Achados E Perdidos Da História: Escravos

Achados E Perdidos Da História: Escravos Leandro Narloch

Resenhas - Achados E Perdidos Da História: Escravos

cadalivroqueleio 04/12/2018

Instagram @cadalivroqueleio
?Achados e Perdidos da História: Escravos? traz uma leitura fácil, tornando-se atrativa já nas primeiras páginas. Com relatos reais descobertos em documentos da época, nos mostra uma realidade constrangedora , brutal e surpreendente sobre a escravidão no Brasil.

Muitos dos relatos realmente me surpreenderam bastante, como de escravos que tornaram-se ricos traficando outros escravos, a piauiense que mandou uma carta ao governador do Estado denunciando as crueldades de seu senhor, evidências de mulheres negras poderosas e ricas (algumas negras libertas eram o segundo grupo social mais rico de algumas cidades mineiras).

Fiquei convencida de que somos ignorantes sobre esse assunto e não sabemos quase nada sobre o passado sombrio do nosso país, que possui tantos relatos importantes, porém desconhecidos. Vai muito além do que aprendemos na escola. A verdade sobre a escravidão não é absoluta e o autor consegue trazer à tona muitas histórias obscuras.

Muitos do relatos que estão nos documentos pesquisados para dar vida a esse livro vão na contramão do que julgamos saber sobre a realidade da escravatura. Por esse motivo, recomendo fortemente esse livro!

MBressan 02/08/2018

Apesar de muitas vezes trazer fatos curiosos e desconhecidos da escravidão no Brasil, faz isso com pouquíssimo senso crítico. Gera muito incômodo em alguns momentos, principalmente ao usar frases como: ?sua história é um exemplo do que a escravidão tinha de benigno ou surpreendente?, ao tratar de uma mulher que tentou impor sua escolha mesmo estando na condição de escrava; ou ?essa história é uma delícia?, ao falar sobre um homem idoso e alcoólatra que não quis sua alforria pelo medo da fome e da condição em que viveria.
Em um país onde o racismo é tão presente, tratar da escravidão de modo acrítico e de forma a minimiza-la (ainda que tente dizer que essa não é a intenção) é, no mínimo, problemático.

Helena Gouveia 06/07/2018

A verdade da escravidão
A verdade e as peculiaridades da escravidão não foram nem um quarto contado nas escolas. Lendo este livro vi como eu era ignorante acerca de tanta coisa! Eu sinceramente recomendo este livro, além disso, a parti dele descobri vários livros que quero ler sobre escravidão. O livro tem uma linguagem muito fluída e fácil de se compreender. Recomendo a todos :)

Daniel 18/06/2018

Breves Relatos
A proposta do autor foi escrever um livro atrativo e de fácil leitura. Seu objetivo não foi tratar das causas e consequências desta terrível prática mas sim contar histórias curtas e diversas tendo a escravidão como tema.

As histórias apresentam escravos que compraram a liberdade, escravos que fugiram, escravos não queriam ser libertados, escravos que queriam trocar de senhor, escravos donos de escravos.

Em resumo, pode-se dizer que é um livro de curiosidades da escravidão.

Lorena Porto 16/03/2018

28 brasileiros esquecidos
Um livro sucinto que consegue alcançar seu objetivo, tentar explicar as dimensões que a maioria da população desconhece sobre a escravidão no Brasil, cada história apesar de pessoas diferentes, segue uma lógica que permite ao leitor compreender que a escravidão não se limitou apenas a barbárie que a relacionamos quase inconscientemente mas também possuiu diversas nuances capazes de corromper os senhores e escravos.