The Last Kingdom

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Mário Lopes 18/03/2023

História com história
Achei muito interessante que o escritor seja formado em história.
O livro é leve, de fácil entendimento, moderadamente violento e recheado de eventos reais.
Lendo essa obra o leitor aproveita a história e aprende história.
Será o primeiro de muitos livros que ainda lerei desse autor.
Barbar@ 20/03/2023minha estante
Tem uma série com esse mesmo título ..acho que é desse autor. Muito bom.

Claus 13/03/2023

Decepção!
Confesso que me decepcionei. Porque vi vários comentários na internet sobre os livros de Bernard Cornwell, e crie um expectativa alta demais.

Achei o livro bem meia boca.

A primeira parte que me decepcionou foi o desfecho abrupto e bem resumido da vida de Ragnar, o Intrépido, que era um personagem bem interessante e o autor perdeu a chance de trabalhar mais esse desfecho, resumindo em poucas palavras.

Segundo, por ser um historiador, escreveu numa das páginas que Uhtred, colocou sua espada (longa) nas costas e que era mais prático para sacá-la! Não existe em nenhum lugar registros históricos de guerreiros usando espadas nas costas, e uma espada longa? Totalmente inviável de conseguir tirá-la da bainha das costas!

A história não me prendeu. Não achei Uhtred um personagem muito interessante, achei ele pouco trabalhado. Acho que não teve nenhum momento em que eu fiquei curioso para ver o que aconteceria na próxima página.

No mais, a linguagem é fácil, a leitura flui rapidamente. E a parte melhor do livro para mim foi a parte da infância de Uhtred, o resto foi bem monótono, chato, sem graça.

Talvez eu tente ler o segundo livro das Crônicas Saxônicas para ver se me des-decepciono ou talvez tente ler As Crônicas do Rei Arthur, mas se o rei Arthur tbm for um personagem meio sem graça eu paro de ler kkkk.

3.5 está bom demais.

lyneianana 11/03/2023

QUE LIVRO BOM
Esse livro é do jeitinho que eu gosto: história antiga, muitos personagens marcantes, muito sangue, ambição e emoção.

CONTÉM SPOILER!!!

algumas partes que do final eu gostei:

"Hoje em dia, tanto tempo depois da batalha em Cynuit, emprego um harpista. É um velho galês, mas muito hábil, e freqüentemente canta histórias de seus ancestrais. Gosta de cantar sobre Artur e Guinevere, como Artur trucidava os ingleses, mas toma cuidado para que eu não ouça essas canções.

Em vez disso me elogia e às minhas batalhas com lisonjas ultrajantes, cantando as palavras de meus poetas que me descrevem como Uhtred Espada-Forte, Uhtred Doador da Morte ou Uhtred, o Beneficente. Algumas vezes vejo o cego sorrindo sozinho enquanto suas mãos tangem as cordas e tenho mais simpatia por seu ceticismo do que pelos poetas que não passam de um bando de puxa-sacos hipócritas."

"Pensei em Ragnar, o Jovem, e me perguntei se ele vivia e se o assassino de seu pai, Kjartan, ainda vivia, e como ele morreria se estivesse vivo. E pensar em Ragnar me fez pensar em Brida, e sua lembrança deslizou para uma imagem de Mildrith, e isso me trouxe à mente Alfredo e sua esposa amarga, Elswith. E todas essas pessoas separadas faziam parte da minha vida, cordas tocadas na harpa de Uhtred, e mesmo estando separadas afetavam umas às outras e juntas fariam a música da minha vida.
Pensamentos bobos, disse a mim mesmo. A vida é só a vida. Vivemos, morremos, vamos para o castelo dos cadáveres. Não há música, apenas acaso. O destino é implacável."

"Estava certo. Alfredo era obcecado pela ordem, pela tarefa de transformar o caos da vida em algo que pudesse ser controlado. Faria isso através da igreja e da lei, que são praticamente a mesma coisa, mas eu queria ver um padrão nos fios da vida. No fim encontrei um, e não tinha nada a ver com qualquer deus, e sim com as pessoas. Com as pessoas que amamos. Meu harpista está certo em sorrir quando canta que sou Uhtred, o Doador de Presentes, Uhtred, o Vingador ou Uhtred, o Fazedor de Viúvas, porque é velho e aprendeu o que eu aprendi, que na verdade sou Uhtred, o Solitário. Somos todos solitários e todos procuramos uma mão para nos segurar no escuro. Não é a harpa, e sim a mão que a toca."

"E pela primeira vez olhei para Uhtred, filho de Uhtred, e rezei para que um dia ele fosse o legítimo e único senhor de terras que são cuidadosamente marcadas por pedras e diques, carvalhos e freixos, pântano e mar. Ainda sou dono dessas terras que foram compradas com o sangue de nossa família, retomarei essas terras do homem que as roubou de mim e irei dá-las aos meus filhos. Porque sou Uhtred, o earl Uhtred, Uhtred de Bebbanburg, e o destino é tudo."
Cris 11/03/2023minha estante
A série inteira é maravilhosa! Super vale a pena! ??

lyneianana 14/03/2023minha estante
pretendo continuar lendo!

Thiago.Mekhael 08/03/2023

Envolvente
Cada cena é única e trava a atenção do leitor, história envolvente e ótima para quem gosta da idade média.

gabsravenclaw 05/03/2023

Bom, porém lento
O Último Reino, adaptado para a televisão pela Netflix, conta a história do rei Alfredo (Elfred) e seus descendentes, contada pela perspectiva de Uhtred Ragnarson, um personagem fictício. Ainda pequeno, Uhtred acompanha o pai em uma batalha na qual eles são derrotados. A partir daí, ele é adotado pelos dinamarqueses e tem um infância pagã.

Bem, eu gostei de como a história é estrutura e coisas se conectam. Dessa maneira, o enredo do primeiro livro em si não tem pontas soltas e as batalhas são todas, por ora, resolvidas. Ademais, a perspectiva de Uhtred, dividido entre o mundo cristão e pagão, é bem interessante, e dá para ver o conflito do personagem e quando ele amadurece. E tem ainda os personagens históricos que você consegue conheer no livro: como Alfredo, Guthrum.

Sobre a questão da minha crítica é no fato da história ser muito detalhista, e se desenrolar de forma lenta. Tudo bem, pelo que pude ver, para os plots e para o desenrolar do enredo todos os acontecimento foram importantes, porém acho que eles poderiam ter sido menos detalhados, o que tornaria o livro menos cansativo. Mas, apesar disso, eu gostei, a batalha final foi muito boa e talvez eu continue a série.

Suéllen 28/02/2023

Maravilhoso
Livro com uma história fantástica que te prende do início ao fim, a escrita é super fluida, ansiosa pra saber o que vai acontecer, recomendo a leitura.

UmEstranho 27/02/2023

Uma releitura
Essa foi a segunda vez que li esse livro e acho que foi a primeira vez que fiz isso, e foi uma experiência muito daora. Mesmo estando relendo parecia que era a primeira vez não estava lembrando de quase nada do que acontecei no livro e percebi que isso aconteceu por que da primeira que tinha lido não tinha me apegado a historia e era diferente das leituras que eu estava lendo, agora quase um ano depois eu vejo como esse livro trais certas muito interessante como: o homem é movido pela fé que ele tem em Deus ou nos deuses.
E mesmo um livro que se passa em 700 e pouco ainda temos muito disso, do sendo movido pela fé e acabando por seguir isso as escuras, mas claro o livro não é sobre isso temos a grande historia do Uhtred desde pequena á sua primeira grande luta numa parede de escudos e como isso que faz dele ser um homem de verdade. Além de ser um livro bem escrito ele te faz querer saber o que vai acontecer com Uhtred, mas também com os outros personagem que o cerca.

joao.emilio.96 14/02/2023

Ficção Histórica de Respeito
O que eu enrolei para iniciar a saga das Crônicas Saxônias não está no gibi, mas que leitura boa e prazeirosa. Agora faltam mais 12 volumes só....

chelez 12/02/2023

O destino é tudo!
Eu sou team uhtred ate o fim!! uma narrativa boa, construtiva, me senti na parede de escudos com o uhtred kkk esse livro eh demaaaiss ??

Gabriel.Sansigolo 10/02/2023

Início da jornada de Uthred
O Último Reino é o primeiro livro da renomada série de livros Crónicas Saxônicas de Bernard Cornwell, nesse livro conhecemos Uthred, protagonista da série, seus sonhos, de retomar seu lar Bebbanburg, usurpado pelo tio e vingar a morte de um membro de sua família. Uma característica interessante do livro, frente a outras novelas de vikings, é que Uthred não é apenas um britânico ou um dinamarques, nosso herói vive sobre o dilema de ter nascido na gra-betânia e ter crescido entre os dinamarqueses, e se questiona por qual lado ele deve lutar. O primeiro livro, assim como outras obras do Cornwell, é um incrível romance histórico com ótimos personagens. Fica a recomendação para qualquer um que gosta do gênero.

David_Salustiano 27/01/2023

O último reino
O primeiro livro de uma longa saga, que acontece durante as invasões "vikings" e a defesa de Wessex pelo rei Alfredo, o grande.

Acompanhamos a história e o crescimento de Uthred de Bebanburg que é sequestrado pelos dinamarqueses e vive por anos em sua cultura.

Recomendo fortemente para quem gosta de romances históricos.

Milie0 20/01/2023

O destino é tudo
A construção do livro é riquíssima em detalhes já que conta com fatos históricos e a mistura com personagens fictícios deixa tudo melhor.

A infância do Uhtred entre os dinamarqueses é incrível, para mim é o melhor desse livro o Ragnar foi a melhor coisa q aconteceu com ele já q ele teve o amor de pai e achou uma família entre eles.

Mas seu coração pertence a Nortumbria e o seu destino tende a querer isso, vamos acompanhar sua jornada pra reconquistar o que é seu por direito de nascença mas no caminho acompanharemos batalhas épicas, intrigas e estratégias.

shá 17/01/2023

Quem diria?
Comecei a leitura de maneira bem arrastada, pensando em desisti a todo instante. Achei por vezes até uma leitura enfadonha, porém insisti e me surpreendi!
A infância do protagonista é necessária pra gente entender como ele foi formado mas essa parte pra mim se arrastou demais, quando chegou na juventude e as coisas finalmente começaram acontecer, eu não conseguia parar de ler.
Quem diria, mas já estou ansiosa para ler o próximo da série.

morbeck27 16/01/2023

O Último Reino
Foi uma experiência incrível ler este livro!!!

A escrita é muito fluida, super gostoso de ler. A medida que você vai acompanhando Uhtred, você vai se encantando e ao mesmo tempo se entristecendo pelo seu amadurecimento.

Os dilemas religiosos são maravilhosos. A forma de como Uhtred circula entre a religião nórdica-saxã e a cristã é primorosa. Chega um momento que realmente o seu pensamento sobre os deuses se torna nula, mas sempre fica aqueles resquícios que nos fazem acreditar naquilo que nós foi passado sobre aquelas "fábulas" de deuses e semideuses.

Os combates são demais! Nunca li um livro com tantos detalhes sobre batalhas, com conflitos que te fazem "participar" deles. Parece que você está no campo de batalha e consegue "enxergar" os movimentos dos combatentes ali.

A história de Uhtred é muito cativante. Cada personagem tem profundidade e o autor te faz apaixonar por cada um deles. Uma obra repleto de emoções, grandes batalhas, conflitos políticos e religiosos, alguns extremamente engraçados e outros que te fazem chorar.