wolv_logan_x 28/05/2014
A Gênese da Dupla Dinâmica
Vitória Sombria [...] foi a segunda grande contribuição que Loeb e Sale deram à mitologia do Batman. Se O Longo Dia das Bruxas funcionou como uma sequência e complementação de Batman Ano Um, detalhando ainda mais os primeiros dias de Bruce Wayne como o vigilante de Gotham; Vitória Sombria concentra-se numa fase turbulenta do submundo criminoso da cidade, em que o poder dos mafiosos começou a diminuir, e as “aberrações”, representadas por criminosos como o Pinguim, o Coringa, o Espantalho, o Sr. Frio, a Hera Venenosa e o Duas Caras, se aproveitaram da fraqueza dos primeiros para derrubarem o que restou da máfia de Gotham [...].
Semelhante ao que ocorreu em O Longo Dia das Bruxas, o Duas Caras recebe uma atenção maior de Loeb, que explora muito bem a ambiguidade e complexidade do personagem. O autor evidencia o senso de justiça e moral distorcidos do vilão, que à sua maneira procura cumprir a missão de punir os criminosos de Gotham, iniciada antes de ter sua face deformada em O Longo Dia das Bruxas.
Interessante também observar que o Duas Caras e seus aliados escondem-se nos esgotos de Gotham, o que funciona como uma metáfora para o fato de que a presença deles na cidade está, aos poucos, abalando seus alicerces. E também de que todos eles são personificações de distúrbios mentais surgidos de manifestações não-sublimadas de desejos perversos provenientes do inconsciente - o "subterrâneo" da psique humana - algo que os principais vilões do Batman sempre foram.
Outro episódio emblemático da história do Batman, que Loeb procurou explorar com mais profundidade, é a estréia de Robin como parceiro do herói.
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Loeb e Sale encontraram uma maneira bem elegante de traçar um paralelo entre as tragédias de Bruce e Dick, através de flashbacks de Alfred, que são apresentados com falas e enquadramentos quase idênticos, a fim de salientar as semelhanças entre o drama vivido pelos dois em idades muito próximas.
Outra boa sacada de Loeb foi ligar o assassinato dos Grayson com o crime que deformou o rosto de Harvey Dent, tornando tanto o Robin como o Duas Caras faces opostas de um mesmo “fenômeno psicológico” gerado pela atuação da máfia em Gotham. Algo que começou há mais de uma década atrás, quando o assassinato dos Wayne plantou na mente de Bruce a ideia que evoluiu para a criação do Batman, tornando ele, Robin e Duas Caras respostas distintas de Gotham City para as injustiças e a corrupção que se alastraram por suas ruas, graças aos mafiosos. Podemos dizer que os três fazem parte do "sistema imunológico" da cidade.
Também há um cuidado de Loeb em apresentar sua interpretação psicológica da relação de Batman com Robin, algo que Tim Sale antecipa na introdução que escreveu para o encadernado. Para o autor, Batman e Robin representam o adulto e a criança que vivem em todos nós. O Batman precisa de um Robin porque o menino, para o herói, personifica a esperança de uma vida melhor para outra vítima de uma tragédia parecida com a dele. Dick foi a chance que Bruce ganhou de compensar a infância que perdeu quando os Wayne foram assassinados. Tanto é que, se pegarmos as primeiras histórias protagonizadas pela dupla na década de '40, encontraremos um Batman mais sorridente e bem humorado ao lado de seu extrovertido parceiro mirim. Contando com um menino como seu aliado ele pôde ressuscitar a criança que simbolicamente enterrou há mais de uma década atrás, quando sepultou seus pais.
Mesmo tendo uma estrutura muito similar à de O Longo Dia das Bruxas, a trama de Vitória Sombria é bem conduzida por Loeb.
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Sob o ponto de vista técnico, [o autor] soube usar muito bem os recordatórios, todos narrados pelo Batman, que divide com o leitor dados sobre Gotham City, curiosidades sobre as vidas de seus cidadãos - sejam eles criminosos ou aliados - e pequenos fatos sobre sua vida pessoal antes de tornar-se o Cavaleiro das Trevas. Tudo isto contribui para dar mais vida a Gotham e seus habitantes, ao criar uma relação de familiaridade com o leitor, que passa a acreditar na existência daquelas pessoas durante a leitura. É um tratamento quase documental, e também uma forma sutil de mostrar quão profundamente o herói conhece Gotham.
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E a arte de Tim Sale é muito expressiva. Seus desenhos trafegam entre o gótico e o noir, e conferem muita personalidade às dezenas de personagens que participam da história, devido ao visual muito estilizado e caricato de seus traços. Suas páginas oscilam entre quadros sombrios e claustrofóbicos e panorâmicas “arejadas”, que fazem de Sale um ótimo criador de ambientação. O leitor consegue facilmente sentir-se imerso nos cenários que ele desenha. Além disto, Sale é um mestre no uso de luz e sombras, estando no mesmo patamar de artistas como Mike Mignola e Frank Miller [...]
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Vitória Sombria faz parte de uma lista de quadrinhos protagonizados pelo Batman que servem como uma excelente introdução ao personagem. Ao lado de Batman Ano Um, Batman Xamã e O Longo Dia das Bruxas, ela investiga as motivações, e explora o amadurecimento do herói, assim como de seus aliados, inimigos, e de Gotham City. Se tiver a chance de ter em mãos todas estas obras, compensa lê-las na sequência, pois se complementam admiravelmente bem.
site: http://nerdgeekfeelings.wordpress.com/2014/05/23/quadrinhos-batman-vitoria-sombria-a-genese-da-dupla-dinamica/