1964: O Elo Perdido

1964: O Elo Perdido Vladimír Petrilák...

Resenhas - 1964 O Elo Perdido

Alekssandro.Torres 30/11/2017

Fartamente documentado
Os autores do livro não poupam o fôlego do leitor. Por ser a primeira obra sobre o tema de documentos de um arquivo de um serviço secreto comunista, o livro é arrasador. A fartura de detalhes e de documentos não deixa pedra sobre pedra. O Brasil corria o risco de virar uma Cuba. Ainda estou me recuperando e refletindo sobre a bomba que é ler 1964 O ELO PERDIDO, não consigo parar de pensar sobre as semelhanças da organização gigantesca que se instalou e saqueou nosso país nos últimos anos com o modus operandi, descrito neste livro, dos serviços secretos comunistas. Não dá pra evitar!
Vitor.Rossatti 07/12/2017minha estante
Cap. Bolsonaro 2018!

Jim 30/11/2018minha estante
A "fartura" de documentos? Essa foi boa...rsrs...Na verdade,é uma fartura de "fragmentos" desconexos que não "provam" absolutamente nada...Sua visão política está ofuscando sua resenha,meu caro...Esse papo do "Brasil correr o risco de virar uma Cuba" é mais velho que minha avó...E pensar que paguei 50 reais nessa porcaria de livro....

Alekssandro.Torres 05/02/2019minha estante
Jim, um país do tamanho do estado do Pernambuco, governado por um regime totalitário comunista, tinha aqui, na ilegalidade, dois jornais, uma editora, dezenas de agentes e um plano para abertura de um canal de TV. Você não achou nada disso incrível? Já sei, se não são documentos da CIA você não acredita.

Jim 25/03/2019minha estante
Desde que o livro foi lançado,seu preço só despenca...pois é! A verdade acaba aparecendo...Não vi um só especialista ou estudioso apontar qualidades nesse "obra". Vendo em perspectiva,é mais uma grande teoria da conspiração muito mal amarrada por sinal! As "provas" são risíveis...Eu me senti o maior otário do mundo comprando esse livro,e não só porque hoje ele custa pouco mais da metade de quando comprei...

romo.sud 31/03/2019minha estante
O livro é excelente. Na cabeça de um esquerdopata o livro é ruim pq não possui "provas''. É o mesmo argumento dos petralhas que dizem não haver provas contra seu ídolo mor.

Marcos.Bornelli 31/03/2019minha estante

Evanir 30/06/2018

Quer conhecer nossa história? Então leia!
1964 O Elo Perdido é um livro fundamental para conhecer-se a história recente do Brasil, Sabe aquele professor que diz que no “Golpe de 64”, Contrarevolução de 64, foi armado por agentes da CIA? Pois bem, esfregue este livro na cara deste agente da desinformação. Enquanto ninguém consegue citar um único agente da CIA no Brasil, Vladimír Petrilák cita o nome de diversos informantes e agentes a serviço da Tchecolosváquia comunista. E como as informações são embasadas? Em fonte primária, ou seja, em documentos originais constantes dos arquivos da Tchecolosváquia. Livro fundamental para desmascarar a desinformação espalhada pela Grande Imprensa.

Jim 15/11/2018

Não nutra expectativas,leia como ficção.
Procurei ler de coração aberto esse livro,mas infelizmente tenho de dizer,agora que o abandonei não sem algum pesar,devido a seu custo: É um livro pretensioso e um tanto quanto arrogante, sensacionalista até. Diz ser "fartamente" documentado,mas toda essa "documentação" não passa de alguns fragmentos do antigo serviço secreto tchecoeslovaco. Já notando suas profundas limitações , tentei entrar no clima de "conspiração" ficcional das histórias de espionagem do tempo da guerra fria que tanto gosto,mas chega um momento que o livro se torna tão repetitivo,que simplesmente não flui. Sobre o "cacife" dos autores: Guias turísticos e "pesquisadores independentes"(!). E o prefácio do "filósofo" (?) Olavo de Carvalho.(um pouco menos raivoso do que de costume.) Precisa dizer mais alguma coisa dessa "obra"?
Milena Ornelas 15/11/2018minha estante
Só pelo prefácio eu nem teria começado a ler. Kkkk.

Jim 15/11/2018minha estante
Pois é...qual não foi minha surpresa quando vi que o prefácio era da toupeira raivosa...rsrs

Milena Ornelas 15/11/2018minha estante
Hahaha! Meu marido tá aqui dizendo que ele é um "picareta mor".

@thereader2408 15/11/2018minha estante
Cara.. eu to com uma ojeriza ao Olavo de Carvalho que qualque coisa que tenha o nome dele to passando longe =/.

ThayroneTeodulino 03/01/2019minha estante
Comentário mais que "paia" esse. Ainda tem coragem de dizer que é um livro pretensioso, com um comentário desse. Notoriamente um tendencioso.

Batista 11/02/2019minha estante
??????

Marcos.Bornelli 31/03/2019minha estante
Já sei, Jim! Como não foi a cartacapital, Brasil247, mídianinja e outras referências esquerdistas idôneas a dizer que o livro realmente relata fatos ocorridos, então, o que foi escrito é uma tremenda mentira para manchar a luta heroica da esquerda brasileira. Falou! Obrigado pela dica. Vou comprar o livro.

Riamma 22/08/2019minha estante
Quando alguém chama o Prof. Olavo de ' picareta mor' já pode saber não leu qualquer obra desse grande filósofo.

Pedro 27/12/2022minha estante
Se haters do Olavão estão criticando, então deve ser uma obra-prima. ?

Jim 27/12/2022minha estante
Ótimo,leia então a "obra-prima" de geopolitica escrita por um leigo..rs..o autor é guia de turismo..rs...

Pedro 27/12/2022minha estante
Se ele tiver estudado sobre o assunto, eu não vejo problema nenhum. Aristóteles e Shakespeare não tinham diploma de universidade.
???????

Luiz Santiago 08/10/2023

Tambor pra doido dançar (mas o recolhimento de fontes é muito bom!)
Não tem método histórico, não traz nada que antes não se tinha ciência, não muda nada na historiografia, mas consegue trazer ótimas fontes sobre a amplamente conhecida presença de espiões soviéticos (mais especificamente, tchecos) no Brasil. Só dou 2 estrelas pela pesquisa das fontes inéditas. Mas tem momentos do livro que chega a ser engraçado como os autores, sem conhecimento algum de como trabalhar com fontes primárias, especialmente as institucionais, cometem erros vergonhosos de análise, achando que estão dando o "furo histórico do século". Justiça seja feita, em alguns momentos, eles até que são bem cautelosos ao falarem da importância e até da veracidade das fontes, o que me surpreendeu. Só o gado golpista que nunca leu um livro de História do Brasil do século XX acha que isso aqui inventou a roda...

[Plano Crítico]
planocritico.com

Rod Serling 01/06/2018

Livro para entender a espionagem na epoca da guerra fria.
Neste livro podemos ter uma vasta documentaçao do serviço secreto theco. Com relaçao ao chamado "jogo sujo" praticado pela esquerda ao tentar sabotar a dita democracia já em 1935 atraves no governo Vargas, passando pelo governo Dutra ,JK,Janio e Jango. Foram varias tentativas de dar o golpe no Brasil. Inclusive durante o regime militar aonde escara a luta armada para derrubar o regime militar.
anna 08/10/2018minha estante
undefined

Mario 25/10/2018

Mais ou meno...mais espetáculo que documentário investigativo
No começo até rola um gás na leitura,
Mas a partir do meio fica explicando os papéis encontrados na polônia.
Eles também, meio que tentam dar um ar de james bond para os espiões russos/poloneses, instalados com dificuldades na zona sul do rio de janeiro.
Pra mim fica té provado que tinha alguma coisa, de comunismo, mas parece que não tinha tanta força assim, sei lá... até o meio do livro, achei mais espetáculo que documentário investigativo.
>>>>> Parei de Ler no Meio....mas pretendo terminar
Jim 30/11/2018minha estante
Seu título tem tudo a ver...realmente muito "espetáculo" e pouquíssimo conteúdo relevante...Também pudera,seus autores não têm qualquer qualificação,parece um livro feito por dois adolescentes ,que ficam repetindo a mesma história...parabéns por chegar ao meio do livro,eu abandonei muito antes...minha paciência acabou quando percebi que o livro é um insulto á inteligência dos leitores. As "provas" que eles apresentam beiram o ridículo,são apenas fragmentos desconexos.

Paulo 12/07/2020

Os fatos que não nos contaram.
Sobre esse livro cito duas partes:

"Por isso, apenas descrevemos os fatos. A verdade é uma categoria simples, mas fundamental: caso neguemos o seu valor, todos os outros valores perdem o significado, tornam-se falsidade ou ficção: a falsa justiça torna-se injustiça, a falsa sinceridade, mentira".

"Que o leitor avalie por si como devem ser interpretados os fatos aqui apresentados".

Então, é basicamente isso. Um livro elaborado através de fatos, documentos oficiais, informações que podem ser conferidas por qualquer um. Os autores em momento nenhum tentam empurrar ao leitor uma ideologia ou uma verdade, basta o leitor ler e interpretar os fatos. O que eu tirei de aprendizado desse livro foi: os serviços secretos eram altamente organizados, tinham uma rede muito bem organizada, e que o nosso país escapou por pouco, em ser uma Cuba, mesmo que até hoje os comunistas ainda estejam impregnados em vários setores. Esse livro só reforça para mim, como a Liberdade é importante a um país. E que temos que cuidar muito com as desinformações disseminadas no nosso dia a dia, e também com os desinformações que nos passaram ser verdades, nas aulas de história do ensino fundamental e médio. A ideologia esquerdista, está impregnada em nossa educação, e se não procurarmos por fontes alternativas de informação, que nos tragam os fatos, seremos facilmente manipulados e utilizados para uma plano maior dos comunistas.

Rhodolfo.Vale 15/11/2018

fraco
fizeram uma grande propaganda do livro mas prova mesmo e algo relevante nao aparece. maximo que provam e que tinham influencias em um jornal e informaçoes com pessoas proximas ao itamaraty. sempre quando desenvolve algo no final diz que era so plano e nao deu certo.
Alekssandro.Torres 05/02/2019minha estante
Um país do tamanho do estado do Pernambuco, governado por um regime totalitário comunista, tinha aqui, na ilegalidade, dois jornais, uma editora, dezenas de agentes e um plano para abertura de um canal de TV. Você não achou nada disso incrível? Já sei, se não são documentos da CIA você não acredita.

Di Maio 23/04/2022

Li em um dia
Todos deveriam conhecer o que tem NESTA versão de 1964. Conhecer a história do nosso país e do mundo.

Cleber 30/06/2022

"Namorou, namorou, mas não beijou"
Infelizmente não passa credibilidade nos fatos. Não vai a fundo para dizer o que continha nas pastas tão secretas. Frustrante pra quem é curioso. Por ser um livro histórico, não há referências bibliográficas. Não há foto dos supostos agentes e sim desenho dos mesmos. Um livro que é a ponte que liga o nada ao lugar nenhum. Um livro que será um excelente peso de porta.

Rodrigo 21/05/2019

Importante, porém arrastado
Este livro é muito importante porque traz informações até então desconhecidas da história do Brasil, que só vieram a tona depois da abertura dos arquivos do serviço secreto tchecoslovaco e do minucioso trabalho de pesquisa realizado pelos autores desta obra.

Contundo, infelizmente a sua leitura é arrastada e enfadonha em vários momentos, se prendendo demais a detalhes. Talvez as informações contidas aqui neste livro fosse melhor apresentadas em um documentário audiovisual.

Charles.Varilli 16/02/2021

1964 - O elo perdido
1964 - O Elo Perdido - O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista ?, publicado pela Vide Editorial,  conhecemos o que escreveram sobre nosso País e nossa gente, os funcionários da StB (Segurança Estatal), a polícia secreta comunista, formada pela cooperação entre a polícia comum, as forças armadas, e o Partido Comunista da longínqua Tchescolováquia.

Os dois pesquisadores realizaram seu trabalho procurando nos arquivos disponibilizados, a partir de 1996, pelo governo daquele país que, após a chamada revolução de veludo em 1989,  teve o regime comunista derrubado.

Os minuciosos relatórios dizem como brasileiros eram aliciados para trabalhar como informantes e agentes do StB que, na verdade era um braço da KGB russa. Impressiona ver como eram atraídos como passarinhos para a arapuca. Aos agentes thecos não interessavam os militantes do Partido Comunista ou pessoas publicamente tidas como ?progressistas". Buscavam entre os chamados nacionalistas, que de vez em quando protestavam contra a influencia,  vista como excessiva, da cultura americana no nosso País. Isso era importante, porque tais pessoas eram consideradas isentas quando opinassem e tinham livre acesso a grupos de atividades políticas,  econômicas, bancarias, e especialmente aos órgãos governamentais.