A Província dos Ursos de Vento

Resenhas - A Província dos Ursos de Vento

Weslei Barbosa 17/07/2019minha estante
Me interessei!

Jaíne 28/05/2019

De forma alguma que eu poderia ler um nacional desses e deixar de vir aqui, contar a minha opinião para vocês!
A Província dos Ursos de Vento tem um enredo extremamente original, onde nos vemos em um futuro distópico, em que um vírus exterminou toda a forma de vida animal, com exceção da humanidade.
E sem os animais (que costumavam ser a principal fonte de alimento), os humanos encontram no canibalismo uma forma de sobrevivência. E é nesse cenário altamente radical, que a história se desenrola.
Matheus e Amanda são nossos personagens principais e a saga do casal tem início, quando Amanda descobre que está grávida, sendo que, uma gravidez não autorizada pelo governo, tem consequências bem desastrosas.
Afim de proteger a vida da esposa e do futuro filho, Matheus descobre boatos sobre a existência da Província dos Ursos de Vento, um lugar aparentemente utópico em meio a distopia, onde se ouve dizer que o canibalismo não existe.
O casal então, tenta fugir do sistema, em busca dessa terra prometida, e é então, que todos os seus problemas começam.

Agora vamos as minhas pontuações sobre essa obra:

Bom, acima de qualquer ficção que a história possua, eu enxerguei o tempo todo a semelhança com a triste forma que nós tratamos os animais.
Te choca ver seres humanos sendo tratados como objetos? Sendo criados exclusivamente para o abate? Sendo mantidos em espaços pequenos, para que engordem mais rápido? Tendo seus filhotes sacrificados logo após o nascimento, porque o sabor da carne é melhor? Tirando leite a força de uma fêmea, durante horas a fio, para suprir uma indústria? Forçando fêmeas a procriar pelo mesmo motivo? E por que não te choca saber que tudo isso e muito mais é feito com os animaizinhos?
Então, as cenas que vemos no livro, nos levam a refletir sobre a forma desrespeitosa com que tratamos outras vidas, quando achamos que elas servem, exclusivamente, para nos alimentar.

Além do ponto principal do canibalismo, outros fatores, como as tecnologias utilizadas nesse futuro distópico, a forma como a sociedade foi reorganizada e as consequências de um capitalismo extremo, são também muito abordados.

Algo que eu senti um pouquinho de falta, foi de um mapa. Embora nenhum continente tenha sido mudado de lugar ou sido acrescentado, os nomes de cada um deles mudaram, e eu adoraria ter visto um mapa, com os nomes criados pelo autor...
Ostécia do Sul, Norésia, Libertália e inclusive, um ponto demarcado, indicando A Província dos Ursos de Vento. Fica a minha dica, para edições futuras!

Também há alguns errinhos de edição ao longo da história, mas não prejudicam o entendimento do contexto, aliás, todas as páginas são preenchidas por desenhos, ou seja, são lindas de maravilhosas!

Por fim, deixo a minha ENORME RECOMENDAÇÃO, dessa obra de José Beffa. Leiam, comentem, indiquem! Vamos valorizar mais os nossos bons nacionais!

Até a próxima, pessoal!

@jeanflamel 21/02/2018

Sim, outro provável futuro da Terra.
"A Terra no futuro , onde mostra um vírus que atinge todos animais do planeta, onde sendo impossível um ser humano consumir qualquer carne animal, nessas condições as empresas alimentícias ficão desesperado para adquirir carne, nesse desespero eles acabam optando por canibalismo."

Como vegetariano , esse livro foi uma ótima transparência na ideia de como o ser humano se tornou tão independente de comer carne animal, de como isso virou uma verdadeira droga. Isso me faz refletir se no futuro isso ocorrer ( é provável que aconteça) se as pessoas realmente pensariam em comer seu próprio semelhante, no começo como fala no livro realmente as pessoas iriam achar um absurdo , mas com a falta da carne animal ,eu acho que elas optariam pelo canibalismo. E a fica pergunta , você carnívoro , se não existisse mais nenhum tipo de carne animal, o que você faria, viveria só dos "vegetais" ou partiria pro canibalismo?

Vítor 06/11/2017

Uma distopia de tirar o fôlego!
Por ser um livro ágil, e de rara coragem, posso dizer que A Província dos Ursos de Vento deveria ser classificado como a amalgama de tudo o que você mais gostaria de encontrar numa distopia Steampunk.
Recheado de ação , seja por batalhas épicas entre dirigíveis, seja numa arena de gladiadores, e críticas sociais, acredito que a obra seja uma das maiores revelações de 2017.

Ernaldo.Francisco 04/11/2017

Uma das mais brilhantes obras ficcionais de 2017.
A Província dos Ursos de Vento surpreendeu ao apresentar um mundo distópico em que o canibalismo rege a sociedade. O grupo empresarial totalitário do Mercalimento controla a população e decide quais grupos irão para o abatedouro para servir como alimento para a sociedade.
Dialogando com temas atuais como tortura animal, xenofobia, capitalismo desenfreado, Beffa nos presenteia com uma obra digna dos grandes clássicos da literatura nacional e internacional.
Sem dúvidas, uma das melhoras obras de 2017.