As Crônicas de Olam

As Crônicas de Olam L. L. Wurlitzer
Leandro Lima

Resenhas - As Crônicas de Olam - Vol. 3

juliafinamore 01/08/2021

você não pode passar desta vida sem ler essa saga
desde que eu descobri que olam existia eu senti vontade de ler, ainda mais por admirar muito o ministério pastoral do rev. leandro. entretanto, eu admito, temia que fosse mais uma tentativa de copiar nárnia ou senhor dos anéis (como há muitas no meio cristão), mas COMO EU ESTAVA ENGANADA ao pensar isso. as crônicas de olam é uma high fantasy excepcional escrita por um brasileiro, por um pastor brasileiro, a narrativa é cativante ao extremo e te deixa sem rumo, os plot twists são imprevisíveis, os personagens são bem construídos (nada de simplismo no caráter, são complexos como seres humanos reais), a tensão entre o bem e o mal, a aplicação de criação, queda e redenção. sério. e sem falar os temas teológicos complexos abordados sem parecer algo forçado ou fora de contexto. como dizia lewis ?quaisquer ideias teológicas podem ser contrabandeadas para dentro da mente das pessoas sob o disfarce de um romance sem que elas percebam? e leandro fez isso com maestria, sem perder o objetivo de ser uma história magnífica. e não preciso nem dizer que ele fugiu completamente dos clichês ao inserir a cultura hebraica como pano de fundo. enfim, eu estou fazendo essa resenha sem spoilers justamente porque eu QUERO MUITO que esse livro seja mais lido e mais conhecido.
@livrocas 01/08/2021minha estante
consigo encontrar essa saga no kindle? fiquei curiosa para ler!

juliafinamore 01/08/2021minha estante
eles estão no kindle unlimited, o primeiro acho que tem no prime reading. eu aproveitei pra ler com a promo do prime day de 2 meses do unlimited de graça. mas, se vc nao tiver o unlimited ta rolando uma promo nos ebooks da fiel (todos por 5,99) e da pra aproveitar, pq no preço normal eles são bem caros

@livrocas 01/08/2021minha estante
acabei de ver lá, os três estão disponíveis pelo KU ??

muito obrigada! ??

Pri de Luz 01/08/2021minha estante
Parabéns pela resenha. Não escreveria melhor

Regiane.Ferreira 01/08/2021minha estante
Já quero ler!

aaaa, pri!!! obrigada ?

leia sim, muito bom! ???

LetiLu 01/08/2021minha estante
Depois dessa resenha eu definitivamente tenho de lê-lo!

Malu 29/04/2022

dor!
que livro SENSACIONAL! que trilogia FANTÁSTICA!
esse livro foi o mais triste e emocionante de todos da trilogia, eu amei tanto! demorei bastante pra ler pq realmente é uma leitura densa e cheia de detalhes. mas eu recomendo fortemente para todas as pessoas, principalmente se você quer uma fantasia nacional baseada em uma mitologia diferente.

Denilson Diniz 21/03/2020

Que livrão.
Rapaz, que livrão... Uma obra nacional muito bem escrita, valeu a pena finalizar essa trilogia maravilhosa, recomendo a leitura com certeza.
Só se lendo para ver o quão o texto é gostoso de se acompanhar.
Samseipsp 21/03/2020minha estante
uns dos meus livros favoritos , estou pensando em reler e o mais legal é saber que do Brasil :)

Denilson Diniz 21/03/2020minha estante
Verdade cara, uma obra nacional com uma escrita sensacional

Tony 28/09/2021

Morte e ressurreição
A saga do guardião dos livros se encerra de maneira surpreendente e magistral! Com toda certeza essa é uma das melhores ficções que já li.

Roberth 25/01/2022

Não há resenha à altura da experiência em Olam!!
Meus amigos, "As Crônicas de Olam" é uma obra que precisa estar na lista de leitura de vida (do tipo "ler antes de morrer") de TODOS os que dizem amar literatura fantástica! Sim, ao lado de Tolkien, Lewis e Rothfuss!

Em alguns momentos, senti que estava respirando ares já saudosos e familiares, dos grandes mestres, e essa atmosfera é profundamente encantadora. Meu coração se sente em casa! Ah, como é bonito trilhar por novos velhos caminhos e contemplar a beleza, a virtude, a arte que se reconhece e conversa entre si!

Contudo, o meu deslumbramento não parou nesta camada das referências, pois o autor trouxe tons, cores, sons, nomes, significados, todo um universo particularmente fascinante! E o fato de se basear na cultura e no imaginário hebraico só realça a unicidade da obra que agrega valor ao gênero de forma maravilhosa!

Ah, Zamar! Ah, Gever! Dos rions do Norte, ao entusiasmado povo de Litili às portas do submundo, tudo em Olam me encantou!

Tudo mesmo! Os diálogos são tão bons, mas tão bons, que você se envolve tanto quanto durante as cenas das batalhas mais épicas! E olha que a proporção e a majestade de algumas batalhas e cenas superam sim muito do que já é amado e aclamado em outras grandes obras!

Não conseguirei discorrer aqui sobre toda a beleza de um universo em que, não só fui agraciado pela fantasia, mas também edificado por tantas imagens que refletem verdades eternas! De fato, lembro-me de momentos específicos em que agradeci a Deus e li, ora chorando, ora sorrindo, reconhecendo seu amor e sua glória!

Ah, Ganeden! Como gostaria de me perder por suas trilhas por muito, mas muito tempo mesmo... Para ser encontrado...

Leiam, meus amigos, leiam! E aproveitem, pois "Herevel" já foi lançado e poderemos seguir peregrinando por Olam!!!

(Davi e Luciano, preciso da sequência daquele podcast urgentemente!!! Kkkk Quero saber mais sobre as ideias e impressões de vocês!!!)
skuser02844 25/01/2022minha estante
O Skoob deveria criar a opção de compartilhar. Pq essa resenha está perfeita.
O sentimento é exatamente esse.
Quero morar em Olam.

A gente tá querendo voltar com o podcast. Mas o tempo corre contra nós.

Mas qndo tivermos o episódio sobre Olam, tenha certeza, o convite para um bate-papo legal sobre esse universo lindo já está feito para vc.

Davi Dias 25/01/2022minha estante
Você conseguiu falar tudo o q eu não fui capaz de expressar. Eu terminei o livro e simplesmente nada do que eu tentasse digitar parecia na fazer jus à obra. Graças ao bom El, existem pessoas como você pra compartilhar com o mundo.

Sobre o podcast, pode ter certeza q vc será nosso convidado de honra. Ore pra que consigamos fazer esse encontro. (Nem que seja com nossas pedras shohan..kkk)

Roberth 25/01/2022minha estante
Ah, Luciano, que honra! Já torcendo pra poder rolar o podcast o quanto antes!

Agora é seguir com o "Herevel"

Roberth 25/01/2022minha estante
Davi, nem que seja com nossas pedras shoham! Hahaha Fiquei feliz demais com o convite! Vocês foram sensacionais naquele episódio. To doido de vontade de saber mais sobre as ideias de vocês! Tanto de tudo o que foi dito quanto do "não-dito" kkk quero saber das teorias

Luiz Miguel 21/12/2017

Uma Conclusão Magnífica!!!
O livro é excelente, a história se desenrola de modo excepcional e a leitura é muito prazerosa e não tem trechos cansativos como o treinamento de Ben em Ganeden no livro 1 e a passagem pelo submundo no livro 2, as vezes, alguns trechos são até bem corridos. As batalhas são incríveis e emocionantes e os personagens tem um bom desenvolvimento, exceto Adin que, no livro que tem a maior participação, se torna o mais insuportável dos trio principal, mas isso só até certo ponto... Dentre os personagens secundários, Icarel, mais uma vez, se destaca. Meu personagem favorito! E dá uma certa saudade de Enosh, o velho latash teri asido muito útil aqui.

O livro é bem grosso...

Outra característica é que existem muitas reviravoltas, muitas mesmo, em certo ponto nem sabia mais o que aconteceria ou não, mas foi bem legal, além de acontecimentos e revelações surpreendentes e inimagináveis.

A batalha final é fantástica, épica mesmo! Digna de um grande filme como "O Retorno do Rei".

Entretanto, o principal vilão, Helel, chamado de "o senhor da escuridão", tem pouco espaço e, praticamente, só aparece em um capítulo. Depois do seu aparecimento no livro dois, pensei que sua parte na história seria mais explorada e outras coisas importantes ficam sem explicação, mas não vou falar para evitar spoilers.

Notei que as citações a El são maiores e mais explícitas neste livro, bem como as aplicações espirituais, bíblicas e teológicas, muito mais que nos dois anteriores, fato que me agradou bastante. É o livro que mais se aproxima de uma alegoria dentre os três. Também notei várias semelhanças com "O Senhor dos Anéis", mas não sei se foram propositais e uma provável brincadeira do Leandro com hiper-calvinistas e arminianos representados em dois povos que, inclusive, ficam discutindo, quando deveriam estar ajudando.

Parabenizo o Leandro Lima pela maravilhosa trilogia e a FIEL pela ótima produção. É uma pena que acabou, mas o autor já afirmou que escreverá um livro sobre Herevel, contando a origem da fantástica espada e que será num tom mais juvenil e leve. Ficarei no aguardo!

Esta obra, especialmente por ser escrita por um brasileiro, me animou a dar um passo de realizar um desejo de infância, escrever um livro de fantasia. Se Deus permitir, iniciarei esta jornada em 2018.

Termino com um dos trechos mais marcantes do livro:

" - Perfeito - retruco Leannah. - Uma obra prima de El, reservada para poucos olhos que tê coragem suficiente para vir até aqui.
- Se fossemos apenas contemplar, eu o admiraria de bom grado... Mas escalá-lo?
- Você já se perguntou por que as coisas mais espetaculares frequentemente estão nos lugares mias distantes e inacessíveis?
- Para que ninguém seja louco o bastante de ir até lá? - Ironizou Ben.
- É um modo de El instigar nosso espírito de aventura, para que não nos acomodemos em nossa vida. É uma forma de percebermos que sempre é possível ir além, que há algo maior lá fora, além das fronteiras, além do conforto do ambiente conhecido que, de certo modo, nos torna limitados, domesticados demais. Definitivamente, o criador jamais desejou que ficássemos estacionados. Há dois modos de encarar as adversidades: Lutando com elas ou, quando é possível, usando-as a nosso favor. Mas nunca recuando, exceto se for para ganhar mais impulso." Página 127

Boa leitura!

site: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2017/12/analise-do-livro-as-cronicas-de-olam-3.html
Kidjaka 21/12/2017minha estante
Uma coisa que achei interessante: porque precisamos saber tudo? O epílogo mostra um pouco da curiosidade atrás de respostas das quais não existe necessidade... Minha perspectiva à esse respeito é frustração nos momentos de ira e quando entendo o propósito de evitar saber ou entender, verifico que aquilo da qual temos muita ciência pode nos tornar uma pessoa indiferente Ásia pequenos detalhes... Humildade pra evitar querer respostas pode ser um caminho muito árduo da qual ninguém tem certeza de querer continuar

Kidjaka 21/12/2017minha estante
Às*

Luiz Miguel 21/12/2017minha estante
Verdade amigo, gostei disso também. Aliás, boa parte dos ensinos transmitidos ao longo da história foram bem proveitosos!

ThayroneTeodulino 09/04/2020minha estante
"...não sei se foram propositais e uma provável brincadeira do Leandro com hiper-calvinistas e arminianos representados em dois povos que, inclusive, ficam discutindo, quando deveriam estar ajudando."

O povo representado pelos HIPER-CALVINISTAS eu acho que peguei kkkkkkk Os RIONS né isso? Mas os que representam os arminianos eu não peguei...que povo é? kkkkkk

Anne.Valente 23/04/2023

SIMPLESMENTE PERFEITO!
"Há dois modos de encarar as adversidades: Lutando com elas ou, quando é possível, usando-as a nosso favor. Mas nunca recuando, exceto se for para ganhar mais impulso."

Se você quer ler uma saga fantástica, com um romance lindissimo, um coming-of-age maravilhoso, plots surpreendentes e um final simplesmente perfeito, eis aqui a sua saga. Serio, eu amei demais!!!!! Recomendo!!!!

Doug 02/02/2021

Que livro!!
Vale pena ler crônicas de olam, uma ótima fantasia com muita ação e reviravoltas. Com batalhas épicas e final surpreender

Ingryd 30/05/2020

Épico
O tamanho do livro assusta um pouco mas quando começa não tem como parar. Uma leitura fluída, instigante e que te prende completamente. O final dessa trilogia maravilhosa nos mostra a capacidade dos autores brasileiros em criar obras magníficas. Amo com todas as forças e é uma das minhas histórias preferidas. ^-^
Ingryd 30/05/2020minha estante
????

Gustavo616 19/04/2021

Expandamos o horizonte
Finalizando o terceiro livro e último da saga, aqui temos um final de certa forma clichê, porém uma excelente e invejável construção de clímax, fechamento de pontas soltas e mais uma vez valores e princípios sendo ditados nas entrelinhas. Precisamos parar (e confesso que temos parado um pouco) com a síndrome de vira lata em dizer que não há boas obras nacionais.
O personagem da Leannah é sem dúvidas a cereja do bolo.

Alô, Netflix? Amazon? HBO? Ninguém quer roteirizar isso aqui não?

Leiam.

Nanna 13/08/2021

Demorei mas terminei
Chego ao fim da trilogia, finalmente!

Nesse terceiro livro, vemos a conclusão dos milhões de planos que foram traçados pra tentar deter a escuridão.
Vemos também nossos 3 heróis tomando todas as responsabilidades pra sim, principalmente Leanna.
O Ben continua teimoso como sempre desde o primeiro livro.
E do começo ao fim a estória realmente é boa, nesse terceiro livro a gente encontra mais referências explícitas ao cristianismo, sacrifícios e tal, quem ler vai saber kkk

Mas eu encontrei dificuldades, assim como no livro 2.

A estória é realmente boa mas ficou muito massante!
Capítulos muito longos e os personagens permaneciam no mesmo lugar por muitos Capítulos. A coisa parecia que não andava, não ia pra frente.

E isso realmente é uma pena, pq mitologia hebraica, autor brasileiro... eu esperava mais e algo mais direto.

Sarah 26/02/2022

O fim de uma era
Como sempre disse, essa trilogia é fantástica. A construção é muito bem feita. A complexidade desse universo é incrível, e a história é muito boa. Muitas reflexões lindas. Se você gosta de fantasia, certamente gostará de As Crônicas de Olam.
E sobre esse último livro, eu amei o desenvolvimento de alguns personagens, as revelações, as batalhas. Amei!

Abner Barbosa 07/08/2018

Simplesmente Épico
Que final épico!!! Que final, meus amigos. Fantástico encerramento para essa trilogia maravilhosa que me cativou e me fez dar asas a imaginação do começo ao fim. Sem dúvida os três livros estão entre os meus favoritos. Todo o desenrolar da história, as batalhas, o mistério e as reviravoltas te deixam vidrados durante toda a trama. Ouso dizer que Leandro Lima conseguiu sim com essa épica narrativa chegar ao nível de lendas das histórias de fantasia como C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien. Recomendo veementemente a leitura desses livros. Com certeza você não irá se arrepender.

Jamerson.Alves 08/06/2020

Leia a trilogia de novo, Jamerson
Sério, essa série é incrível. Não faço aqui uma resenha, faço apenas uma menção da melhor história fictícia que já li.