The Road to Jonestown

The Road to Jonestown Jeff Guinn

Resenhas - The Road to Jonestown

Helen Moya 12/12/2022

Jim Jones arrastou multidões com seu discurso de igualdade, luta contra a segregação. Conseguiu criar tantos projetos de benfeitoria mas em algum momento se perdeu em seus próprios devaneios, mania de perseguição e ego ferido levando consigo centenas de seguidores.

Moya2 09/11/2022

Surreal
Jim Jonas foi um pastor egocêntrico, mitômano, narcisista e manipulador que mesmo assim, conseguiu realizar feitos homéricos e impensáveis à sua época.
Sua postura na briga pela igualdade racial e direitos para todos é assombrosamente conflitante com seus dias finais.
Sua perspicácia e carisma levaram centenas de pessoas a segui-lo praticamente sem questionamentos rumo a um final trágico.

A leitura é indispensável para entender como mercadores da fé se inspiram e como eles tratam os seus rebanhos.

Ana Clara 11/10/2022

Esse livro só reforçou o que eu já achava antes, que o Jim Jones é um cara completamente surtado.
Mas, na minha opinião, Jones é diferente de muitos líderes de cultos por aí, por que ele não era carismático, no começo até que podia ser, mas ele usa mais do medo e da chantagem pra segurar seus seguidores.
A história podia ser contada de uma forma mais direta e menos monótona, por que por vezes é muito arrastada e eu demorei bastante pra terminar esse livro.
A forma como Jones fez seus seguidores matarem seus próprios filhos e depois suicidarem não entra na minha cabeça, como que as pessoas seguem alguém até esse ponto, como que alguém consegue convencer outros a abandonarem tudo pra ir pro meio do nada. Sério, essa história é muito bizarra pra mim.
Mandybloon 03/01/2023minha estante
Como sempre digo ,nunca duvide da maldade e loucura humana

Juliane72 06/10/2022

Jim Jones
Do nascimento do homem até o surgimento do ícone, passando para a loucura e seu declínio.
Muito bem escrito, edição maravilhosa como de costume nós livros da Darkside.

Fernanda2407 10/09/2022

Como todos os livros da coleção Crime Scene lançados pela Darkside, este também é excelente.
A história de Jim Jones, que tem um final pra lá de macabro, é brilhantemente detalhada neste livro.

Juju 03/08/2022

Jim Jones e o Templo Popular
James Warren Jones, mais conhecido como Jim Jones, foi o líder e fundador da seita socialista batizada de Templo Popular (Peoples Temple). Esta que nasceu em Indiana, mas aos poucos se expandiu e passou por vários lugares distintos, estabelecendo raízes na Califórnia, Los Angeles e San Francisco, para então, anos mais tarde migrar para um assentamento de terra (Jonestown) localizado dentro da impiedosa selva da Guiana. Por onde quer que andassem, os fiéis deixavam sua marca a partir de suas obras espetaculares e eficientes que demonstravam claramente um modo de vida simples e abnegado, em que dedicavam-se de forma ferrenha ao lema de "vestir e alimentar aos pobres e desfavorecidos" além de "promover a igualdade racial e econômica". No entanto, por trás desta bela fachada de bondade e serviço ao próximo existia um homem tomado por suas paranóias e delírios, e infelizmente, ele era o indivíduo que estava à frente de tudo e controlava cada mínimo detalhe de acordo com seus próprios interesses e ego mais do que inflado. As coisas poderiam ter assumido um rumo diferente, caso Jones assim desejasse, mas por tudo o que sabemos essa jornada teve um fim trágico em 18 de novembro de 1978 e atualmente poucas pessoas se recordam do Templo Popular por suas boas obras e sim devido ao maior suicídio coletivo da história que teve seu palco em Jonestown na Guiana.

Jeff Guinn, mesmo autor de Manson, a biografia - também publicada pela Darkside Books - se propõe a elucidar e expor todos os fatos conhecidos sobre Jim Jones e seu Templo Popular. Este livro é extremamente completo e reconstitui até mesmo a infância do reverendo, acompanhando seus passos ao longo das décadas em que se metamorfoseava em um líder carismático, mas certamente manipulador que eventualmente seria responsável pela morte de aproximadamente 918 pessoas. Embora tenha mais de 500 páginas essa é uma obra fluida, potente e até triste ao meu ver. A verdade é que em suma o Templo Popular não era horrível e até mesmo Jim Jones em seus momentos de humildade realizou feitos grandiosos que nenhuma outra pessoa foi capaz de reproduzir. Todo o conceito de amar ao seu próximo independentemente da raça ou status social era algo muito bom, e melhores ainda eram as obras sublimes que os membros desempenhavam. Por meio do Templo Popular, pessoas sem quaisquer prospectos de uma vida melhor puderam estudar, trabalhar e constituir uma família, até mesmo, em alguns casos, largar as drogas. Idosos recebiam cuidados específicos e da melhor qualidade! Era um por todos e todos por um. Mas como sempre acontece nas piores tragédias, existia uma força maior por trás de tudo isso e era, é claro, os delírios absurdos de um líder paranóico com mania de grandeza. E foram estes mesmos delírios aliados ao abuso de substâncias que levaram Jim Jones a fazer péssimas escolhas cujas consequências foram fatais para aqueles que escolheram segui-lo até o final. Mas afinal essas pessoas eram loucas? Alienadas? O que as levou a se submeter aos abusos, punições e por fim a um brutal envenenamento por cianureto? Talvez Jim Jones soubesse exatamente a quem recrutar, mas se uma coisa é fato permanece sendo a realidade de que aqueles indivíduos morreram por uma causa maior. Equivocada ou não, eles apenas queriam servir de exemplo e inspirar outros a praticar o bem.
A história pregessa de Jim Jones diz muito sobre quem ele se tornou e para os membros que sobreviveram ao massacre o Templo Popular marcou suas vidas para sempre.

Esse livro faz parte do selo Crime Scene da editora Darkside Books, um lançamento do segundo semestre de 2022. A edição está lindíssima, recheada de detalhes e fotos sobre o tema. Não recomendo para quem não costuma ler true crime ou possui maior sensibilidade para assuntos relacionados à morte e descrições gráficas. Para mim, ao lado de Ted Bundy: Um Estranho ao meu Lado (Ann Rule), é o melhor livro do gênero publicado pela Caveirinha.