The Last Kingdom

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Mateus 31/08/2023

Destino!
"O Último Reino", escrito por Bernard Cornwell, é um livro que me cativou desde o início. Gostei muito dessa obra e estou ansioso para começar o segundo livro. Fui completamente imerso nas histórias de Uthred e no dilema que ele enfrenta ao se tornar prisioneiro de guerra do exército dinamarquês. Uthred, ao longo da trama, aprende sobre a cultura nórdica, estabelece laços afetivos e adquire habilidades de combate, mesmo mantendo sempre o objetivo de reconquistar suas terras.

A narrativa é uma mistura de ficção histórica com uma representação vívida da época retratada. O autor conseguiu me transportar para os ambientes e para o período em que a história se passa. É uma leitura envolvente e rica em detalhes, que recomendo para os amantes de ficção histórica.

nobrrelu 28/08/2023

Uma guerra de deuses?
Por volta de 810 d.c, no auge da idade média, a Inglaterra sofre a invasão dos temidos povos vikings, dinamarqueses sedentos por pilhagens, poder, e luxúria. São muitos os senhores pagãos que se juntam nessas invasões, vindos de uma terra distante e árida, péssima para prosperar, os atraentes vales férteis saxões, atraem-nos como a luz chamando mariposas.
Um jovem nobre, filho de um importante senhor inglês, vê-se prematuramente exposto à guerra: seu pai é intimado a juntar as suas tropas precárias de camponeses mal armados, e pouquíssimos reais guerreiros, com a de outros senhores feudais, em situação nada melhor que a dele, para a tentativa de conter uma invasão a Northumbria.
A tragédia eminente é o primeiro fio puxado pelas Senhoras Fiandeiras, feiticeiras do destino, para desencadear uma série de eventos decisivos nas terras inglesas, girando em torno do nosso protagonista, que conta a história de um tempo que ainda iremos conhecer, a partir de seu olhar sobre a própria infância em meio aos conflitos travados pelos ingleses e dinamarqueses.
A política envolvendo a guerra não tem apenas motivação estratégica e territorial, um conflito antigo existia entre a Inglaterra cristã ? que bebeu na fonte romana de Cristo como único salvador ? e os dinamarqueses, que tinham a crença em múltiplos deuses, em Tor, Odin, na magia e feitiçaria.
Dessa forma, as rixas tomam forma nos moldes ideológicos de cada grupo, desdenhando-se mutualmente, e tentando comprovar através da guerra não apenas qual dos povos era superior, mas também que deus era supremo, capaz de vencer o outro.

O enredo nos leva de maneira perspicaz pelo tempo, indo e voltando nos lapsos do narrador, como um ioio lento. Várias das figuras retratadas de maneira ficcional na trama, realmente existiram e são representadas ? dentro de seus arquétipos e esteriótipos muito bem desenvolvidos ? pelo olhar atento do personagem que nos guia. Me vi, diversas vezes, dividida e tomando as dúvidas e conflitos internos do jovem guerreiro. A leitura as vezes se arrasta, mas vale completamente a pena, ansiosa pelo próximo livro. Recomendo que pesquisar sobre Alfredo, O grande, após a leitura do livro, e irão se impressionar com a fidelidade de algumas partes do livro, o que sempre dá uma satisfação enorme.

Boa leitura ;)

@primeirotomo 17/08/2023

Ficção histórica sobre a formação da Inglaterra
Uthred é apenas uma criança inglesa quando suas terras, localizadas na Nortumbria, foram invadidas e ele se torna prisioneiro de guerra do exército dinamarquês, mesmo sendo bem tratado, aprendendo sobre a cultura nórdica e criando laços afetivos com o inimigo, o sentimento de reconquistar as terras que são dele por direito guiará as suas escolhas.
As Crônicas Saxonicas não é apenas uma aventura sobre dinamarqueses (viking), assolando a Inglaterra, é uma série de ficção histórica baseada em muitos fatos reais e conta como o Rei Alfredo, O Grande ,marcou seu nome na história para sempre, usando muito mais a diplomacia e o intelecto do que de fato a poder bélico, ja que o livro deixa claro que o exército inglês estava em desvantagem.
De forma geral a escrita do autor me surpreendeu, achei na medida certa para nós transportar para o período e ambientes em que a história se passa, cenas de guerra e batalhas bem escritas e bem elaboradas, reviravoltas interessantes e condizente. A maioria dos acontecimentos são reais e realmente aconteceram de acordo como descrito no livro, segundo as referências que o próprio autor usa para basear sua obra.
A única grande crítica ao livro , o que de fato não é algo muito absurdo, é a demora para que os grandes acontecimentos começem e trazer a emoção que história precisa para prender a atenção, coisa que só acontece em 60% do livro mas é totalmente coerente se pensamos que é uma série com 14 livros, é preciso introduzir pequenas informações e acontecimentos no começo para que ao avançar da história isso seja relevante e usado.

Para conferir mais conteúdos sobre livros me siga no insta: @primeirotomo

Laysa 05/08/2023

O último reino?
?e o começo de uma saga que sei que vai ser incrível!!! Assim começa a história das guerras entres dinamarqueses e saxões. Uma leitura rápida, fluida, que faz a gente querer devorar o livro. Muitas batalhas, traições, rituais antigos?tudo baseado em histórias reais. Vale a pena a leitura!! Recomendo!!

Regina 05/08/2023

Amei
Sempre quis ler Crônicas Saxônicas e já foi o primeiro. Um livro tão real na escrita das narrativas. Me encantou do início ao fim. Vamos ao segundo livro. Recomendo. Favoritei

Lucas 22/07/2023

Parede de escudos.
Antes de começar a ler Cornwell eu sempre ouvi que a principal característica era o compromisso com a realidade. Terminando essa leitura assino embaixo. É impressionante a o peso que tem a descrição dele numa batalha de parede de escudos. Você sente o peso das espadas e machados. A força do choque de escudos. A claustrofobia que devia ser uma batalha dessas.
Sem spoilers: o final é especialmente forte neste ponto.
Então se você quer sentir o que era agonia e angústia de estar em uma parede com toda a segurança e conforto do seu sofá: leiam Cornwell, o Último Reino.

Eduardo Haus de Barros 19/07/2023

Bernard Cornwel é impecável
Esse livro é um tremendo começo de saga, cada página é brilhante, impossível parar de ler até acabar a história que faz você querer mais

Matheus656 12/07/2023

O ultimo reino
Minha primeira experiência com obra do Bernard Cornwell, e foi incrível! Aqui temos então a história real de forma romanceada dos Vikings vs Ingleses, a luta por terras. Eu poderia chamar essa saga de romance de formação, uma vez que o nosso protagonista, vai crescendo durante a narrativa. É um romance histórico incrível, narrado de uma forma deliciosa de se acompanhar, que não deixa nada solto. A princípio achei que fosse ser um livro 5 estrelas e favoritar ele, porém, ao mesmo tempo que gostei da escrita, foi ela que me fez não favoritar o livro. Ela é de fácil entendimento e tal, mas sabe aquelas narrativas que tem medo de ousar a arriscar a vida do protagonista? É tipo isso que temos aqui, é como ver um filme do 007, onde a narrativa toda é linear, onde apesar de ter vários inimigos, mesmo o cara estando sozinho, ele tem a capacidade de sair ileso. Ao longo do livro, a gente vai tendo intervalo de tempo, para envelhecer o personagem, e foi isso que me pegou, é engraçado que livros longos, as vezes a gente fala que com umas páginas a menos seria melhor, e livros curtos, a gente espera desenvolvimento maior e gostaria que tivesse mais páginas. Bom, o veredito final é que talvez (digo talvez, pois esse é o 1° livro de 13) a saga nada mais seja que um grande folhetim, que apesar de não ter sido publicado em jornais e não ter capítulos tão curtos, nada vai ser tão grandioso para que o protagonista tenha momentos de tensão, sem ter a façanha de resolver tudo em um piscar de olhos. Pretendo continuar a série, e talvez Bernard Cornwell se torne um dos meus escritores favoritos.

Eudes.Blasque 09/07/2023

O Destino é Tudo
"O destino é tudo"

Assisti a série e o filme e resolvi começar o primeiro livro para ver se eu iria gostar.
Sei que são meios diferentes e qse sempre a série/filme são mais condensados.
Ao ler o livro me desliguei completamente da série e fui levado pela narrativa a outros lugares e outras sensações.
Nessa narrativa histórica conhecemos Uhtred e lemos a história a partir do seu ponto de vista.
A narrativa é fluida e é um grande retrato dos costumes e hábitos daquela época. Percebemos os conflitos internos do narrador em relação às religiões (cristianismo vs paganismo) e como ela era imposta às pessoas.
Algumas descrições das batalhas ou locais onde aconteceram algumas batalhas eu achei meio cansativas mas é pq eu queria saber o que viria depois.
Com certeza lerei os demais livros!

Andurin, o calvo 28/06/2023

Bom inicio
Um inicio sutil de uma longa crônica. Para mim não chega perto dos livros de Artur, mas acredito que seja por ser uma história muito maior e mais aprofundada. O primeiro livro introduz muito bem o mundo e os personagens daquela época, e realça a genialidade de Cornwell.

Nessa 15/06/2023

Bernard Cornwell
Li as crônicas de Artur escrita pelo autora um bom tempo atrás, e esse ano comecei a assistir the last kindgom, e descobri que era inspirado nos livros do Bernard, tive que que ler o livro da série que me encantou. E sim, o livro é muito bom, tudo muito bem detalhado que faz com que você se sinta dentro da história, sendo um confidente de Uhtred. Espero continuar empolgada com a história como fiquei com a série.

Rafael.Rossatto 12/06/2023

Crônicas saxônicas 1
Li novamente, o primeiro livro das crônicas saxônicas, é um romance histórico, por conta disso as vez ele é um livro um pouco mais denso para ler, mas para quem gosta de fantasia merdieval, é um livro que recomendo muito, claro não vai ter a fantasia que outros livros tem, mas eu gosto muito de ler sobre história, e se eu posso juntar isso a um prazeroso livro, é unir o útil ao agradável. Eu gosto dos livro do "milho bom", pois boa parte dos seus livros tem um embasamento histórico verdadeiro. Isso me chama muito a atenção, como já comentei eu reli esse livro, e já tinha lido outras coleções. Eu recomendo muito.

Eduardo684 12/06/2023

O Último Reino (Crônicas Saxônicas - Livro 1)
"O Último Reino" é uma mistura habilidosa de fatos históricos e ficção, com detalhes precisos sobre a cultura, a sociedade e as batalhas da época. Cornwell demonstra um domínio incrível do período e consegue transportar o leitor para dentro dessa era de maneira autêntica.

A narrativa ágil e repleta de reviravoltas mantém o leitor ansioso por mais a cada capítulo. A ação é constante, com cenas de batalhas épicas e estratégias militares bem elaboradas. O autor equilibra habilmente a ação com momentos de reflexão e introspecção, explorando temas como identidade, lealdade e honra.

Italo139 02/06/2023

Gerra dramaturgia mortes e claro aquele amor de leve livro magnifico pegada espontânea serio você vai amar