Os Senhores do Norte

Os Senhores do Norte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

Jrdncst 05/05/2021

?Porque o destino não pode ser enganado, ele nos governa..?
Eu nunca vi batalhas tão bem escritas. Bernard Cornwell tem o DOM de narrar confrontos capazes de tirar o nosso fôlego. Mas, enfim, vamos ao livro:
Uhtred é um dos personagens mais bem desenvolvidos que já pude apreciar em toda minha vida, escrevo isso com total tranquilidade.
É muito perceptível que ele está amadurecendo. nesse livro, fica evidente que está tentando apaziguar as divergências entre os cristãos e os pagãos. Além disso, ele está se tornando um grande guerreiro.
Cabe lembrar, também, como as mulheres foram importantes nessa história. Brida, Hild e Gisela têm um lugar reservado no meu coração.

aliás, cabe uma menção honrosa ao padre Beocca, que foi muito corajoso.

Ps: em alguns momentos, durante minha leitura, estava achando que alguns plots eram extremamente inverossímeis, uma vez que envolviam questões relacionadas à feitiçaria e fé. Mas eu fui muito leiga! quando discutimos sobre esses dois assuntos, a verossimilhança não senta à mesa.

Murilo 29/04/2021

Sem dúvida um dos livros mais empolgantes do Cornwell, a história flui de uma forma que te deixa sempre com vontade de saber o que vem pela frente.

Gabms 27/04/2021

Muito bom!
Após a batalha de Ethandun, que assegura o governo de Alfredo em Wessex, Uhtred parte para o norte, de volta para a Nortumbria, encontrando-a completamente diferente do que costumava ser na sua infância.

Uhtred encontra um novo aliado, é traído por ele e se torna escravo. Durante esse período, acompanhamos seu amadurecimento, ele começa a deixar sua arrogância de lado e começa a ser mais cauteloso.

A grande batalha só acontece no final do livro, seguindo o segundo volume da serie. No entanto, em nenhum momento senti que a história se arrastou. Cornwell desenvolveu bem os acontecimentos desse volume. Os confrontos que surgem ao final do livro são épicos, como sempre.

Estou gostando da série, acho que os livros seguem um fluxo legal e a história parece tomar um rumo interessante. Gostei do fato desse terceiro livro ser focado no norte da Inglaterra, o enredo da Nortumbria é bem legal e precisava mesmo ser desenvolvido em algum momento.

Wania Cris 16/03/2021

Digitando com os pés pois as mãos estão aplaudindo
Esse livro só seria mais perfeito se viesse com uma nota de R$ 100 dentro.

Terceiro e melhor livro da série até o momento, vemos um Uhtred um pouco (mas, bem pouco) amadurecido e ciente das implicações de todos os seus atos.

Continua dando muita vazão aos seus sentimentos, agindo pela impulsividade, uma auto confiança mais alta que o dólar em 2021... isso pode resultar em problemas? Ora, mas, é claro que sim e os temos em abundância nesse terceiro livro... e que perfeição de livro!!

A veia Zorra Total do autor estava pulsando em velocidade máxima, dei muitas risadas em momentos tão absurdos que ri mais alto ainda.

Talvez o segundo livro tenha ampliado a percepção sobre o terceiro, mas esse é mesmo o melhor livro da série e daqui pra frente já nem espero que algum outro volume o supere. Esse é realmente genial!

Bernardão é o cara!

Edreira 15/03/2021

Neste livro um padre salva um guerreiro dinamarquês de uma feiticeira.
Até agora, de longe, esse foi o livro em que eu pude ver que as fiadeiras que tecem os fios do nosso destino gostam de brincar com isso. Eu tenho 99,9% de certeza que qualquer pessoa que leu os dois primeiros livros não acertaria praticamente em nada do que aconteceu neste livro. Incrível! Eu nem vi o tempo passar!

Não tem como explicar o que acontece aqui. A história só cresce, e o destino de Uhtred, e da Nortúmbria, só avança cada vez mais para acontecimentos surpreendentes.

Não existe ninguém que tenha sequer sonhado com o que acontece neste livro. Surreal. Inclusive, um personagem tão renegado, esquecido até mesmo entre os coadjuvantes, teve um papel essencial neste livro. Máximo!

Victor 22/02/2021

Wyrd Bið Ful Aræd
O terceiro livro dessa saga de Bernard Cornwell "Crônicas Saxônicas" mantém o nível dos dois anteriores com mais uma história muito boa de Uthred o seu personagem principal .
Nesse livro o foco muda um pouco da Região de Wessex pra Nortumbria em que Uthred se alia a Guthred que se diz Rei legítimo da Região contra o seu antigo desafeto Sven e seu pai Kjartan.
Mas ainda existem outras ameaças como Ivarr e seu próprio tio Aelfric que comanda o antigo lar de Uthred e que o próprio Uthred diz estar destinado a toma-la.
Mas pra isso precisa lidar com Kjartan e Ivarr e conta com a aliança de Guthred.

Olgashion 19/02/2021

O tom do livro é sobre como o destino é imutável, como diria o filósofo, Maktub. Por mais que tente fugir ao seu destino, Uhtred sempre é levado a cumpri-lo mesmo que não queira e acaba entendendo como é melhor se deixar guiar por ele e montar suas estratégias mais conscientemente.

lolcode 18/02/2021

Livro que superou os seus predecessores
Neste livro vemos um Uhtred mais maduro (mas não muito) realmente situando o seu destino como um grande senhor da guerra e cumprindo juramentos anteriores (e claro, fazendo novos). As batalhas continuam interessantes e a fórmula do Bernard Cornwell ainda não se tornou cansativa. Veremos como ele vai sustentar essa narrativa nos outros dez (!) livros, sendo que o último não foi lançado no Brasil mas espero que seja ainda neste ano.

Reinan.Barbosa 18/02/2021

A cada volume que leio dessa série, fico espantado com cada desenrolar da história que o autor nós traz, essa jornada está sendo uma maravilha.

Morsinaldo 17/01/2021

O Destino é inexorável
Após a batalha de Ethandun, Ultred tinha uma rixa de sangue a resolver com Kjartan, o homem que assassinou Ragnar, o velho, e capturou sua irmã, além de ter contas a acertar o tio, o qual tomou a fortaleza de Bebbamburg. "Meu caminho era o da espada, e esse caminho me levaria de volta para casa. Eu iria para o norte." Mantendo o ritmo frenético e bem descrito do Bernard Cornwell, a cada páginas, não sabemos o que as três fiandeiras do destino reservam para Ultred, o nosso guerreiro-herói. Ultred é como um senhor de guerra, todos os seus equipamentos, armas, armaduras são da mais alta qualidade, mas o destino é inexorável. Dessa vez, ele é transformado em escravo e levado de lugar para o outro durante cerca de dois anos, o qual conhece um irlandês chamado Finan (um dos personagens que eu mais gosto) e ajuda-o a se libertar desse terrível destino. Além disso, temos a batalha contra Kjartan para retomar a fortaleza de Dunholmm uma fortaleza inexpugnável até o momento. As cenas de luta são simplesmente épicas, principalmente as das paredes de escudos. Eu desafio alguém ler uma cena desse tipo de batalha no livro e não ver as cenas da série de outra forma. Recomendo muito a leitura do livro e da série, uma vez que, além das cenas de ação, é uma boa aula sobre a história da formação da Inglaterra.

Augusto Bogo 13/01/2021

Bernard Cornwell é f***
Esse é o melhor livro até agora, sem sombras de dúvidas.
É uma leitura mais fácil, mais agradável (não que os outros não sejam, mas esse tudo flui mais fácil) e faz com que o leitor fique tenso, pense que não tem mais jeito e passe raiva.

Nota 4 de 5.

C.F. 01/01/2021

Seguimos com Uthred em sua saga pela antiga Wessex, neste livro ele segue para o norte, encontra outro amor, vira escravo e dá uma baita virada no fim. Ótimo livro... e agora são 3 de 13 kkkkk

Vegano 20/12/2020

Terceiro volume desta saga digna de aplicação cinematográfica (já adaptado) vamos acompanhar nosso querido Nortumbriano criado por Vikings ... Uhtred , nesta continuação histórica repleta de traições, gerras e grandes surpresas.
O destino é inexorável!

Sara.Meira 16/12/2020

A cada livro me surpreendo ainda mais com a força que o personagem Uhtred possuí, apesar dos grandes desafios que enfrenta, a esperança, lealdade e justiça sempre prevalecem com ele. Uma das melhores sagas que já li até o momento, para quem ama história e gosta do universo Viking é um excelente livro.

Thomas.Lincon 15/12/2020

Incrível
A Narrativa como os demais livros é muito envolvente e a história é bem amarrada.