As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Biblioteca Álvaro Guerra 19/09/2022

Nova edição encadernada do clássico da literatura de espada Brumas de Avalon.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542213416

Calder 01/09/2022

É possível que haja genialidade em uma mente tão perversa?
Começo essa resenha alertando você, meu caro leitor, sobre algo: Marion Zimmer Bradley foi uma autora com fortes acusações contra si de pedofilia e outros crimes sexuais.

Talvez você não soubesse disso, eu também não sabia quando comecei a leitura. Descobri tal fato pela metade do meu processo de leitura e, afirmo à você, que basta algumas breves pesquisas no Google para descobrir o quão sórdidas são as acusações - feitas pela própria filha, inclusive.

Bom, As Brumas de Avalon é uma leitura extensa e apesar dessa descoberta ter cortado meu fluxo de leitura por uns meses, retornei ao livro após um tempo, pois não queria deixá-lo pela metade.

Impressionantemente a leitura me prendeu. A narrativa ficcional de Marion é incrível e eu sequer entendo como isso é possível. Eu, como mulher e agnóstica, antes de descobrir sobre fatos tão estarrecedores tinha encontrado na obra um alento sobre meus próprios pensamentos acerca das religiões e do domínio masculino em tantos campos. No passado e no presente. Morgana, dentre as tantas personagens femininas as quais conhecemos os pensamentos e anseios, é, sem dúvida uma das personagens femininas ficcionais mais viscerais e reais. Símbolo da dor e delícia de ser mulher. Foi donzela, mãe, a Deusa e por vezes a própria morte. Outrossim, tantas verdades fundamentais acerca da coexistência de religiões e da tolerância que deveria existir constam diluídas na obra.

Como já deve saber, o livro conta a lenda arthuriana pela perspectiva das personagens femininas e, nesse sentido, é subversivo. Em nada deixa a desejar a não ser, é claro, no caráter da própria autora.

Não recomendo o livro porque não me sinto bem em recomendar uma obra que, bem possivelmente teve entre suas inspirações abusos reais. Mas não posso negar a grandiosidade da escrita, apesar da vilania e monstruosidade de Marion.

Não entendo como pode coexistir em uma mesma pessoa uma genialidade ficcional tão extensa e uma moralidade tão ínfima.

Dito tudo isso, está nas suas mãos decidir se lerá ou não. Mas diferentemente de mim, agora você sabe previamente.

Boa decisão.
laragsoares 20/09/2022minha estante
Eu sempre sonhei em ler essa obra, desde os meus 14 anos, quando vi o filme e me endiabrei, e uns meses atrás descobri dos escândalos em um comentário de review da Amazon, quando eu estava pronta pra comprar o livro. O fato de ela já ter morrido e não receber mais nada por ele me fez comprar, apesar de sentir um leve peso na consciência, aí leio com um olhar atento, tentando encontrar indícios de uma abusadora que compactua com pedofilia, e minha Deusa, ainda estou na página 90, e ela faz tantas críticas às mulheres que eram desrespeitadas e abusadas, levanta tanto a bandeira do consentimento em vários momentos da relação da igraine com o gorlois. Eu gosto de acreditar que ainda há algo mal contado nessa história, que ela foi chategeada pelo marido ou algo assim? claro que sendo realista da pra acreditar que uma mente tão perversa seria capaz de mentir a própria moral em uma ficção, mas admito que é difícil aceitar, tamanha a beleza de tudo o que li até agora em tão poucas páginas :(

laragsoares 20/09/2022minha estante
Socorro ahaha me endiabrei ali era pra ser me apaixonei (pelo filme)

Alessandra 06/08/2022

Eu gosto da Morgana, o resto pode morrer
Eu não sei o que dizer dessa saga. Qualquer coisa com a Morgana, a Morgouse ou as Sacerdotisas de Avalon eu AMAVA, achava lindo, achava forte, gostava da força das mulheres e da religião que pregavam.
Mas fora isso, o livro é recheado de uma RENCA de 🤬 #$%!& . O terceiro livro foi o meu favorito, o quarto eu adorei até uns 80% mas o final do livro eu achei de um mal gosto inenarrável. ?
Eu esperava que acontecesse parte do que aconteceu, mas teve coisas aqui que nem eu consegui.

Marcos.Leste 03/08/2022

Lendas de Arthur
Conta a lenda de Arthur sobre uma perspectiva excelente....um romance gostoso uma fantasia excepcional..vale cada minuto da leitura.

Bruna.Duailibe 01/08/2022

Desde adolescente queria ler esse livro, mas confesso que tive um certo receio por dizerem que "o livro é chato porque não conta sobre batalhas e guerras e sim sobre a perspectiva das mulheres". Pra mim, porém, esse fator deixou o livro 100% mais interessante. A perspectiva feminina é uma constante nesse livro. Ela incorpora as formas de Morgause, Igraine, Gwenhwyfar e nosso fio condutor que é Morgana. Por meio dessa versão das lendas do rei Artur, percebemos como o desejo e genialidade de cada uma dessas mulheres influenciou para mudar o destino de Camelot e dos reinos a sua volta. Uma história como essa, cheia de diálogos bem feitos, emoções, manipulações, frustrações e conquistas contados no ponto de vista de 4 grandes mulheres jamais poderia ser um livro sequer monótono. Muito pelo contrário, é impossível não sentir empatia ou deixar de desejar que essas mulheres sejam recompensadas por tudo que fazem e sacrificam. Sem dúvida, se tornou um dos meus preferidos.

Priskila 19/07/2022

As Brumas de Avalon
Acabei As Brumas de Avalon há alguns dias, mas admito que havia esquecido de escrever sobre aqui.
Por mais que possa sim ser considerado ENORME, o livro tem uma narrativa rica e misteriosa, escondendo ensinamentos sobre a mente humana e, mais ainda, sobre magia.
É uma ótima leitura para fãs das lendas do Rei Arthur e estudantes das artes da feitiçaria, como eu mesma.
Ouvir uma história que se passa em uma sociedade medieval machista e dominada por homens brutos pelo ponto de vista de uma mulher esclarecida como a protagonista Morgana é intrigante, iluminador e, claro, incômodo; o incômodo é constante na leitura, com cenas violentas, descrições grotescas e verdades revoltantes, que introduzem o leitor à realidade da protagonista.
Devo dizer que esperava mais em relação à rainha Gwenhwyefar (da qual muito provavelmente errei a escrita do nome), em posição de ser uma mulher mais forte, porém considerando que é a imagem da esposa cristã medieval, sua personalidade compreensível.
As atmosferas de Avalon e Camelot são sempre muito bem descritas, e a história se desenrola no tempo de uma vida, sem pontas soltas.
O final (logo antes do epílogo), devo dizer, me surpreendeu, porém não discorrerei sobre devido a spoiler.

Um dos melhores livros que já li na vida, impressionantemente original e marcante.

Karol 18/07/2022

O Melhor livro que já li em toda minha vida
Não tenho palavras.
A construção de todos os personagens, a maneira que tudo se encaixa, todos são bons e maus, tem suas motivações muito compreensiveis... Mas a parte que me pega e realmente a visão da Bruxaria, da Deusa, do paganismo é profundo, real, chega na alma.

Chega dar vontade de chorar por ter chegado ao final desse mundo.

Esse é o livro da minha vida

Alice126 05/07/2022

Camelot, i'm devastated.
Não tenho como colocar em palavras minha satisfação com toda a experiência de Brumas de Avalon, mas tentarei. O volume único de capa dura da Planeta contendo 4 livros do ciclo inaugural não deixou a desejar em nenhum aspecto técnico. Do início ao fim, essa história me proporcionou uma imersão gigantesca. A abordagem acerca da(s) religião(ões) foi tão profunda e tão aplicável nos dias atuais.

Aliás, essa obra é atemporal.

A trajetória de Morgana é de tirar o fôlego; assim como a de Viviane, que inspira tanta empatia até fazendo merda. Morgause e Igraine, apesar de terem presenças menos frequentes, jamais parecem distantes ao leitor. Gwenhwyfar foi uma verdadeira provação na minha vida, apenas uma vez que a remota possibilidade de abandonar essa obra fenomenal passou pela minha cabeça foi quando achei que não poderia mais suportar o chilique dessa garota! Mas até isso é uma qualidade do livro, pois percebe-se que torturar o leitor é um dos objetivos dos capítulos de Gwenhwyfar.

Os rapazes também não deixam a desejar, em especial Artur, Lancelote e Kevin. Sem capítulos de ponto de vista, os homens ainda conseguem ter suas personalidades aprofundadas sem nenhuma dificuldade pela autora, que usa suas personagens femininas para fazer leituras magistralmente detalhadas, não apenas acerca desses personagens, mas da geografia e dos lugares, assim como dos conflitos políticos e contexto histórico.

A escrita te leva e você nem vê. Instiga completamente o leitor e eleva a imaginação a cenários tão reais e envolvidos em emoção que não foram raras as vezes em que esquecia de analisar as palavras e me perdia envolta nos acontecimentos. Páginas depois, me perguntava como a autora me deixou tão absorta em sua narrativa a ponto de eu me deixar hipnotizar, de forma que quando uma personagem em específico narrava o transe que a tomava quando a Deusa lhe mandava a Visão, tão horrorizada e admirada ao mesmo tempo, queria lhe dizer que a compreendia como nunca. Compartilhei, através da escrita de Bradley, a mesmíssima sensação.

Não há nota possível para esse livro a não ser a maior.

Gra 21/06/2022

Que livro
Esse livro mexeu demais comigo. É uma literatura fantástica muito superior à que lemos normalmente. Critica demais o cristianismo e o machismo. É excepcional. Morgana das fadas é meu personagem preferido de todos os tempos.

Lala Fugi 16/06/2022

Pode ser polêmico
E a autora estar metida em várias atrocidades e escândalos mas esse livro sempre me surpreende e eu sempre tenho uma leitura diferente a cada releitura.

Deza 12/06/2022

Pode dar 1000 estrelas?
Acho que nunca tive tanta certeza do meu amor por fantasia histórica quanto ao ler esse livro.
Por mais que o decorrer da narrativa seja lento, os plots não te deixam em liberdade para respirar. Você mal se recuperou de um, outro vem e te dá tanto trabalho quanto o posterior.
Morgana foi, de longe, quem mais amei, de todas as grandes mulheres que passaram por essa estória. E Gwen foi de longe a que mais odiei.
Ter a narrativa do rei Artur, contada por mulheres que o cercavam foi fantástico. Paixões, traições, egoísmo, luxúria... Tudo isso somente pois ninguém alí fazia o que queria, todos presos em fé, devoção e missões que, obviamente, são estúpidas, mas tão bem narradas que cativam. Enfim, estou maravilhada e vem ressaca por aí!

val 12/04/2022

Aquele clássico que não é chato
É uma aventura que atravessa gerações. é uma crítica a tantas coisas, costumes. É um livro girl power. São muitas mulheres a serviço de uma deusa que pode existir ou não. Que tem um plano traçado pra você e que se concretiza mesmo quando você faz tudo ao contrário. É a sensação de escolha predestinada. São muitas vertentes emaranhados numa trama. É muita coisa pra refletir ao final. Vale sempre a releitura.

Fenrir 22/03/2022

As Brumas de Avalon
Uma ótima reimaginação das Crônicas do Rei Arthur sob a perspectiva das principais personagens femininas, Morgana e Guinevere são as personagens mais bem desenvolvidas da obra, são praticamente opostas no aspecto religioso. A discussão a respeito de cristianismo e paganismo é bem forte na obra e o principal tema do enredo.
Personagens como o próprio Rei Arthur e Lancelot tem bons desenvolvimento ao longo da obra, mas Morgana é a mais marcante, vemos ela da infância até a fase adulta, presenciamos seu amadurecimento, sofrimentos e conflitos.
Arrisco dizer que é a melhor Morgana de toda a literatura.