Tudo Nela Brilha E Queima

Tudo Nela Brilha E Queima Ryane Leão

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Kaydson Gustavo 23/04/2020

Conheci a Ryane Leão, autora desse livro por acaso. Nas sugestões do Instagram surgiu sua página: @ondejazzmeucoracao foi amor à primeira lida. Quando percebi essa criação poética me apaixonei, paixão essa que dura até hoje, me salva, me resgata e me torna inteiro dos pedaços que sinto.

Tudo nela brilha e queima, li esse livro na madrugada de hoje. Eu quis mastigá-lo lentamente, como quem prova uma comida nova, mas eu já conhecia esse alimento que eu como todos os dias, em uma hora eu já tinha devorado tudo, prato limpo.

É um livro escrito para mulheres, sinto que estou invadindo um lugar que não é meu, não fiquei perdido em nenhum momento, mas não era pra mim, era palavra de força, de luta, de resistência e amor para outras mulheres. Eu já fui um desses homens que Ryane descreve e possa ser que eu ainda o seja.
Não sou a desconstrução que luto para ser, sou um castelo cheio de calabouços de onde ainda jazem monstros adormecidos. É uma luta constante e nessa parte me cabe, a luta de aceitarmos quem somos, nas mudanças e construções, assim como nas nossas demolições.

"Você é uma frase bonita
dessas que a gente sublinha no livro
faz tatuagem, conta pra todo mundo
dessas que dividem a gente
entre antes e depois"

É isso que esse livro transforma: em antes e depois. O maior medo de viver a vida sem a ruptura das correntes que nos prendem, no conformismo e na zona de conforto. Tudo nela brilha e queima nos põe na zona de confronto.

Dos poemas de amores, tem um que mais me marcou, fiquei um bom tempo pensando nesse poema:

"Para que você sempre se lembre de mim

diz a dedicatória
do livro jogado no canto
de um sebo no centro da cidade"

Para onde vão esses amores que se transformaram em palavras? Em que local de nós guardamos esses sentimentos de outrora? Ficam jogados nos sebos em centros urbanos, perdidos em estantes, em pastas de computador? CD'S? DVD'S? que nunca mais serão usados?

Queria escrever tanto sobre esse livro, no entanto, o espaço me limita, uma coisa é certa: "é assim mesmo, a poesia estanca a minha ferida e a de quem lê."

Gabriela.Mascouto 23/04/2020

quotes
nem os livros
nem os terapeutas
nem os discos
nada explica
tudo que se move aqui dentro
quando você me olha.

Nathália 24/04/2020

Força, mulher ??
Esse livro é simplesmente PERFEITO, principalmente quando se está "pra baixo". Um ótimo livro para quem curte ler poemas, amar e se empoderar.

@pretagogia_ 24/04/2020

Autoamor e poesia
Estava louca por esse livro há quase 2 anos, graças às publicações da autora no Instagram. Achei as poesias singelas e tocantes, causando a sensação de pertencimento e empatia. Gosto de deixar por perto e reler alguns textos sempre que posso. Vale a pena!

Nike.K 25/04/2020

Uma real tempestade
Cheio de mensagens de luta, resistência e as dores dos fatos que advém ser mulher em um mundo que gosta de pisar em todos. Conta também sobre amores que te deixam demolida e lágrimas derramadas que lavam e renovam a alma. E nítido a autora derramando seu coração em suas palavras e poesia, dando um show de sentimentos. Recomendo demais!!

Heloíse 26/04/2020

5 estrelas!
Forte e com inclinação feminista. Adorei! São inúmeros poemas necessários para as mulheres.

analu 30/04/2020

Inspirador
É aquele livro que você pode ler 500 vezes e ainda sim não enjoa. Aquele livro que você consegue terminar em um dia, porém demora pra sentir mais o seu gostinho. Ryane vem com uns poemas maravilhosos e textos que são impossíveis de não se conectar.

Gabi Sagaz 01/05/2020

Pílulas não. Tapa na cara
Chamam de poesia em pílulas. Eu acho melhor tapa na cara ou acorda para vida, querida.
Fofo e gostoso de ler. Ótimo para presentear e deixar na sala para uma abertura repentina seguida de um tapa antes de por os pés para fora de casa

Stephany 02/05/2020

As mulheres negras e a todas as mulheres
Se eu precisasse definir esse livro em uma palavra seria: empoderamento. Busquei em muitos outros livros de poesia essa força da mulher, esse brilho que a luta não apaga, essa forma de se impor de maneira elegante e não a levantar o ódio como bandeira, mas a liberdade.
Há representativa a mulher negra e a cultura africana, mostra a dor de relações abusivas...mas há também amor, sensualidade, atitude.
E uau, você termina a leitura e entende que somos girl powers :)

"Mulher,
padrões só existem
pra gente quebrar."

Jackeline 07/05/2020

gosta de tapa na cara, nenê? Então leia esse livro. São poemas incríveis de força, de resistência, de amor, de como é difícil ser mulher nesse mundo! É maravilhoso demais.

bibliotecadajordana 08/05/2020

[RESENHA: Tudo nela brilha e queima: poemas de luta e amor]
#lendoautoresnacionaisbdajordana

“Eu sou um monte de constelações brilhando e ardendo mas nem todo mundo saber ver.”

Autoria: Ryane Leão
Editora: Planeta
Páginas: 192p
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira; Poesia; Poema; Mulher Negra.
Esse livro é o primeiro publicado da autora Ryane Leão, ela é dona da página no instagram @ondejazzmeucoração, em que posta vários dos seus textos autorais. Sobre o livro, eu me encantei desde as primeiras páginas, a autora mulher negra, poeta e professora, conseguiu trazer sua verdade em seus poemas que tocaram até o fundo da minha alma, me identificando em muitos dos versos do livro.

“Quantas vezes minha mãe sentou na beira da cama, e me ajudou a retirar os cacos de vidro dos pés, e disse que poucos mereceriam o meu amor, que o mundo me machucaria porque eu tinha nascido com coração demais.”

O que mais me marcou foi como ela fala sobre a liberdade que a escrita dá para nós mulheres negras, como nossa voz de luta, para expressar como ela mesma diz “poemas de luta e amor”. O livro conta com poemas de temas diversos como: a rotina, a vida, o amor, o coração, a luta, a dor de relações abusivas, sensualidade, atitude, as noites, os dias, as partidas, encontros, desencontros, sobre nós mesmas.

“Sigo apaixonada pela mulher que batalhei pra ser.”

Se precisasse definir o livro em uma palavra seria: empoderamento. A nossa força, o nosso brilho que nunca se apaga, um livro para as mulheres negras e todas as mulheres, uma leitura fácil de ler, com frases que são como um “tapa na cara” muitas vezes, mas de uma forma sutil e poética. A autora derrama seu coração nas palavras, mesmo o livro não tendo uma divisão temática e os temas surgirem de forma aleatória, não tive nenhuma dificuldade em ler.

“Quem soube de mim em outros tempos, já não sabe de mim agora, pois quando me quebraram, meus pedaços foram arrumando novos lugares, mais lindos e mais fortes.”

Recomendo a leitura para quem gosta de poesias como a Rupi Kaur, e a Amanda Lovelace, e para quem quer conhecer esse estilo literário, espero que gostem tanto quanto eu, foi uma leitura maravilhosa. Já estou ansiosa para ler o segundo livro da autora “Jamais peço desculpas por me derramar”.

muffim_triste 08/05/2020

Fraquinho
Achei os poemas bem fraquinhos. A maioria não tem ritmo ou rimas, e foram poucos aqueles que realmente me tocaram. Enfim... esperava mais.

Raquel 09/05/2020

Quando precisamos brilhar... e queimar
Nesse livro as poesias parecem conversar com a gente, nos aconselham, nos aconchegam, nos sacodem, nos acolhem. É muito bom ler algo tão encantador nesses tempos.

Beth 09/05/2020

Lindo!
Não gostei de todos os poemas, alguns tem ideias que não concordei muito. Mas mesmo assim consegui entender o ponto de vista deles...
Entretanto, achei meio... desorganizado, talvez? Poemas de temas diversos embaralhados. Talvez fosse melhor uma organização; porque você lê um sobre perda, entra no clima e logo depois lê um mais sensual? Quebra o clima e dificulta um pouco a continuidade.
Mas ainda assim gostei.
Tudo nessa autora, e em todas nós, brilha e queima.

mell 10/05/2020

Tudo Nela Brilha e Queima
O livro é fenomenal. Os poemas são encantadores e tocantes, em alguns sentir uma pequena falta de ligações com os verdadeiros sentindos das palavras usadas. Para quem quer começar a ler poemas e embarcar nesse ramo com leveza e simplicidade mas com impacto, certamente indicaria esse livro!