As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

val 12/04/2022

Aquele clássico que não é chato
É uma aventura que atravessa gerações. é uma crítica a tantas coisas, costumes. É um livro girl power. São muitas mulheres a serviço de uma deusa que pode existir ou não. Que tem um plano traçado pra você e que se concretiza mesmo quando você faz tudo ao contrário. É a sensação de escolha predestinada. São muitas vertentes emaranhados numa trama. É muita coisa pra refletir ao final. Vale sempre a releitura.

Fenrir 22/03/2022

As Brumas de Avalon
Uma ótima reimaginação das Crônicas do Rei Arthur sob a perspectiva das principais personagens femininas, Morgana e Guinevere são as personagens mais bem desenvolvidas da obra, são praticamente opostas no aspecto religioso. A discussão a respeito de cristianismo e paganismo é bem forte na obra e o principal tema do enredo.
Personagens como o próprio Rei Arthur e Lancelot tem bons desenvolvimento ao longo da obra, mas Morgana é a mais marcante, vemos ela da infância até a fase adulta, presenciamos seu amadurecimento, sofrimentos e conflitos.
Arrisco dizer que é a melhor Morgana de toda a literatura.

Emilia.Reis 19/03/2022

É tanta loucura que a gente se perde
Esse livro tem de tudoo mesmo (sexo, drogas, tretas por poder e amor, pseudo magia, incesto, trisal e por aí vai...)
Tudo muito inesperado, há muita citação da bíblia, colocada de forma desdenhosa e crítica ( achei perturbador, é preciso ignorar muita coisa pra seguir o baile)
Logo parece que o livro se trata apenas de uma forma para criticar a crença em Deus.
No entanto no decorrer do livro, Avalon que seria o lugar perseguido pela religião se mostra igualzinho: tirano, explorador e tudo mais.
No fim a gente concluí que não importa a religião, lado ou em quê as pessoas acreditam, nem se existem ou não, o fato é que as pessoas usam tudo que podem para garantir poder e manipular as pessoas.
Desejos e vontades de seres superiores são as justificativas para suas próprias atrocidades, só uma forma de garantir o que querem e se livrar da culpa.
O livro é fácil de ler, muita coisa acontece... é um livro polêmico, certamente, que eu não recomendaria, porque embora as mulheres tenham uma participação de destaque, não foi como eu esperava. Queria mais destreza e dominação delas em meio à isso tudo.
Rayza.Figueiredo 19/03/2022minha estante
fizeram foi o regaço kkkkk

Emilia.Reis 19/03/2022minha estante
hahahaah simmmm

Gabi F. 17/02/2022

Livro incrível! Li pela primeira vez ainda adolescente, e sempre retorno para essa leitura. Um livro de fadas, reis, a clássica história do Rei Arthur? mas acredito que o que mais me fascina é a forma como é contada e o seu foco. É um livro que reflete principalmente sobre o papel da mulher em um mundo completamente masculino, sua força e sua influência. Além disso, cria algumas das personagens femininas mais icônicas que me deparei, em específico, Morgana. Fantástico.

Wanessa_Gabriela 08/02/2022

Épico, verdade?
? mas eu não consegui morrer de amores.
A escrita e a história tem seus méritos, mas a raiva que elas provocam é bem superior a qualquer benesse. Não detestei, mas também n poderia classificar como uma das melhores leituras q tive esse ano. O pessoal da leitura coletiva têm críticas mais ferrenhas.
Lhia Payne 08/02/2022minha estante
Me dá um spoiler sobre como o final do Lancelot?

Wanessa_Gabriela 09/02/2022minha estante
Dou sim. Já velho, ele vira padre.

Arcanjo 06/02/2022

Um livro incrível
Vamos do início, As Brumas de Avalon é um reconto das famosas lendas Arthurianas, porém o foco cai sobre as personagens femininas dando destaque a Morgana, que no livro é retratada com irmã mais velha de Arthur.
O livro é dividido em quatro partes, nelas acompanhamos toda a trajetória de Morgana, desde se sua infância até sua velhice, e tambem acompanhamos todos os demais personagens que circulam a história.
Morgana das fadas, como é conhecida, por motivos que não irei comentar aqui e mandada a Avalon, quando criança para se tornar uma sacerdotisa da deusa.( Algo que é comparado a bruxas ou feiticeiras ).
Mas o que é Avalon?
Avalon é um pequeno reino mágico, protegido por brumas que está se afastado do nosso mundo, pois as pessoas estão perdendo a fé nas antigas religiões e se convertendo para o cristianismo.
O destino de Morgana, está em tentar restaurar a antiga religião, preservar o culto a deusa e a natureza, mas esse é apenas o pano de fundo.
Esse é uma história cheia de intrigas, guerras e romances, personagens incríveis e bem escritos, diálogo maravilhosos e muito mais!

Cali 26/01/2022

Me apaixonei pelo livro mas...
Eu li esse livro e me apaixonei por cada personagem e pela profundidade deles. Morgana é minha preferida e acompanhar a vida dela foi como crescer com ela.
Diferente de alguns comentários, é toda a "conversa sobre religião" que tornou o livro mais interessante para mim. Não me interessa cenas dos homens em batalha, me interessa os pensamentos e sentimentos destes homens, a vida que viviam as mulheres, suas crenças ou falta delas...me encanta o contato com o oculto e o medo ou devoção que vem junto.

Enfim.

Falo que amei o livro porque estou sendo sincera, ele realmente fez eu me envolver e criar sentimentos pelos personagens e eu li ele porque já havia comprado antes de descobrir sobre a vida da autora, mas é vergonhoso até dizer que ele poderia ser meu livro preferido??? Gostaria de ler a opinião de vocês sobre dissociar autores de suas obras, mas a verdade é que é impossível ler alguns pedaços e não relacionar ao que sabemos que a autora fez. Se vocês conhecerem livros parecidos, com foco na Morgana e a deusa, por favor me recomendem ):

Nina 20/01/2022

UM LIVRO QUE NOS APROXIMA DA SABEDORIA CELTA
O que eu mais gosto neste clássico sobre o mito dk rei Arthur é o quanto nós aproximamos dos valores de tão profunda civilização.

As passagens da senhora do lago, Morgana de Merlim e como eles se aproximam da natureza e veem a vida de forma particular realmente é de nos fazer embasbacar do quanto o ser humano pode ser nobre de alma, cheio de virtudes e de conexão profunda com a natureza.

Um livro que leio e releio pois estimo sempre esta volta a Avalon.

Gio 11/01/2022

Fantasia intimista
Passei quase 15 dias lendo quase mil páginas de uma fantasia que estava salvo a mto tempo na minha biblioteca, mas nunca tinha lido nada sobre, depois que comecei a ler descobri para minha tristeza que a autora do livro tem acusações de pedofilia e seu marido também, inclusive foi preso o que me entristeceu muito lendo, não tenho ideia de como uma obra tão intimista e tão feminista possa ser escrito por uma mulher que defendia o companheiro de tantas acusações assim, quando conhecemos Igraine nos livros notamos o tão forte ela era, mesmo sendo casada por causa dos ditames da sociedade e como o casamento era horrível e cheio de abusos, e como a obra fazia todos torcerem para que ela tivesse um final bom e ela teve quando conheceu Uther pai de Arthur, depois como tantas outras personagens femininas fortes como a principal Morgana que os maiores pontos de vistas são dela e mesmo fazendo coisas erradas você entende o seu ser como mulher, como mãe e anciã e se revolta quando todos não a entendem como MULHER, é algo deplorável quando uma escita tão boa possa ter sido feito por uma alma tão podre, é como li em um post de uma menina comentando quando soube que uma das sagas que ela mais amava tinha uma polêmica grande dessas, ela citou meio que: talvez era a culpa da autora e isso se manifestava em sua escrita, o abusado era a vítima nos livros e o machismo ela escrevia como algo deplorável pq Marion a autora sabia o certo e o errado e deixava essa mensagem em sua obra.

Pra quem tem vontade de ler o livro e se sente meio culpada por causa dessas polêmicas n faz mal ler baixando ilegalmente ou lendo de algum colega, nos Eua todos os direitos autorais foram pra caridade e para crianças necessitadas e vítimas de abuso no Brasil a editora lucra ainda com o livro, porém os familiares da autora não ganham mais nada com os livros!!!!

Eduardo.Anjos 30/12/2021

O que será do Gamo-Rei quando o jovem gamo crescer?
Quando eu comecei o primeiro livro, não esperava muito, até porque é uma história conhecida por muitos. Contudo, a cada página que se passava, fui me dando conta de como a verdadeira história difere da que foi contada durante os anos. Enxergar o reinado de Arthur do ponto de vista de Avalon é algo riquíssimo.

O que eu mais gostei foi a forma que a leitura foi ficando mais densas, com novos elementos, uma trama política cada vez mais elaborada, conspirações, guerras, acordos e por fim desfechos surpreendentes. Devo dizer que foi mais do que eu esperava.

Realmente não sei o que esperar do resto do ciclo....

Nina.Adami 24/12/2021

As brumas de avalon -Marion Zimmer Bradley
Não é dos meus gêneros preferidos por isso não gostei muito .
Achei meio confuso e entediante de ler , acho que o livro é bem interessante pra quem curte as lendas arthurianas mas pra mim realmente não funcionou , não curti .
Era aquele livro que eu contava quantas páginas faltam pra acabar , acho que se eu tivesse comprado a edição separada , um conto por vez ... talvez , a leitura seria melhor ..

Rebeca 16/12/2021

... Lancelote está mais bonito do que da última vez....
Boa estória, não com o final que eu conhecia ( e eu gosto mais do que eu conhecia mesmo) mas a narrativa é extremamente rica. No início fiquei com um pouco de medo pela quantidade de personagens e lugares que é enorme, mas a gente se acostuma.
Ressalva: Todo mundo fala do quanto a escrita da Marion e fluida e envolvente e eu achei também, mas não taaanto assim. Muitas vezes repetitiva demais (eu imaginava o Lancelote como Jake Gyllenhaal e durante o livro ele ficava mais bonito cada vez que aparecia e eu não sabia mais o que fazer com o pobre Jake, ele era meu máximo). Outra coisa: Tudo é contado do ponto de vista da mulheres, bom, excelente! Só que as mulheres não faziam muito além de fiar; então só se ouve falar nas batalhas arturianas. Isso não diminui a emoção, mas não tem mais do que 2 duelos de espada no livro.