Plano de Negócios Passo a Passo

Plano de Negócios Passo a Passo Adonai José Lacruz

Resenhas - Plano de Negócios - Passo a Passo

Glauber Rosendo 08/12/2022

Muito útil, porém um pouco "embolado".
Com certeza é um livro para se ter em qualquer biblioteca de profissionais de negócios. É um guia perfeito para várias ocasiões em que sempre surge alguma dúvida sobre os elementos das seções dos Planos.

O autor organiza tudo muito bem, além de apresentar o passo a passo de modo bastante didático. Não economiza nos gráficos, tabelas e ilustrações para facilitar a absorção das ideias.

Contudo, o que me deixou incomodado foi algo, até certo ponto, incoerente com minhas próprias expectativas.

Gosto quando o autor traz várias informações úteis. Todavia, quando este aprofunda demais determinados pontos de um "subtema", perco o foco e a dimensão da importância.

Sempre faço a leitura construindo um "mapa mental" das inter-relações de temas centrais, com seus principais elementos adjacentes. Assim, quando o autor aprofunda demais os "elementos adjacentes", fico disperso quanto a relevância desses pontos em relação aos centrais (são adjacentes ou centrais?).

Ou seja, um capítulo sobre "Plano Financeiro" que deveria discorrer brevemente sobre "Valor Presente Líquido", "Taxa Interna de Retorno", "Custo de Oportunidade", etc. (cabendo um aprofundamento em anexo ou outro material), pareceu um minicurso de Economia.

O problema nisso é que, se você tá querendo um "modelo" para criar seu Plano de Negócios, entregar um minicurso de Economia "meia-bomba", atrapalha mais que ajuda. Confunde.

Enfim, isso não faz do livro um conteúdo ruim. Como ressaltei no início, vale consultar outras vezes para revisar a estrutura correta do Plano. Talvez ele seja muito melhor em uma segunda leitura, com foco no propósito.