Batman: Vitória Sombria

Batman: Vitória Sombria Jeph Loeb...

Resenhas - Batman - Vitória Sombria

Pipuli 27/03/2023

"Nada disso, cara! Somos uma Dupla Dinâmica!"
Ótima continuação para O Longo Dia das Bruxas e o incrível começo da tão conhecida Dupla Dinâmica.

Com os acontecimentos ocorridos em O Longo Dia das Bruxas, Batman está mais distante do que nunca das pessoas, achando não ser mais possível confiar nelas. A cooperação com o James Gordon não é mais uma opção para ambos, a perda de Harvey Dent foi um golpe muito grande, mesmo quando não se quer admitir isso.

Uma nova promotora veio para tampar o buraco deixado por Dent, um novo assassino aparece, O Enforcador, matando policiais enforcados e deixando pistas, na forma de um jogo da forca, o criminoso conhecido como Feriado é solto e um jovem trapezista perde os pais em um “acidente” durante uma apresentação no circo.

Realmente gostei muito dessa história, porém concordo em partes com algumas opiniões sobre ela ser mais do mesmo. Mesma trama, um assassino misterioso a solta, pistas que levam a possíveis suspeitos e assim por diante. Mas, essa trama para mim não é a principal, como foi na história anterior, o principal arco de Vitória Sombria é a decadência da supremacia gangster e o começo do reinado das “aberrações” em Gotham.

A introdução do menino prodígio na vida tanto de Bruce Wayne quanto na do Batman, traz um contraponto importante, fazendo com que o bilionário para de ver com um filho e passe a se perceber com um pai, assim como o combatente do crime se permitindo confiar novamente nas pessoas.

isaak_gd5 13/02/2023

Adorei a narrativa. Concordo que fica um tanto aquém, sim, de Um Longo Dia das Bruxas, e a revelação de quem era o assassino não me surpreendeu tanto quanto gostaria, mas não deixo de recomendar, ainda é maravilhosa ?.

rubens.nt 29/03/2021

Uma excelente sequência pra impecável "O Longo Dia das Bruxas". Que roteiro, que arte, que qualidade. Essencial para todo grande fã do Homem Morcego.

Laís 19/07/2012

Publicada em uma minissérie de sete partes em 1999, Batman: Vitória Sombria (Batman: Dark Victory) é mais um trabalho da dupla Jeph Loeb, roteirista, e Tim Sale, desenhista. É essencialmente uma continuação da trama iniciada na obra O Longo Dia Das Bruxas, mostrando sobretudo as consequências dos eventos acontecidos nela.

Alguns meses após a suposta captura do serial-killer Feriado, novos e misteriosos assassinatos começam a acontecer, tendo como vítimas por enforcamento membros da força policial que em algum momento já estiveram envolvidos com o ex-promotor Harvey Dent. Ao mesmo tempo, as famílias mafiosas de Gotham intensificam suas disputas e Sofia 'Gigante' Falcone se engaja em uma cruzada em busca de vingança.

Batman, por mais que tente esconder, encontra-se com o psicológico muito abalado. Ele acredita que se houvesse confiado seu segredo a Dent, talvez pudesse ter evitado que ele se tornasse um vilão já que saberia que tem um aliado em quem confiar. A culpa lhe pesa muito, e cada vez mais ele se afasta de sua persona Bruce Wayne e das pessoas importantes em sua vida, como Jim Gordon e Selina Kyle.

Mas o principal ponto da história é mostrar a origem de Robin, Dick Grayson. Após ver os pais morrerem em um 'acidente' forjado durante uma apresentação no Circo Haly, o pequeno acrobata é adotado por Bruce, que se indentificou por ter vivenciado trauma semelhante. Enraivecido pela dor da perda, o garoto decide ir atrás do homem que ele acredita ter sido responsável pela morte de sua família, mas apesar de ser um excelente acrobata, sua inexperiência em combate quase lhe custou a vida. Batman então, compreendendo melhor do que ninguém o desejo do garoto de encontrar o assassino, decide treiná-lo para evitar que corra riscos desnecessários. E mais importante ainda: revela sua verdadeira identidade. Ciente do que o ódio e vingança são capazes de fazer com alguém, o Homem-Morcego vê em Dick a chance de, em suas próprias palavras, "ajudá-lo a lidar com sua perda...e guiá-lo para que se torne um homem melhor".

A arte de Sale mais uma vez adequa-se perfeitamente ao clima proposto pelo enredo e aproveito para destacar o brilhantismo de composição na edição #5 - Órfãos, na qual vemos em certo ponto um paralelo muito bem bolado entre Dick e um flashback de Bruce, ambos ainda abalados pela morte de seus entes queridos. Embora essa obra não tenha atingido o nível de excelência de O Longo Dia Das Bruxas, talvez até mesmo pelo fato de depender desta leitura anterior, ainda assim é uma história essencial para fãs de Batman e quadrinhos em geral.

Jéssica Marise 21/10/2012minha estante
Melhor sinopse que achei por aí! Já coloquei na lista de compras! @___@

Lasch 10/04/2013minha estante
Agora eu sei porque não se acha Vitória Sombria para trocar aqui no Skoob. Porque quem lê, não consegue se desfazer. Eu, que amo Batman, acho essa graphic novel um dos pontos mais altos da carreira do morcegão. Ótimo! E ótima resenha, Laís!

joaolima 08/01/2023

Assim como em Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria apresenta pontos inteligentes e personagens interessantes, como uma continuação deve ser. Essa história segue do final da história anterior, após os eventos do assassino em série Feriado. Dessa vez, a trama aumenta em escala e utiliza muito bem os diversos personagens apresentados, cada um tendo uma função, sendo apenas um coadjuvante, sendo apenas de aparecer em um ou dois quadros. Investigação, mistério, combate, tudo que o Batman realmente tem a oferecer.

Emerz 22/03/2022

Novamente a dupla se junta pra fazer uma história do Batman.

E novamente eu comprei muito a premissa da história e essa ideia de continuação do longo dia das bruxas que é memorável. Porém esse é seu ponto alto mas também seu ponto baixo.

Ponto alto: continuidade da história e melhor desenvolvimento dos personagens e seus fins, já que no longo dia das bruxas não tiveram um certo desfecho. Aqui os autores se preocupam em fechar a história desses personagens e iniciar a história de novos e icônicos.

Ponto baixo: a repetição da fórmula que funcionou no primeiro álbum, porém de forma um pouco mais maçante e com artifícios de ganchos que desvincula os leitores dos mistérios.

Mas mesmo assim a obra consegue ser excepcional e uma boa continuidade da história e com boas marcas dos autores que com certeza cravaram seus nomes na história do personagem.

Luis 03/07/2020

Continuação de Longo dia das Bruxas
Vitória Sombria tem o retorno da dupla Loeb e Sale, de Longo dia das Bruxas e marca a continuação direta desta Graphic Novel. Leitura muito boa e fluida, com um Batman enfrentando mais uma vez um serial killer ao longo de um ano. A premissa pode ser um pouco repetitiva, mas os personagens em destaque como Duas-Caras, Dick Grayson e até mesmo Alfred chamam a atenção e cativam o leitor. A história serve também como uma espécie de continuação indireta de Ano Um, juntamente com o Longo Dia das Bruxas. Enfim, recomendo a leitura.

@Estantedelivrosdamylla 03/10/2021

Muito bom!!
Nunca li muito sobre o Batman, mas essa HQ me envolveu muito! Eu amei cada detalhe da história, a sequência, os personagens, tudo. Recomendo muito!

Pedro4041 12/10/2023

A leitura é fluída algo que não vejo muito nas histórias do Batman,pelo menos as que eu li se focam em várias coisas ao mesmo tempo o que deixa confuso as coisas.Porém por ser uma sequência de longo dia das bruxas achei um pouco repetitivo,a trama do Harvey no geral não gostei,mas tem alguns aspectos interessantes,o relacionamento da Selina com os Falcone,a aparição do Robin entre outras coisas.

newt.rnnr 08/02/2022

cara eu to completamente apaixonada pelas histórias do loeb com o tim sale, sério, gostei tanto da arte do sale desde o longo dia das bruxas e meu deus o roteiro impecável, gostei mt apesar de ter achado chatinho em algumas partes. DICK GRAYSON TE AMO MT MEU AMOR

Pedro2361 27/10/2022

Arco muito bom
É uma continuação dos eventos ocorridos em "O longo dia das bruxas", me prendeu do início ao fim. Gostei que encerrou o ciclo de muitos personagens, ao mesmo tempo que iniciou de outros. Novamente o vilão principal é mantido em segredo e fui mais uma vez surpreendido, amei a tensão que aumentava morte após morte.
Recomendo muito
Obs.: Ler "O longo dia das bruxas" primeiro.

Gustavo 09/07/2023

"Quando você acha que já conhece as respostas, eu mudo as perguntas."

Vitória Sombria é uma sequência direta de O Longo Dia das Bruxas, que expande mais a galeria de vilões e toda a mitológica Gotham City. É um Noir Italiano de atmosfera opressiva que acompanha a jornada do herói e nos apresenta o Garoto Prodígio no começo do seu "estágio remunerado".

Vertinho0 08/01/2023

O início da dupla!
Um Batman triste por ter perdido o seu amigo para o lado obscuro de Gotham, um vilão que se intitula de "O enforcador" surge praticando os mesmos crimes do "Feriado". Será ele capaz de descobrir a identidade do vilão?

Obs:Um arco que marcou o surgimento da dupla Batman e Robin.