião as mulheres eram vistas e valorizadas, pois podiam ser guerreiras, sacerdotisa, mãe, esposa, amante.... havia um grande conflito entre estas que seguiam seus antepassados " os druidas" e o Cristianismo imposto pelos padres. A história em vários momentos nos revela como a mulher era vista e tratada em uma época machista. O quanto a sociedade via a figura feminina como alguém apenas para procriar e ser dona do lar. Lamentável! Os padres diziam que a culpa do pecado a humanidade foi de Eva e por isso as mulheres tinham q se redimir fazendo a vontade de Deus. Há outros assuntos tb que são abordados como: a vida fútil da monarquia, traição, paganismo x Cristianismo, guerras, ambição pelo poder.
Morgana irmã de Artur, senhora de Avalon merece destaque pela sua astúcia, pela coragem e fidelidade ao que acreditava, pois por muitas vezes se sacrificou para fazer a vontade da deusa mãe abrindo mão de sua felicidade.
Seguirei lendo a continuação da saga e futuramente irei fazer uma releitura de tão bom que é.
Neste post estou julgando a obra e não a escritora.
Fantástico, fantástico !!!

Nah 18/07/2021

O melhor romance que eu já li
Ao dar início a seu plano de escrever uma nova versão da lenda do rei Arthur, Marion escreveu um grande e épico romance, sob a perspectiva das personagens femininas da história, sobretudo Morgana.
Os 4 livros são muito bem escritos e os personagens são tão verossímeis a ponto de parecerem pessoas reais. São muito bem desenvolvidos, mostrando suas qualidades e defeitos, tirando qualquer brecha de maniqueísmo.
A autora aborda muito bem a questão a respeito do papel da mulher na sociedade da época e traz de forma magistral a guerra entre religiões e pontos de vista, mostrando como o cristianismo sufocou e tem sufocado outras religiões ao longo da história da humanidade.
Um livro arrebatador, onde a figura central da história, Morgana, se despe veste de vila maligna que lhe foi imposta na maioria das versões.
Um dos favoritos, uma obra prima!

Isabella.Wenderros 15/07/2021

Já quero reler.
Imagino que todos conheçam a lenda do Rei Arthur, sua Távola Redonda e a famosa Excalibur. Existem diversas versões, antigas e atuais, da mesma história. Então, a ideia de escrever sobre esse assunto pode não ter sido inovadora, mas Marion surpreendeu quando decidiu trazer para o foco da narrativa as mulheres que sempre estão presentes, mas nunca como protagonistas. Lançado originalmente em 1979, As Brumas de Avalon logo figurou na lista dos mais vendidos e conquista leitores há mais de 40 anos.

A editora Planeta colocou em um único volume os 4 livros do que ficou conhecido como o Primeiro Ciclo de Avalon: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho.

Ao longo de quase mil páginas, muitas coisas acontecem, tecendo a vida de personagens marcantes ao pano de fundo místico e complexo de uma Bretanha marcada por invasões, a chegada do cristianismo e a luta de algumas pessoas para preservarem as tradições antigas. Arthur, Gwenhwyfar, Lancelote, Viviane e Morgana são o núcleo de praticamente todas as interpretações, mas aqui existem muitos outros que vão entrando e saindo de cena, participando ou desencadeando eventos que podem mudar o curso da narrativa. Apesar disso, para mim, o protagonismo dessa obra é de Morgana: ela está presente desde o 1º capítulo ainda como criança, caminha por todos os períodos desse ciclo – mesmo quando não está fisicamente presente, habita os pensamentos do atual narrador –, e perdura além do final de O Prisioneiro de Carvalho. A ilha de Avalon também é quase algo vivo, de onde vários acontecimentos partem ou onde terminam. Nas primeiras páginas, sua influência é grande o suficiente para escolher quem se sentará no trono; conforme o cristianismo avança, esse poder começa a diminuir, mas continua sendo a orientação daqueles que ainda acreditam na Deusa e lutam para que suas crenças sejam respeitadas.

Outro alvo que Marion coloca em sua história é o progresso do cristianismo, que começou como uma religião que conviva pacificamente com as outras que já existiam na região – druidas e padres rezavam juntos e trocavam conhecimentos. Isso muda conforme os sacerdotes passam a desejar mais poder e suprimir qualquer tipo de culto á outras divindades, qualquer atividade considerada pagã e pregar o Deus único e imortal de sua própria fé. As mulheres sábias e fortes de Avalon, que eram consideradas conselheiras valorosas, começam a serem vistas como bruxas; os druidas, como enviados de Satã e a própria ilha como a moradia do diabo. À medida que essa doutrina ganha força, as brumas vão se espessando e afastando cada vez mais Avalon do mundo humano.

Foram meses lendo As Brumas de Avalon, acompanhando personagens que são quase palpáveis em sua humanidade, onde a autora não passa a mão na cabeça de ninguém. Gostei de vários e de todos, foi Gwenhwyfar e sua hipocrisia quem mais me cansou, apesar de entender seus motivos. Acompanhar Morgana da infância até a velhice foi envolvente, mesmo quando ela se perde um pouco com seus planos nos capítulos finais. Tive um ritmo de leitura diferente em cada um dos 4 livros, mas todos valeram a pena. Eu fui tomada por essa obra e Marion realmente me ganhou.

Vivi 01/07/2021

As brumas de Avalon - Uma leitura encantadora
Para aqueles que são apaixonados pelas lendas arturianas, as brumas de Avalon é uma leitura obrigatória! E para aqueles que não conhecem ou nunca se interessaram muito, essa é uma ótima oportunidade de conhecer e se apaixonar pela história.
A história é contada através de uma perspectiva feminina, o que permite conhecer e entender melhor algumas personagens que não são tão exploradas nas lendas tradicionais. As personagens são muito bem desenvolvidas, assim como toda a história. É uma leitura fascinante!!!

Bruna 18/05/2021

As Brumas de Avalon
Ai, nada como ler um livro repleto de personagens femininas fortes e inteligentes.
Havia desistido de fantasias há alguns anos, mas esse livro me fez voltar a amar esse gênero com tanta facilidade.
Por vezes foi difícil aturar tantos personagens católicos, fanáticos e burros, mas daí a Morgana aparecia e tudo ficava bem.
Muito feliz por ter tido a coragem de encarar essa história... é uma pena que a autora tenha sido uma pessoa tão nojenta, pra dizer o mínimo....

Vick 29/04/2021

TW: estupro e pedofilia
A autora era pedófila, ela abusou dos próprios filhos e apoiou o marido a fazer o mesmo. Mesmo morta, nos livros ainda estão essas merdas que ela """acreditava""" e praticava. Se você quiser ler mesmo assim, aí vai da sua escolha, mas lembre que você está apoiando mesmo que indiretamente.
Caio Gouveia 01/05/2021minha estante
Sério que tem apologia a pedofilia e estupro nesse livro?!

Cami 09/05/2021minha estante
A filha da autora já falou que muitas cenas sexuais do livro na verdade eram as mesmas que a mãe já tinha feito com ela

Cami 09/05/2021minha estante
A mesma filha já falou tb que se sente super desconfortável vendo pessoas lendo o livro, pq aquelas cenas eram coisas que os pais faziam e abusavam dela

Caio Gouveia 10/05/2021minha estante
Que triste.

Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Apoiando uma defunta?

emiliapsouza 25/04/2021

Uma relação de amor e ódio
Eu comecei o livro super empolgada pois sempre tive curiosidade e uma vontade imensa de lê-lo. O começo é eletrizante e as coisas acontecem muito rápido, fica fácil se prender na narrativa. Depois, confesso que fui perdendo a empolgação e estava levando a leitura na força do ódio... Precisei chegar no terceiro volume para realmente me engajar mais com a história.

Apesar de tudo, eu gostei muito do livro. Adorei os personagens (Kevin deserved better), e adorei sobretudo, Avalon. =)