Angola Janga

Angola Janga Marcelo D´Salete

Resenhas -

Kauan 04/04/2021

Sensibilidade artística e trabalho de pesquisa
Transmitir a história de resistência do povo negro no Brasil nunca esteve entre as prioridades da escola ou de qualquer governo que tivemos, de modo que muitos feitos desse grupo acabam minimizados ou apagados. Um deles é o Quilombo dos Palmares, personificado na imagem de Zumbi e relembrado anualmente, em novembro. Obras como a história em quadrinhos "Angola Janga", de Marcelo D´Salete, contribuem para que esse marco não se perca.

O trabalho leva este nome porque era assim que os quilombolas chamavam sua comunidade, uma "pequena Angola", composta por diversos mocambos, como Acotirene, Curiva, Tabocas e a capital, nomeada Macaco. Esta tinha a população equivalente às das grandes cidades da colônia. O romance histórico se passa no período de queda do reino dos palmarinos, situado em Pernambuco.

Esta obra tem ilustrações em preto e branco, contando com passagens de documentos históricos na separação capitular. Através dela, o autor faz mais que um relato histórico. "Angola Janga" é um trabalho artístico abstrato que encanta e convoca à reflexão. Esse viés é uma boa solução para supor o que não se sabe ao certo sobre Palmares, sem cair no revisionismo histórico que insiste em tentar diminuir sua importância.

Leia a resenha completa, com fotos, acessando:

site: http://www.conexaomista.com.br/2021/04/resenha-de-hq-angola-janga-de-marcelo.html

Inaiara.LAbo 06/05/2020

Uma história de resistências
Angola Jango é uma ficção histórica em HQ sobre o maior quilombo brasileiro: o de Palmares. A narrativa é bem moldada, sempre contada a partir da perspectiva dos quilombolas, fala não só do líder Zumbi como de outras figuras e, o mais importante: mostra como o aquilombamento dos escravizados é uma história que vai além da existência de uma figura central, é uma história das resistências de todo um povo.
É um livro pra ler em uma sentada, sem nenhum prejuízo a sua compreensão. E por falar nisso, ao final tem um glossário que explica algumas expressões e personagens que aparecem na história, também um texto do autor explicando suas pesquisas, uma cronologia da Guerra de Palmares, alguns mapas e ainda uma lista de referências que podem ser consultadas por quem se interessar pelo tema.
Com certeza um livro que eu gostaria de ver nos paradidáticos.

Filipe_Futurista 25/05/2022

Sutil, doloroso; uma obra de arte
Como amei a experiência de ler esse livro. Os desenhos conversam com o leitor e o leva a conhecer a resistência de pessoas, que mesmo no sofrimento ainda conseguiam ver beleza e esperança.
O quilombo viveu e esse livro revive todos os mocambos. Personagens que também são figuras históricas são instigantes, sutis e naturais.
Uma obra artística.

cibelle.canto 15/08/2023

Eu nao costumo ler história em quadrinhos, porém me interessei muito por este.
O enredo é muito interessante por mostra a ótica de quilombolas, mas a ausência de diálogos e narração em alguns trachos fez a leitura ser um pouquinho confusa pra mim, mas o glossário do final do livro auxilia muito nesse sentido.
As artes são muito bem feitas e o enredo muito bem construído, é uma aula de história, amei.

Halysson 21/04/2022

Angola Janga
Livro maravilhoso sobre como o quilombo dos Palmares se formou e as lutas pela sobrevivência em tempos de colonização e escravidão. O valor da confiança e o caráter dos escravizados e as lutas contra os colonizadores. Leitura obrigatória pra quem ensina História, e que seja levado ao maior número de estudantes possível.

@allanvmariano 28/07/2021

Excelente leitura! Vale cada página!
Ainda estou estasiado com o fim da leitura. Que HQ! Traços originais e história de tirar o fôlego. O fato de ser histórico não retira o prazer da leitura. Ao contrário! Me sentia cada vez mais sedento pelas suas páginas, já que a narrativa contraria aquilo que estudamos na escola sobre Palmares. Sem essa de revisão histórica. O livro aguçou em mim o desejo de descobrir mais essa herança Negra, de sangue e de luta. Recomendo demais a leitura. Não irão se arrepender!

Yasmin.Moraes 17/12/2022

Triste realidade
É um livro triste, por contar uma história real e tenebrosa. A existência de livros que mexem bem na ferida é importante.
Não adianta sabermos tanto sobre o holocausto, ficarmos chocados com tudo aquilo e ignoramos a nossas histórias.
O não conhecimento da história faz com que a gente valorize pessoas que foram destruidoras e assasssinas e culpar as vítimas.
Segundo, não sou boa em ler quadrinhos, não consigo entender direito e acho q falta profundidade nas personagens, por isso me perco e acabo confundindo todo mundo.

Por fim, eu gostei muito!

William.Ramos 07/07/2020

Importantíssimo
Obra gigante, não consigo pensar em nenhum ponto negativo, tudo altamente contextualizado, com linha do tempo, glossário, mapas...
Riqueza de informações que infelizmente a maioria dos brasileiros desconhece.
Apesar de ser didático e a uma primeira vista parecer apenas um material histórico, há também uma narrativa rica, com uma estória envolvente, com viradas e muita ação.
Um belíssimo trabalho, um dos principais trabalhos do formato (não só brasileiros).

@salvejorgelucas 15/07/2020

Um clássico.
Necessário. Roteiro e ambientação perfeita, artes de tirar o fôlego. D'Salete é uma joia brasileira.

Chris108 13/05/2023

Essencial
O livro conta a história da fundação e fortificação de Angola Janga, que ficou conhecida como Quilombo dos Palmares. É um livro em quadrinhos com um ritmo perfeito, o que torna a leitura ótima mesmo que tenham tantos momentos pesados (já esperados).
Gostei bastante e indico.

Greyheart 12/12/2020

Preciso mesmo...
... reler. Me identifiquei mais com "Cumbe" e acho que em outro momento terei mais satisfação em ler novamente a obra. Não vi ninguém comentar que achou uma história densa e eu mesma não a acho ruim, contudo, senti dificuldades pelo excesso de figuras representadas pela arte que é primorosa. Acabei não vendo "num tiro só" e a perda do ritmo e quebra da leitura afetou a experiência. Não deixo de me sensibilizar pela causa e reconhecer a força deste povo do qual eu também descendo. Os aspectos culturais, filosóficos, sociais e religiosos abordados são uma experiência única resultante de grande empenho e capricho. Notável D'Salete.

Beto | @beto_anderson 21/11/2020

Nossa história
A luta pela sobrevivência, pelos direitos, pela liberdade. O livro traz um recorte da história de Zumbi, com os traços de D?Salete. Importante para conhecer a força do povo preto escravizado no Brasil. Recomendo.

Dri - @leiturainsone 26/01/2022

Essa é uma história sobre Palmares, “um reino africano dentro da América do Sul”.
Angola Janga, a “pequena Angola” ou Quilombo dos Palmares, é um lugar escondido no meio da floresta em que negros, que anseiam se livrar das crueldades da escravidão, podem encontrar certa paz e liberdade. O espaço se divide em Mocambos, comunidades menores, que são autossustentáveis e conta com grupos armados para garantir a segurança. Mas a pouca tranquilidade que esses homens e mulheres conquistaram com sua própria força está prestes a ruir em decorrência de uma expedição imperial que busca destruir tudo e todos que ali habitam.

O Quilombo dos Palmares é um dos temas mais curiosos que temos na História do Brasil porque, para muita gente, é difícil de acreditar que em pleno século XVII [anos 1600] houve um ajuntamento de negros tão grande, que ultrapassava o número de habitantes de muitas das ‘cidades’ que existiam ao redor e que, além de tudo, foi uma comunidade forte, organizada e protegida que resistiu por mais de 100 anos.

Marcelo D’ Salete traz uma narrativa única, se baseando em diversas versões sobre Palmares, que resultou numa obra tão incrível que não é à toa ter ganhado diversos prêmios.
Cada capítulo é iniciado com trechos de documentos históricos falando sobre Palmares e, através deles, o leitor tem a oportunidade de saber a visão das autoridades da época sobre aquele “ajuntamento de escravos”. Acompanhamos todo o plano imperial para destruir o Quilombo e os motivos pelos quais as autoridades temiam a ideia de um possível levante africano a qualquer momento.

O autor não foge de temas polêmicos como a presença de escravos em Palmares ou o exército de Henrique Dias, um homem negro que liderou seu grupo, também composto de soldados negros, em expedições a fim de destruir o Quilombo.

Mas constrói uma trama emocionante que conta com muitos termos e simbologias próprios da cultura africana e o resultado é uma lição de esperança e resistência, digna de toda a luta travada por tantos homens e mulheres numa época tão longínqua da nossa História.

Bruna Chaves 06/10/2023

Acho que pra ler esse quadrinho é bom você ler tudo de uma vez ou ter noção da história, esse é o primeiro material que vejo sobre e fiquei muito perdida até a metade, mas achei muito bom. Recomendo