Estio Vauline Gonçalves

Resenhas - Estio

1 | 2 | 3 | 4

Nabya.GonAalves 01/07/2019

Sem palavras
O que eu posso dizer a Vauline superou minhas expectativas com esse livro, romance de época muito bem narrado emocionante envolvente enfim apaixonante, prova de que o amor vem de onde menos esperamos basta acreditar e se permitir vive-lo.. Queria o Antonio de Presente ...

Elania 06/10/2020

AVALIAÇÃO

A Leitura, assim como a escrita da Vauline, é bem fluida e de fácil leitura.

RESENHA

? Estio
???@vau_goncalves_escritora

Em Estio teremos dois personagens principais cujas vidas serão entrelaçadas de uma forma peculiar, muito comum no século XIX, mas que  mostra a mulher e o seu papel na sociedade de forma muito atual. A submissão e os relacionamentos abusivos entre familiares e cônjuges ainda é uma realidade, mas também mostra uma personagem disposta a mudar e conquistar seu espaço. Triana é uma personagem frágil, subjugada e desprezada pelo pai, simplesmente pelo fato de ser mulher.

Encontra em Renato uma oportunidade de sair da casa dos pais mas é abandonada no altar. A sorte de Triana é seu irmão gêmeo que a ama e a protege. Sua mãe  é submissa e não tem muita voz, afinal seu marido Jesus, na verdade, é o próprio demo. O que resta à  Triana é se tornar invisível e aceitar a oferta de seu amigo Giuseppe.

Ela parte para o novo e desconhecido, mas com a esperança de um casamento, onde conhecerá Antônio - um homem culto e moderno para os padrões da época, com suas ideias revolucionárias.

É uma trama bem construída e envolvente, impossível não se apaixonar. Você vai odiar e amar alguns personagens. Muitas coisas acontecem e não quero dar spoilers! Embora eu goste muito! ???

Assim chegamos ao fim de mais uma LC com muita diversão, brincadeiras e debates. Adorei participar desse grupo. Obrigada @vau_goncalves_escritora

Marrenta_literaria 03/08/2019

Estio
Estio / @vau_goncalves_escritora / publicação independente / 387 pág. / ?????+??
............................................................
Triana é uma linda jovem, que vive a mercê de um pai que a detesta e faz de tudo para demonstrar seu desafeto pela filha, ele sempre a lembra que ela é um fardo para ele, faz a jovem se sentir feia e desqualificada como mulher.
. . Na sua família o único que lhe defende e esta sempre ao seu lado é seu irmão gêmeo Breno, que não mede esforços para vê-la feliz.
. . Quase desistindo da ideia de encontrar um grande amor e se casar, ela conhece Renato Seara, que surpreendentemente se interessou por ela, um galante cavalheiro de olhos azuis que lhe deu esperanças de um dia ser amada,com ele Triana teve seu primeiro beijo e se apaixonou, assim os dois ficaram noivos.
. . No grande dia Triana estava ansiosa e feliz pois logo estaria livre de seu pai e com um homem que a amava, o casamento deles seria realizado junto com o do seu irmão mais velho Otelo que se casaria com a prima de Renato,Domitila.
. . Mais o Conto de fadas logo vira pesadelo quando ela encontra-se abandonada no altar, ridicularizada perante todos, ela só quer se esconder ainda mais quando imagina a fúria com que o pai à espera em casa.
. . Com a ajuda de Breno ela escapa de uma surra do pai, prometendo sumir do seu caminho, assim Triana vira um fantasma dentro de casa, para não esbarrar com seu pai.
. . Antônio é um homem formado, que gerência seus negócios de forma inovadora, assim chamando atenção da comunidade onde vive, ele é mal visto pelas pessoas assim não se imaginando conseguindo um casamento com as jovens do vilarejo
. . Giuseppe é um amigo em comum, pois é um viajante é amigo de Antônio à muito tempo e também é amigo da jovem Triana, venho a situação do amigo ele lhe propõe que ele se case com Triana.
Um romance de época um pouco diferente do que eu já estava acostumada mais de um jeito maravilhoso que me conquistou, um casal apaixonante, personagens marcantes, história incrível, com muito drama e aventura, um a casal que vai passar por grandes dificuldades pra ficar juntos.

Eliaci Puga 21/06/2022

Perfeito
História maravilhosa, amei demais esse livro, foi escrito de maneira tão gostosa que quando vi já tinha terminado, personagens maravilhosos e apaixonantes. Lorux, Antônio e Triana são maravilhosos. Lorux com seu jeito amável. Antônio um mulherengo e achando que jamais amaria, quando se viu apaixonado ficou completamente rendido ao amor. Triana apesar dos seus medos e tendo um pai que a agride tanto físico como com palavras, faz elaa amadurecer e ficar cada vez mais forte. Amei essa história do começo ao fim.
Parabéns Vauline. Super recomendo

Andi 10/09/2018

Como um Sol após uma tempestade.
Uma história magnífica!
Sobre uma adorável mocinha que teve parte da sua vida oprimida pelo pai. Um homem que pensava ser imune ao Amor

Talis 03/05/2020

Estio...
É um Romance de Época, que traz a narrativa em primeira pessoa da Protagonista Triana, nascida no sul do Brazil, diante de uma família pacata e cheia de costumes tradicionais.
Triana é uma personagem sem perspectiva de vida, sem sonhos, devido às costumeiras ofensas de seu pai que associa tudo de ruim ao seu redor ao nascimento da filha, isso é percebido no primeiro capítulo do livro.
Diante de uma rejeição amorosa, ela vê uma oportunidade de se livrar das agressões de seu pai para sempre, mas terá também que se adaptar a um lugar bem longe de casa e se entregar de verdade ao amor!

Adriana dos Anjos 13/10/2021

Gostei muito da escrita da autora. Ela conseguiu transmitir as emoções que cada personagem desepenhou na trama. A descrição dos lugares e os costumes da época também não deixaram a desejar, apesar de acreditar que a Vauline poderia ter explorado mais alguns personagens.

Super entendi o objetivo de trazer personagens com personalidades e ações que correspondem a sua época vivida, apesar de irritar um pouco a leitora que está aqui no século 21. Acho que o realismo nessa questão deu super certo, todavia em outras situações não.

Até os 60% da estória estava tudo muito bem, até exatamente a cena dos protagonistas no estábulo, para ser mais específica. Só que a partir daí algumas coisas começaram a me incomodar.

Não dei cinco estrelas por alguns motivos:

1º Porque achei o final muuuuuuito corrido. A autora usou bastante páginas no desenvolvimento de alguns núcleos no início da estória que mais para frente não tiveram tanto impacto com o restante do enredo. Poderia ter sintetizado mais no início para elaborar com mais vagar o final. Não sei se o formato e-book tem limite de páginas a serem publicadas por livro, mas a impressão que deu é que a autora se empolgou demais ao longo do início e meio da estória, e quando percebeu tinha poucas páginas para finalizar.

2º Achei que muitos personagens ficaram com muitas pontas soltas, coisas que um único parágrafo ou até dois poderia ter sido suficiente e resolvido algumas questões que vão surgindo ao longo da leitura. A questão do Renato, por exemplo. Porque Domitila e Otelo o escolheram para o seu plano? Falta de dinheiro? Cai por terra essa suposição tendo em vista o lado financeiro das duas famílias. O problema financeiro é do pai da Domitila e não de todas as ramificações da família. E o Renato deixa a entender que não passa por problemas financeiros ao observarmos o seu modo de vestir, o conhecimento que possui, a maneira de se portar. Então, é uma pessoa que tem um "certo nível social". Ou teve, pelo menos? Se tem, porque se presta a esse tipo de coisa? Porque é um cafajeste mesmo ou a sua vida pessoal não foi escolhida por ele? Mesmo ele sendo um homem e os homens dessa época tendo o privilégio de escolher com quem casar? E essas mudanças repentinas de comportamento que não exisitiam de forma alguma na primeira fase da estória? Desculpa, não tem como uma pessoa ser louca e em nenhum momento, mesmo no início não deixar transparecer nenhum indício disso. Quem convive, ou já conviveu com pessoas desequilibradas mentalmente, sabe do que eu estou falando. Você pode se negar a enxergar algumas atitudes, mas elas sempre estiveram lá. É um fato. Foi um recurso literário clichê e o acho válido se é esse o caminho que o escritor (a) está propondo, desde que ele seja bem escrito, bem formulado.

3º Eu entendo a proposta da autora ao encerrar a estória da forma como foi. Até porque um livro é a idealização do que nasceu da imaginação, do coração e da alma do escritor (a). Porém, quando leio um romance (e essa é uma opinião extremamente pessoal) tenho o propósito de me desconectar da realidade. Eu gosto de finais felizes ao estilo contos de fadas, "E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE" e blá blá bla porque relacionamentos perfeitos, de fato, como a Vauline mesmo pontuou, NÃO EXISTEM. Amar é sacrifício, é difícil, dá muito trabalho. Por isso mesmo que prezo por estórias que não tragam essa carga tão "realista" nos seus finais. Se é um romance clichê, que seja clichê, sabe? Se eu quiser vir realismo nos relacionamentos é só eu ligar minha televisão e assistir o Cidade Alerta ou Brasil Urgente, sei lá...programas desse tipo. Nos livros não.

Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e não sei se estou certa, mas acredito que talvez este tenha sido o seu primeiro livro, ou um dos primeiros a ser escritos, porque esses pontos que eu levantei me parecem ser provenientes de uma escrita que está começando a amadurecer. Por conta disso existem os pequenos furos citados acima, e que de forma alguma diminue ou impacta a beleza do enredo, dos personagens e da escrita com pouquíssimos erros de digitação.

É um bom livro que além de me proporcionar entretenimento, também me instigou a ter curiosidade de ler outras obras da autora, o que eu acho muito legal. É sempre bom ler novos escritores nacionais.

Raissa.Oliveira 30/06/2021

Estio
muito bom! eu nao gostei de algumas partes mas levando em conta que é um romance de época eu relevei
muito bom ver a evolução da Triana

Biapile 23/07/2020

Estio é um dos melhores romances de época que já li. O fato da autora ser brasileira e que a história se passe no Brasil, trouxe uma expectativa maior para a leitura!!

Tici 13/02/2021

Estio
Esse ano estou impressionada comigo mesma com a quantidade de livros de época que eu já li e não podia deixar de ler o livro da incrível Vauline.

♦️ Estio fala sobre Triana, uma mulher diferente de todas outras, que vive subjulgada pelo pai severo e posso até arriscar a dizer criminoso, que trata Triana como apenas um estorvo, aplicando-lhe castigos físicos e psicológicos. Ela torna-se uma jovem sem esperança e se agarra ao primeiro amor que aparece em sua vida, entretanto o jovem a deixa no altar, dando a Triana a certeza de que ela não merece ser feliz.

♦️ Mas um casamento arranjado irá mudar o jeito como ela enxerga as coisas, e a felicidade pode se encontrada onde menos se espera. Nos braços de Antônio ela ira encontrar, amor, proteção e paixão, muita paixão! Um protagonista forte, sedutor e que meterá os pés pelas mãos, tudo pelo simples medo de se apaixonar e ter o seu coração magoado.

♦️ Um romance de época cheio de sensualidade, com cenas quentes de fazer o parquinho pegar fogo, mas tudo com uma sensibilidade incrível. Vau sabe ser quente sem ser vulgar, erótica sem usar palavras chulas, intensa e crua, mas ao mesmo tempo delicada e fugaz.

♦️ A trama não é complicada e em muitos momentos queremos bater na mocinha por sua ingenuidade e teimosia, mas quando enxergamos o seu passado, passamos a entender suas motivações.

♦️ Mesmo o enredo sendo bem conhecido em livros de romance, o livro nos deixa de olhos pregados no livro até o fim, tanto que fui dormir as 04h da manhã, pois queria saber como iria ser o fim da nossa amada protagonista.

Bianca.vigevani 06/01/2021

Delicinha
O livro tem uma trama incrível, com altos e baixos, mostrando a evolução dos sentimentos e das personagens. Super bem escrito... adorei!

Nathália | @apaiixonadaporpalavras 27/11/2018

Encantada..
??As vezes na vida, quando se olha ao redor e tudo parece tão diferente dos livros e de suas histórias perfeitas, torna-se muito fácil conformar-se com uma vida morna, com um ?quase feliz??.
?No final do século XIX, no sul do país, conhecemos Triana é uma jovem tímida, introvertida, que sofre desde que nasceu por que o pai a rejeita por ela ser mulher e a culpa por qualquer acontecimento. E que tem um irmão gêmeo, Breno, que sempre a apoia e a defende do pai.
Já no interior de SP, existe um jovem fazendeiro, Antonio, que apensar de beleza viril e boas qualidades, tem dificuldades em conseguir um casamento, por ser considerado excêntrico e petulante por conviver entre os índios e alforria-los.
O destino desses dois se cruzam, através de um amigo, que vê o sofrimento de Triana, após ser deixada no altar, e a solidão, não explicita do jovem Antonio. Esse casamento arranjado, tudo para dar errado, pois ambos são muito diferentes, mas o que eles não sabiam é que nasceria o amor entre eles, que superaria qualquer diferença e barreira e uma linda historia estava pronta para ser escrita.
?A leitura desse livro, para mim, foi surpreendente. Meu primeiro romance de época e fiquei encantada por cada detalhe, a escrita da autora me fez querer sempre ler e o livro é maravilhoso. A historia nos conquista a cada palavra nos fazendo apaixonar cada vez mais com os personagens. Eu super recomendo, e estou ansiosa para ler a continuação dessa maravilha. (SPOILER: Já li o prólogo de Intempéries e vem coisa boa por ai).

Cris Galaxe 29/09/2018

Estio - Vauline Gonçalves
Livro maravilhoso do início ao fim... Um romance de época com pitadas de humor, drama e muito amor... Simplesmente devorei essa bela história, que é leve e faz a leitura fluir sem que vc perceba. Um livro apaixonante e cativante!
A autora consegue nos fazer viajar dentro das linhas dessa história, com uma escrita impecável e uma história linda de amor e superação.
Recomendo a leitura!

Elisabeth.Pereira 30/09/2018

Estio
Um livro muito bom,quando se começa a ler não dá vontade de parar . pois nós envolve numa história bem escrita cheia de aventura, romance , o livro é perfeito .

1 | 2 | 3 | 4