O homem e seus símbolos

Marie-Louise von Franz
Aniela Jaffé

Resenhas - O homem e seus símbolos

Julia Manjko 21/02/2023

Foi muito diferente doq eu imaginei, não fazia ideia de que o livro falava mais sobre sonhos do que sobre simbolismo em si. Mas foi uma ótima experiência mesmo assim, as explicações são de ótima compreensão, as ilustrações ajudam muito na imersão e os ensinamentos são incríveis.

Gostei muito desse livro, demais mesmo. As partes que falam sobre a energia masculina, feminina e sobre o self foi muito bem escritos, é um tipo de capítulo pra ser relido com frequência.

A única parte q não gostei muito foi a das artes, o que foi estranho já q eu gosto de arte kkkkk mas por algum motivo não me agradou.

Like a Sir 14/02/2023

Essencial e apaixonante
Sinceramente, não achei que o livro falaria sobre sonhos ou psicanálise.

Comecei a lê-lo para entender melhor a questão dos arquétipos, e mergulhei fundo na psicanálise, que achei fascinante.

Fascinante porque utiliza tudo o que há de espetacular no conhecimento humano para entender a pessoa, de forma única e não genérica.

Além disso, ao mesmo tempo, não exclui a religião e as crenças do ser humano: na verdade, as complementa, uma vez que, pelo menos ao meu sentir, o conceito de self pode ser uma forma alternativa e/ou complementar de se referir a Deus.

E o mais impressionante de tudo é que, apesar de já ter décadas, parece que a humanidade "reluta" ainda em adquirir esse conhecimento.

Wilson 01/02/2023

Releitura
É fascinante como reler um livro na época certa nos revela um novo livro. Li esse livro a um tempo atrás e não fiquei particularmente tocado por ele; mas nessa releitura adorei o livro, que é fundamental para os interessados no processo de individuação (crescimento pessoal).

gabriolo 20/01/2023

confesso q tive vontade de comer vidro do que ter q continuar a ler aquele capítulo da moça explicando sobre arte, tirando isso foi uma ótima leitura q eu definitivamente quero reler
Thiago Peixoto 20/01/2023minha estante
Vontade curiosa

Julia Manjko 21/02/2023minha estante
Nossa tbm n gostei muito desse capítulo e olha q me interesso por arte kkkkkk

Matheus Felipe 09/01/2023

Um bom livro introdutório à obra de Jung. Resumido e simplificado, originalmente escrito para que qualquer leitor menos estudado em psicologia analítica possa compreender algumas de suas propostas. Porém, a exposição dos temas não é curta; são boas introduções com certo grau de complexidade. A edição conta com ilustrações coloridas de qualidade e um bom acabamento.

Jarbas15 09/01/2023

Inicio e Fim
O primeiro capitulo escrito por Jung e o último que é a conclusão, é de grande contribuição. Já o meio achei um pouco maçante. Passa todo o livro interpretando sonhos ao mesmo tempo que dizem que cada pessoa deve interpretar o sonho de acordo com o que ela viver na vida. Um pouco contraditorio. Mas saibamos que o inconsciente produz nossos sonhos e eles querem nos dizer alguma coisa. Por isso é bom prestarmos atenção aos sinais que ele nos dá. Acho o estudo do inconsciente muito importante, pois ele é toda terra por trás do que colhemos na vida. Poderiam focar mais nisso.

Johny Cash 04/01/2023

Complexidade
Livro interessante, profundo, e de certa forma complexo. Apesar de ser a uma forma mais simples e fácil para se adentrar no universo Jungano*. Ao ler e esperar chegar a cada final de capítulo é essencial para entender e absorver a ideia apresentada. Preciso ler novamente em breve.

Larissa 28/12/2022

Uma leitura de fácil compreensão
Eu não sou muito boa em resenhas deste tipo/gênero, mas preciso comentar o quanto este livro é maravilhoso.
Estou produzindo meu tcc e, por possuir um foco na teoria dos arquétipos de Carl G. Jung, escolhi este livro justamente por abordar os arquétipos de maneira super compreensiva.
Meu curso não tem nada a ver com psicologia, mas este livro facilitou muito a compreensão do meu objeto de pesquisa.
Recomendo a todos que querem apreender um pouco mais sobre os arquétipos, pois possui uma língua de fácil compreensão.

Criis.Souza 17/12/2022

Perfeito! Recomendo
O livro não é escrito somente pelo jung, mas por vários autores que dão a autoria a cada capítulo. A edição que eu li é um show a parte do quesito arte, com muitas ilustrações comentadas que dão uma perspectiva diferente a leitura, que se torna ainda mais subjetiva com esse modelo. Ainda estou digerindo o livro, que trata de temas bastante complexos, porém com uma leitura muito fluida. Sinto que é um daqueles livros que quero ler daqui há uns 10 anos pois sei que a cada leitura vai me adicionar conhecimento. Por tanto, recomendo a todos e todas essa leitura.
Lariane.Paula 26/12/2022minha estante
Eu ainda não sei como faz pra mexer nisso. Kkkkk jaja aprendo e posto os que eu li nos últimos tempos.

Anderson673 09/12/2022

Dificuldade em achar adjetivos para esse livro
O livro é uma compilação de textos escritos por Carl Jung e seus discípulos. Ele possui uma linguagem que é de fácil compreensão para praticamente todas as idades. Além de que a edição do livro é muito boa, pois traz diversas ilustrações de fotos, pinturas e arte em geral que são abordadas nos textos, deixando o livro até com um ar de livro didático. E apesar de ser o ultimo livro lançado por Jung, ele na verdade foi feito para ser uma introdução a toda sua obra. Principalmente porque traz todos os conceitos principais que o autor trabalha e defende, como a questão dos arquétipos, as sombras, animus e anima, o self, a análise dos sonhos etc. Algumas questões são abordadas mais profundamente do que outras, mas todas são tratadas e apresentadas de uma forma satisfatória. Destaco aqui uma parte que me identifiquei muito, que foi o capítulo final que a autora traz uma análise dos sonhos de um paciente chamado "Henry", eu consegui ver muito de mim nos problemas dele e achei interessante o desenvolvimento da análise. Enfim, é um livro essencial para quem tem interesse de conhecer os principais aspectos da psicologia junguiana. E apesar de ser um livro teórico, ele é na verdade bastante palatável para qualquer leitor, basta ter o interesse e garanto que o livro será uma ótima viagem nos labirintos da mente.

Julio.Cesar 31/10/2022

Psicologia Análitica é, realmente, muito interessante.
Motivado pelo meu interesse crescente na Psicologia Junguiana, que aumentou exponencialmente após a leitura d'O Herói de Mil Faces, do Joseph Campbell, decidi ler o livro, e não me arrependo de nada.

As ideias aqui apresentadas por Jung e seus colaboradores são extremamente interessantes. As maneiras como o inconsciente se manifesta pelos sonhos de um indivíduo e nos mitos de um povo foram, de longe, os pontos que mais me chamaram a atenção.

Os únicos problemas, pra mim, foram a parte da sra. Aniela Jaffé e a Conclusão, ambos bem chatos.

Livro espetacular, recomendo muito.

Danilo.Brizida 28/10/2022

Um livro muito interessante, que explica um pouco sobre a relação de nosso consciente com o inconsciente, e como essa relação é importante e pode o impactar as nossas vidas.

Uma definição que em poucas palavras define essa relação é que o inconsciente consiste em pensamentos, imagens, impressões, sonhos que estão provisoriamentes ocultos e que, podem continuar influenciar nossas mentes conscientes.

Thamiris.Treigher 15/10/2022

Leitura especial e profunda
Ler esse livro foi ainda mais especial porque foi feito durante alguns meses, com um grupo de leitura muito especial.

Foi uma jornada incrível conhecer essa introdução sobre Jung, sonhos, sombra, inconsciente, arquétipos e tantas outras coisas. Automaticamente, com a leitura, comecei a lembrar muito mais dos sonhos e a ter uma noção melhor de como interpretá-los. Rendeu até um Caderno dos Sonhos, essencial no processo de entender os sonhos e seus símbolos.

Fiquei completamente encantada por Jung e sua forma de pensar. Entrei em mundo sem volta de me observar mais e entender mais sobre minha sombra e meu inconsciente.

Concebido e interpretado pelo renomado psicólogo e filósofo suíço Carl G. Jung, "O homem e seus símbolos" explica para os "leigos", como eu, aquilo que constitui sua maior contribuição ao conhecimento da mente humana: a sua teoria a respeito da importância dos simbolismos, especialmente dos sonhos.

Diversos trechos da obra me marcaram, e ele ficou quase todo grifado. Hahahaha

Foi uma jornada incrível de autoconhecimento! ??
Carolina.Gomes 19/10/2022minha estante
Imaginei q fosse de difícil compreensão.

caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Esse livro Jung e seus colaboradores escreveram numa linguagem mais acessível para a população, mas as outras obras de Jung sim são de difícil compreensão

Ana Lyra 29/09/2022

Sobre tudo e mais um pouco
Sempre admirei Jung e seu jeito de pensar. Possui um conhecimento abragente sobre diversas culturas, bebe da fonte da antropologia e justamente por lincar esses conceitos, consegue compor esta obra riquíssima. Encontrei muitas respostas e também formulei muitas perguntas que ,quem sabe no futuro, poderemos responder.

Aborda sobre o inconsciente coletivo: um símbolo pode ter o mesmo significado em povos com culturas completamente diferentes. Outros podem ter significados divergentes.

Está muito presente, ao logo da leitura, a interpretação de sonhos e do inconsciente, tema que me fascina.

O livro é muito interessante, mas não é uma leitura das mais fáceis, para quem nunca teve contato com psicologia, antropologia. Não é uma leitura rápida, pois necessita de digestão das ideias e reflexão. Gostei demais, agregou muito.
caio.lobo. 29/11/2022minha estante
Jung, além de psicólogo, é um grande mitólogo

Bruno Henrique 13/09/2022

Interessante, instigante, denso e didático.
"Há muitas razões para esquecermos coisas que vemos ou experimentamos. E há igual número de maneiras pelas quais elas podem ser relembradas." -Carl Jung

"Mas o fato é que, além de memórias de um passado consciente longínquo, também pensamentos inteiramente novos e ideias criadoras podem surgir do inconsciente - ideias e pensamentos que nunca foram conscientes. COMO UM LÓTUS, NASCEM DAS ESCURAS PROFUNDEZAS DA MENTE PARA FORMAR UMA IMPORTANTE PARTE DA NOSSA PSIQUE SUBLIMINAR." - Carl Jung

O livro foi escrito com o objetivo de apresentar os conceitos Junguianos para o público leigo. Também funciona muito bem como um convite a busca por autoconhecimento. Apesar dos tópicos serem apenas um panorama geral sobre um determinado conceito, o conteúdo não deixa de ser denso. Um livro pra ler e reler, e te fazer companhia ao longo da vida.

No final do livro a dr. M.-L. von Franz escreve "Se o leitor sentir-se estimulado a se ocupar mais profundamente da exploração e da assimilação do inconsciente - tarefa que se inicia sempre por investigar o nosso próprio inconsciente -, o propósito desta obra introdutória terá sido plenamente alcançado.

Pra mim particularmente a obra conseguiu cumprir seu objetivo. Pra encerrar vou colocar aqui mais uma citação que me marcou muito:

"Mas como pode o ser humano resistir à tensão de sentir-se em união total como universo inteiro, sendo, ao mesmo tempo, nada mais que uma miserável criatura humana? Se por um lado eu me desprezo considerando-me uma simples cifra estatística, minha vida não terá significação alguma e não valerá a pena vive-la. Mas se, ao contrário, sinto-me parte de alguma coisa muito mais vasta, como conservar meus pés em terra? É, na verdade, muito difícil unir no nosso íntimo esses dois extremos e permanecer em equilíbrio entre eles." -M. -L. von Franz.