Angola Janga

Angola Janga Marcelo D´Salete

Resenhas -

@tigloko 25/05/2023

Guerra de Palmares
HQ incrível, fiquei preso na história. Conhecia pouco sobre esse período da história brasileira e foi bom aprofundar mais. Estudei na EMEI Zumbi dos Palmares e na época não imaginava a história por trás do nome. Ela conta sobre Palmares e suas divisões, sobre os principais líderes( como Zumbi e Ganga Zumba) e a resistência contra as invasões coloniais da Coroa Portuguesa. Gostei de ter profundidade para além dos líderes, desenvolvido outros personagens como Soares, braço direito de Zumbi.

Além do conteúdo desenhado, as informações contidas no final, como glossário e mapas, me ajudaram ainda mais a compreender a dimensão de Palmares e sua importância.

Falando sobre o desenho em si, gostei bastante em como são feitas as expressões faciais nesse quadrinho. Sempre focando nos olhos ou na boca bem de perto, pra sempre mostrar os sentimentos dos personagens dessa forma. Também as transições de um quadro pra outro, dando aquele efeito de zoom para depois abrir em uma nova cena conectada, achei bem criativo.

Uma HQ espetacular, recomendo a todos.
Fabrício 26/05/2023minha estante
Cara, na escola que trabalho tinha uns 3 exemplares desse quadrinho. Dava uma tristeza ver eles lá jogados sem ninguém pegar. Poderia tranquilamente ser trabalhado em aulas de história

@tigloko 26/05/2023minha estante
Putz Fabrício imagino, uma HQ dessas escanteada assim. Verdade, é bem didática além dos textos de apoio.

Layla.Ribeiro 14/02/2022

Desafio literário 2022- HQ
Obra grandiosa que conta a história de resistência de Angola Janga (Pequena Angola), conhecida por nós como Quilombo dos Palmares. Somos apresentados a história por vários pontos de vistas, tanto dos brancos, como dos negros, inclusive utilizando de muita palavras africanas, na qual no final do livro existe um glossário muito importante para a compreensão de alguns trechos. As HQS têm ilustrações belíssimas, cada início de capítulo ele exibe trechos de documentos históricos sobre o enredo, possuem também mapas bem explicativos e um cronograma com explicação dos fatos, ou seja, bem fundamentada historicamente. Essa Graphic Novel deveria está presente em todas as bibliotecas públicas do país.

Jonas (@castelodepaginas) 10/06/2020

Angola Janga
Fiz a resenha no meu blog, por favor acessem, se inscrevam e se gostarem adquira pelo link abaixo da obra

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/angola-janga.html
Luciano 10/06/2020minha estante
obra fantástica! o D'Salete é fora de série!

Beto | @beto_anderson 14/07/2020minha estante
Já li Cumbe. É muito bom. estou com Angola Janga na estante, devo ler em breve.

@limakarla 29/10/2023

Esta HQ já seria incrível por si só, mas quando penso que foi o resultado do projeto de mestrado do autor, fico ainda mais chocada com a qualidade em cada um dos aspectos, já que ele também faz os desenhos.

Além disso, nem preciso dizer quão importante é contar a história do nosso país, principalmente quando é de forma acessível, clara, que nos conta sobre um homem tão importante para a história dos escravos no Brasil.

Margô 27/06/2021

Zumbi, PRESENTE!
A percepção da leitura em HQ, de um tema com o foco histórico, no caso, a resistência de Zumbi , ou a invasão de Palmares, implica bastante no conhecimento prévio, que vai potencializar a simbologia das ilustrações.
A obra tem uma ilustração da mata, bem intensa... é uma apologia à região de Palmares.
As ideias que vêm com a teia, a aranha, o besouro, e aves, dá uma sensação do mundo místico que habita a consciência do povo africano aqui no Brasil, e de quanto é importante a fé, a magia, a religião, na conquista do que se deseja.

A população negra não se rendeu ao cristianismo a princípio...( Foi o elo que os manteve conectados com a cultura de seus ancestrais).
Enfim, é um livro que se lê rápido, mas com uma digestão mais longa...leia observando cada traço, cada onamatopeia, nada está riscado nas 432 páginas por acaso.
Ah, aprofunde em outras leituras sobre o tema...
VIVA ZUMBI DOS PALMARES!

Douglas.Bonin 05/03/2023

Confuso
Desculpa, mas a confusão é por minha conta. Demorei a entender que o protagonista desta obra é a própria resistência, e não, qualquer figura histórica.

Buscar recompor o passado se mostra com processo imprescindível para não permitir a manutenção destas condições. O trabalho narrativo desenvolvido neste livro ajuda, mas encontra dificuldade frente a missão gigantesca de retratar um período tão terrível da história mundial.

Dark_moon.ii 26/10/2022

Eu me senti bem perdida na história, não conseguia distinguir os personagens direito para saber quem era quem ali no meio. A linguagem também estava bem voltada para aquela época valorizando as palavras que surgiram lá. Aliás tem um glossário no final do livro eu só descobri quando acabei então fica a dica pra quem não conseguir entender do que as personagens falam.
Tirando isso é um livro muito bom pra quem gosta de história ou quadrinhos.

Luan Rocha 24/09/2021

Uma história de Palmares
Angola Janga não busca ser "a" história, mas "uma" história de Palmares a partir do longo estudo de Marcelo D'Salete.
Por um lado essa história é muito bem contada e detalhada, porém, talvez, por minha falta de conhecimento sobre o assunto, me senti um pouco perdido, mesmo assim pude aproveitar bem e isso despertou minha curiosidade por aprender mais sobre Palmares e outras histórias que muitas vezes nos são mal contadas.

juliarfs 09/04/2023

Leitura rica em cultura, detalhes e história. Adorei ler esse quadrinho e conhecer um pouco mais da luta do nosso povo, as ilustrações são marcantes, acho que essa narrativa daria uma ótima adaptação.
Inácio 09/04/2023minha estante
Boa dica. Vou correr atrás

juliarfs 09/04/2023minha estante
tem disponível no Kindle Unlimited, e se não me engano no Prime reading também, vale muito a pena!!

Lhyz 17/06/2023

"Não esquece disso."
A qualidade da arte, da história e das referências bibliográficas me deixou embasbacada. Sempre quis ler uma obra de D'Salete e "Angola Janga" caiu como um luva para que eu fique ainda mais investida em ler toda a bibliografia criada por esse homem.

lililu 05/04/2023

Escrita fluída
O livro é muito bonito e bem ilustrado. É uma leitura rápida e de fácil entendimento.
A delicadeza de como foi abordado a história me cativou.
Eu já conhecia a história, mas gostei da HQ

Rafa569 25/09/2022

#48: Angola Janga - Marcelo D'Salete

"Uma história de Palmares" é o subtítulo que está na capa desta HQ monumental, um extenso trabalho de pesquisas de Marcelo D'Salete, entregue em 430 páginas, e vencedora de alguns prêmios, dentre eles o Jabuti Quadrinhos, em 2018.

Angola Janga é como Palmares era chamado na língua banto quimbundo, dos negros escravizados que compunham a maior população quilombola, durante os séculos XVI e XVII. Aqui estão os personagens históricos Zumbi, Ganga Zumba e o bandeirante Domingos Jorge Velho.

Há vários personagens, o que pode levar a uma certa dificuldade na compreensão da leitura. Porém há vários auxílios como a ilustração e o nome dos personagens no verso das capas, além de glossário, mapas, linha cronológica ao final e mais alguns outros textos que ajudam a nos inserir no contexto. Inclusive recomendo a leituras destes, antes de partir para a trama propriamente dita.

A percepção que tive ao terminar a leitura foi de que toda a luta daquele povo negro nos quilombos não se encerrou e persiste até hoje em nosso país. Daí a importância dessa HQ, que nos conta uma das possíveis versões, a partir de pesquisa histórica, e nos permite relembrar e saber do nosso passado, que muitas vezes tentam esconder com versões oficiais maquiadas de fatos que não agradam às elites que continuam escravizando de outras formas mais sutis nos dias de hoje.
Essa leitura deveria ser recomendada nas escolas.

Rodrigo 12/11/2022

Necessário
Importantíssima a leitura dessa HQ para entendermos mais um pouco de um dos capítulos mais sangrentos da nossa história.
História e arte riquíssimas!

Sidnei 17/04/2021

Um petardo Histórico
Angola Janga foi a leitura mais difícil do ano. Um calhambaço de quase 500 páginas, foi quase uma semana de leitura, parando, procurando personagens e conferindo os anexos (ainda bem que além de ser muito bem feito, o autor colocou os personagens principais na contra capa, ajuda muito, que sacada sensacional!), admirando os quadros, e voltando algumas vezes pra ver se não tinha me perdido.
Certamente é uma das melhores HQs históricas nacional, um trabalho de 11 anos de dedicação, só temos que aplaudir. Claro, que a história contada não é um relato fiel - e existe fidelidade de uma história contada apenas por algumas poucas resenhas da época? - mas sim, uma recontagem de D'Salete sobre o levante de Palmares e suas lutas através do tempo. Lindo, inspirador, essencial. E que edição linda da Veneta, hooorrrraaaa!!!