A noite dos cristais

A noite dos cristais Luís Fulano de Tal
Luís Fulano de Tal

Resenhas - A noite dos cristais

Belos 01/03/2022

Não achei a estética do livro muito atraente, entretanto, o valor do livro está na dinâmica do relato histórico. Sob esse prisma, o livro ganha em intensidade. Leitura recomendada.
Freezerburn 01/03/2022minha estante
Parece interessante, obrigada pela recomendação

Belos 01/03/2022minha estante
Aproveite. Veja se consiga uma promoção na editora 34.

Freezerburn 02/03/2022minha estante
Obrigada

Eloisa 09/09/2021

Você sabe o que aconteceu em janeiro de 1835 em Salvador? Pois bem, ficará sabendo graças aos escritos de Gonçalo Santana. Essas páginas, quase 150 anos depois, chegam às mãos do narrador do livro, um brasileiro, professor de francês, que foi até Caiena (Guiana Francesa) para fazer uma imersão na língua, mas que acabou absorvido pela história do seu país.

Acompanhamos as lembranças de Gonçalo enquanto crescia como filho de pais livres na cidade de Salvador no início do século XIX. Apesar de só termos acesso a lapsos de sua memória, somos completamente transportados àquele ambiente. A cidade em decadência, os horrores da escravidão, a variedade de povos africanas que conviviam ali e suas diferentes línguas, costumes e religiões que contribuíram para esse sincretismo tipicamente brasileiro.

Porém, Gonçalo chama atenção para uma parte da população que não ia à igreja nem aos terreiros, mas se reunia em casas, vestia turbantes e túnicas diferentes e lia um livro com escritos embaralhados. Eram os Haussais, povo muçulmano que comandou a Revolta dos Malês, principal evento do livro.

Acredito que o principal mérito da obra está na pesquisa realizada pelo autor. Ele traz detalhes do cotidiano, minúcias dos costumes, falas e situações que, apesar de corriqueiros, dizem muito sobre aquele período e te transportam para a Salvador dos anos de 1830.

Apesar de pequeno em tamanho, há uma gama temática enorme a ser explorada. Várias vezes interrompia a leitura para pesquisar alguma coisa mencionada ou parava para refletir sobre um tema levantado na narrativa. Além de rico em conteúdo, a edição ainda traz belíssimas ilustrações do século XIX que deixam a estória ainda mais nítida.

Eu e você já sabemos em parte o que acontecerá no fim do livro, mas Gonçalo faz a História tomar um tom pessoal e mais vívido. Presente e passado se cruzam e apontam algumas cicatrizes que nosso país enfrenta até hoje.

?Por que resolvi escrever? Porque quero que saibam que que em um passado não distante, homens vendiam outros homens, e que o futuro saiba que houve um tempo onde homens se sentiam mais humanos que outros.?

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

A partir de um relato encontrado na Guiana Francesa, escrito pelo negro Gonçalo, conhecemos a história dessa personagem que viveu na primeira metade do século XIX, foi escravo em um engenho de Pernambuco e conseguiu fugir para a Guiana, depois de dez anos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573261455

Nine 21/06/2011

A noite dos cristais
"O livro é muito interessante. Relata a história de um negro alforriado e que vive em Salvador. Através dela reconhecemos as ruas de Salvador, a nossa cultura e maneira de viver do nosso povo e como os negros viviam na época da escravidão. Narra os planos dos negros Mulçumanos, que não aceitavam a ecsravidão nem a religião dos brancos, para atacar os brancos e dominarem, mas eles são traídos e ao desenrolar dos acontecimentos vemos que se trata da Revolta dos Malês: "Aquela seria conhecida na História como a noite dos cristais, não foi"

cid 30/04/2010

janeiro 1835 - a revolta dos males
A história de Gonçalo é comovente . De menino livre , é escravizado , vive a realidade da senzala. Todo o seu destino é modificado pela revolta de 1835. O livro é muito agradável, mais ficou muito na superfície . Tem o mérito de procurar descrever, fatos e linguajar da época.