Sonata em Auschwitz

Resenhas - Sonata em Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lineee.oliver 10/04/2024

Boa leitura
Como sempre digo, sou uma devoradora de livros que abordam a Segunda Guerra Mundial e não poderia deixar de realizar essa leitura.

Gostei da obra, porém achei que houveram alguns momentos de enrolação enquanto outros foram encerrados rapidamente.

A personagem central também me incomodava um pouco. Não consegui me conectar ou gostar dela. Era como se a escrita mudasse quando ela estava realizando a narrativa.

Mas a leitura fluiu muito bem e eu gostei bastante apesar dessas questões.

Carolina2402 13/12/2023

Boa história
O livro é excelente. Exige atenção e raciocínio do leitor, além de o deixar interessado na leitura a todo momento. O jeito como Luize (a autora) conta a história, definindo muito bem as emoções dos personagens, trabalhando com personagens complexos, histórias robustas e desenvolvidas, é realmente cativante.
Apesar de alguns furos na história, como situações, ações e reações difíceis de acreditar no contexto histórico real que está em questão. A capacidade da autora de contar a história de forma tão interessante torna esses furos quase imperceptíveis para os mais leigos no assunto.
É uma boa historinha. Não tem nada demais. O enredo é sensacional, a forma como a autora mistura os períodos de tempo, misturando as experiências dos personagens, é ótimo.
Se você busca pesquisar e aprender mais sobre o Holocausto, definitivamente esse não é o livro ideal. Apesar da autora trazer informações técnicas sobre esse período, esse não é o foco do livro.
É bom.

Vinnylit 13/10/2023

Sonata para Haya
Amália é descendente de alemães, ao interceptar uma ligação de sua avó para o seu pai, ela decide ir ao encontro de seu passado. Com uma visita a sua bisavó ela descobre que seu avô era nazista, mas salvou uma criança judia de Auschwitz e depois desapareceu. Agora sua bisavó passou para ela o dever de encontrar essa criança salva, que hoje deve ter mais de 50 anos, e descobrir se seu avô realmente morreu ou ainda está vivo.

Com uma narrativa tocante, "Sonata em Auschwitz" mostra os dois lados de uma mesma moeda, misturado aos horrores da Segunda Guerra.

cecil :) 06/08/2023

Enrolei demais esse livro na minha estante e, definitivamente, isso não devia ter acontecido

peguei-o num impulso de leitura para ver se enfim eu conseguia ler essa história e acabei me surpreendendo com a história.

eu sou muito apegada a qualquer livro que trate sobre as guerras, e essa em particular foi uma experiência completamente diferente de outras que tive

gostei muito de saber que é um livro nacional, todas as pontas da narrativa são muito bem desenvolvidas e finalizadas, cada dúvida se seleciona

foi muito instigante ir lendo as histórias contadas pelos personagens, a mudança de passado e presente, a curiosidade de continuar a leitura para chegar logo na parte que nos interessa.

e claro, ao longo do plot se tem com muita fidelidade e clareza as atrocidades que aconteceram na 2 guerra, o holocausto e suas diversas problemáticas

Monyque 25/07/2023

Sonata em Auschwitz mostra a trajetória de Amália em busca de respostas sobre sua família que vivenciou o Holocausto. Ela cresceu em um lar onde não se falava nada sobre o ocorrido mas acabou sendo levada até sua bisavó que não conhecia e a partir daí fez muitas descobertas.
Foi muito difícil resumir uma história como essa tão intensa, sofrida e ao mesmo tempo fascinante. Os personagens foram bem construídos e há mistério em volta da família onde parte queria ocultar tudo que aconteceu enquanto outra queria gritar pra o mundo o quanto foi terrível como uma forma de libertação.
Todos os fatos se encaixaram perfeitamente, fiquei bem pensativa a respeito do assunto e até li mais coisas a respeito.

Luciana 22/07/2023

Um livro que todos deveriam ler.
Luize trouxe tantas reflexões importantes nesse livro.

Lembrar do horror do nazismo e holocausto é necessário para que a história não se repita.

Uma vida, uma escolha, pode mudar histórias. Pode mudar o destino e alguém.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

A ascensão do nazismo em Berlim, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos à beira de um lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501111333

VitAria.Tripodi 18/06/2023

Se você nunca chorou por um livro, esse vai te fazer chorar.
Impossível descrever todos os sentimentos que esse livro traz a tona. Personagens extremamente bem construídos, capazes de transmitir mil reações sobre o assunto.
Diferentemente da maioria que trata sobre o assunto, este romance compensa o peso do acontecimento com esperança e amor.
Ai Adele, se todo mundo levasse a vida daquela forma?
Final LINDO e sem defeitos, me prendeu do início ao fim :)

valentinabg 05/06/2023

O passado inesquecível
Impactante.
Usa o acontecimento real do holocausto para fazer uma história bem feita e organizada. Amália vive um suspense em que procura o passado de sua família, marcado por nazistas e judeus.

clarissaaa_ 30/05/2023

Totalmente necessário
Meu Deus do céu! Oque foi esse livro? Depois de ler, percebi que muitos romantizam demais a segunda Guerra. Com esse livro totalmente o contrário. É um livro humano que trata de situações completamente desumanas paradoxalmente e que me fez enxergar o holocausto e a segunda guerra de uma outra perspectiva e completamente diferente do que eu estava acostumada. Eu queria muito escutar a sonata. Amei os personagens. Acredito que é um livro que todas as pessoas deveriam ler pelo menos uma vez na vida. É cruel, muito cruel, mas também extremamente necessário para a humanidade. Merece mais hype, até por que a segunda guerra nunca poderá esquecida.

letz 29/04/2023

Ótima ambientalização
Leitura tensa. É meio surreal saber que a trama do livro não é só mais uma história, nunca é, e sim fatos que realmente aconteceram na década de 90.
O livro é muito bem escrito, os personagens passam por muito coisa, o que faz com que a gente se apegue a eles, plus, eles são ótimos. Dá pra ficar um pouco perdida com a árvore genealógica, mas eu anotei em um papel mas quando cheguei ao final do livro percebi que já tinha, NO PRÓPRIO LIVRO?... A parte do Enoch my godd...sem palavras...
Livro muito bem escrito, em uma escala de 0-10 ? eu daria 8,5. (não sei se leria se não fosse trabalho da escola, mas não me arrependo nem um pouco)
#TODOSCONTRAAFRIDA??

LivrosLai 02/04/2023

?aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repetí-lo?

Pesado demais!!!! Ler sobre auschwitz sempre me causa um misto de emoções.

Janaina.Borges 01/03/2023

Sonata em Auschwitz
Amália uma jovem portuguesa ouve um telefonema de seu pai e desconfia do passado de sua família alemã. Indo a Alemanha conhece sua bisavó que lhe revela que seu avô foi um oficial nazista que ainda pode estar vivo no Brasil. Ao chegar ao Brasil Amália conhece Haya e sua mãe Adele sobreviventes do holocausto que vão lhe contar sobre o passado e a história que liga as duas famílias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6