Achados E Perdidos Da História: Escravos

Achados E Perdidos Da História: Escravos Leandro Narloch




Resenhas - Achados E Perdidos Da História: Escravos


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Vic 22/02/2023

É incrível aprender sobre outras épocas do Brasil. Tem histórias nesse livro tão bizarras que chega a ser difícil acreditar que esse livro não é de ficção.
comentários(0)comente



Wane 22/12/2022

Nesse livro cada capítulo trás a história de uma pessoa negra, em maioria desconhecida, que viveu no período de escravidão no Brasil, mostrando os seus feitos, suas conquistas, suas perdas e a sua realidade e particularidades.

Assim, o livro retrata o contexto de vida daquele século de forma realista e direta, mostrando como era a escravidão em seu dia a dia e como isso afetava a sociedade.

Porém, a narrativa tem pouco senso crítico não haver um aprofundamento, pois foca em narrar os fatos deixando o leitor livre para tirar as sua próprias conclusões sobre aqueles acontecimentos, mesmo que o autor não diminua as feridas da escravidão no Brasil ele também não dá foco a discussão das desumanidades da época

Para quem gosta de livros com fatos reais e históricos esse livro é um prato cheio. Também indicado para aqueles que querem começar a ler esse gênero literário, pois é uma leitura rápida e fluída, com uma linguagem de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Bruna 23/08/2022

Uma leitura peculiar.
Pela primeira vez consegui terminar um livro "histórico". Eu sempre desisto nos 40% porque a escrita é muito pesada, parece que não é feita pro público geral... Mas nessa me surpreendeu, as histórias, os casos que me deixaram com a pulga atrás da orelha em alguns dias... Mas que me ajudou a entender diversos pontos que não faziam muito sentido em relação a história da escravidão no Brasil... Acho que várias evoluções que ocorreram que eu nunca nem pensei. A parte ruim foi que aos 80% do livro, tudo simplesmente acaba... E aparece muitas notas de citações... Mas fora isso é uma leitura boa.
comentários(0)comente



Dias de Leitores 23/06/2022

Uma boa leitura
Uma ótima leitura, muito recomendado.
28 brasileiros que ficaram na minha memória.
Cada capítulo conta a história de uma pessoa que sofreu, lutou, ganhou e perdeu.
comentários(0)comente



Dan 13/09/2021

Muito gostoso
Leitura muito rápida, histórias muito gostosas, histórias que abrem a nossa cabeça e nos leva para o passado, adorei, queria que o livro tivesse 500 páginas em vez de 200.
comentários(0)comente



Adriana1037 14/08/2021

Interessante, mas....
Alguns fatos e personagens históricos são interessantes para nos ajudar a refletir sobre o contexto da escravidão no Brasil, mas.... na minha avaliação o autor emite opiniões pouco aprofundadas e as vezes irrita o leitor com suas conclusões.
comentários(0)comente



Leonardo.Freitas 17/07/2021

Simples e pouco exigente
A escrita de Narloch todos conhecem, por muito estar envolvido em polêmicas relacionadas a sua série de livros "Politicamente incorreto".
Aqui, vemos uma nova face do autor, onde o mesmo destila o conteúdo sem ser presunçoso ou inquisidor. O conteúdo está alí, para o leitor, para que se aprecie e tire suas conclusões da obra.
Os relatos de escravos são prováveis, são concretos, muito corroborado pela sua capacidade de pesquisa e ótimo trabalho de busca de materiais e documentos. Isso, sustenta cabalmente o andamento do texto, ilustrando a escrita de maneira furtiva e interessante.

No mais, o livro é bom, simples e pouco exigente. Não merece uma análise mais à frente, mas cabe uma apreensão devido a relevância do contexto que a obra aborda.
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 07/06/2021

Livro de curiosidades e má interpretações.
Este livro conta diversas histórias curtas de escravizados e outros membros da sociedade escravista brasileira. Apenas pelo lado da curiosidade, seria um livro ok, mas com interpretações e opiniões bem pobres, este livro não contribui para o debate, pois quem está bem informado sobre o assunto não é contemplado com nenhuna boa questão, e quem não é pode acabar aderindo a estas visões razas sobre um assunto tão importante quanto a escravidão.

Alguns esclarecimentos: como hoje em dia tudo se politizou, gostaria de realizar que meus problemas com o livro não são motivados por ideologia, o problema é metodológico. Sobre os erros do livro, não vou atacá-los ponto a ponto aqui por preguiça mesmo, mas a quem não é iniciado em história mas quer compreender alguns dos motivos da minha crítica, indico o documentário disponível no YouTube do canal Leitura Obrigahistória chamado Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto. É um vídeo em resposta a ideias do autor lançada em outro livro dele, mas serve como introdução a este debate.

Mais uma observação: li comentários em certos lugares  como "aprendi mais sobre escravidão neste livro do que na escola". Este tipo de opinião me deixa triste com o andar que a História tem caminhado no debate público. Não que em outros tempos a História enquanto ciência tenha sido muito melhor compreendida pela opinião pública, mas acho que poderíamos estar melhor munidos, mais inteirados sobre os debates relevantes desta área, e não em discussões superficiais e enviesadas, que já partem sem solução por ninguém estar disposto a realmente avançar, crescer em compreensão, querendo apenas pregar.
comentários(0)comente



Meg 06/06/2021

O livro tem uma leitura fácil e leve. O livro reúne várias histórias de escravizados e senhores. Mostra o escravo na situação de protagonista de sua história, buscando a liberdade junto aos seus senhores ou na justiça, e mostra também aqueles que por conveniência decidiram manter sua situação de cativo. Vale ressaltar que não é um livro acadêmico, portanto, são histórias breves, interessantes e curiosas.
comentários(0)comente



Meg 06/06/2021

O livro tem uma leitura fácil e leve, reúne várias histórias de escravizados e senhores. Mostra o escravo na situação de protagonista de sua história, buscando a liberdade junto aos seus senhores ou na justiça, e mostra também aqueles que por conveniência decidiram manter sua situação de cativo. Vale ressaltar que não é um livro acadêmico, portanto, são histórias breves, interessantes e curiosas.
comentários(0)comente



Bryan.Caratti 01/08/2020

Interessante e assustador.
O livro é bom pois traz diversos documentos que mostram como era, mais ou menos, a vida na época. No entanto o autor parece se deliciar com isso. Parece até que foi escrito por aquelas pessoas que são contra as cotas. Por diversas vezes me assustei com os comentários do autor. Ainda mais quando ele se referia às mulheres como "negra", como se fosse um objeto.
comentários(0)comente



Duduzero 27/07/2020

Nota 10
Excelente livro para um tema muito complexo. Apresenta fatos de como era a sociedade brasileira no tempo da escravidão, bem diferente do que aprendemos na escola "opressor X oprimido". Mostra por meio de relatos históricos as peculiaridades de uns dos sistemas mais bárbaros da história da humanidade.
comentários(0)comente



Maria Bárbara Menezes 05/07/2020

Curioso
Uma coleção de histórias sobre escravos, retiradas de diversos textos da época da colonização. Interessantes, porém breves. Me questiono a imparcialidade do escritor. Poderia ser mais detalhado sobre as histórias.
comentários(0)comente



Keka_ 19/06/2020

Nota dó
Sinto raiva de mim mesma por ter gasto dinheiro com essa aberração em forma de livro. Autor não tem responsabilidade histórica nenhuma. Escrita péssima, conteúdo superficial e duvidoso, acredito que algumas histórias ditas foram tiradas das vozes da cabeça dele. Autor traz como fontes autores estrangeiros para falar sobre as pessoas escravizadas no Brasil, tendo no Brasil vários autores que trabalham essa temática. Outra coisa também, não é ESCRAVO e sim ESCRAVIZADO, pois a escravidão foi um sistema social que as pessoas eram submetidas e não ORIGEM de nada.
comentários(0)comente



Ricardo.Vibranovski 02/05/2020

Muito interessante!
Basicamente, o livro traz relatos sobre a humanidade de escravizados e ex-escravos, para muito além da "objetificação" das aulas escolares (pelo menos as da minha época). Um apanhado de histórias surpreendentes, intrigantes e comoventes, mas que no seu conjunto formam um panorama abrangente do período escravista, sua lógica interna e suas relações sociais.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR