Tudo Nela Brilha E Queima

Tudo Nela Brilha E Queima Ryane Leão

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Rayanne133 30/12/2023

Tipo de livro de poema que vc vai terminar de ler se sentindo um mulherão ?? e repensando mais sobre seu amor próprio

Elly 30/12/2023

Mulheres
Ser mulher nunca foi fácil mas nunca tivemos opção.
Esse livro mostra os pontos fortes e fracos de nós, guerreiras mulheres. Que não param de lutar mas também sagram.
Aqui diz bastante sobre amores, amores doidos, amores vividos, amores turbulentos e amores calmos e leves.

Sibernagel 28/12/2023

" que ideia mais estúpida
achar que é melhor sentir dor
a não sentir nada

elevamos o sentir a níveis tão errados
que preferimos atear fogo em nós mesmas
a conviver com nossos vazios."

Danie 28/12/2023

Tudo pode brilhar e queimar
Tudo pode transforma, como nas palavras de Rayne: ? se esvazie de duas agonias para que novos rios corram dentro de você?

Vanessa.Carla 27/12/2023

Profundo e íntimo
Um livro q transborda sentimentos, se tornou uma leitura rápida e mesmo assim profunda, sempre é uma experiência tocante ler mulheres negras falando sobre suas complexidades.

Madu 27/12/2023

Uauuu
Esse livro é simplesmente incrível, me fez ter vários momentos de reflexão, teve partes que eu me identifiquei e teve partes que eu chore. Amei a maneira como ele aborda os assuntos

Estante Atípica 26/12/2023

Um livro de poemas de uma mulher que escreve para outras mulheres sobre nós mulheres. São poemas curtos mas de muita intensidade.

Maria.OthAvia 25/12/2023

Perfeito!!
Leitura leve, poemas lindos e ótima escrita. fala sobre muitas coisas reais e sentimentos frequentemente sentidos pelas mulheres.

Iohana.Gama 21/12/2023

Poemas bacanas
É bem fácil e rápido de ler. Os poemas são bem construídos, gostei.

Indicaria principalmente pra quem tá de ressaca literária, é uma boa pra relaxar.

ana :) 21/12/2023

Mas e por mim?
São poemas lindos que buscam relembrar quem lê e também como se a autora que quisesse relembrar a si sobre a força que as mulheres possuem, ainda que sejam subestimadas.
Retratam a saída de um (ou mais, não tenho certeza) relacionamento que apagava quem ela era, mas pretendia acender o outro. (re)Descobrir uma vontade bonita de conhecer a vida, nas coisas simples e nas coisas revolucionárias.

Hannah Green 21/12/2023

Forte e corajoso.
@umalavandaleitora no Instagram | Sim, tem Poesias que são apenas 3 linhas ocupando uma página em branco, isso é algo típico de Poesias concretistas, onde não apenas as palavras, mas a disposição delas na página possui significados, apenas com olhar atento será possível compreender os significados subjetivos das características visuais da obra de Ryane, e outros poetas que seguem a mesma dinâmica. Algumas frases são de fato óbvias, vejo críticas com relação a isso, mas sinceramente, óbvias para quem? Será assim tão óbvio para todas as pessoas? Falando como uma pessoa branca, algumas coisas "óbvias", ou "clichês de instagram", para mim não soaram dessa forma, para mim foram aprendizados que deveriam ser óbvios, mas não foram, não foram porque nesse país ainda não temos letramento racial. Falando como mulher, algumas coisas "óbvias", ou "clichês de instagram", para mim não soaram dessa forma, para mim foram lembretes do porque estou lutando, de contra quem estou lutando. O óbvio precisa ser dito com mais frequência do que se imagina.

Pa: Quanto àqueles que reclamaram do teor político do livro, na próxima vez que pegarem algo para ler, vejam a sinopse, procurem saber quem escreveu, a história dessa pessoa, leia as orelhas, e pesquise sobre, pois qualquer um que se "surpreendeu" com as pautas abordadas, claramente não sabia sequer o que estava lendo.

@danisz92 20/12/2023

Amei! Foi o meu melhor contato com a autora até agora e arrisco dizer um dos livros desse gênero que mais mexeu comigo.

Quotes preferidos:
''não romantize o que te rasga o peito.''

''você é caos e coração.''

''te desvendar é pra quem não teme mulheres infinitas.''

''sou de manifestar aquilo que sinto gosto de sentimentos em ebulição.''

''e sou apenas o que quero que eu seja me refaço constantemente me descubro me liberto.''

''tenho pavor de raso, quando metade do corpo fica dentro da água e metade não. eu sou dos fundos, entende?''

''que ela entendeu que precisava da solidão daquela mais dura mais seca mais silenciosa ela precisava se entender de novo''.

''me deixa perder a cabeça e ferver em ódio e reclamar desse mundo tão ridículo pras mulheres e gritar sobre as vezes em que tive que trocar de roupa pra evitar que invadissem meu corpo e que sete horas da noite já é perigoso pra voltar pra casa e que nos tratam como se estivéssemos em exposição em praça pública e nos fazem brigar entre nós por um padrão que esmaga a todas e como é possível existir um crime que se diz passional e uma série de assédios e estupros impossível ser normal.''

''desejo que não se entregue a alguém somente para escapar de você.''

''não quero me suportar quero me apaixonar pelos meus pedaços.''

deixo-me ludibriar fortemente por tudo que me encanta, por mais efêmero que pareça.

''escuto umas canções e cada uma delas desperta uma mulher diferente dentro de mim sou muitas.''

''você me ensina que viver está nas miudezas''

''em dias de tempestade e relâmpagos me permito trovejar''

''eu sou a mulher que lhe mostrou que não se pode domar nenhuma mulher.''

''quero ser inteira e nada mais.''

''e eu já não ocupo espaços onde eu tenha que me abreviar.''

joanavikmy 19/12/2023

É um quase...
A ideia central da autora é muito boa, mas acredito que a mesma foi perdendo o foco. Alguns poemas genéricos, mas não o suficiente para roubar a autenticidade do livro.

quequelcb 19/12/2023

...
Me identifiquei com algumas poesias, mas não foi uma leitura com que me fez ficar refletindo que é o que espero de poesias. Mas é um livro lindo, e com poesias muito bonitas

Kiara.Silva 19/12/2023

Universo feminino
Um livro que aborda as vivências do universo feminino. Poemas que refletem desejo, aceitação, empoderamento, abusos, vivência de mulher negra, enfim, as delícias e dores de ser mulher.