Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver Dale Carnegie

Resenhas - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Aione 27/07/2020

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver é o guia de Dale Carnegie sobre como lidar com preocupações escrito na década de 1940. O autor promete não trazer nenhuma solução revolucionária sobre o tema, apenas apresentar o que, provavelmente, os leitores já sabem a fim de estimulá-los a colocar os conceitos em prática. No Brasil, o livro já havia sido publicado por ao menos outras três editoras e, agora, ganhou nova edição pela Sextante.

Logo no início, é apresentado um guia de como o livro pode ser melhor aproveitado: há o pedido de que as passagens sejam lidas com calma — mais de uma vez, se for necessário —, além de que anotações sejam feitas, para que as notas possam ser revisitadas com o tempo. De fato, tomar esse posicionamento frente à leitura mudou minha relação com ela, não só por aumentar minha atenção sobre o que estava sendo lido, mas principalmente por me deixar com a sensação de ter tomado uma atitude em relação ao meu comportamento mental. Isso, por si só, auxilia bastante no alívio da ansiedade, por exemplo.

O avançar dos capítulos, divididos em partes temáticas que vão desde diferentes maneiras de como trabalhar os pensamentos até à compreensão da relação que há entre o cansaço físico e as tensões com as preocupações, de fato demonstra que muito do que é dito não é nenhuma novidade. Na realidade, o autor traz uma maneira objetiva de apresentar conceitos pré-conhecidos, de maneira que as ideias se apresentam mais claras e diretas a quem está lendo. No geral, a abordagem de Dale Carnegie foi bastante proveitosa e tirei benefícios da leitura de Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, no sentido de ter me tornado mais ciente de ferramentas para modificar minha maneira de pensar e, assim, evitar gatilhos para minha ansiedade e inseguranças.

Contudo, a leitura também tem suas ressalvas. Em primeiro lugar, é necessário lembrar do lugar de onde Dale Carnegie fala. O contexto de vida durante a década de 1940 certamente não era o mesmo dos dias atuais, o que implica em os problemas não serem os mesmos e nem a maneira de lidar com eles. Naquela época, também, a compreensão de transtornos mentais era diferente da atual, o que faz com que Como Evitar Preocupações e Começar a Viver tenha frases como “cure a depressão em 14 dias” ou “a fé cura a depressão”. Por fim, a visão do livro é bastante meritocrática em diversos pontos e voltada principalmente a como lidar com questões financeiras — a partir da perspectiva, no geral, de homens brancos de classe média/classe média alta.

No geral, a leitura de Como Evitar Preocupações e Começar a Viver foi positiva, mas proveitosa especialmente através do exercício crítico de saber diferenciar o que seria útil e aplicável em meu contexto de vida daquilo inútil e, até mesmo, problemático, de acordo com minha própria visão de mundo. Uma leitura que pode auxiliar naquilo que se propõe a fazer, mas que não deve ser levada como verdade absoluta.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/24/resenha-como-evitar-preocupacoes-e-comecar-a-viver-dale-carnegie/
B@rbaraBG 28/02/2023minha estante
Estou gostando, como o autor disse, não tem nada de novidade nesse livro, são coisas óbvias que precisamos aprender e colocar em prática.

Josefine.Santos 17/05/2023minha estante
Não estou conseguindo ler.

FF7 25/02/2024minha estante
Como em qualquer outro livro?

jMr3s 13/04/2024minha estante
Excelente livro, não é massante como muito outros livros do gênero, realmente, tds livros desse autor são bons.

Laís 04/02/2021

Aprendizado
Para mim foi um grande aprendizado e estou colocando em prática o que li!!!
jeankorb 04/02/2021minha estante
Minha mãe me recomendou este livro hoje.. porem não me considero uma pessoal realmente com este tipo de preocupação que a capa sugere. Pode me dar uma resenha se é mais para realmente pessoas muito preocupadas ou é aquele tesouro valido para todos?

Laís 04/02/2021minha estante
Quem me recomendou foi meu esposo e realmente é um tesouro válido para todos, já li e reli mais duas vezes e fiz grandes anotações ..muitas vezes acaba sendo inevitável nos preocuparmos com o amanhã, ele nos ensina a viver o hoje...

jeankorb 04/02/2021minha estante
Obrigado.. então vou colocar na minha lista. Grato e boa leitura para vcs.

Geraldo 11/07/2012

Tão Atual e Tão Defasado.
Com esse titulo de sentido totalmente antônimo devo começar esta resenha. Este livro cumpre perfeitamente o que o titulo propõe, evitar preocupações e começar a viver, se colocar em prática tudo, absolutamente tudo, com certeza suas aflições, angustias e preocupações cessaram.
O autor coloca dicas muito interessantes com o tema, uma das que mais gostei foi: VIVA O AGORA, o passado já foi e o futuro ninguém sabe!!!
Dale Carnegie divide sua obra em vários grupos, onde cada grupo tem vários títulos. Ele fala da forma que se deve proceder e coloca depoimentos de varias pessoas, celebridades ou não, que usaram devidamente essas dicas.
Agora que vem o "porém" e a explicação do titulo da resenha. Como foi escrita essa obra em meados dos anos 40, mais precisamente em 1948; a obra está repleta de depoimentos de pessoas que viveram ate esse ano. Gente que tem a vida atribulada, com problemas decorrentes com a rotina de até 1948. Pessoas que passaram pela Depressão de 1929, Primeira e Segunda Grande Guerra.
Tudo bem!, o livro está na 38ª edição, sendo revisado nos anos de 1975, 1981, 1982, 1984 e 2012. Mas ainda com relatos de gente da época de 1948. Tudo isso mostra que o autor afirma que preocupações, aflições e problemas não tem época. O ser humano passa por stress "desde que o mundo é mundo".
Bem que poderiam fazer uma versão do livro com depoimentos atuais, né!!!
Uma grande obra que passa pelo seculo 21 tão atual quanto na primeira metade do seculo 20.
Mariane 13/02/2019minha estante
O que teria de depoimentos sobre pessoas estressadas por causa de redes sociais, Whatsapp, pressão no trabalho por conta desse senso de que tudo está acontecendo muito rápido no mundo e as pessoas devem acompanhar (o que é impossível), depressão por ficar em casa o dia todo assistindo vídeos do Youtube e Netflix e não vivendo a própria vida etc... o problema é que ainda não tivemos tempo de analisar esses novos problemas de forma crítica, e muitas pessoas não tem noção do quanto são influenciadas pela internet e smartphones, por exemplo. A solução é, para mim, minimizar a utilização dessas novas ferramentas ao máximo, quando não for para benefício de ninguém. Quanto à outros problemas, como ser vítima de desastres naturais, ser procrastinador, não saber lidar com críticas, perder tudo em função da economia, não saber lidar com o estresse no trabalho, estes já são contemplados no livro e hoje é mais fácil superá-los devido à quantidade de informações que temos disponível, como a que o próprio livro oferece. São as angústias, como você mesmo disse, não importa sobre o que, que permanecem a mesmas, a forma como o ser humano sente a sua dor e lida com ela não muda, em sua essência, por isso o livro continua e continuará tão atual através dos séculos.

ThyagoSic 20/07/2016

Ótimo livro de auto ajuda
Através de histórias de pessoas, que vão do cidadão comum a altos executivos de grandes companhias, Dale Carnegie descreve diversas maneiras de lidar com nossas preocupações cotidianas.

O livro nos faz refletir sobre o modo de vida que levamos. Apesar de muitas soluções parecerem óbvias, estamos tão acostumados a nos preocupar que não enxergamos as saídas diante dos problemas.

É necessário se esforçar diariamente para transformar em hábitos os ensinamentos do livro.
Ricardo Rocha 19/08/2016minha estante
nao é autoajuda. não existia autoajuda quando ele escreveu

Cammy 08/08/2021

Razoável
Uma pena, esperava mais.
Ele focou muito em dizer como muitas pessoas superaram as preocupações parando de se preocupar... Se fosse tão simples assim as pessoas não sofreria tanto.

Achei um pouco leviana e rasa a forma como ele aborda alguns temas como a depressão por exemplo.

Tem coisas boas o livro, mas o que não é bom se sobrepôs, infelizmente e não acho que valha a leitura.
Aline.afr 08/08/2021minha estante
Por isso eu parei de ler auto ajuda por volta dos 23.. além de perceber q a maioria dos autores nao criam nada, apenas copiam e modificam ?teorias? e fórmulas

Sikewiecz 07/01/2012

Mais um bom livro de Dale.
Reli após alguns anos. Este livro é tão bom quanto o "Como fazer amigos e influenciar as pessoas". Recomendado a todos!

Chiquinho 13/08/2009

Um manual para a felicidade
Livro repleto de técnicas que ajudam o leitor a ser mais feliz. É ideal para aquelas pessoas que tem síndrome de peru no Natal, morrendo de véspera.

Mari 25/04/2024

Mais do mesmo
Um livro de "auto ajuda" assim como muitos, onde trás muitas histórias que dizem a mesma coisa milhões de vezes.

" o tempo resolve muitos problemas. Também pode solucionar o que preocupa você hoje"

Paola 12/02/2014

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver
O livro basicamente faz o que o título promete, ensina o leitor a se livrar de preocupações desnecessárias da vida, e no nosso dia a dia, que acabam nos soterrando e causando ainda mais problemas. O método do autor é bem simples, mostrar casos reais de pessoas que sofreram com preocupações e de alguma forma mudaram de pensamento e atitude e passaram a ter uma vida melhor. O estilo dele é bem leve e calmo, e a parte final do livro tem dezenas de histórias, contadas pelos próprios personagens, falando sobre como venceram atitudes ruins com mudanças bem simples.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/06/como-evitar-preocupacoes-e-comecar-viver.html

Kassya 11/03/2014

Li e recomendo.
Demorei meses para ler esse livro mais valeu a pena cada página dele.Eu aprendi com ele que é mais importante viver do que se preocupar com coisas que na maioria das vezes nem acontecem.

MauricioHP 27/03/2016

Traz relatos e experiências que podem colaborar a nos lembrarmos de aitudes simples que podem fazer mudanças na maneira como encaramos determinadas coisas que nos conduzem a situações estressantes, que poderiam ser evitadas em alguns casos.

O livro é interessante por seu conteúdo motivacional, mas não espere soluções magicas ou definitivas, e muito menos científicas.

Juliana.Silva 24/03/2017

Todos deveriam ler em algum momento da vida...
O livro traz relatos de pessoas em momentos de frustações do dia a dia e mostra como deixarmos de lado preocupaçoes pequenas, não desprendermos tanta energia em coisas que nem sempre valem a pena tanto esforço.

Acho que todos, em algum momento da vida, deveríamos lê-lo, pois todos nós ficamos preocupados com coisas desnecessárias ás vezes, ou damos mais importancia do que deveríamos a algo irrisório...

Para mim, a mensagem desse livro é justamente viver um momento de cada vez, relaxar e ser feliz, pois tudo encontra uma maneira de se encaixar...

Para mim não é auto-ajuda, mas sim motivacional...

Recomendo muito...já li e reli várias vezes....

Adriano Schiessl 10/02/2019

Se preocupar ou não se preocupar?
A preocupação esgota nossa energia, deturpa nossos pensamentos e enfraquece qualquer ambição. Mas é possível realmente fazer alguma coisa para evitar a preocupação? A resposta é sim e não, o livro é de 2011 sendo que estamos num era de constancias em meio a um bombardeiro de informações dada o avanço da tecnologia mobile, evidente que autodisciplina é fundamental mas quando se tem um celuar em mãos imerso em redes sociais e seu chefe te precionando em um sociedade capitalista onde ganha-se pouco e trabalha muito é praticamente impossivel seguir as regras do livro.

Ferreira 07/04/2019

O combate às preocupações
Quem nunca se sentiu tão preocupado a ponto de deixar de sentir prazer nas coisas da vida? Perdeu o sono por algo que o preocupava?
Pois é eu particularmente me encaixava na primeira pergunta, vivia tão preocupado com meu futuro sobre quem eu seria daqui alguns anos que acabava me preocupando com tudo, com oque eu pensava, o'que fazia, com quem eu me relacionava, onde eu ia; todos os dias me sentia no limite, esgotado! Eu já conhecia o autor do livro Dale Carnegie, devido ao seu clássico livro sobre "Como fazer amigos e influenciar pessoas", e descobri que ele tinha um livro também sobre preocupações, então comecei a procurar nas livrarias, no sebos e não o encontrei a venda em nenhum lugar que fui, então tive que comprar pela internet e esperar alguns dias para chegar, quando chegou eu o li durante três meses, isso mesmo, três meses, pois eu lia duas vezes cada capítulo como recomendado pelo próprio Dale Carnegie, refleti sobre cada técnica apresentada no livro que me geraram ótimos resultados.
Como toda mudança de hábito levou algumas semanas para começar aliviar minhas tenções e mudar meu estilo de vida. Este livro me apresentou um estilo de vida mais saudável, um mudança de atitude mental que me trouxe de volta a vida, me ajudou raciocinar com lucidez sobre o que me preocupava, a deixar de lado certas preocupações fúteis que temos, e resolver estrategicamente as que são de seria importância! É um livro incrível que você que está passando por este obscutalo, que tira nossa vitalidade, leia este livro amigo(a) irá sem dúvida ajudá-lo como me ajudou!