O Poço e o Pêndulo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Poço e o Pêndulo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cauezin 01/03/2021

O Poço e o Pêndulo
Edgar Allan Poe nos traz uma leitura sufocante, mas com propósito, ao falar de um preso da Inquisição, e começa a contar sua percepção quando julgado e preso, se focando na parte psicólogica da história, a mente do preso, como o submetem a privações, e o seu desespero estando cara a cara com a morte a cada momento. Uma história aterrorizante sobre a morte e a dor, além de ego e desgraça.

Le Lecteur 28/12/2020

Horror
Bem escrito e final surpreendente.

Ludimyla Lopes 25/12/2020

Agonizante, claustrofóbico e tenso da primeira à última página

Danielle.Brito 07/11/2020

O Poço e o Pêndulo
"O Poço e o Pêndulo" é um conto de autoria de Edgar Allan Poe, foi publicado em 1842 e narra as torturas infligidas pela Inquisição Espanhola em Toledo a um personagem que não é nomeado na história. Trata-se de um relato narrado em primeira pessoa, que descreve o dia-a-dia do condenado em uma masmorra, aguardando o cumprimento de sua sentença de morte.
Ao longo da história o personagem percebe que há na cela um pêndulo com uma lâmina bastante afiada, que vai descendo a cada dia, anunciando a ele uma morte dolorosa. Há também na cela um poço, de onde sobem muitos ratos, que atormentam o personagem.
Surge então o dilema de aguardar a morte pela descida do pêndulo ou atirar-se ao poço e, consequentemente, aos ratos.
A leitura desse conto me causou uma variedade de sentimentos, principalmente por Poe descrever com tantas minúcias a agonia e o desespero do personagem submetido a variadas formas de tortura.
Recomendo a leitura!

Rosália 09/10/2020

Achei estranho
É um conto pequeno, estranho e angustiante. Não gostei muito.

isabella 15/09/2020

desesperador
The Pit and the Pendulum foi publicado pela primeira vez em 1842, pelo ator Edgar Allan Poe. O livro mostra o agonizante sofrimento do nosso personagem principal, o qual não sabemos o nome.
A história começa narrando o julgamento de um homem (nosso protagonista) que está sendo condenado a morte. Após isso, ele é jogado em um calabouço. O personagem não sabe ao certo se está preso ou se foi enterrado vivo, ele alucina e começa a confundir vida real com imaginação.
Nesse calabouço, o condenado encontra um poço, assim começa a sua busca por uma saída para a sua sobrevivência.. Após achar esse poço, ele encontra também um pêndulo e o autor relata as sensações do movimento desse objeto mortificante.
Poe retrata os sentimentos do protagonista com tal voracidade que sentimos a mesma agonia, medo e desespero do personagem.

Criixty 14/09/2020

Conto rápido que provoca um sentimento de aflição constante. Na minha opinião, vale a leitura.

Livia609 11/08/2020

Esperava mais
Foi uma leitura um tanto esquisita. Não chegou a ser boa mas também não foi ruim.
Acredito que eu fui com uma espectativa enorme mas não consegui sentir nada do que disseram que era possível.

Henrique 22/06/2020

Asfixiante
A descrição dos mecanismos de tortura neste conto são angustiantes. Por mais que o narrador-personagem sofra com as alucinações geradas pelo sofrimento, a razão tenta se manter presente no que se mantem lúcido em sua mente.

I. de Rohan @izabelderohan 20/06/2020

Eu li esse conto faz um tempo já, mas me surpreendi em todas as partes certas como se nunca houvesse lido.

"O poço e o pêndulo" e um dos contos mais nobres e famosos de Poe e com razão. O leitor sente-se descobrindo a tortura juntamente ao prisioneiro.

Thata 22/05/2020

Inquisição espanhola e Poe
Em uma hora ou menos, Poe nos proporciona um terror psicológico. Realmente foi meu primeiro contato com uma obra do autor, e achei incrível. .

Bom, conhecemos um homem que está preso em um "quarto de tortura" a todo momento ele deixa claro que esta em Toledo na época da inquisição. Provavelmente está sofrendo um ato mais que violento por ser judeu, isso ele não deixa claro, mas devido aos fatos, eu Thais acho que é o mais provável. (Para quem esta estudando para o Enem, leia o conto e pesquise mais sobre a inquisição espanhola). .

Acompanhamos ele passar por uma tortura psicológica e para levá-lo a morte, tem três obstáculos narrados no conto, sendo o poço, o pêndulo e o último não vou contar. Mas adianto que nosso narrador é forte se não como saberíamos disso que aconteceu com ele?!. .

anonimoBR 19/05/2020

Li o texto com expectativa meio alta, mas não consegui sentir nada e nem me envolver enquanto lia. Apesar disso reconheço que é um texto bem construído e o fato de não ter gostado da leitura pode ser devido a edição.

N.S.Moraes 30/04/2020

Pesado...
Pesado... Pesado até pra mim. Descobri algo sobre mim mesma como autora. Não vejo problemas em matar personagens (quem leu meus livros sabe disso) e não tenho problema nenhum em ver os queridinhos das minhas leituras morrerem, mas tem algo no ato da tortura que me dá "coisas". Que bom, né? 😂
☠️
Não posso dizer que quase abandonei a leitura por conta disso...não. Mas o conto me fez sentir repulsa e só por isso merece cinco estrelas. Arte deve fazer você sentir algo e o conto cumpriu essa função tão bem que me surpreendeu.
O conto também merce cinco estrelas pelo final. Eu diria que Poe faz sentir repulsa pelo ser humano e no final dá exatamente aquilo do que o leitor precisa. Não vou dar spoiler 😂
☠️
Durante a leitura, não consegui deixar de pensar na música The Poet and the Pendulum de Nightwish. Imagino que Tuomas tenha se inspirado no conto..hum. Será? Só sei que Dark Passion Play é um dos meus álbuns favoritos de Nightwish e essa música foi a única deles que me fez chorar no final, no ato denominado "Mother and Father". Recomendo muito. Ela te leva de momentos dark às lágrimas. É linda. É uma aventura. Ouça só começo e veja se ela não te engole por completo 😉
☠️
E a leitura do Poço e o Pêndulo, não recomendo para quem abandona leituras com facilidade.

site: https://nsmoraes.com.br

Yasminy 14/04/2020

Um dos melhores contos que já li do autor. Me deixou intrigada do início ao fim.

Ulisses 12/04/2020

Páginas e páginas de terror
O personagem principal conta em primeira pessoa sua vivencia na inquisição. Desorientado, narra seu sofrimento e desespero de forma vívida.

Gostei muito desse livro, tem realmente as características do Poe. Um terror psicológico que, se o leitor estiver bem submerso, pode ficar com dor de cabeça, assim como eu. Ao finalizar a leitura, percebi que estava com uma dor forte de cabeça de tão tenso que fiquei. Recomendo bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5