Os Senhores do Norte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

Joao.Antonio 12/10/2022

Os senhores do Norte
" E então eu, Uthred, soube que estávamos perdidos. Tudo dependera da surpresa, e agora que havíamos sido descobertos não tínhamos chance de chegar a muralha norte. Os homens das plataformas de luta se viraram para nos olhar, alguns receberam ordem de descer das fortificaçoes e estavam formando uma parede de escudos logo atrás do portão. Não somente havíamos fracassado, mas eu sabia que teríamos sorte se sobrevivessemos.

Emerson 10/10/2022

Incrível
Como sempre, mais um livro incrível do Bernard Cornwell. O melhor dos 3 até agora, já minha opinião...

Oco 02/10/2022

Wyrd bið ful aræd
Mais um livro dessa saga, e mais um livro bem divertido e cheio de lutas BEM escritas(essa saga tem as melhores cenas de luta).

Uhtred continua sendo um ótimo personagem e mesmo q sem querer acaba parecendo mto engraçado(principalmente as interações dele com os cristões).

A parte no navio escravista, e toda a invasão, até a tal fortaleza inespurgavel é mto dahora, E FINALMENTE TEMOS O TRIO UHTRED, SIHTRIC E FINAN

Beocca falando da Thyra ??

" ? Que o destino é o destino. Que ele nos governa. "

DistintoFelps 21/08/2022

Entre Traições e Rixas de Sangue: A vingança dos Ragnarsson
Uhtred andava com Thorkild, escoltando-o por uma área que era habitada por diversos guerreiros de Kjartan, o inimigo jurado de toda a família Ragnarsson, já que havia matado Ragnar, o velho, queimando-o em seu próprio acampamento. Sendo inaugurada a rixa de sangue.
Durante a escolta, tiveram que passar próximo ao acampamento dos guerreiros, descobrindo assim que Sven, o caolho, filho de Kjartan, estava cuidando dos homens. Quando Uhtred passou pelo acampamento, mal sabia ele que, um dos escravos que conheceria, mudaria sua vida totalmente, o faria ganhar riquezas, o trairia, quase o mataria, lutaria ao seu lado, e tudo isso porque ele não era somente um escravo. Ele era um rei.
O terceiro livro da saga "Crônicas Saxônicas", definitivamente não deixa a desejar, sendo até então, o melhor livro da saga, finalizando sagas secundárias das tramas anteriores e iniciando outras, e tudo isso, com narrações impecáveis das batalhas e situações adversas.
Bernard Cornwell conseguiu mesclar, de maneira homogênea, a fúria da batalha, ou seja, a força bruta, com a estratégia e inteligência, já que a maior batalha do livro foi divida entre: Planejamento inteligente e, nas horas necessárias, um improviso pensado; também usando da força bruta quando necessário.

Gabriel.Maia 05/08/2022

O ódio pelos padres continua...
Senhoras e senhores, que livro!! Na minha opinião esse foi o melhor da saga até o momento. No primeiro temos a apresentação do mundo e um background da infância e adolescência de Uhtred, no segundo temos o começo da vida dele como um futuro senhor da guerra e nesse terceiro temos a sua consolidação como um estrategista nato e homem honrado.

O livro se passa logo após a vitória mais que improvável do exército de Alfredo sobre o exército de Guthrum, o sem sorte, e já começa nos mostrando que mais uma vez o nosso protagonista foi injustiçado pelo seu rei. Mesmo após ter levantado Alfredo após seu exílio e levado suas tropas à vitória que garantiu que Wessex não caísse, Uhtred recebe apenas uma quantidade de terra que mal dá para sustentar duas famílias de escravos e nenhuma palavra de agradecimento do rei, o que acaba inflamando seu ego e o leva a uma jornada rumo à Nortumbria, com objetivo de matar Kjartan para pagar sua dívida de sangue e recuperar a sua fortaleza em Bebbanburg, que foi usurpada pelo seu tio Elfric.

SPOILERS LEVES ABAIXO, LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

Como eu disse antes, esse foi o melhor livro dos 3 até agora, e olha que eu achei que seria quase impossível superar os dois primeiros. Assim como no segundo volume, esse livro tem uma pegada de construção muito legal que eu adoro em livros desse gênero. No segundo livro, temos Alfredo nos pântanos se reerguendo, construindo uma fortaleza e juntando homens, enquanto nesse temos o novo rei da Nortúmbria, Guhtred, que estava sendo feito de escravo mas é resgatado sem querer por Uhtred, que acaba o servindo por estar com um ódio mortal de Alfredo. Guhtred é um personagem muito carismático e na minha opinião é o melhor personagem novo desse livro, mesmo ele me deixando com um ódio absurdo na metade do livro.

No meio desse volume temos um salto de mais ou menos 3 anos na história e nesse tempo coisas horríveis acontecem com Uhtred, que não vou contar para evitar maiores spoilers, e esse foi um dos únicos pontos fracos que notei nessa história, pois mesmo sofrendo arduamente por quase 3 anos Uhtred continua praticamente o mesmo, dando a entender que não carregou nenhum trauma desse período. Ele volta um pouco mais agressivo e até sem paciência (principalmente com os padres kkkkkkkk), mas eu esperava que ele tivesse alguns flashes desse período sombrio ou ficasse pelo menos mais receoso de tomar certas atitudes, mas dá pra passar um pano pra isso.

O padre Beocca é um personagem que evolui muito nesse livro também. Apesar de não ser respeitado pelos guerreiros no começo, ele conquista seu lugar e prova sua coragem em certo momento da história, e o autor se aprofunda em suas angústias, o que acaba por despertar uma admiração do leitor por esse personagem tão presente na obra.
E por falar em padres, esse é o livro que mais vai te dar ódio dos católicos entre todos até agora, mas tem uma cena que compensa tudo isso e você saberá qual é assim que chegar nela. Não darei spoilers mas é impossível você ler essa parte sem ficar com um sorriso sádico no rosto, o que é muito errado mas é inevitável.

No final temos a luta pelo forte de Dunholm, lugar em que se encontram Kjartan e seu filho Sven, o caolho, e essa parte te ganha por ser muito descritiva e pela genialidade de Uhtred ao bolar mais um plano ousado para a invasão do local, mas que acaba não saindo como o esperado e surpreende o leitor mais uma vez com seu desfecho.

Enfim, mais um livro foda cheio de reviravoltas, muito sangue, ódio à igreja católica, xingamentos, batalhas épicas e principalmente uma descrição precisa e muito vívida de como era a vida na idade média, característica que eu mais admiro nas obras de Cornwell. É um livro com ótimos personagens novos, uma trama muito bem encaixada e um uso magistral de personagens já conhecidos pelos leitores, aumentando ainda mais o carisma de alguns, e tudo isso só me deixa mais ansioso ainda para a sequência.

Roberto_Silva 06/07/2022

Mais um volume épico
Ainda que não seja melhor do que o segundo, e melhor do que o primeiro. Uma das personagens, Hild ganhou um excelente desenvolvimento, e a escravidão foi muito bem explorada. Recomendo a leitura.

Letícia Caetano 06/06/2022

Uhtred caiu de uma forma trágica, o destino o levou para um caminho de sofrimento e revolta, porém essa jornada o fez cruzar com pessoas que agregaramem sua história.

Ele buscou por vingança no norte e mesmo depois de cair, teve forças para s levantar e lutar com desteminação, aumentando ainda mais a lista de seus feitos no campo de batalha.

Capives 03/06/2022

Uhtred de Bebbanburg.
Esse livro teve um dos momentos mais impactantes pra mim durante a história, trabalhou muito bem a vida e a superação do Uhtred nesses momentos

Amal0 01/06/2022

Os Senhores do Norte
"Porque o destino não pode ser enganado, ele nos governa, e todos somos seus escravos"

Ótimo livro, estou realmente adorando essa série.

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

Thiago Amorim 08/05/2022

Escravos e Reis
Nessa nova parte da jornada de Uhtred vemos o guerreiro ser traído e escravizado, mas vencer uma vez mais. A história é permeada pela vingança e pelo perdão, enquanto Alfredo fortalece seu reino por meio de tratados e apoios, permitindo que Wessex se consolide contra os dinamarqueses.

jusousan 19/04/2022

Os Senhores do Norte
Os Senhores do Norte é o terceiro livro da Crônicas Saxônicas. Nesse livro, depois de lutar ao lado do rei Alfredo na batalha que assegurou Wessex como único reino independente da Inglaterra, Uhtred decide retornar à Nortúmbria, em busca da sua irmã de criação. Entretanto, o jovem encontra um cenário desolador. Ele se alia então a Guthred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Juntos, seguirão em busca da cabeça do senhor viking Kjartan.

Nesse volume o autor Bernard Cornwell consegue melhorar ainda mais o seu enredo. A sensação que eu tive foi de ter lido algo espetacular. Um livro repleto de emoções, conflitos, brigas, discussões, surpresas boas e ruins, respeito, fidelidade e falsidade. Tudo muito bem colocado. Até agora, um dos melhores.

Cornwell consegue fazer com que a arrogância do personagem principal seja transformada em raiva e, ao mesmo tempo, em calmaria diante de tantos acontecimentos marcantes. Uthred começa a colecionar feridas, tanto emocionais como físicas. A história cresce a cada momento e sentimos que momentos surpreendentes estão a prestes a acontecer.

?O destino não pode ser enganado. As fiandeiras nos governam.?

É incrível acompanhar esse carrossel de emoções. É incrível acompanhar as batalhas. É incrível como o autor nos envolve.

Por mais que Bernard C desenvolva a mesma fórmula em todos os seus livros, o mesmo nunca se perde no enredo. O livro promete mais conteúdo e mais histórias e o autor entrega.

Sigo mega ansiosa pela continuação! Bernard Cornwell é massa demais.

Zé Silveira 20/04/2022minha estante
Cornwell é vida

jusousan 20/04/2022minha estante
ele é sem igual! meu autor preferido nesse gênero; só falta os outros baixarem pra eu continuar a série kk

Ka 26/03/2022

O melhor dos três primeiros da série
Se você acha o Jon Snow e o Geraldão de Rívia brabo é porque ainda não conheceu o Uhtred. O homem é brabíssimo.