HEX

HEX Thomas Olde Heuvelt

Resenhas - HEX

CLEUSA 05/02/2021

Hex é um daqueles livros que você se pergunta porque os seres humanos agem da maneira que agem... com seus amores, seus terrores, suas angustias, suas expectativas perante o mundo e outros seres humanos. Levou-me ao mesmo estado de espirito de quando li "Sob a redoma" de Stephen King e "Restos Humanos" de Elizabeth Haynes: um estado de estupefação diante das loucuras a que pode chegar uma comunidade alijada do mundo. Confesso que tirou-me o sono algumas noites ao imaginar Katherine Van Wyler à beira de minha cama ou parada na sala ou na cozinha, com seus olhos e boca costurados, sabendo o poder que ela teria sobre minha vida e no meu direito de ir e vir. E ao colocar-me no lugar dos moradores de Black Spring posso imaginar a angustia de ficar sempre com medo de um "mal" desconhecido personificado por uma bruxa. Bons personagens, boa ambientação e uma narrativa bem construída. Vale a leitura e os sustos.

Nádia 03/02/2021

Mano...
Cara surpreende e ao mesmo tempo já pode imaginar o que vai acontecer, mais quando acontece cara se fica, NÃO ACREDITO!

Dave.Christian 02/02/2021

Uma história de bruxa moderna e muito muito boa!!
Uma cidadezinha amaldiçoada por uma bruxa de 350 anos nos dias de hoje? Uma história muito original, pesada, aterrorizante e com uma trama muito bem desenvolvida e com um final fantástico!!

Isabelly 25/01/2021

Terror moderno... Ual!
Primeiramente este livro é muito criativo. Já vi filmes de bruxa aos montes mas nunca de uma forma que ela estava inserida de forma tão normal a vida das pessoas. Em Hex uma bruxa de olhos e boca costurada perambula pela ruas da cidade, nas casas e cômodos ou na privacidade do lar dos habitantes aleatoriamente.

Os moradores que nasceram ali, ou que vivem há um bom tempo já se acostumaram com a presença da bruxa, existindo até um App que mostra aos moradores aonde a Bruxa está em tempo real. Essa parte tecnológica é feita pela Hex, um grupo que mantém a ordem na medida do possível o fato de uma bruxa estar fixa naquela pequena cidade, e é claro impedir que informações sobre ela vazem para o mundo exterior.

Era pra ser resenha mas não sei como falar sem dar spoiler ? ainda digerindo aquele final. Aqui não há bem ou mal, apesar de início achar "que temos que estar do lado do bem" logo da pra ver que ali as coisas não vão ser preto no branco.

Recomendo muito!

Apesar do final ser tudo aquilo, achei que teria uma finalização mais clara. Virou um confusão pra mim. Enfim, livro muito bom!

zehguih 17/01/2021

Se perdeu
O livro começa maravilhoso, porém em meio ao caos se transforma em um drama familiar. A bruxa foi mal explorada no ápice de tudo, perdeu o sentido pra mim e transformou o final em uma decepção.
(Inclusive, fiquei com dó da bruxa real)
Warley 17/01/2021minha estante
Droga, sério?

Ninica 15/01/2021

Excelente!
Black Spring tem tudo o que uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos tem: casas pequenas onde vivem famílias felizes (outras nem tanto), um prefeito com pensamentos idealistas, uma praça central onde fica a igreja e onde acontecem os eventos locais, um pequeno comércio, florestas que cercam cada canto da cidade, e uma bruxa amaldiçoada do século XVII.

Katherine van Wyler é uma bruxa sentenciada à morte por fogueira há 300 anos. Boca e olhos costurados, roupas esfarrapadas, unhas amareladas e tortas e uma pele que lembra de alguém que afogou e veio à borda depois de algumas horas, alguns dizem que cheira à morte, mas são poucos os que possuem coragem para se aproximar, Katherine possui um poder contido e estranho, sussurra maldições incompreensíveis e tem os habitantes de Black Spring na palma da mão, apesar de estarem acostumados com sua presença.

Com aparições banais controladas por um aplicativo, a bruxa anda pela cidade sem realmente ser uma ameaça, tornando-se mais um empecilho do que um objeto de pavor. É aí que entra HEX, uma pequena patrulha coordenada por Robert Grim que tem como objetivo esconder Katherine das pessoas que não sabem da sua existência, e isso se dá por diversas formas: colocando uma placa de propaganda em frente a bruxa, simulando uma obra importante na cidade, incorporando-a à decoração do Dia das Bruxas ou até mesmo a deixando dentro das casas dos residentes da cidade, onde ela pode ficar por dias.

Mas por que todo esse trabalho, se ela não apresenta uma ameaça? Por que escondê-la do mundo exterior quando a bruxa só faz ficar parada sussurrando? Será que realmente Katherine é um ser sobrenatural dócil como os habitantes de Black Spring acreditam?

[Leia a resenha completa no blog "Eu Pratico Livroterapia"]

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2021/01/hex-thomas-olde-heuvelt.html

Moony 13/01/2021

Poderia ter sido muito melhor.
A história é boa, me pegou pela sinopse, mas achei que demorou muito tempo pra explicar e tentar convencer o leitor de que eu plausíveis ter uma bruxa na cidade, sem ser descoberta pelo resto do mundo.
Depois ficou no drama familiar. Da bruxa mesmo, teve muito pouco.

annacê 13/01/2021

Mais triste que assustador.
Hex é um livro que eu comecei a ler no final de 2020 e terminei agora no início de 2021. Logo no início do livro eu fiquei um pouco perdida, não estava entendendo muito bem o tom que estava sendo usado pra narrar aquela história. Isso se deve pelo fato de eu não reler a sinopse pra relembrar em que história eu estou entrando, eu simplesmente pulo de cabeça.

Depois que eu percebi que aquela normalidade se dava ao fato daquela situação ser natural em Black Spring. A bruxa e toda aquela situação do app era o cotidiano daquelas pessoas, eu a leitora, era a forasteira e eu tinha que descobrir quase que sozinha o que estava acontecendo.

Um livro extremamente bem escrito e narrado, conseguiu me impactar de todas as formas, eu arrepiei com os personagens, chorei com eles, me indignei. E quando eu terminei fiquei mais triste do que chocada, triste pela forma que terminou e por ter terminado. Enfim, um excelente livro que recomendo para aqueles que tenham bastante tempo e estejam afim de sair da realidade um pouco.

Ana Lu 08/01/2021

Acerca de um terror contemporâneo, Hex traz, em um desenrolar difícil, a história de Black Spring; um vilarejo amaldiçoado por Katherine, a bruxa local, de olhos e boca costurados.

Assim como o vilarejo supracitado, o início e meio do livro são profundamente pacatos. É possível se agarrar a trama graças as características excêntricas e intrigantes que a mesma carrega. Infelizmente, o autor não as dramatiza, entrando em um subterfúgio para que todas as reviravoltas sejam deixadas para o final.

E vale a pena. Construído por constantes plot twists, o desfecho dessa história traz dor, perturbação, pânico, comoção, questionamentos e grandes revelações. Apesar de tudo, é um terror que merece ser lido e acima de tudo, compreendido.

?O povo de Black Spring tinha provocado isso a si mesmo: eles eram o mal, um mal humano. Eles haviam criado o mal que era Katherine, permitindo que o caos e a crueldade dentro deles mesmos sobrepujassem a tudo, castigando um inocente e se glorificando em seu próprio senso de justiça.?

Michelle França 07/01/2021

Enredo bom porém a narrativa é muito enrolada
A história é muito promissora realmente você se sente empolgado no começo porque é diferente de tudo que você já tenha lido sobre bruxas, porém a uma altura o livro começa a ficar muito enrolado, arrastado. Parei de ler esse livro umas três vezes e abandonei, mas esse ano decidi que eu ia terminá-lo poxa eu já tinha passado na metade do livro não é possível que ele não ia ficar bom, até que acontece um evento, que aí me despertou a voltar a lelo, depois disso realmente a história ganha um gás e começa a ficar interessante novamente mas o que estraga é o excesso da narrativa, tira todo foco, tem horas que a narrativa te deixa confusa você não sabe o que tá acontecendo ele não explica. O final é muito bom é aquele final que a gente gosta num bom filme de terror catastrófico porém sinceramente o ponto final da história me deixou frustrada. Agora eu quero saber a versão holandesa do bagulho que dizem ser diferente.

nino 05/01/2021

Bruxaria fora da curva.
Thomas Olde Heuvelt me impactou com "Hex", confesso que obras que abordam bruxaria não me fazem mais a cabeça há muito tempo, há um certo lugar comum nelas que me incomoda.

Mas "Hex" foi uma experiência diferente, seu autor modernizou o tema sem perder o rumo, Katherine é amaldiçoada e amaldiçoa, todos na cidade de Black Spring estão condenados a viver no enclausuramento e ocultar ao mundo o mal que os rodeia, desrespeitar a isso trará a dor e a morte.

O modo como Heuvelt constrói a trama é digna de aplausos, nela nos deparamos com o uso de ferramentas extremamente modernas para controlar a presença ainda real do ser sobrenatural que ainda habita e se locomove fisicamente pelas ruas, casas e bosques da cidade.

Muito além do pavor causado sobre todos está o modo como eles agem ao lidar com suas regras arcaicas, isso nos deixa muito próximos realmente do mundo real, as pessoas se dividem em seus pontos de vista que geram uma tensão desequilibrada na luta de cada um por seus próprios direitos e liberdades de expressão ceifadas brutalmente pelo livro das leis que regem a pacata Black Spring.

Se assusta?. Sim, assusta, mas não apenas pela sensação de horror, o livro nos deixa estarrecidos pela incapacidade que temos de tentar mudar as coisas quando nos sentimos atrasados e em continuo retrocesso.

Aguardo até hoje pela série prometida pela Warner, que comprou os direitos da obra e até hoje não nós deu noticias, engavetaram o projeto?

Todo caso baixe seu Hexapp para saber onde anda nossa bruxa costurada e torça para que ela não esteja em seu quarto.

Guilherme 03/01/2021

Parece um livro do King
Se você gosta das historias mais obscuras de Stephen King, irá gostar de HEX.

Há elementos bastante claros de It, Carrie e O Cemitério; em que mostram como a história de HEX teve sua base bem construída.

Lara 02/01/2021

Esperava mais
Li bastante sobre essa hq e fiquei louca pra ler também, porém eu estava cheia de expectativas e não me agradou tanto quanto aos outros. Mais a história e ótima.