HEX

HEX Thomas Olde Heuvelt

Resenhas - HEX

Kamilla 29/01/2024

Excelente
Gostei muito do livro Hex.

O fato de mesclar modernidade (por exemplo, o HexApp) com antiguidade (as características da bruxa, bem papo histórico) me pegou bastante.
Achei a construção muito boa, apesar de me perder em alguns momentos de delírios de alguns personagens (acredito que era a intenção do autor pra fazer a gente se sentir confuso como o personagem mesmo).

O final me surpreendeu, eu imaginava tudo menos o que aconteceu. Entretanto, agora que eu já li, não vejo como o final poderia ser diferente. Aconteceu como era pra acontecer pra fechar com chave de ouro.

Pra mim, o livro é 5? com certeza.

Irigarai 27/01/2024

Me surpreendi positivamente. O livro traz uma história muito interessante e uma atmosfera bastante imersiva.

Embora aborde um tema relativamente comum (a bruxa que assombra um determinado lugar) apresenta um história muito original, sobre uma perspectiva diferente e intrigante.

Vale muito a leitura.

Guilherme1485 25/01/2024

Bom, mas é não para todo mundo
É uma escrita muito boa, o autor consegue te colocar dentro da cidade e te fazer sentir a agonia e o desespero que os cidadões de Black Spring sentem.
Porem ele pode acabar te decpcionando porque você começa a pensar que a trama vai falar sobre X mas na verdade é sobre Y
Ro 25/01/2024minha estante
tambem acho, o autor sabotou muito a leitura

Mariana 17/01/2024

É bom. sua leitura é rapida.mesmo tendo capítulos grandes. Não dá muio medo. Mais da metade do livro você lê acreditando que tudo ainda pode dar certo, agora se elas realmente são certo já é outra conversa.

Raphaella.Saintclair 16/01/2024

Que livro bizarro, mas muito bom e bem escrito, me fez lembrar a escrita do Stephen King, e tem uma vibe de filme de terror antigo, sério maravilhoso.

Camila 16/01/2024

Uma "antagonia" de sentimentos sobre esse livro
Eu adorei a premissa, é diferente de tudo que eu já tenha lido, foi um presente ler a primeira metade desse livro, não tive tanto tempo disponível pra ler e só pensava nele. Achei os personagens muito bem trabalhados com suas personalidades únicas e com seus conflitos internos bem expostos na narrativa. A forma como a cidade lidava com a bruxa, e a forma como cada indivíduo na sua singularidade lidava com a bruxa foram as coisas que mais me chamaram atenção no livro. Eu quiz muitas vezes que a bruxa tivesse queimado tudo, se vingado da cidade toda e principalmente de Griselda e Jaydon, mesmo que Steven e sua família tivessem que pagar por isso. PORÉM, eu esperava de verdade um final melhor, não um final diferente, achei o fato dos cidadãos se destruírem entre eles por medo bem condizente com o enredo do livro, mas poderia ser melhor escrito sim, com mais detalhes em umas partes. Até porque o autor ficou 80% do livro descrevendo cenas que nem tiveram tanta relevância mas que eram agradáveis de ler, mas o final não. Tudo mal contado, apenas um caos total... E a intenção do autor foi escrever de uma forma caótica pra exemplificar e nos dar a sensação mínima do que seria estar presente, okay. Mas ele podia ter descrito mais sim, e já que Steven fez o que fez, poderia ter falado mais sobre as consequências sim. E a Katherine afinal? Foi a maior brecha da história, não falar o que aconteceu com ela.

Tarcila13 13/01/2024

Sem palavras para HEX
Esse livro tem uma narrativa que desde o início já te prende e a cada capítulo tudo vai escalonando e você vai devorando o livro porque fica curioso ? e ansioso ? pra saber o que vem a seguir.
A cidade de Black Spring esconde um mistério de uma maldição de uma bruxa que todos acreditam ter uma má influência e ocasionar todo tipo de tragédia na cidade e seus habitantes, ninguém sabe como ou porquê ela aparece em locais aleatórios da cidade, mas todos podem acompanhar os alertas através do HEXapp.
A história vai se desenrolando para situações que ninguém imagina, numa escrita perfeita que te desperta tantas sensações e sentimentos que fica difícil descrever, mas posso dizer que seja algo que fica entre o amargo e o visceral. E é justamente isso que me fez amar esse livro, a intensidade de como tudo se desenrola e o choque que senti lendo cada capítulo me faz adicionar esse livro como uma das melhores leituras do gênero de horror que fiz nos últimos tempos.

Rafael.Fires 03/01/2024

Já instalou seu HEXapp?
Primeira leitura 5? de 2024!
Angústia, terror, medo, bruxa, sufocamento, uma história de arrepiar!!!

Juju 20/12/2023

A maldade humana frente ao desconhecido
Black Spring é uma pacata cidadezinha no interior do estado de Nova York nos Estados Unidos. A princípio, suas florestas idílicas e espessas poderiam simbolizar meramente um estilo de vida mais conservador ou solitário, porém é certo que eles possuem um segredo bizarro e se esforçam grandemente para ocultá-lo do restante do mundo. Katherine van Wyler é o tal segredo sórdido. Uma bruxa com mais de 300 anos de história, um clichê ambulante e aterrorizador que permanece vagando pelas ruas da cidade, seguindo seu padrão desconhecido e ao mesmo tempo estranhamente familiar, quase inofensivo . Mas não se engane, basta aproximar-se ou suficiente para ouvir os sussurros que escapam de seus lábios costurados e você certamente não viverá para contar sua experiência. Mesmo que ela não possa enxergar e se locomova com dificuldade por conta das correntes amarradas em seu corpo, a bruxa é uma constante ameaça velada a todos e especificamente aqueles que habitam em Black Spring jamais poderão deixá-la, uma vez que tentar seria literalmente suicídio. Ainda assim, as pessoas aceitam sua sina e seguem com suas vidas, protegem a sua própria pária e se dedicam a construir lares relativamente saudáveis. Até que um grupo de adolescentes decide se meter com Katherine van Wyler e assim as coisas assumem um rumo ainda mais sombrio e perigoso, repleto de incertezas e permeado pelo terror mediante ao desconhecido.

Thomas Olde Heuvelt é um autor holandês, tendo publicado cinco romances e vários contos de fantasia. Poliglota, ele se aventura em idiomas diferentes, até mesmo chinês. Hex foi oficialmente lançado pela primeira vez na Holanda e fez demasiado sucesso. Assim, os direitos foram adquiridos para uma publicação nos Estados Unidos e o autor enxergou nessa ocasião, uma oportunidade para reescrever partes dessa história. Portanto, a versão holandesa apresenta desdobramentos e um desfecho diferente se for comparada à versão americana, uma espécie de Hex 2.0. Existem rumores também de que estariam desenvolvendo uma adaptação para as telas.

Sobre o livro, a minha experiência foi muito boa. Alguns podem considerá-lo bastante assustador, por se tratar de um terror, mas como já estou bem habituada ao gênero não senti tanto impacto no que diz respeito às emoções como medo ou tensão. Para mim, a mensagem dessa obra foi muito mais válida a partir do momento em que passei a compreender melhor a figura de Katherine van Wyler. Logo ficou evidente para mim que o autor estava descrevendo um outro tipo de horror, algo muito mais próximo da nossa realidade. O que não deixa de ser assustador, é claro. Afinal de contas, a bruxa não era a causadora de todo o sofrimento e a maldade em Black Spring. Ela era na verdade, uma alternativa, uma espécie de bode expiatório a quem poderiam recorrer para justificar suas ações, pensamentos e crenças horríveis. Como em uma cruzada, de repente, ao terem de lidar com a possibilidade de algo que desconheciam e não podiam controlar, todas aquelas pessoas regrediram aos comportamentos vis e desumanos de colonos do século XVII e passaram a agir como animais, puramente dominados por instintos e em uma batalha sangrenta, quase cega pela sobrevivência. Custe o que custar. E esta é uma reflexão muitíssimo interessante, pois claramente vemos que enquanto seres humanos, nós tendemos a fazer coisas inimagináveis e cruéis, coisas estas que justificamos posteriormente e defendemos como atos de amor ou de clemência. O que aconteceria então se enfrentássemos uma "ameaça" como Katherine van Wyler? Vale a pena exercitar essa linha de raciocínio e conferir essa história maravilhosamente sombria.

Hex não estava mais recebendo novas tiragens aqui no Brasil, porém a Darkside (editora que detém os direitos de publicação por aqui) felizmente fez questão de trazê-lo de volta aos seus leitores. A nova versão ainda possui capa dura e ilustrações bem bonitas. Eu ainda fui premiada com um livro autografado pelo próprio autor!