Os Senhores do Norte

Os Senhores do Norte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

Carolina 16/08/2013

Uhtred esta na sua terceira narrativa. Ele esta mais velho, aprendeu de fato a ser um guerreiro, um senhor.
Sua espada já é conhecida.
Cada capitulo um acontecimento se desenrola e puxa outro.

Matheus 13/02/2013

Não há nada que já não tenha sido dito, para exaltar as qualidades dessa série magnifica de Bernard Cornwell. Explorando o mapa da Inglaterra, levando a história para o outro lado da ilha, temos um panorama da situação em que se encontrava a ilha da Bretanha no séc. IX, e com isso temos finalmente a resolução de uma situação começada lá no primeiro livro. Cornwell não dá ponto sem nó, e mostra sua habilidade literária fechando perfeitamente um plot, dando espaço para que a estória possa evoluir ainda mais nos livros seguintes. É bom também o aprofundamento que certos personagens sofrem, tendo ótimas cenas no livro. Beocca é um exemplo, pois passou os dois primeiros livros sem ter importância quase que nenhuma, e finalmente se mostra um personagem essencial para a trama. Deixando Alfredo, seu grande personagem histórico, de lado, Cornwell nos apresenta novos personagens que contribuem muito para a estória, como Guthred, Gisela, e, além de nos apresentar ótimos personagens novos, ainda encontra espaço para nos levar por uma verdadeira jornada pelos mares junto com Uthred, em um dos melhores capítulos da série até aqui. A saga de Uthred continua ótima de se acompanhar, e mal vejo a hora de voltar à companhia daqueles personagens.

Mateus 10/02/2013

Um romance que faz jus à sua coleção. Cornwell não perde o jeito no terceiro livro, mantendo-nos fixados na história trágica de Uthred - e volta o foco para seus objetivos principais. Se tem algo que me desapontou levemente foi o desfecho que, embora feliz, e pareceu fugir um pouco do contexto lógico da obra; entretanto, não é nenhum empecilho - e, além de suspense e aventura, apresenta umas boas gargalhadas com o humor ácido do saxão renegado.

Lynnë 09/02/2013

Não achei que isso era possível, mas Cornwell conseguiu fazer dessa sequência o melhor da história até então. Simplesmente fantástico, a cada página eu me apaixono por Uhtred, é incrível ver como o personagem cresceu, era um menino arredio e abusado e se tornou um homem admirável, forte e temido.

Até Alfredo e Beocca por quem eu tinha uma certa antipatia, ganharam pontos comigo. Não imaginava ver Alfredo tomando as decisões que tomou. O que mostra que realmente, mesmo usurpando o trono do sobrinho, ele ainda era a pessoa ideal para governar. Intrigante esse homem.

Cesar 26/01/2013

Nunca havia lido nada do escritor britanico Cornwell, mas o senhor do norte me conquistou, o livro é muito bom!

O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e ís lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Os senhores do norte é um livro épico, valeu muito a pena lê-lo!
Lucas 31/07/2015minha estante
Então amigo, Os senhores do norte é o 3º livro da saga Cronicas Saxônicas, caso tenha sido seu primeiro livro dele, eu recomendo que comece do primeiro da saga para entender melhor a história, todos os livros tem o mesmo grau de imersão, logo se você gostou do Senhores do Norte também vai gostar dos antecessores dele.

Vagner46 13/09/2012

Desbravando Os Senhores do Norte
Os dinamarqueses foram expulsos de Wessex após perderem a Batalha de Ethandun para os homens de Alfredo. Uma vitória magnífica dos saxões que acreditam que foi Deus quem ganhou a batalha, mas todos sabem que Uhtred e seus companheiros fizeram a maior parte do trabalho.

E agora, o que fazer? Uhtred tem uma rixa de sangue com Kjartan, o homem que assassinou Ragnar e sequestrou a sua irmã de criação, e também precisa recuperar Bebbanburg, que está sob comando de seu tio Aelfric.

"... Era o destino que me impelia. O ano era 878, eu tinha 21 anos e acreditava que minhas espadas poderiam me dar o mundo inteiro. Eu era Uhtred de Bebbanburg, o homem que havia matado Ubba Lothbrokson ao lado do mar e que havia derrubado Sven do cavalo branco de sua sela em Ethandun. Era o homem que dera a Alfredo seu reino de volta e o odiava. Por isso iria deixá-lo. Meu caminho era o da espada, e esse caminho me levaria de volta para casa. Eu iria para o norte."

Seguindo o mesmo ritmo da narrativa dos livros anteriores, Bernard Cornwell nos prende a atenção do começo ao fim do livro, pois nunca se sabe o que acontecerá ao virarmos a página e nos depararmos com o que as três fiandeiras estão aprontando com o destino de Uhtred, nosso guerreiro-herói.

"... Talvez eu também fosse como o visgo, só que tinha um dever. Tinha uma rixa de sangue para terminar."

Dessa vez, nosso protagonista terá que viver como escravo após uma traição inesperada e descobrirá que não há nada pior do que levar chicotadas e mais chicotadas e não saber se o sol nascerá para ele no dia seguinte. Como você pode ir imaginando, Uhtred reencontrará amigos (e fará novos) e antigos oponentes, que mudarão o seu destino para sempre.

Nesse 3º livro das Crônicas Saxônicas, temos o embate tão esperado contra Kjartan, o Cruel, agora dono de Dunholm, uma fortaleza considerada inexpugnável até o momento. Com a ajuda de Ragnar, Uhtred terá muitos desafios em seu caminho, mas como ele mesmo diz: "Sou um guerreiro da espada e tenho orgulho disso!".

Pontos fortes: a narração em primeira pessoa. Como eu estou mais ou menos na mesma idade que o personagem Uhtred, parece que sou eu brandindo a espada e abrindo a garganta de meus inimigos!
Pontos fracos: dos três primeiros livros, é o que possui menos partes de ação, que para mim é o que realmente interessa em um romance épico, mas não tira o brilho desse excelente livro.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/08/resenha-os-senhores-do-norte-bernard.html

Sybylla 10/08/2012

O livro perde um pouco de ritmo quando comparado com o livro anterior das crônicas, porém ainda mostra toda a agressividade do período, o perigo ao reino de Wessex e a dualidade da lealdade de Uthred de Bebbanburgh, que se vê dividido entre o juramento proferido ao rei Alfredo, de quem ele claramente não gosta, com a vida dos invasores dinamarqueses, com quem conviveu por tantos anos após ser sequestrado.

Uthred ainda passa por anos difíceis como escravo, onde que quase morre, mas Alfredo tem planos para ele.

Paulo 12/07/2012

Mai/2012

AmadosLivros 09/07/2012

Blog Amados Livros:

Letícia 10/06/2012

A guerra só está começando...
Bernard Cornwell reconstitui com maestria a história da Inglaterra, do Reino Unido mesclando história e ficção em romances cada vez melhores.
Que nos prende a atenção na descrição das personagens, das suas lutas e de suas angústias, em um tempo que para a conquista da terra e fundação de uma nação derramava-se sangue, fazia-se alianças e lutava-se muito.
E vamos para o livro 4...

mariioliva 15/01/2012

Crônicas Saxônicas Livro 3 – Os Senhores do Norte
Livro: Crônicas Saxônicas Livro 3 – Os Senhores do Norte
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano: 2010
Número de Páginas: 347

“Porque o destino não pode ser enganado, ele nos governa, e todos somos seus escravos.”

Os Senhores do Norte é o terceiro livro da série Crônicas Saxônicas, do autor inglês Bernard Cornwell. A série conta a história do Rei Alfredo o Grande e seus descendentes, que governou Wessex durante o século IX. Os livros são narrados pelo saxão Uhtred de Bebbanburg, personagem principal que viveu parte de sua vida com os vikings dinamarqueses. Em Os Senhores do Norte, Uhtred nos conta como lutou contra os senhores da Nortúmbria e como ajudou o Rei Guhtred a tomar o poder.

Após ter livrado Wessex dos vikings, Uhtred deseja retornar ao norte para vingar a morte do pai adotivo, Ragnar, e resgatar sua irmã das garras do seu cruel inimigo Kjartan, um renegado chefe dinamarquês que vive na fortaleza de Dunholm, considerada instransponível, mas não por Uhtred.

Ele se alia a Guhtred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Em seu caminho, encontrará rebelião, caos e medo, e terá como companhia Hild, uma freixa saxã que deixou para trás a vocação religiosa. Porém, como nem tudo são flores, Uhtred será traído por um de seus aliados, sendo vendido como escravo de um navio. Foi assim que conheceu Finan, um irlandês “magro, moreno, de cabelos pretos e, ainda que tivesse apenas cerca de um ano a mais do que eu (Uhtred), possuía as cicatrizes de batalha de um velho guerreiro”. Depois que Uhtred foi resgatado por Steapa a mando de Alfredo, Finan foi libertado também, e jurou lealdade a Uhtred. Finan se torna capitão dos homens de Uhtred e seu principal e melhor amigo.

Após todo esse dilema, Uhtred vai à luta contra Kjartan, aliado à Guhtred mais uma vez. Juntos, seguirão até Dunholm, em busca da cabeça do senhor viking, e ao resgate de Thyra, sua irmã adotiva.

Os Senhores do Norte é um livro magnífico e surpreendente. Uma história poderosa, feita de traições, romances e lutas, numa região de conflitos e glórias. Cornwell tem uma habilidade tremenda de “sacanear” com o personagem principal, tornando, na minha opnião, a história mais real e humana, afinal, é baseada em fatos reais. Nem tudo na vida real são flores e maravilhas. O que Uhtred sofre nesse livro não foi brincadeira, mas como ele mesmo diz, "Wyrd biõ ful ãræd" (o destino é inexorável). Contudo, Cornwell também consegue fazer você criar um carisma enorme pelos seus personagens. Um livro apaixonante. Adoro essa série, e recomendo todos os livros com certeza! Boa Leitura!

Para mais resenhas literárias, acesse: www.amadoslivros.blogspot.com

Jctomaz 28/11/2011

E finalmente cheguei ao fim do 3º livro de Bernard Cornewell que leio. A cada livro minha admiração pelo cara aumenta, ele consegue criar batalhas épicas e mega emocionantes sem precisar maquiar sua escrita, ou ficar colocando firulas na narrativa para deixá-la mais "pomposa", por assim dizer.
Os diálogos também são excelentes sempre fazendo uma boa mescla de drama, ação e até humor, veja você!

Enfim, acompanhar a rixa de sangue de Uthred Ragnarson tem sido uma experiência fantástica e única. E que venha a Canção da Espada!

Fabi 04/11/2011

A série é muito boa como um todo, mas esse foi meu livro preferido até agora, pois ele muda o destino da história contada até então. O autor descreve como ninguém as cenas de guerra, por isso nos permite sentir a sensação de estar numa parede de escudos, matando inimigos, no meio da carnificina. Também possui um conceito histórico muito bem fundamentado.