Tudo Nela Brilha E Queima

Tudo Nela Brilha E Queima Ryane Leão

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Clariar 23/04/2024

Releitura.
Eu gosto do livro, gosto dos temas, mas sinto falta de maior complexidade/peso nos poemas. Mais emoção e textos maiores.

anna louise 22/04/2024

Você sorri de canto e me diz

nenhuma solidão

a minha armadura
estou segura

Alline 20/04/2024

Maravilhoso!
TUDO NELA BRILHA E QUEIMA, foi uma leitura que conversou comigo, me fez relembrar algumas situações, bem como acordar para alguns aspectos em minha vida.

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/

midnightrainz_ 14/04/2024

Pra qm é fã da rupi kaur - gsoto até de alguns trabalhos dela, mas tenho minhas ressalvas -, esse livro é um prato cheio. desde o estilo até as temáticas, sobre o que é ser uma mulher marginalizada (a rupi é descendente de imigrantes, a ryane é negra) na nossa sociedade, provavelmente vai sentir melhor esse livro que eu, dentro das minhas posições de privilégio.

mas meu problema não foi nem esse em específico, consegui admirar o trabaho da rupi mesmo não sendo o público alvo dela. achei que faltou um pouco de identidade artística nesse livro como um todo, algo que fizesse ele se destacar e não ser só mais um "livro de poesia contemporânea". sou um exímio defensor dessa identidade artística - pois, se for para fazer arte que nem todo mundo, para que fazer para início de conversa? - e sinto que a autora tem mt potêncial para desenvolver algo único e autoral nesse quesito.

toria 12/04/2024

Gostosinho de ler
Como escrevo poesia acho que é sempre bom eu ler do gênero que escrevo. tive uma experiência de leitura muito boa. teve momentos que fiquei boquiaberta com o texto, um espanto que eu gosto.

ele trás uma abordagem de feminismo e amor próprio por meio da poesia de uma forma bem bonita.

infelizmente acho que cai na mesmisse dos mesmos livros do gênero, mas não é por isso que ele deixa de ser bom.

recomendo ??

Josi 11/04/2024

Da importância de encarar a si mesma
Escolha seus melhores discos e tire suas piores dores pe dançar.

Quanto a mim
Serei poesia
Até o fim.

Melry.Carla 02/04/2024

Fantástico
Esse livro me chamou atenção de primeira, tanto pelo título quanto pela capa em si. E no momento em que vi sabia que não me arrependeria de ler.
Ryane vai nas profundezas de nossos sentimentos, dá olhos as nossas dores, angústias, mas também, nas nossas conquistas e no que podemos ser. Ou seja, podemos ser o que quisermos ser.
Eu simplesmente amei.

Maria10430 01/04/2024

Os poemas são incríveis e é impossível uma mulher não se identificar com algum, a autora soube escrever muito bem e passar o que realmente queria

Julia4889 31/03/2024

Poemas perfeitos
Eu amei cada poema desse livro, cada um mais lindo do que o outro, os temas sobre mulheres livres e a sua forte interior ameiii

Jéssica D. 28/03/2024

Tudo nela brilha e queima
Eu nunca sei classificar um livro de poemas e poesias, creio eu que livros no geral nos fazem sentir emoções diferentes dependo do momento em que estamos vivendo. Mas vou tentar escrever o que eu senti com esse livro. Ele fala sobre dores, amores, luta, força, amor próprio, sobre encontrar a si mesma mesmo quando tudo parecer acabado, e que tudo bem se deixar chorar quando tudo está desmoronando. Vale a pena a leitura, dependo do contexto da sua vida no momento. A autora é nacional, nem tinha me dado conta, só vim perceber quando já estava lendo. Gostei de alguns trechos por ter me lembrado de alguns momentos, mas não foi uma leitura que me prendesse muito, vi um trecho dele no insta então quis ler pra ver o que achava, por ser um livro curtinho creio que vale a pena a leitura para tirar suas próprias conclusões.

"e o que te falta de verdade
é deitar no chão de casa
e sentir e chorar e apertar os olhos se esvazie de suas agonias
para que novos rios
corram dentro de você."

DeniseSC 26/03/2024

Fortalecer outras mulheres
Nestes poemas curtinhos vemos o retrato do que muitas mulheres enfrentam, principalmente as pretas e periféricas em relacionamos, seja críticas ao corpo, a espontaneidade, carreira e sucesso.
Os poemas me pareceram um grito de revolta e ao mesmo tempo de encorajamento para as mulheres que passam ou passaram por abusos.
Fiquei absorvida e devorei o livro!

DéboraMP 23/03/2024

Tudo nela brilha e queima
Li este livro para o clube de leitura da biblioteca na qual eu trabalho.

Não sou fã de poesia, pois, em geral, não entendo a mensagem e não tenho paciência para ficar matutando a fim de entender.

Destaquei várias passagens desse livro que me despertaram alguma lembrança das situações que vivi, mas não achei nada de espetacular.

Sei que soa estranho dizer isso depois de dizer que destaquei várias partes. É que, pra mim, este livro trouxe recordações de momentos que me fizeram mal e só.

Entendo que a autora falou sobre feminismo, sobre ser negra, sobre família, sobre amor, amizade e outras coisas. Mas não me tocou na alma como aconteceu com outros livros semelhantes que li.

Não posso dizer que o livro é ruim. Só posso dizer que não funcionou para mim e que você deveria ler para tirar suas próprias conclusões.

Naraliz 21/03/2024

E não adianta nem me procurar ?
Não sei bem como começar uma resenha de um livro de poemas visto que esse é o segundo que leio, o primeiro foi do Manoel de Barros e nem tenho certeza se terminei porque foi há mais de dez anos, mas vamos lá.

A escrita da Ryane é muita linda, delicada e fluida, sinto que ela deve ser uma mulher incrível só pelo que escreve, são versos bons demais, intensos demais para terem sido criados por alguém medíocre.

Li o livro em algumas horas e realmente me senti bem lendo, mas sinto também que boa parte do que ela escreveu foi com a intensão de ?lacrar? alguns poemas pareciam frases de insta, essa foi a causa de não ser um cinco estrelas pra mim.

Apesar desse pequeno detalhe o livro é maravilhoso e gostei profundamente, até cheguei a me emocionar lendo, foi uma ótima leitura para a tarde em que li, realmente é uma leitura linda e necessária.

QUOTES:

?Quanto tempo faz
que estou poupando as palavras?
caso se pergunte isso já passou da hora de
ir.?

?não divida tua confusão com quem não pode
te trazer calma?

?dispenso esse negócio de pertencer
e prefiro as coisas assim
bem livres
voando por aí?

?segura as pontas
que você dá conta, mulher
você não cogitou ir tão longe e mesmo assim
conseguiu
é arrebatador
traçar o próprio roteiro?

?é raro escutarem nossos silêncios
e o que não contamos é o que mais
queremos gritar?

?se enganam os que não sabem
que a literatura também é uma arma?

?desejo que se lembre de ser gentil com quem
você está se tornando
e desejo que saiba que talvez
você não volte a ser quem foi
e que isso é maravilhoso?

?que ideia mais estúpida
achar que é melhor sentir dor a não sentir nada
elevamos o sentir a níveis tão errados
que preferimos atear fogo em nós mesmas a conviver com nossos vazios.?

Ps: O livro me lembrou muito a música da Pitty ?Na sua estante?
Giovanni89 21/03/2024minha estante
Queria ter esse tempo pra ler tanto.

Luå 22/03/2024minha estante
Nossa, amiga, não acredito. Uns dias atrás fiquei em dúvida entre esse livro e Nuvens de Algodão, que foi minha leitura recente. Agora fiquei mais curiosa ainda, vou adicionar esse à minha lista.

Naraliz 22/03/2024minha estante
@Lua Amiga leia! Ele é muito bom, vale a pena a leitura ??

Dudinha 20/03/2024

Não gostei
Não faz meu tipo de leitura. Só li porque é a sugestão do mês do clube de leitura que eu participo. Achei muito ruim.

dona encrenca 09/03/2024

"a pior solidão
é estar cercada de pessoas que não nos compreendem mas preferimos manter assim"

"não romantize o que te rasga o peito"

"você é uma frase bonita dessas que a gente sublinha no livro"

"você não precisa que ninguém te ensine a voar está no seu espírito
mas é bom ter quem nos lembre de que temos asas"

"fique somente onde te é permitido desmoronar"

"que ideia mais estúpida
achar que é melhor sentir dor a não sentir nada
elevamos o sentir a níveis tão errados que preferimos atear fogo em nós mesmas a conviver com nossos vazios."

"sobre relações abusivas
sobreviver é mais importante que permanecer"

"não esqueça o motivo
de nenhuma de suas partidas."

"se você acha que o amor não deve machucar
você está certa
para tudo que destrói e é violento
damos o nome de abuso"

"o que você vai fazer com esse coração que colocaram em suas mãos
diz bastante sobre quem você é"

"ficar quando precisamos partir
deixa as coisas fora do lugar"

"a grande discussão dos homens
decidindo se mulheres devem ou não ter filhos
como é ter tanta banca pra falar
de um corpo que nem é seu"